sexta-feira, 23 de agosto de 2019

LITERATURA CEARENSE: Influências do relacionamento sobre a aprendizagem (Maria José Gomes Bezerra de Oliveira*)

Entre as diversas inquietações que surgem, no contexto escolar em pleno século XXI, está a relação professor aluno. Apesar de ser inquietante é notório que é dada pouca importância à temática em questão dentro dos centros educacionais. Iniciar uma reflexão acerca do relacionamento e a comunicação entre professores e alunos e que influências isto exerce sobre o processo de ensino aprendizagem foi o que norteou a breve entrevista entre alguns educadores do município de Poranga-CE, com o objetivo de conhecer a realidade local e futuramente, quem sabe, motivar um debate a respeito deste assunto tão urgente, no contexto social e educacional.

A relação do professor com seus alunos é de grande relevância para o sucesso da aprendizagem em sala de aula, já que é a partir da forma de agir do educador que o estudante se sentirá mais receptivo a matéria. É comprovável que quando professores e alunos mantêm um bom relacionamento, em sala de aula, o aprendizado ganha significado para ambas as partes, pois os alunos têm mais disposição para aprender e os professores se sentem mais motivados para aperfeiçoar o trabalho pedagógico. Segundo Paulo Freire, o bom professor é o que consegue enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento transformando sua aula em grandes desafios, deixando de ser condutor para ser mediador do conhecimento. Nesse sentido, diálogo faz toda a diferença já que a ausência contribui para a falta de estímulo. O aluno que consegue dialogar no momento de suas dúvidas passa a confiar mais no seu desempenho e no seu professor. Portanto, professores devem agir como líderes. Estimular o potencial dos alunos, observar, orientar, acompanhar e motivar são atitudes capazes de melhorar qualquer relacionamento e construir precisamente aprendizagem significativa ” (Maria Mavi da Silva Especialista em Letras Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Artes na Escola de Ensino Médio Prudêncio de Pinho.)

 Demais. Em todo relacionamento humano se não houver uma comunicação eficiente não haverá entendimento, principalmente no tocante a aprendizagem. O docente jamais será substituído por uma máquina devido exatamente a afetividade que surge no ato de ensinar. Onde não existe esse sentimento a aprendizagem é comprometida. Ensinar é um ato de amor, de doação, de comportamento que encontre o seu ápice quando existe a camaradagem e a solidariedade, peças importantes no ensino/aprendizagem ” (Jaeger Holanda Pinho Graduado em Matemática. Professor de Matemática na Escola de Ensino Médio Prudêncio de Pinho.

 Sim, torna o ambiente escolar muito mais agradável. O diálogo entre professor e aluno flui com maior naturalidade e influência diretamente no aprendizado do aluno.” (Antonio Onério Lima Rodrigues, Graduado em Química. Professor de Química na Escola de Ensino Médio Prudêncio de Pinho.)

A relação do professor com os alunos é de fundamental importância para o aprendizado, a reciprocidade, simpatia e respeito entre professor e aluno proporciona um trabalho construtivo, em que o aluno é tratado como pessoa e não como número, com essas características os objetivos em sala seriam mais facilmente alcançados.”  (Francisco Ageu Carreiro da Silva   Graduado em Sociologia. Professor de Sociologia e História na Escola de Ensino Médio Prudêncio de Pinho.)
 
A relação professor/aluno é primordial no processo de ensino aprendizagem, o que exige dos professores e gestores educacionais um maior conhecimento acerca dos fatores sócio afetivo e emocional dos discentes que nesse século estão tão vulneráveis. Essa situação exige uma mudança de atitudes, uma busca pela quebra de paradigmas para dar uma nova cara aos métodos de ensino. Encontramos nas escolas educadores tentando dia após dia fazer essas praticam as por vezes somos vencidos pelo pessimismo ou pela ausência de conhecimento que gera conhecimento.” (Estelino Gomes de Oliveira Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio. Professor de Ciências e Biologia na Escola de Ensino Médio Prudêncio de Pinho e E.M.E.B Itelvina Silvina de Pinho.)

Considerações finais: É perceptível que, entre os educadores entrevistados, há consciência da importância do assunto, contudo, pouco é feito no cotidiano das escolas para se melhorar o relacionamento entre professores e alunos. Isto nos remete a necessidade de intensificar a formação continuada dos professores, para assim ampliarem a visão acerca das relações humanas no contexto em que estão inseridos.  Não somente para os professores, mas todos os profissionais que fazem a educação, precisam se atentar para a importância de ser intensificado o trabalho voltado para a temática aqui refletida. E, como meio para esse trabalho acontecer, vê-se no Paradigma Biocêntrico, por ser uma proposta pedagógica de reformulação de valores culturais, educação social, compreendendo em si um conjunto de processos orientadores, formadores, geradores e mantenedores de vida, uma possibilidade para que a mudança comece a acontecer.


 

(*) Maria José Gomes Bezerra de Oliveira, Professora, concludente do Curso de “Metodologia do Ensino–A Educação Biocêntrica na Sala de Aula” que se encerrará amanhã, em Poranga, sob a Coordenação do Centro de Desenvolvimento Humano – CDH/Fortaleza.



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