terça-feira, 23 de outubro de 2018

Fatos históricos de 24 de outubro

24 de outubro é o 297º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 68 para acabar 2018.

- Dia da ONU (Organização das Nações Unidas) - Comemoração instituída para marcar a data da entrada em vigor da "Carta das Nações Unidas", que se tornou vigente a partir de 24 de outubro de 1945.

- Dia Internacional da Informação sobre o Desenvolvimento - Instituído pela ONU em 1972, com o objetivo de chamar a cada ano, a atenção da opinião pública mundial para os problemas de desenvolvimento e a necessidade de reforçar a cooperação internacional para a solução dos mesmos.

- Dia Mundial de Combate à Poliomielite - Para marcar a data de 24 de outubro de 1985, em que o Rotary Internacional anunciou uma campanha de arrecadação de fundos para a erradicação total da poliomielite ou paralisia infantil no mundo.

- Dia Mundial do Origami - Comemorado nessa data por fãs da dobradura que transforma papel em arte, principalmente no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, para marcar a data do nascimento da origameira norte-americana, Lillian Rose Vorhaus Kruskal Oppenheimer (Lilian Oppenheimer, 24.10.1898. Ela foi a fundadora do 1º grupo de origami na América e também foi co-fundadora da Sociedade britânica de Origami ou "British Origami Society" e da Origami dos Estados Unidos ou "Origami-USA".

- Dia Internacional de Ação pelo Clima - Promovido conjuntamente entre as campanhas TicTacTicTac e 350.org. 
EVANGELHO (Lc 12,39-48)
29ª Semana do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor. 
SANTO DO DIA: Antonio Maria Claret
EFEMÉRIDES
Hospitalizado no Rio de Janeiro (RJ),
cartunista Ziraldo comemora 86 anos
1147 - Conquista de Lisboa aos mouros.
1241 - É eleito o Papa Celestino IV, que falece 17 dias depois.
1360 - Guerra dos Cem Anos: Ratificação do Tratado de Brétigny por Eduardo III de Inglaterra e João II de França.
1632 - Nasceu Anton von Leeuwenhoek, em Delft, Holanda, onde também morreu em morreu 26.08.1723. Foi um comerciante de tecidos, cientista e construtor de microscópios, dos Países Baixos. É conhecido pelas suas contribuições para o melhoramento do microscópio, além de ter contribuído com as suas observações para a biologia celular (descreveu a estrutura celular dos vegetais, chamando as células de "glóbulos"). Foi responsável pela descoberta das bactérias.
1669 - Fundação do Forte de São José da Barra do Rio Negro, pelos portugueses, que mais tarde se tornaria a cidade de Manaus.
1812 - Guerras Napoleônicas: A Batalha de Maloyaroslavets ocorre nas proximidades de Moscou.
1824 - Consolidação da Província de Sergipe.
1833 - A filha mais velha de Fernando VII é proclamada rainha da Espanha com apenas 13 anos, com o nome de Isabel II.
1836 - Nasceu José Duarte Ramalho Ortigão, em Porto, Portugal. Foi escritor, Comendador da Ordem de Cristo e Comendador da Ordem da Rosa, no Brasil. Também foi bibliotecário na Real Biblioteca da Ajuda, Secretário e Oficial da Academia Nacional de Ciências, Vogal do Conselho dos Monumentos Nacionais, Membro da Sociedade Portuguesa de Geografia, da Academia das Belas-Artes de Lisboa, além de outras funções que exerceu. Obras: As Farpas; Banhos de Caldas e Águas Minerais; As Praias de Portugal; Últimas Farpas; Carta de um Velho a um Novo, dentre outras. Morreu em Lisboa, Portugal, em 27.09.1915.
1848 - Criação da Vila de Manaus (AM).
1857 - Criação das Escolas de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina e de Pernambuco.
1867 - Início do mandato de Saldanha Marinho como presidente da Província de São Paulo.
1868 - Nasceu Alexandra David-Néel (Louise Eugénie Alexandrine Marie David), em Paris, França. Foi uma famosa escritora espiritualista, budista, anarquista, reformadora religiosa e exploradora francesa. Viajou durante quatorze anos por todo o Tibete e foi reconhecida como a primeira mulher europeia a ser consagrada lama. Morreu em Digne-les-Bains, França, em 08.09.1969.
1890 - Decreto nº 916 cria o Registro de Firmas ou Razões Sociais.
1896 - Lei nº 403 cria o Estado-maior do Exército e a Intendência Geral de Guerra.
1901 - Anna Edson Taylor torna-se a primeira mulher a saltar as cataratas do Niágara em um barril.
1903 - Morreu Júlio de Castilhos (Júlio Prates de Castilhos), em Porto Alegre (RS). Foi jornalista e político, eleito Patriarca do Rio Grande do Sul pelos seus conterrâneos. Também foi presidente do Rio Grande do Sul por duas vezes e principal autor da Constituição Estadual de 1891. Disseminou o ideário positivista no Brasil. Nasceu em Cruz Alta (RS), em 29/06/1860.
1911 - Nasceu Manuel Martins (Manuel Joaquim Martins), em São Paulo (SP), onde também morreu em 1979. Foi pintor, ilustrador, desenhista, gravador, escultor e ourives. Sua obra apresenta grande preocupação social, com temáticas ligadas ao cotidiano das classes mais pobres e à vida do trabalhador. Pintou paisagens do centro e arredores de São Paulo e é foi considerado pela crítica como um repórter da vida paulistana.
1915 - Nasceu Bob Kane (Robert Kahn), em Nova Iorque, EUA. Foi desenhista e escritor, criador do Batman. Ele mudou seu nome legalmente para o mais familiar "Kane" aos 18 anos. Morreu em Los Angeles, EUA, em 03.11.1998.
1917 - Inicia a revolução russa.
1926 - O mágico, escapista e mestre do ilusionismo, Harry Houdini leva 2 socos inesperados no abdômen, de um boxeador amador, que lhe romperam o apêndice, durante uma apresentação em Montreal - Canadá, o que levou à morte em 31.10.1926.
1929 - Fundação do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
1929 - "Quinta-feira negra", início da Grande Depressão. Aconteceu a famosa crise de 29, nos Estado Unidos, com a quebra da bolsa de Valores que acarretou uma crise durante dez anos.
1929 - Morreu Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado, em São Paulo (SP). Nasceu em Capivarihoje Monte-Mor (SP), em 06.11.1875. Foi poeta, folclorista, filólogo e ensaísta.
1930 - Nasceu The Big Bopper (Jiles Perry Richardson - JP Richardson), em Sabine Pass, EUA. Foi músico e um dos pioneiros do rock and roll, sendo conhecido principalmente pela sua canção "Chantilly Lace". Morreu em Clear Lake, EUA, em 03.02.1959num trágico acidente de avião, que também vitimou Buddy Holly e Ritchie Valens.
1930 - A Revolução de 1930 - Reconhecendo o avanço da guerra civil, os militares do Rio de Janeiro depuseram o presidente Washington Luís, semanas antes do fim de seu mandato. O poder foi entregue a Getúlio Vargas, chefe político da Revolução de 1930. Iniciava o período getulista ou a Era Vargas.
1931 - Al Capone é sentenciado a 11 anos de prisão por sonegação do Imposto de Renda.
1932 - Nasceu Ziraldo (Ziraldo Alves Pinto), em Caratinga (MG). É um desenhista, caricaturista, jornalista, publicitário e escritor. É o criador da primeira revista em quadrinhos brasileira de um só autor: "A Turma do Pererê" (anos 1960); funda (com outros jornalistas) o semanário "O Pasquim", nos anos de Ditadura (1964 a 1984); preso no Forte Copacabana; reconhecido internacionalmente ao ter seus desenhos publicados na revista "Graphis" (1968); primeiro livro infantil: "Flicts" (1969); criador de Pererê, O Menino Maluquinho (1980) e outros personagens. Em 26 de setembro de 2018 Ziraldo sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, sendo internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Rio de Janeiro (RJ). Mesmo ainda hospitalizado, o quadro de saúde do cartunista vem melhorando.
1933 - Lançamento da pedra fundamental de Goiânia, capital de Goiás.
1935 - Nasceu Rosa Maria Murtinho Braga, em Belém (PA). É atriz de teatro e televisão, com destaques nas novelas da rede Globo. É casada com o ator Mauro Mendonça.
1941 - A Sociedade de Filosofia Transcendental assume a denominação de Igreja Cristã Primitiva conforme publicação no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul.
1942 - Lançamento do navio brasileiro caça-submarinos Guaíba G3.
1943 - Divulgado por membros da elite liberal mineira o Manifesto dos Mineiros, pedindo o fim do Estado Novo e a redemocratização do País. Políticos, intelectuais e empresários mineiros divulgam documento em que exigem a retomada do processo democrático no Brasil.
1943 - Políticos, intelectuais e empresários mineiros divulgam documento em que exigem a retomada do processo democrático no Brasil.
1944 - Morreu Adelaide Câmara (Adelaide Augusta Câmara), no Rio de Janeiro (RJ). Foi uma médium, poeta, conferencista, contista e educadora espírita. Nasceu em Natal (RN), em 11.01.1874.
1945 - Criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Brasil faz parte dos primeiros 27 signatários.
1945 - Alexander Fleming recebe o Prêmio Nobel de Medicina pelo descobrimento da penicilina.
1957 - Morreu Christian Dior, numa estação termal Toscana de Montecatini, Itália. Foi um desenhista de moda que produziu para várias "maisons" de Paris e iniciou sua carreira na alta-costura (1938) como assistente do estilista SUI Robert Piguet. Primeira coleção (12/02/1947) causou enorme sucesso, mudando todo o conceito de praticidade e simplicidade das roupas femininas; império de 28 ateliês e 1.200 empregados em todo o mundo. Nasceu em Granville, Normandia, França, em 21/01/1905.
1960 - Uma explosão na plataforma de lançamento matou dezenas de cientistas e técnicos da URSS (veja Exploração espacial - Acidentes e tragédias).
1962 - O foguete soviético Sputnik 22 é lançado com destino a Marte
1967 - Aprovada a Carta de Argel, documento que contém as reivindicações de ordem econômica e comercial dos 77 países em desenvolvimento.
1968 - Foi realizado um ataque terrorista contra Dom Helder Câmara, onde sua casa foi metralhada por grupos pró-ditadura militar.
1970 - Salvador Allende, eleito no mês anterior, é confirmado como Presidente pelo Congresso do Chile, se tornando o primeiro chefe-de-estado marxista democraticamente eleito do mundo.
1970 - Nasceu Fernanda Venturini (Fernanda Porto Venturini), em Araraquara (SP). Foi jogadora de vôlei, levantadora da seleção brasileira, considerada uma das maiores levantadoras da história deste esporte.
1973 - Salvador Allende foi eleito Presidente do Chile.
1979 - Paul McCartney é incluído no livro “Guiness de Recordes Mundiais” como o homem mais honrado da música.
1986 - Morreu Elza Oliveira, esposa do educador e conferencista Paulo Freire.
1987 - Morrem as primeiras vítimas do Acidente radioativo de Goiânia, Maria Gabriela Ferreira e Leide das Neves Ferreira, considerada, a última, a maior fonte radioativa humana do mundo.
1989 - Morreu Jerzy Kukuczka, no Nepal. Nasceu em Katowice, Polônia, em 24.03.1948. Foi um montanhista polonês que, em 18.09.1987, se tornou o primeiro homem depois de Reinhold Messner a ter escalado todas as montanhas com mais de 8000 metros do mundo. Kukuczka é considerado por muitos como um dos melhores alpinistas de alta altitude de todos os tempos. Jerzy Kukuczka morreu durante uma tentativa de escalar a face sul do Lhotse, no Nepal, a uma altitude de cerca de 8200 metros. Uma corda de segunda-mão que ele comprara em um mercado de Katmandu rompeu-se durante a ascensão, causando uma queda mortal.
1989 - Lei nº 7.853 dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência.
1989 - Lei nº 7.855 altera a Consolidação das Leis do Trabalho.
1991 - Collor faz a primeira grande privatização de uma estatal - a siderúrgica mineira USIMINAS, localizada em Ipatinga (MG).
1991 - As Coreias do Norte e do Sul chegam a um princípio de acordo para colocar um fim a mais de quatro décadas de hostilidades.
1991 - Consuma-se com êxito a privatização da siderúrgica Usiminas, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
1994 - Morreu o premiado ator Raúl Julia (Raúl Rafael Carlos Juliá y Arcelay), em Manhasset, EUA. Nasceu em San Juan, Porto Rico, em 09.03.1940.
1994 - Castor de Andrade, banqueiro do jogo do bicho, é preso em São Paulo (SP).
1994 - Sete quadros de Picasso são roubados de uma galeria em Zurique, Suíça.
2001 - A SOLETUR, maior operadora de turismo da América Latina, pede falência.
2001 - Criação da RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores).
2001 - Conselho Monetário Nacional aprova as novas notas de R$ 2 e R$ 20.
2002 - Jogador Maradona agride jornalistas no Panamá.
2002 - O jornal “Correio Braziliense” tem sua edição censurada por decisão do TER do Distrito Federal.
2003 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o Prêmio Príncipe das Asturias em Madrid.
2003 - Uma viagem entre Nova York e Londres marca o fim dos voos do Concorde.
2005 - Morreu Rosa Parks (Rosa Louise McCauley), em Detroit, EUA. Foi uma costureira negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ficou famosa, em 1º de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar num ônibus a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado Boicote aos Ônibus de Montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista. Nasceu em Tuskegee, EUA, em 04.02.1913.
2006 - Tribunal de Justiça de São Paulo determina a prisão de José Rainha Jr., um dos líderes dos sem-terras.
2007 - O ex-presidente brasileiro Jango (João Goulart, 1919-1976) é homenageado em Montevidéu, Uruguai.
2008 - "Sexta-feira negra", início da Crise do Crédito a maior crise econômica mundial desde a Grande Depressão.
2009 - Presidente Barack Obama declara Estado de Emergência nos EUA por gripe suína.
2010 - Papa Bento XVI pede que não desista da paz no Oriente Médio.
2011 - A Ponte Rio Negro é inaugurada.
2011 - A Claro anuncia o lançamento do Serviço Post de Voz.
2011 - Presidenta Dilma Rousseff assina PEC que prorroga por mais 50 dias a Zona Franca de Manaus.
2012 - Governo aprova financiamento de materiais de construção com FGTS.
2012 - Presidenta Dilma Rousseff prorroga IPI reduzido dos carros até 12/2002. 
2013 - Autoridades sauditas avisam que serão firmes contra protestos.
2013 - Explosão no prédio que abriga os Ministérios das Comunicações e Transportes.
2014 - A candidata Dilma Rousseff (PT) afirma que revista Veja faz “terrorismo eleitoral”.
2014 - Último debate entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) na Rede Globo.
2015 - Começa a edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
2015 - O ex-presidente Lula diz estar “irritado” com acusações sobre a família na Lava Jato.
2015 - Morreu Jorge Luis Batlle Ibáñez, em Montevidéu, Uruguai, onde também nasceu em 25 de outubro de 1927. Foi um advogado e político uruguaio. Foi presidente da República Oriental do Uruguai de 1 de março de 2000 a 1 de março de 2005. Foi o primeiro presidente do século XXI e o quarto integrante da família Batlle, de origem catalã em ocupar a presidência da República. É filho do ex-presidente Luis Batlle Berres, sobrinho neto do ex-presidente José Batlle y Ordóñez, e bisneto do ex-presidente Lorenzo Batlle. Conceitualmente se autodefine como um liberal.
2016 - Anunciada a vitória da coalizaão “Chile Vamos” nas eleições do dia anterior.
2016 - Defesa pede libertação de Eduardo Cunha no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
2016 - Petrobras e a francesa Total fazem parceria em exploração e produção de gás e energia.
2016 - Polícia Federal indicia o ex-ministro Antonio Palocci na Lava Jato.
2016 - Renan Calheiros chama o juiz Vallisney de Sousa de “juizeco de primeira instância”.
2016 - Polícia Federal revela que Marcelo Odebrecht usava codinomes para citar Lula.
2017 - Papa Francisco pede defesa de “Status quo” de Jerusalém.
2017 - O procurador da República Deltan Dallagnol anuncia medidas contra a corrupção.
2017 - Manifestação contra o presidente Michel Temer no centro do Rio.
2017 - Senado aprova urgência da lei que pode barrar Uber e apps.
2017 - A ministra Rosa Weber (STF) suspende portaria de trabalho escravo.
2017 - Conselho de Ética do Senado arquiva representação contra Aécio Neves. 

TÚNEL DO TEMPO
Paul McCarney em Salvador (BA), em 2017)

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário