domingo, 27 de outubro de 2019

Fatos históricos de 28 de outubro

28 de outubro é o 301º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 64 para acabar 2019. 

- Dia Internacional da Animação (quadrinhos animados de cinema e televisão) - Comemoração instituída pela ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação para marcar a data da 1ª apresentação de "Teatro Ótico", realizada em 28 de outubro de 1892, graças ao artista, inventor e professor francês, Émile Reynaud.

- Dia Mundial do Produtor de Tabaco - Comemoração instituída na 27ª assembleia da ITGA (Associação Internacional dos Produtores de Tabaco) em começos de outubro de 2012 na cidade argentina de Salta, com o fim de conscientizar os Governos e a população de todo o mundo sobre a importância sócio-econômica da atividade do cultivo do tabaco. Também para marcar a data de 28 de outubro de 1492, em que 2 tripulantes de uma das embarcações da expedição do navegador espanhol, Cristóvão Colombo, visitaram o interior do que viria a ser a atual ilha de Cuba, tendo encontrado nativos e testemunhado um estranho ritual em que a fumaça de folhas queimadas era inalada através de um tubo, ocasião em que os exploradores europeus ficaram conhecendo as folhas chamadas pelos índios do lugar como "Cohiba" e que mais tarde seriam chamadas de tabaco pelos brancos.

- Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - Comemoração móvel proclamada pela então presidente da IASL (Associação Internacional de Bibiotecas Escolares ou "International Association of School Librarianship"), Blanche Wools, em 1999. E foi confirmada em 2005 por seu sucessor no cargo, Peter Genco, que hoje é celebrada praticamente durante todo o mês: 4ª segunda-feira de outubro.

- Dia Mundial do Judô - Comemoração promovida pela Federação Internacional de Judô para marcar a data do nascimento do mestre japonês de artes marciais, Jigoro Kano, em 28.10.1860, que foi o fundador do judô em 1882, a 1ª arte marcial japonesa a ganhar reconhecimento internacional generalizado, além de ser o 1º esporte marcial japonês a conquistar o status de esporte olímpico.

- Dia do Servidor Público - Conforme Decreto Nº 5936 de 1943 e Lei Nº 8.112 de 11.12.1990, para marcar a data da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil do Brasil, ocorrida em 28.10.1936.

- Dia da Engenharia (e do Engenheiro) da Aeronáutica - Comemorado na Força Aérea Brasileira (FAB) para marcar a data do nascimento do militar brasileiro e Marechal-do-Ar, Casimiro Montenegro Filho, em 28 de outubro de 1904, tido como patrono da engenharia da Aeronáutica do Brasil e patrono do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica brasileira, além de também haver lançado as bases para a criação do Correio Aéreo Nacional do Brasil e do Departamento brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, dentre outros grandes feitos ao longo de sua vida.

- Dia Municipal do Flamenguista - Comemorado na cidade brasileira do Rio de Janeiro (RJ), conforme Lei Nº 4679, de 15.10.2007, em louvor a São Judas Tadeu, que é tido na conta de padroeiro do Clube de Regatas do Flamengo.  
EVANGELHO (Mc 10,46-52)
30º Domingo do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIASimão e São Judas Tadeu

EFEMÉRIDES
Mané Garrincha (1933-1983)
30 - São Pedro se torna o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana.
70 - Martírio de São Judas Tadeu e São Simão, Apóstolos.
97 - O imperador Nerva é forçado pela guarda pretoriana a adotar o general Marco Úlpio Trajano como herdeiro e sucessor.
306 - Magêncio, filho do anterior imperador romano, Maximiano, é proclamado imperador. 
312 - Batalha da Ponte Mílvia: Constantino derrota Magêncio numa batalha onde se decidiria quem seria aclamado como primeiro Augusto pelo senado romano. 
969 - O Império Bizantino recupera Antioquia do domínio árabe.
1420 - Pequim é oficialmente designada a capital da dinastia Ming quando a Cidade Proibida é concluída.
1449 - Cristiano I é coroado rei da Dinamarca.
1453 - Ladislau, o Póstumo, é coroado rei da Boêmia em Praga.
1492 - Cristóvão Colombo desembarca em Cuba em sua primeira viagem ao Novo Mundo.
1510 - Nasceu São Francisco de Borja (Francisco de Borja e Aragão, também Francisco de Bórgia e Aragão), no Ducado de Gandía, Valência, Reino da Espanha. Foi Duque de Gandia, bisneto do Papa Alexandre VI e bisneto do rei Fernando II de Aragão, e fez-se jesuíta logo após enviuvar. Exerceu o cargo de Vice-rei da Catalunha. Marquês de Lombay, Duque de Gandia, Vice-Rei da Catalunha e religioso. Foi canonizado pelo Papa Clemente X, em 20.06.1670. Morreu em Roma, Itália, em 30.09.1572.
1628 - Guerras religiosas francesas: o cerco de La Rochelle termina com a rendição dos huguenotes após catorze meses.
1636 - É fundada a Universidade de Harvard.
1637 - Parte expedição amazônica liderada por Pedro Teixeira, com a missão de fundar uma povoação que marcasse o limite, no Amazonas, da soberania portuguesa.
1692 - Nasceu José Fernando da Baviera, em Viena, Áustria, Foi Príncipe das Astúrias e herdeiro da coroa espanhola. Morreu em Bruxelas, Bélgica, em 06.02.1699.
1703 - Morreu John Wallis, em Oxford, Inglaterra. Foi um matemático britânico cujos trabalhos sobre o cálculo foram precursores aos de Newton. Nasceu em Ashford, Kent, Inglaterra, em 22.11.1616.
1704 - Morreu John Locke, em Harlow, Essex, Inglaterra. Foi filósofo e ideólogo do liberalismo. É considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Nasceuem Wrington, Somerset, Inglaterra, em 29.08.1632.

1746 - Um terremoto destrói quase que totalmente a cidade de Lima, no Peru.
1804 - Nasceu Pierre François Verhulst, em Bruxelas, Bélgica, onde também morreu em 15.02.1849. Foi matemático e doutor na teoria dos números da Universidade de Gante em 1825.
1836 - O general Andrés Santa Cruz proclama a Confederação da Bolívia e do Peru.
1841 - Morreu Johan August Arfwedson, em Hedensô, Suécia. Foi um químico descobridor do elemento químico lítio (1817). Morreu em Skagersholms bruk, Västergötland, Suécia, em 12.01.1792.
1845 - Domingo Sarmiento inicia uma viagem de dois anos pela Europa e América para estudar distintas organizações escolares.
1856 - Inauguração da primeira linha-férrea em Portugal entre Lisboa e o Carregado.
1857 - Morreu Louis-Eugène Cavaignac, em Ourne, Sarthe, França. Nasceu em Paris, França, em 15.10.1802. Foi um general francês e governador-geral da Argélia. Chefe do poder executivo em 1848, reprimiu com dureza a insurreição de junho dos trabalhadores parisienses. Candidato à presidência da República, foi derrotado por Luís Napoleão. Curiosidade: A moda de usar uma barbicha na ponta do queixo foi lançada pelo imperador Luis Napoleão Bonaparte. Mas foi Louis-Eugene Cavaignac quem batizou esse estilo de barba.
1870 - Rui Barbosa recebeu o grau em Bacharel em Direito.
1886 - O presidente norte-americano Grover Cleveland inaugura a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, EUA.
1892 - Animação: Émile Reynaud exibe a projeção do primeiro desenho animado.
1904 - Nasceu Capiba (Lourenço Fonseca Barbosa), em Surubim (PE). Foi um músico e compositor brasileiro. Tornou-se o mais conhecido compositor de frevos do Brasil. Capiba é filho de uma família de músicos (seu pai foi maestro da banda municipal de Surubim), e aos oito anos de idade já tocava trompa. Ainda criança mudou-se com a família para o estado da Paraíba. Aos 20 anos de idade gravou seu primeiro disco e, com 26 anos de idade, mudou-se para o Recife. Aprovado em concurso, tornou-se funcionário do Banco do Brasil. Em 1938 formou-se em Direito, mas nunca seguiu carreira. O apelido Capiba, que na gíria de sua terra designava "jumento", era extensivo a toda a família, e, segundo dizem, foi inaugurado pelo avô do compositor, que era baixinho e teimoso. Morreu em Recife (PE), em 31/12/1997.
1906 - Morreu Franklin Américo de Meneses Dória, no Rio de Janeiro (RJ). Primeiro e único barão de Loreto, foi um advogado, político, orador, magistrado e poeta, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Nasceu na Ilha dos Frades (BA), em 12.07.1836.
1909 - Nasceu Francis Bacon, em Dublin, Irlanda. Foi pintor de pintura figurativa descendente colateral de Francis Bacon, filósofo do Período Elisabetano. Seu trabalho é mais conhecido como audaz, austero, e freqüentemente grotesco ou imagem de pesadelo. Morreu em Madri, Espanha, em 28.04.1992.
1906 - Nasceu Clodomir Viana Moog, em São Leopoldo (RS). Foi advogado, jornalista, romancista e ensaísta. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 28.10.1906.
1910 - Nasceu Nelson Cavaquinho (Nelson Antônio da Silva), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 18.02.1986. A data correta do seu nascimento é 28.10.1911. Seu pai alterou no registro para que Nelson pudesse trabalhar. Foi compositor, cantor e cavaquinista na juventude, mas na maturidade optou pelo violão, desenvolvendo um estilo inimitável de tocá-lo, utilizando apenas dois dedos da mão direita.
1911 - Fundação da sede internacional e Templo de Cura da Fraternidade Rosacruz em Mount Ecclesia, Oceanside, Califórnia, EUA.
1914 - Nasceu Jonas Edward Salk, em Nova Iorque, EUA. Foi médico, virologista e pesquisador, mais conhecido como o inventor da primeira vacina antipólio (a epônima vacina Salk). Na última parte de sua vida, devotou muita energia na tentativa de desenvolver uma vacina contra a AIDS. Salk não buscava fama ou fortuna através de suas descobertas, e é citado como tendo dito: "A quem pertence a minha vacina? Ao povo! Você pode patentear o sol?" Morreu em La Jolla, EUA, em 23.07.1995.
1914 - Nasceu o cantor Onéssimo Gomes (Onéssimo Gomes Souza Leite), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 13/09/1999.
1918 - É proclamada a independência da Tchecoslováquia.
1918 - Primeira Guerra Mundial: é criado um novo governo polonês no oeste da Galícia, desencadeando a Guerra Polaco-Ucraniana.
1922 - Nasceu Alberto Fortuna Vieira de Azevedo, em Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal. Foi um cantor luso-brasileiro que veio para o Brasil aos seis meses de vida e sua família se fixando em Niterói (RJ). Morreu em Niterói (RJ), em 01.07.1995.
1922 - A "Marcha contra Roma", liderada por Benito Mussolini, chega ao fim, marcando o início do regime fascista na Itália.
1924 - Jovens oficiais do 1º Batalhão Ferroviário de Santo Ângelo (RS) iniciam uma revolta sob a liderança do capitão Luiz Carlos Prestes. Entre outras coisas, eles reivindicavam a deposição do presidente da República Artur Bernardes. Foi o primeiro ato do movimento tenentista que, em 1925, formaria a Coluna Prestes.
1925 - Frase proferida por Mussolini em seu discurso: Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato ("Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado").
1933 - Nasceu Garrincha ou Mané Garrincha (Manuel Francisco dos Santos), em Pau Grande (RJ). Mané Garrincha nasceu em Pau Grande, distrito de Magé (RJ), em 28.10.1933. Ele jogou 60 partidas pela seleção brasileira. Estreou em 1955 contra o Chile no Maracanã. Com Garrincha, o Brasil conseguiu 52 vitórias e 7 empates. Com Mané e Pelé juntos, o Brasil nunca perdeu. Notabilizou-se por seus dribles desconcertantes apesar, ou exatamente, pelo fato de ter suas pernas tortas. É considerado entre os especialistas de futebol como um dos maiores jogadores da história do futebol em todos os tempos. No auge de sua carreira, passou a assinar Manoel Francisco dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro e mundial, morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 20.01.1983, em decorrência de problemas causados pelo alcoolismo.
1937 - Morreu Jubiabá (Severiano Manoel de Abreu), em Salvador (BA), onde também nasceu em 20.04.1886. Foi um militar (Capitão do Exército) e babalorixá do Candomblé. Recebia o caboclo Jubiabá, que foi o caboclo mais famoso da Bahia, a ponto de chamarem o pai-de-santo pelo nome do caboclo. Foi pai-de-santo do não menos famoso babalorixá Joãozinho da Gomeia.
1937 - A escritora Raquel de Queiroz (1910 - 2003) foi presa no Ceará, sob a acusação de comunismo.
1938 - Nasceu a atriz Dina Sfat (Nasceu Dina Kutner de Souza), em São Paulo, Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 20.03.1989.
1938 - Nasceu Carlos André (Oséas Carlos André Almeida Lopes) em Mossoró (RN). É cantor, compositor e produtor musical e foi um dos fundadores do Trio Mossoró em 1959. Como produtor ficou conhecido com o nome de Oséias Lopes, tendo produzido entre outros, discos de Marinês e sua Gente, Trio Nordestino, Dominguinhos e Noca do Acordeon.
1940 - Segunda Guerra Mundial: a Grécia rejeita o ultimato da Itália. A Itália invade a Grécia pela Albânia algumas horas depois.
1948 - Paul Müller recebe o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por sua descoberta das propriedades inseticidas do DDT.
1948 - Israel adota sua bandeira após cinco meses da sua independência.
1951 - Juan Manuel Fangio vence seu primeiro título mundial de Fórmula 1, na Catalunha.
1952 - Os Estados Unidos são acusados de violação da norma internacional sobre comércio.
1955 - Nasceu Bill Gates (William Henry Gates III), em Seattle, EUA. É um empresário e filantropo, autor e, em parceria com o sócio Paul Allen, o fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. É um dos homens mais rico do mundo e um dos pioneiros na revolução do Computador pessoal.
1956 - Revolução Húngara: um cessar-fogo de fato entra em vigor entre revolucionários armados e tropas soviéticas, que começam a se retirar de Budapeste. Oficiais e instalações comunistas são atacados por revolucionários.
1956 - José Bezerra Coutinho é ordenado bispo de Estância - Sergipe. Dom José Bezerra Coutinho nasceu em Capistrano (CE), em 10.02.1910. Ordenou-se padre no dia 3 de dezembro de 1933, em Sobral. xerceu as seguintes funções: Vigário de Massapê, Meruoca e São Benedito (1934-1935); Vigário de São Benedito (1936-1956); Diretor do Colégio Farias Brito; Presidente da Sociedade Cultural de São Benedito (1953-1956). No dia 6 de agosto de 1956, o Papa Pio XII o nomeou Bispo Auxiliar de Sobral, com a sé titular de Uthina. Recebeu a ordenação episcopal no dia 28 de outubro de 1956, em Sobral, das mãos de Dom José Tupinambá da Frota, Dom Expedito Eduardo de Oliveira e Dom José Terceiro de Sousa. No dia 28 de janeiro de 1961, o Papa João XXIII o nomeou Bispo de Estância, função na qual permaneceu até 1º de junho de 1985, quando renunciou ao múnus pastoral por limite de idade. Lema: Dominus Illuminatio mea (O Senhor é minha luz). Dom José Bezerra Coutinho, o bispo católico mais velho do Brasil, morreu no dia 7 de novembro de 2008 aos 98 anos, de parada cardíaca, em Fortaleza e foi sepultado no dia seguinte, na Cripta da Catedral Metropolitana de Fortaleza- CE.
1956 - Nasceu Mahmoud Ahmadinejad, em Garmsar, Irã. É o sexto presidente do Irã. É considerado um dos mais polêmicos políticos do mundo contemporâneo, tendo feito vários ataques ao governo norte-americano. Ao mesmo tempo, é visto como um homem profundamente religioso, devido a sua ligação com o Líder Supremo Ali Khamenei.
1958 - O cardeal Angelo Giuseppe Roncalli é eleito Papa e adota o nome de João XXIII. O Beato Papa João XXIII, OFS, nascido Angelo Giuseppe Roncalli (Sotto Il Monte, 25 de Novembro de 1881 - Vaticano, 3 de Junho de 1963) foi Papa do dia 28 de outubro de 1958 até à data da sua morte. Era mundialmente conhecido por "Papa Bom" ou "Papa da bondade". Considerado um Papa de transição, depois do longo pontificado de Pio XII, ele convocou, para surpresa de muitos, o Concílio Vaticano II, que visava a renovação da Igreja e a formulação de uma nova forma de explicar pastoralmente os dogmas ao mundo moderno. Pertencia à Ordem Franciscana Secular (OFS) e escolheu como lema papal: Obediência e Paz.
1959 - Morreu Camilo Cienfuegos Gorriarán, no mar, Morreu vítima de um acidente de avião. Foi um revolucionário cubano, nascido em Calabazar de Sagua, em 06.02.1932. Participou de atividades revolucionárias contra o ditador de Cuba Fulgêncio Batista e foi um importante protagonista da Revolução Cubana. Ao lado de Fidel Castro, Che Guevara e Raúl Castro, Camilo fora um dos principais líderes da Revolução.
1962 - Franceses aprovam eleição presidencial direta.
1962 - Crise dos mísseis de Cuba: Nikita Kruschov desiste de instalar mísseis balísticos naquele país.
1963 - O chanceler chinês, marechal Chen Yi, afirma que a China não terá condições de produzir a bomba atômica ainda por alguns anos.
1963 - Nasceu o cantor Eros Ramazzotti (Eros Luciano Walter Ramazzotti Molina), em Roma, Itália.
1964 -  Decretado estado de emergência no Sudão.
1965 - Declaração Nostra Aetate, CVII.
1964 - Nasceu Zelia Duncan, em Niterói (RJ). É cantora e compositora. Também é formada em Teatro pela Faculdade Dulcina de Moraes de Brasília, onde começou a carreira, com Oswaldo Montenegro na Oficina dos Menestréis, como Zélia Cristina.
1966 - Juscelino Kubitschek, Carlos Lacerda e João Goulart lançam a 'Frente Ampla', no jornal Tribuna da Imprensa.
1967 - Nasceu a atriz Julia Roberts (Julie Fiona Roberts), em Smyrna, Georgia-EUA.
1968 - O programa Divino, Maravilhoso estreou na TV Tupi com a participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes, Jorge Benjor (então, apenas Jorge Ben) e Os Bichos.
1971 - Prospero se torna o único satélite britânico a ser lançado por um foguete britânico.
1971 - A Câmara dos Comuns britânica aprova o ingresso do Reino Unido na Comunidade Econômica Europeia.
1972 - Pela primeira vez, o Brasil exportou sal refinado. Foram vendidas 5 toneladas para a Nigéria.
1973 - Um relatório da ONU informa que a seca causou entre 50.000 e 100.000 mortes na Etiópia.
1974 - Países árabes reconhecem representatividade da OLP.
1974 - Governo da Grécia exila ex-chefes militares.
1978 - Inaugurada pelo presidente Geisel a Rodovia dos Bandeirantes, a mais moderna e bem conservada estrada do Brasil.
1978 - Jânio Quadros retorna à política, depois de um afastamento de quatorze anos.
1982 - As Eleições gerais na Espanha dão início a catorze anos de governo pelo Partido Socialista dos Trabalhadores espanhóis.
1982 - Foi anunciada pela fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, a produção da vacina contra o sarampo no Brasil.
1983 - Morreu Otto Messmer, em Fort Lee, New Jersey, EUA. Foi um criador de desenhos animados que ficou mais conhecido pelo seu trabalho no Gato Félix, quer em desenhados animados quer nas tiras cômicas de jornal, produzidos pelo estúdio de Pat Sullivan. Não se sabe quem criou o Gato Félix, se Otto se Pat, porque até Pat morrer, era-lhe atribuído a criação de Felix. Otto, assim que Pat morreu, assumiu que o verdadeiro autor de Félix era ele, não se sabendo assim, quem verdadeiramente o criou. Nasceu em Union City, New Jersey, EUA, em 16.08.1892.
1985 - O Brasil ganha o Campeonato Mundial de Futsal pela segunda vez ao derrotar a seleção da Espanha por três a um.
1993 - Lei nº 8.723 dispõe sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores.
1995 - A inalação de um gás tóxico causa 289 mortos no metrô de Baku, capital do Azerbaijão.
1996 - Foi anunciado pelo Ministro da Educação Paulo Renato de Souza, a obrigatoriedade da execução do provão para todos os estudantes antes de receberem o diploma universitário.
1998 - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra que a seca na Amazônia é a maior em 118 anos.
2001 - O brasileiro Gil de Ferran conquista o bicampeonato da Fórmula Indy.
2002 - O escritor Paulo Coelho assume cadeira na Academia Brasileira de Letras.
2002 - Lula anuncia a criação da Secretaria Especial para Combate à Fome.
2003 - O plantio de seja transgênica é proibido em Mato Grosso.
2003 - Morreu a cantora Nora Ney (Iracema de Sousa Ferreira), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 20.03.1922.
2003 - Conselho Nacional de Educação proíbe a seleção de alunos para a primeira série (vestibulinhos).
2003 - No Vaticano, é assinado o Decreto de ereção e aprovação do Estatuto Geral da União do Apostolado Católico.
2004 - Guerra do Iraque matou até agora cem mil civis desde a invasão liderada pelos Estados Unidos, em março de 2003. Os pesquisadores visitaram 988 domicílios em 33 bairros de cidades iraquianas e compararam as taxas de mortalidade antes e depois da invasão.
2004 - Lançamento do IPod photo.
2004 - O sambista Bezerra da Silva é internado (morre em 17/01/2005).
2005 - O chefe de gabinete do vice-presidente Cheney é indiciado devido a seu envolvimento no Caso Plame-Wilson.
2005 - José Rainha Jr. (líder do MST) é condenado a dez anos de prisão.
2006 - Assinatura de acordo entre a Petrobrás e YPFB.
2007 - Beatificados 498 mártires da Guerra Civil Espanhola.
2009 - Lançamento do documentário Michael Jackson's This Is It, que mostra os ensaios do que seria sua última turnê.
2009 - A NASA lança com sucesso a missão Ares I-X, o único lançamento de foguete para seu programa Constellation de curta duração.
2009 - Lançamento em Portugal do movimento “Menos um Carro”.
2009 - Senado acaba com desvinculação das receitas da União para a educação.
2009 - Câmara aprova criação de fundo contra aquecimento global.
2010 - Anvisa anuncia novas regras para a venda de antibióticos.
2010 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que Século XXI será do “Brasil e da América Latina”.
2010 - TAM testa serviço que permite fazer ligações de celular e acessar a internet durante os voos.
2011 - Terremoto de 6,9 na escala Richter atinge o Peru, e outro de 6,0 na escala Richter atinge o Chile.
2011 - Protestos de estudantes contra o Enem em Fortaleza.
2011 - Justiça Federal do Ceará dá prazo de 72 horas para MEC responde.
2012 - Eleitos prefeitos da maioria das cidades brasileiras.
2012 - O alemão Sebastian Vettel vence o Grande Prêmio da Índia. 
2013 - Petrobras apresenta proposta que garante aumento automático dos preços de diesel e gasolina.
2013 - Encontro entre PSB e Rede Sustentabilidade na zona oeste de São Paulo.
2013 - Governo veta a venda casada de seguro de garantia estendida.
2014 - Rússia apresenta emblema oficial da Copa do Mundo de 2018.
2014 - Conselho de Ética da Câmara aprova cassação do deputado Luiz Argôlo.
2014 - Câmara rejeita o decreto presidencial que criou a Política Nacional de Participação Social.
2014 - Presidente Dilma Rousseff admite plebiscitou referendo para reforma política.
2015 - Receita Federal abre investigação para apurar se Eduardo Cunha cometeu sonegação fiscal.
2015 - Senado aprova projeto que tipifica crime de terrorismo.
2015 - Manifestantes pedem impeachment de Dilma Rousseff e se acorrentam na Câmara dos Deputados.
2015 - Senado aprova a MP 680/2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego (PPE).
2015 - Câmara dos Deputados instala a comissão Especial do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil.
2016 - Bob Dylan rompe silêncio e diz que planeja aceitar prêmio Nobel de Literatura.
2016 - ONU relata que 232 pessoas foram mortas nesta semana pelo Estado Islâmico em Mossul.
2016 - FBI reabre investigação sobre servidor privado de e-mail usado por Hillary Clinton.
2016 - Ministério Público Federal denuncia Palocci e mais 14 pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro.
2017 - Cuba elimina restrição a viagens e anuncia facilidades a descendentes.
2017 - Ministério das Relações Exteriores não reconhece a declaração de independência da Catalunha.
2017 - No Vaticano, beatificação do padre brasileiro nascido na Itália, Giovanni (João) Schiavo.
2018 - Lewis Hamilton é campeão mundial de F1 pela quinta vez após 4º lugar no GP do México.
2018 - Jair Bolsonaro (PSL) é eleito presidente da República no 2º turno.
TÚNEL DO TEMPO
Relembre Carlos André


SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário