
“A
relação do professor com seus alunos é de grande relevância para o sucesso da
aprendizagem em sala de aula, já que é a partir da forma de agir do educador
que o estudante se sentirá mais receptivo a matéria. É comprovável que quando
professores e alunos mantêm um bom relacionamento, em sala de aula, o
aprendizado ganha significado para ambas as partes, pois os alunos têm mais
disposição para aprender e os professores se sentem mais motivados para
aperfeiçoar o trabalho pedagógico. Segundo Paulo Freire, o bom professor é o
que consegue enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu
pensamento transformando sua aula em grandes desafios, deixando de ser condutor
para ser mediador do conhecimento. Nesse sentido, diálogo faz toda a diferença
já que a ausência contribui para a falta de estímulo. O aluno que consegue
dialogar no momento de suas dúvidas passa a confiar mais no seu desempenho e no
seu professor. Portanto, professores devem agir como líderes. Estimular o
potencial dos alunos, observar, orientar, acompanhar e motivar são atitudes
capazes de melhorar qualquer relacionamento e construir precisamente
aprendizagem significativa ” (Maria Mavi da Silva Especialista em Letras
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Artes na Escola de Ensino Médio
Prudêncio de Pinho.)
“Demais. Em todo relacionamento humano se não
houver uma comunicação eficiente não haverá entendimento, principalmente no
tocante a aprendizagem. O docente jamais será substituído por uma máquina
devido exatamente a afetividade que surge no ato de ensinar. Onde não existe
esse sentimento a aprendizagem é comprometida. Ensinar é um ato de amor, de
doação, de comportamento que encontre o seu ápice quando existe a camaradagem e
a solidariedade, peças importantes no ensino/aprendizagem ” (Jaeger Holanda
Pinho Graduado em Matemática. Professor de Matemática na Escola de Ensino Médio
Prudêncio de Pinho.
“Sim, torna o ambiente escolar muito mais
agradável. O diálogo entre professor e aluno flui com maior naturalidade e
influência diretamente no aprendizado do aluno.” (Antonio Onério Lima
Rodrigues, Graduado em Química. Professor de Química na Escola de Ensino Médio
Prudêncio de Pinho.)
“A
relação do professor com os alunos é de fundamental importância para o
aprendizado, a reciprocidade, simpatia e respeito entre professor e aluno
proporciona um trabalho construtivo, em que o aluno é tratado como pessoa e não
como número, com essas características os objetivos em sala seriam mais
facilmente alcançados.” (Francisco
Ageu Carreiro da Silva Graduado em
Sociologia. Professor de Sociologia e História na Escola de Ensino Médio Prudêncio
de Pinho.)
“A
relação professor/aluno é primordial no processo de ensino aprendizagem, o que
exige dos professores e gestores educacionais um maior conhecimento acerca dos
fatores sócio afetivo e emocional dos discentes que nesse século estão tão
vulneráveis. Essa situação exige uma mudança de atitudes, uma busca pela quebra
de paradigmas para dar uma nova cara aos métodos de ensino. Encontramos nas
escolas educadores tentando dia após dia fazer essas praticam as por vezes
somos vencidos pelo pessimismo ou pela ausência de conhecimento que gera
conhecimento.” (Estelino Gomes de Oliveira Especialista em Metodologia do
Ensino Fundamental e Médio. Professor de Ciências e Biologia na Escola de
Ensino Médio Prudêncio de Pinho e E.M.E.B Itelvina Silvina de Pinho.)
Considerações finais: É perceptível que,
entre os educadores entrevistados, há consciência da importância do assunto,
contudo, pouco é feito no cotidiano das escolas para se melhorar o
relacionamento entre professores e alunos. Isto nos remete a necessidade de
intensificar a formação continuada dos professores, para assim ampliarem a
visão acerca das relações humanas no contexto em que estão inseridos. Não somente para os professores, mas todos os
profissionais que fazem a educação, precisam se atentar para a importância de
ser intensificado o trabalho voltado para a temática aqui refletida. E, como
meio para esse trabalho acontecer, vê-se no Paradigma Biocêntrico, por ser uma
proposta pedagógica de reformulação de valores culturais, educação social,
compreendendo em si um conjunto de processos orientadores, formadores,
geradores e mantenedores de vida, uma possibilidade para que a mudança comece a
acontecer.
(*) Maria José Gomes Bezerra de Oliveira,
Professora, concludente do Curso de “Metodologia do Ensino–A Educação
Biocêntrica na Sala de Aula” que se encerrará amanhã, em Poranga, sob a Coordenação do Centro de Desenvolvimento Humano – CDH/Fortaleza.
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