sábado, 15 de agosto de 2020

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

É muito bom observar os municípios celebrando as vitórias de suas escolas que alcançaram suas metas. Ótimo seria se todas as escolas celebrassem. E é possível.

Em 1990, em Croatá, mais de 90% dos Professores só tinham a quarta série. E todas as crianças aprendiam o que deviam aprender, nas séries em que estavam.

Antes, os mesmos alunos, os mesmos Professores, com a mesma Cartilha da Ana e do Zé, nada conseguiam. Promovemos capacitação com novas metodologias. Deu certo.

Os que saiam das turmas de Alfabetização, sabiam ler e escrever. Tudo devido a estratégias, trabalho, dedicação, acompanhamento e estímulo aos Professores.

Em 1993, em Guaraciaba do Norte, começamos por realizar Seminários com a comunidade, em torno desta questão: Por que apenas 16% dos alunos chegam à 4ª série?

Nos 6 Seminários distritais, com 50 pessoas, debatemos o assunto e ouvimos sugestões. Adotadas as medidas, a situação mudou. Tudo documentado. Hoje, colhem-se os resultados.

A primogênita de Rosângela e Laerte Gomes, Wellynadja, dedica-se com muito amor à sua profissão de Fisioterapeuta. Os contatos podem ser feitos pelo whatsaap 85- 96427645

Mailson Furtado Viana, de Varjota, depois de conquistar o Prêmio Jabuti, não tem parado de receber convites do Brasil inteiro. Agora lança novo livro.

Ontem às 20 horas, apresentou o livro ELE, numa conversa realizada no Facebook, com a jovem universitária Jéssica Macedo, do curso de Letras da UVA.

É bom relembrar que foi numa turma do curso de Letras, da UVA, quando ministrei Literatura Cearense, que Mailson, aos 15 anos, foi convidado a conversar sobre suas poesias.

As salas de aula da Universidade são ótimos lugares para descobrir os valores. Foi por causa de uma tarefa que atribuímos aos alunos que muitos poetas foram descobertos.

Apesar do veto do Presidente da República, os Historiadores tiveram a profissão regulamentada pela Câmara Federal. A luta vem desde 1960.

Tem lógica a ideia de taxar os livros. Vai ver que, lendo, se descobrem muitas incoerências sobre a nossa História. Então é melhor dificultar o acesso ao livro.

Alguém entenderá, no futuro, as razões para o não reconhecimento da profissão dos historiadores? Entre livros ou armas, estas estão tendo prioridade.

Agora é a Pistolagem “on line”. Nem precisam ter uma emissora de Rádio. Há umas tais de “lives”. Escolhem um lado e passam a agredir o outro. Semeando brigas entre famílias.

Política é a arte da conversa. Não da intriga. Política é a procura do diálogo, em função do bem coletivo. Os pistoleiros on line, estimulam o analfabetismo político.


(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário