terça-feira, 30 de janeiro de 2018

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - TERÇA-FEIRA - 30.01.17

Contraste: Dia de Gandhi no Ceará
Comemora-se hoje (30) o Dia da Não-Violência e da Paz ou Dia de Gandhi. A celebração foi instituída a partir da comemoração do "ENIP" ("Dia Escolar da Não Violência e da Paz"), criado em 1964 pelo educador, pacifista e poeta espanhol de Mallorca na Espanha, Llorenç Vidal Vidal. A data foi criada para lembrar a morte do líder hindu, Mahatma Gandhi (02.10.1869 – 30.01.1948), que, pacificamente, foi um pilar na conquista da independência da Índia, para mais tarde morrer assassinado a tiros na cidade indiana de Nova Delhi. Infelizmente, no atual momento nós, cearense, não temos quase nada a comemorar. Temos, sim, mais é que exigir paz.

Legislação frouxa; carnificina desenfreada
Nesses últimos dias o estado do Ceará foi destaque negativo nos principais veículos de comunicação, tanto nacional como internacional. Sem menosprezar os crimes bárbaros que continuam acontecendo com menor número de vítimas, várias famílias ficaram enlutadas e o País chocado com as chacinas do bairro Cajazeiras, em Fortaleza, com 14 pessoas mortas (até agora) e a da Cadeia Pública de Itapajé, com 10. Como vislumbrar paradeiro dessas matanças se se constata que lenta e gradativamente a bandidagem ganha mais força e terreno?

Inconcebível
Diante de casos da espécie, como aceitar que “tudo está sob controle”, como afirmou o governador Camilo Santana? Como ter perspectiva de solução para a violência crescente se não há uma urgente e radical reformulação nas frouxas leis brasileiras.?Seria imprudência e até irresponsabilidade dizer que elas estimulam a bandidagem ao crime. Por outro lado, não há como esconder que, de tão branda, a legislação também não chega a intimidar quem já cometeu crime ou tem tendência a enveredar na criminalidade.

Imprescindível
Da preocupante situação do Ceará, que já exige ajuda federal, particularmente chego à conclusão de que o quadro ficará inalterado, ou até piorará, caso não sejam adotadas urgentemente algumas providências. Dentre elas, destaco as ações que combatem as causas da violência (mais orientação e acompanhamento familiar/religioso, bem como a diminuição da desigualdade social com mais educação, mais oportunidades de trabalho, mais saúde e mais lazer para a população carente do País. E, é claro, uma mudança radical na legislação, a fim de que haja efetiva punição de quem insiste em continuar na criminalidade, através de instituições composta de profissionais sérios e competentes, que realmente ressocializem e não apenas piorem ainda mais a situação de quem lá for cumprir pena. E nem preciso dizer que devemos aprender a votar melhor.

Campanha de esclarecimento
Ontem responsáveis pelo Facebook divulgaram princípios sobre privacidade e também lançaram uma campanha educativa. A decisão veio após o Dia Internacional da Privacidade de Dados, que foi comemorado anteontem (28). Quem entende a finalidade dessa importante ferramenta de comunicação e dela faz bom uso só tem a agradecer. Quem faz o contrário, que se cuide.

Destaques
Dentre as inovações do Facebook a serem implantadas, estão: controle da divulgação de informações pelos usuários; medidas de explicação sobre o uso de dados por meio da Política de Dados e de mensagens informativas. Além disso, observa-se da parte dos dirigentes do Facebook, a preocupação com a proteção de dados no desenvolvimento de soluções tecnológicas. Merecem aplauso.

Homenagem 
A herma (busto) existente no jardim do Teatro São João é do Cel. Joaquim Ribeiro da Silva (1802-1878).

Responda, se souber
Que parentesco havia entre Cel. Joaquim Ribeiro da Silva e Cel. Diogo Gomes Parente. Resposta na Coluna de amanhã?

É mesmo, né?
“O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo. O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo. A mais forte é a necessidade porque tudo domina. O mais sábio é o tempo porque tudo revela." (Tales de Mileto) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário