domingo, 18 de março de 2018

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - SEGUNDA-FEIRA - 19.03.18

Dia do Padroeiro do Ceará
Comemora-se nesta segunda-feira (19/03) o Dia de São José, esposo de Nossa Senhora e pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Seu nome vem do hebraico “Yosepf” significando “aquele que acrescenta”, "o que nasceu depois dos outros, Deus aumentou (com outro filho)". Além de Padroeiro da Igreja Católica e do Ceará, São José também o é de vários municípios no interior, como Aquiraz e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, e Catarina, Granja, Missão Velha, Potengi e Ubajara.

Igreja e Trabalho
Pio IX, Giovanni Maria Mastai-Ferretti (1792–1846), depois de haver proclamado solenemente o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 08.12.1854, atendeu à solicitação do episcopado do mundo todo. Reunido no Concílio Vaticano I (08/12/1869 a 20/10/1870), ele também declarou o glorioso São José, Padroeiro da Igreja Católica em 8 de dezembro de 1870. Já no dia 1º de maio de 1955, na Praça de São Pedro, em Roma, o Papa Pio XII decidiu cristianizar o Dia do Trabalho, dando-lhe como santo protetor São José Operário. Com isto, a Igreja quis dar a este dia de ação e de festa - "A Festa do Trabalho" - uma dimensão de fé.

Chove, chuva
Segundo a sabedoria popular, 19 de março é a última esperança do sertanejo quanto às perspectivas de um bom inverno. Conforme as chuvas já caídas, as opiniões de meteorologistas e “profetas” ainda não são unânimes. Apesar disso, que hoje caia muita água não somente para irrigar a plantação, encher os reservatórios e ratificar a profecia matuta.

E agora, José?
O grande poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade escreveu o seu enigmático poema “JOSÉ?” em 1942. Como ele previa, o verso inicial “E AGORA, JOSÉ?” transformou-se em frase de efeito para indicar situações de aflição, de crucial interrogação. E tem sido repetida à exaustão. Muitos que o fazem não têm a mínima ideia de quem a produziu.

Decepção
Quem acompanha os noticiários deve estar repetindo mentalmente a frase de Drummond, numa referência aos figurões, antes homens sérios, hoje envolvidos até o pescoço em falcatruas. Que a decepção ora experimentada com esses homens públicos contribua para todos apoiemos os que comandam a Lava Jato, iniciada há três anos, a “Carne fraca” e a outras operações contra a corrupção. Só assim o Brasil poderá ser passado a limpo.

P-Fies adiado
Ficou para a próxima sexta-feira (23) a divulgação da lista de pré-selecionados na modalidade P-Fies, do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Ministério da Educação, serão oferecidas 75 mil vagas, nos primeiros seis meses de 2018, aos candidatos com renda mensal de até cinco salários mínimos por pessoa da família.  O P-Fies destina-se à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Desperdício
“Quando há fartura de água ninguém se preocupa”. Foi o que disse Jorge Werneck, coordenador do 8º Fórum Mundial da Água, que começou ontem e irá até 23 deste mês. O evento objetiva proporcionar a troca de conhecimentos e experiências entre os países participantes, a fim de que sejam criadas políticas de prevenção à escassez de água. O problema é que também farta no nosso povo a cultura do desperdício.

Por um fio
Taxistas e quem for tirar a primeira habilitação terão agora de se submeter ao “exame do cabelo” – o exame toxicológico de larga janela. Através desse teste é possível detectar-se o uso de drogas ao longo de, no mínimo, 90 dias antes da coleta do material. Muito útil.

Antes
Há dois anos o exame do cabelo já era obrigatório, mas somente para renovação da carteira de motoristas de ônibus, vans e caminhões (categorias C, D e E). A Polícia Rodoviária Federal já observou queda de 31% no número de acidentes com caminhões nas estradas brasileiras. Isso após os seis primeiros meses de aplicação do teste.

Emancipação
Conforme lei estadual nº 6.754, de 13.11.1963, foi criado o município de Aracatiaçu, formado pelos distrito sobralenses de Aracatiaçu e Caracará.

Você sabe?
Quanto tempo durou essa emancipação? Resposta na próxima Coluna.

É mesmo, né?
A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.  (Confúcio)







Nenhum comentário:

Postar um comentário