
Neste ano, o
prêmio conta com cinco temas especiais: Esporte como estratégia de
aprendizagem; Uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo
de inovação educacional; Educação empreendedora; Criação e produção de
linguagens de mídia por professores e estudantes no ensino fundamental e médio;
e Aprendizagem Criativa.
O objetivo do
prêmio é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas
públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem
desenvolvidos nas salas de aula.
"O
principal ator que ganha o prêmio é o estudante porque são projetos que ele
precisa apresentar como resultado em termos de aprendizagem. Na relação ensino
e aprendizagem, se a aprendizagem não se concretiza, o professor não ensinou,
só informou", disse a coordenadora-geral de Valorização, Saúde e Bem-estar
dos Profissionais de Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da
Educação (MEC), Mara Ewbank.
"Aprende
o professor, aprende o aluno, aprende a coordenação, aprende a direção da
escola, aprendem os gestores educacionais. É um processo contínuo de
aprendizagem. O prêmio é, a cada ano, mais reconhecido pela sociedade em geral,
principalmente na escola pública", acrescentou.
Etapas - A premiação tem três fases.
Na etapa estadual, são 486 premiados, dos quais 162 seguem para a próxima
etapa, a regional. Na fase regional, há um vencedor por categoria, por região,
totalizando 30 vencedores.
A etapa
final, nacional, contempla seis vencedores, sendo um de cada categoria. Os
professores vencedores da fase regional participarão do evento final, com todas
as despesas de viagem custeadas pelo Ministério da Educação, além de ter suas
experiências publicadas na página do prêmio.
O resultado
final dos ganhadores deste ano será divulgado no dia 28 de novembro em Cuiabá
(MT). Serão distribuídos R$ 278 mil em prêmios aos educadores, além de uma
viagem para os seis vencedores nacionais e seus respectivos coordenadores
pedagógicos, totalizando 12 pessoas.
Professora ganhadora
- Vandete
Pereira Lima, professora da Escola Classe 8, do Cruzeiro, em Brasília, foi uma
das ganhadoras do Prêmio Professores do Brasil no ano passado. Ela recebeu a
premiação pelo projeto Uma mensagem para você, desenvolvido nas turmas de
alfabetização. Para incentivar os estudantes a ler e escrever, ela usou algo
bastante comum nos dias de hoje: o formato de mensagens enviadas pelo celular.
Segundo a
descrição do projeto, mais de 80% da turma demonstraram avanços nos objetivos
de leitura, escrita, pontuação e uso de linguagem multimodal.
"Parece
uma ideia super simples, mas é altamente motivadora para nossos problemas.
Hoje, a solução para nossos problemas é a criatividade", disse.
Apesar de a
atuação do professor ser importante, Vandete afirmou que a melhora do
desempenho dos estudantes depende também de uma boa estrutura de apoio nas
escolas.
"Acho
que a educação não pode trabalhar sozinha, tem que estar associada à saúde, tem
que pensar em equipes multidisciplinares. O aluno de escola pública tem
problema de alimentação, além de familiares. É preciso pensar em equipe de
apoio para esses alunos. Só o professor em sala de aula não dá conta de todas
essas questões que, de certa forma, vão influenciar no resultado do desempenho
dos alunos", acrescentou. (Ag. Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário