
O livro "Professor com prazer! Vivência
e convivência na sala de aula”, do professor Francisco Leunam Gomes,
traz uma nova perspectiva sobre o modelo de ensino nas escolas. Partindo do
ponto de vista da educação biocêntrica, metodologia fundamentada nas ideias de
Paulo Freire sobre educação dialógica, o autor busca orientar professores sobre
a importância de se criar seres pensantes e não alienados em sala de aula.
"É fundamental que aprendam a pensar e não a
decorar. Quem aprende a pensar, constrói. Quem decora só faz repetir”. O livro
convida os profissionais de educação a substituírem o modelo tradicional de
ensino, que, segundo o autor, se distancia do meio social dos alunos e coloca o
professor como único detentor da informação. "Para a escola tradicional,
aluno bom é aquele caladinho. Não atrapalha. Não pergunta”.
Leunam conta as suas experiências como professor e
os resultados ao trabalhar com a metodologia biocêntrica em escolas de pequenos
municípios do Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e até de Cabo Verde, na
África.
O volume traz ainda passos que podem ser
aperfeiçoados pelos professores, para estimularem o diálogo, a participação dos
alunos e até mesmo da comunidade, através de suas experiências cotidianas, na
construção de um conhecimento que fortaleça a cidadania.
"O homem tem uma necessidade vital de
participar. É pela sua participação que marca a sua presença no mundo”. O
reconhecimento pela contribuição de cada aluno no processo educacional é um dos
fatores primordiais para o sucesso da metodologia biocêntrica, afirma o aturo.
"Elogiar motiva os estudantes a se empenharem cada vez mais”. Para ele, o
reconhecimento é tão importante para a alma, quanto o alimento para o corpo.
A educação biocêntrica consiste na valorização do
ser humano e sua relação com a sociedade, favorecendo não só os alunos, como
também os professores na sua forma de se relacionar no ambiente de trabalho.
O autor relata que é comum se deparar com
profissionais desmotivados, mal-humorados e que utilizam o autoritarismo para
imporem seus ensinamentos nas salas de aula. O que torna o ambiente escolar
nada agradável para o aprendizado. O método biocêntrico da educação, por sua
vez, auxilia na construção de um ambiente escolar feliz. Estimula a cooperação
em equipes, desperta o gosto pelo ensino e a participação ativa de todos. Para
que exista essa mudança nas escolas, o autor alerta que é preciso parceria
entre os professores e dirigentes.
A metodologia se aplica não só ao ensino básico,
como também ao superior. A obra possui testemunhos de alunos do curso de letras
da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que passaram pela experiência e
ressaltam a importância da boa convivência em sala de aula promovida pela Educação
Biocêntrica.
Ficha técnica
Título: Professor Com Prazer! Vivência e
Convivência na Sala de Aula
(*) Prof. Aluizio Moreira, do Recife, é Professor Universitário, historiador e
colaborador da ADITAL – Agencia de Notícias Frei Tito Alencar
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