A falta de atenção
e interesse pela participação nas aulas são problemas relevantes em sala de
aula. Desta forma, é preciso desenvolver uma abordagem metodológica para chamar
a atenção dos alunos, dinamizar as aulas de modo que não se tornem monótonas.
Há diferentes maneiras de se trabalhar a Língua Portuguesa, procurar diferentes metodologias. Uma dessas maneiras é elaborar projetos de leitura e escrita. Nessas atividades, promover aulas prazerosas em que se possa desenvolver a compreensão do educando. Nessa etapa da evolução da língua no meio social, a ideia é fazer com que possamos inserir o aluno para que consiga entender os diferentes usos da língua. Dentre as atividades cita-se: realização de entrevistas, elaboração de redações concursos de poesias, dramatizações em diferentes situações do dia-a-dia. Isso faz com que o aluno se interesse pelas aulas, chamar atenção com diferentes atividades.
Outra forma de
tornar as aulas atraentes é procurar metodologias que tirem o aluno de sala de
aula, instigar o aluno a participar. O educando gosta de agitações, reuniões no
pátio da escola, apresentações que o envolvam, de ser chamado a participar, de
produzir, falar, mostrar suas qualidades, encenar, cantar, mostrar seus
conhecimentos. Ou seja, o aluno quando se sente envolvido ele procura de toda
forma se engajar para mostrar o melhor de si superando desafios e quebrando
barreiras. A proposta é justamente essa, a partir do momento que o aluno se
sentir produtor, com certeza vai ter um desempenho (e empenho) bem mais
proveitoso e vai saber valorizar a escola como espaço de lazer e extensão do
lar.
Com todas essas
intenções carregadas de otimismo e tentativa de fazer da escola um espaço de
lazer, convivência social, prazer e relações de espaço social que envolve o
educando vêm o triunfo maior, que na realidade se constitui como um desafio
maior para milhares de professores: fazer com que os alunos sintam o prazer da
leitura que tantas vezes este é roubado pela televisão e pela internet, além de
outros atrativos.
(*) Benedita Aldeni de Carvalho, de Sobral (CE), concluiu Letras na UVA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário