Depois de lançar consultas e permitir transações financeiras pelo
WhatsApp, o Banco do Brasil (BB) tornou-se o primeiro banco a lançar o serviço
de saques pelo aplicativo de mensagens. A ferramenta dispensa o uso de cartão
para concluir a operação.
As retiradas estão limitadas a R$ 300 por dia, sempre em valores
múltiplos de R$ 10. Para iniciar a operação, o cliente inicia uma conversa pelo
WhatsApp com o número (61) 4004-0001, digitando “saque sem” ou
“saque sem cartão”. O chatbot (assistente virtual ativado por
inteligência artificial) perguntará o valor do saque, cabendo ao cliente
digitar a senha do cartão para confirmar o saque.
Com o código informado pelo assistente virtual, o cliente deve
dirigir-se a qualquer terminal de atendimento do Banco do Brasil. O código tem
validade até as 23h59 do dia do pedido. Segundo a instituição financeira, a
solução é totalmente segura porque as mensagens são criptografadas de ponta a
ponta, impedindo o rastreamento por terceiros.
Com o serviço de saque, os clientes do BB podem fazer 15 tipos de
transações pelo WhatsApp. Em junho, o banco lançou as consultas de saldos e de
extratos pelo aplicativo. Em outubro, foram iniciadas as transações financeiras,
com serviços como transferência entre contas e recarga de celular.
No fim de novembro, o BB passou a oferecer a recarga do Bilhete Único de
transporte coletivo para os moradores do município de São Paulo. Desde o
lançamento do piloto, o banco registrou mais de 200 mil operações de recarga.
Inteligência artificial - Desde 2017, o Banco do Brasil utiliza o
Watson, assistente de inteligência artificial desenvolvido pela empresa IBM,
para ajudar os funcionários a resolver os problemas dos clientes. Em agosto de
2017, a tecnologia começou a ser usada para dar suporte aos pedidos dos
clientes no Facebook Messenger. O assistente virtual responde usando uma
linguagem natural e aprende constantemente com base nas interações dos
usuários. Em todos os aplicativos, o cliente passará a ser ajudado por um
funcionário do BB caso seja necessário atendimento humano. (Ag. Brasil)
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