segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Fatos históricos de 1º de dezembro

1º de dezembro é o 336º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 30 dias para acabar 2020.

- Dia Mundial da AIDS - Instituído durante um Encontro Mundial de ministros de Saúde de 140 países em Londres, Inglaterra, no final da década de 1980, que está ratificada pela ONU e oficializada entre outros no Estado de Minas Gerais e na cidade brasileira de Porto Alegre-RS. Tem sido celebrada com iluminação vermelha em monumentos de vários países do mundo, para marcar a data do 1º diagnóstico positivo de HIV que se deu em 01.12.1981.

- Dia Nacional do Numismata - Comemoração que surgiu em 14.06.1934 durante uma reunião da Sociedade Numismática Brasileira, para ser festejada na data do aniversário da coroação do Imperador do Brasil, Dom Pedro I, em 1 de dezembro de 1822.

- Dia do Imigrante

- Dia da Bandeira do Estado do Ceará - Comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.020, de 10.12.2007.

- Dia do Assessor Parlamentar - Comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 15.062 de 6 de dezembro de 2011.

EVANGELHO (Lc 10, 21-24)

1ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Elígio

EFEMÉRIDES

 

César Ladeira (1910-1969)

800 - Carlos Magno julga as acusações contra o Papa Leão III no Vaticano.

1420 - Henrique V da Inglaterra entra em Paris.

1521 - Morreu Papa Leão X (Giovanni di Lorenzo de Medici), em Roma, Itália, país onde também nasceu em 11.12.1475, em Florença. Papa de 1513 a 1521, transformou Roma em importante centro cultural, expandindo o poder da Igreja na Europa.

1580 - Nasceu Nicolas-Claude Fabri de Peiresc, em Belgentier, França. Foi um astrônomo e botânico. Estudioso e erudito de outras disciplinas, manteve uma frequente correspondência com outros cientistas e intelectuais de seu tempo (incluindo pintores como Rubens) e organizou com êxito algumas entre as primeiras expedições de investigação científica. É amplo o campo de suas investigações, entre as quais se destaca o seu empenho em determinar a diferença de longitude de várias localidades ao redor do Mediterrâneo e no Norte de África. Morreu em Aix-en-Provence, França. Em 24.06.1637.

1640 - Restauração da Independência de Portugal após 60 anos de domínio espanhol. Dom João IV de Bragança é aclamado rei.

1821 - A colônia espanhola de Santo Domingo, atual República Dominicana, proclama sua independência da Espanha.

1822 - Coroação de Dom Pedro I - Também Pedro IV de Portugal (Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon), como imperador do Brasil, na Capela Imperial do Rio de Janeiro (RJ).

1825 - Na Rússia, o Czar Nicolau I sobe ao trono após a morte do seu irmão, o Czar Alexandre I.

1862 - Em seu Discurso sobre o Estado da União, o presidente Abraham Lincoln reafirma a necessidade de acabar com a escravidão, conforme ordenado dez semanas antes na Proclamação de Emancipação.

1878 - É instalado na Casa Branca, residência do presidente norte-americano, o primeiro telefone.

1887 - É publicado o primeiro romance policial de Sir Arthur Conan Doyle sobre o detetive Sherlock Holmes.

1900 - Comissão de Arbitragem de Genebra concede a posse do território do atual Amapá ao Brasil.

1902 - Lançamento da obra Os Sertões de Euclides da Cunha. Os Sertões é um dos maiores livros já escritos por um brasileiro.

1903 - O segundo filme de faroeste da história do cinema, "O Grande Roubo do Trem" é exibido em Washington (EUA).

1909 - É fundado em Israel, com o nome de Deganya Alef o primeiro kibbutz.

1909 - A Comissão de Arbitragem de Genebra concede a posse do território do Amapá ao Brasil, incorporado ao Pará com o nome de Araguari.

1910 - É apresentada oficialmente na Praça dos Restauradores em Lisboa, a nova Bandeira de Portugal após a Implantação da República.

1910 - Nasceu César Rocha Brito Ladeira, em Campinas (SP). O famoso César Ladeira foi o criador de nomes artísticos com os quais alguns cantores passaram a ser identificados: "A Pequena Notável" para Carmen Miranda, "O Cantor que Dispensa Adjetivos" para Carlos Galhardo, "O Caboclinho Querido" para Sílvio Caldas e "A Garota Grau Dez" para Emilinha Borba. Morreu em 08.09.1969

1913 - Inaugurado o primeiro posto de gasolina em Pittsbugh, Estados Unidos.

1913 - O metrô de Buenos Aires, o primeiro sistema ferroviário subterrâneo do Hemisfério Sul e da América Latina, inicia suas operações.

1913 - A Ford Motor Company apresenta a primeira linha de montagem móvel.

1913 - Creta, tendo obtido o autogoverno da Turquia após a Primeira Guerra Balcânica, é anexada pela Grécia.

1918 - O parlamento dinamarquês aprova o decreto que tornou a Islândia um estado independente.

1918 - A Transilvânia une-se à Romênia, após a incorporação da Bessarábia (27 de março) e Bucovina (28 de novembro), concluindo assim a Grande União.

1918 - É proclamado o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (mais tarde conhecido como Reino da Iugoslávia).

1921 - Nasceu Nestor de Holanda (Nestor de Holanda Cavalcanti Neto), em Vitória de Santo Antão (PE). Compositor, escritor, jornalista, teatrólogo, produtor de Rádio e TV. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), 14.11.1970.

1929 - É inventado o jogo do Bingo, por Edwin Lowe.

1929 - Nasceu Roberto Luna, cantor e compositor, cujo nome verdadeiro é Valdemar Farias, em Serraria (PB).

1933 - O governo brasileiro promulga a Lei do Reajustamento Econômico que prevê o perdão de até 50% das dívidas dos cafeicultores junto aos fornecedores e ao sistema financeiro.

1934 - Casamento de Noel Rosa com Lindaura.

1934 - Serguei Kirov, um dos líderes da revolução russa e membro do Politburo, é assassinado em Leningrado pelo comunista Leonid Nikolaiev. Nasceu em Urjum, Oblast de Kirov, Rússia, em 27.03.1886.

1934 - Nasceu Billy Paul (Paul Williams), em Filadélfia, EUA. É um cantor de soul, vencedor do Grammy, mais conhecido por seu single, 1º lugar nas paradas, "Me and Mrs. Jones", assim como o álbum de 1973 e o single "War of the Gods", que combina os estilos pop mais convencional, soul e funk com influências de estilos de música eletrônica e psicodélica. Ele é normalmente identificado por seu estilo vocal diverso que varia de um soul suave para uma voz um estilo baixo e rouco.

1935 - Nasceu Woody Allen (Allan Stewart Königsberg), em Nova Iorque (EUA). É ator, diretor e produtor cinematográfico.

1941 - Segunda Guerra Mundial: o imperador Hirohito do Japão dá a aprovação final para iniciar uma guerra contra os Estados Unidos.

1944 - Fim da Conferência de Teerã, realizada entre os líderes das forças aliadas: Churchill, Roosevelt e Stálin.

1947 - Morreu Aleister Crowley (Edward Alexander Crowley), emHastings, Inglaterra. Esportista (alpinista) e místico, iniciado (18/11/1898) na “The Hermetic Order of the Golden Dawn” (G.’.D.’.), autor de "O Livro da Lei" (1904) e "The Great Beast - The Life and Magick of Aleister Crowley". Foi guru de Raul Seixas. Aleister Crowleynasceu em Warwickshire, Inglaterra, em 12.10.1875.

1949 - Nasceu Pablo Escobar (Pablo Emilio Escobar Gaviria), em Rionegro, Colômbia. Conquistou fama mundial como o senhor da droga colombiano, tornando-se um dos homens mais ricos do mundo graças ao tráfico de cocaína nos Estados Unidos e outros países. Membros dos governos norte-americano e colombiano, repórteres de jornais e o público em geral o consideram o mais brutal, impiedoso, ambicioso e poderoso traficante da história. Morreu em Medellín, Colômbia, em 02.12.1993. A forma como Escobar foi morto neste confronto foi bastante questionada, mas sabe-se que ele foi encurralado num telhado e levou tiros na perna, nas costas e, o tiro fatal, perto do ouvido.

1951 - São suspensas as relações comerciais entre as Alemanhas Oriental e Ocidental.

1953 - A AT&T e duas empresas canadenses anunciam um contrato para a instalação do primeiro sistema telefônico transatlântico a cabo, a um custo de 35 milhões de dólares.

1954 - Inauguração do Estádio da Luz do clube Sport Lisboa e Benfica, na altura, o maior da Europa e o terceiro do Mundo. 

1955 - Em Montgomery, Alabama, Rosa Parks, uma mulher negra, é presa por se recusar a ceder seu lugar no ônibus a um passageiro branco.

1958 - A República Centro-Africana alcança autogovernança na União Francesa.

1959 - Doze nações firmam o Tratado Antártico pelo qual se comprometem a não reivindicar nenhuma parte do continente.

1959 - Tirada a primeira fotografia colorida do planeta Terra, de uma espaçonave.

1959 Em Washington, 12 países assinaram o Tratado Antártico, sobre a exploração e uso do território antártico pelo prazo de 30 anos

1960 - A URSS lança outra nave espacial, que entrou em órbita da Terra com dois cães e outros animais.

1963 - Nasceu Gorete Milagres (Maria Gorete da Silva Araújo), em Conselheiro Lafaiete (MG). Atriz e comediante que fez sucesso com seu personagem Filomena e seu bordão "Ó, Coitada!".

1964 - Malawi, Malta e Zâmbia são admitidos como Estados-Membros da ONU.

1964 - Morreu J. B. S. Haldane (John Burdon Sanderson Haldane), em Bhubaneswar, Orissa, Índia. Normalmente usava "J.B.S." como prenome, foi um geneticista e biólogo britânico. Haldane foi um dos fundadores, junto com Ronald Fisher e Sewall Wright, da Genética populacional. Ajudou a desenvolver as tabelas de mergulho usadas pela Marinha Inglesa e Americana durante a II Guerra Mundial, e que serviu de base para as tabelas usadas até hoje por todos os mergulhadores. Emigrou em 1957 para a Índia, obtendo a cidadania indiana. Haldane também deu a ideia aceita até hoje sobre a origem da vida, assim como Oparin . Além disso, no seu tratado intitulado "Enzimas" sugeriu que as interações fracas que se estabelecem entre a enzima e o seu substrato poderiam ser usadas para distorcer a molécula do substrato e catalisar a reação. Esse conhecimento representa o cerne da compreensão atual da catálise enzimática. Nasceu em Oxford, Ibllaterra, em 05.11.1892.

1970 - Aprovada lei na Itália que, em determinados casos, concede o divórcio.

1970 - A NASA revela que um meteorito caído na Austrália continha aminoácidos, o que pode indicar a existência de formas elementares de vida no espaço.

1973 - Papua Nova Guiné ganha autogovernança da Austrália.

1976 - Angola é admitida como Estado-Membro da ONU.

1976 - Estreou no país inteiro “Dona Flor e seus dois maridos”, de Bruno Barreto, com Sônia Braga e José Wilker. O filme consegue a maior bilheteria de toda a história do cinema nacional. Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

1979 - Para garantir o fornecimento de petróleo pelo Iraque o Brasil permite o funcionamento de um escritório da Organização para a Libertação da Palestina em Brasília.

1986 - O Museu D'Orsay é inaugurado em Paris pelo presidente François Mitterrand.

1988 - O Dia Mundial de Combate à AIDS é proclamado em todo o mundo pelos Estados-membros das Nações Unidas.

1989 - Mikhail Gorbatchev visita o papa João Paulo II. É o primeiro líder soviético a visitar o Vaticano desde a Revolução Russa de 1917.

1989 - Tentativa de golpe de Estado nas Filipinas: militares rebeldes pertencentes ao Movimento Reforma das Forças Armadas tentam derrubar a presidente filipina Corazón Aquino em um golpe de Estado fracassado.

1989 - Guerra Fria: o parlamento da Alemanha Oriental abole o dispositivo constitucional que concede ao Partido Comunista o papel de liderança no Estado. 

1990 - Os operários dos dois lados do túnel que passa sob o Canal da Mancha, que liga a França à Inglaterra, encontram-se, marcando a retirada da última pedra que separava os países.

1991 - Guerra Fria: os eleitores ucranianos aprovam esmagadoramente um referendo para a independência da União Soviética.

1994 - O surfista Ludemilson Gomes de Lima foi a primeira pessoa a morrer por causa de um ataque de tubarão, no litoral de Pernambuco.

1994 - Representantes de 42 países participam da conferência de cúpula da ONU sobre a AIDS, realizada em Paris, França.

1999 - O único reator em operação na usina nuclear de Chernobil, na Ucrânia, foi desligado devido a um vazamento de água no sistema de resfriamento.

2004 - Os EUA anunciam a decisão de aumentar sua presença militar no Iraque em mais 12.000 homens, para garantir as eleições legislativas marcadas para janeiro de 2005.

2004 - A expectativa de vida do brasileiro sobe para 71,3 anos em 2003.

2005 - Cassado o mandato do deputado José Dirceu (PT-SP), ex-ministro da Casa Civil e um dos principais responsáveis pela campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Foram 293 votos a favor da cassação e 192 contra. A Mesa contabilizou oito abstenções, um voto branco e um nulo.

2006 - Morreu o dublador brasileiro Mário Ribeiro Villela, em São Paulo (SP). Emprestou sua sua voz a várias personagens, dentre eles, Seu Barriga do seriado Chaves e Nhonho, o filho do Seu Barriga. Nasceu , só que coem Porto Alegre (RS), em 12.09.1923.

2008 - Entram em vigor as novas regras para o setor de call center (Decreto Federal nº 6.523)

2009 - IBGE informou que expectativa de vida dos brasileiros passou para 72,86 anos.

2009 - O argentino Lionel Messi venceu o Prêmio Bola de Ouro da revista France Football.

2009 - Entra em vigor o Tratado de Lisboa.

2010 - Incineração de mais de 40 toneladas de drogas na Companhia Siderúrgica Nacional.

2010- Tiririca (Francisco Everardo Oliveira Silva) é inocentado pela Justiça Eleitoral.

2010 - IBGE informou que expectativa de vida no Brasil é de 73 anos.

2011 - STF suspende normas que elevam idade para aposentadoria.

2011 - Lançamento de selos da Campanha de Prevenção da AIDS, ilustrações de Ziraldo.

2011 - Morreu Christa Wolf (Christa Ihlenfeld), em Berlim, AlemanhaFoi uma escritora, ensaísta e crítica literária alemã. Após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial em 1945, mudou-se com familiares para a comunista Alemanha Oriental. Militou no Partido Socialista da RDA. Nasceu em Gorzów Wielkopolski, Polônia, em 18.03.1929, mas em 1936 ganhou cidadania alemã.

2011 - Reformulação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC)

2011 - Congresso aprova R$ 691,5 milhões em créditos adicionais para o Bolsa-Família.

2011 - Comissão de serviços de infraestrutura exige mais placas indicativas em rodovias.

2012 - José Graziano da Silva assume a direção-geral da FAO.  É um agrônomo, professor e escritor. Como acadêmico, escreveu diversas obras sobre a questão agrária no Brasil. Entre 2003 e 2004, atuou no gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, sendo o responsável pela implementação do Programa Fome Zero, iniciativa que contribuiu para que 28 milhões de pessoas deixassem a linha da pobreza durante o governo Lula. Em 26 de junho de 2011, foi eleito diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), sendo o primeiro latino-americano a conseguir tal cargo. Seu mandato se iniciou em janeiro de 2012 e tem previsão para terminar em julho de 2015. Graziano nasceu em 17 de novembro de 1949 na cidade de Urbana, no estado norte-americano de Illinois. Seus pais são brasileiros de origem italiana (da região da Calábria). Assim sendo, Graziano possui cidadania tripla, sendo norte-americano (de nascença), italiano e brasileiro. 

2013 - Croácia rejeita casamento homossexual em referendo.

2013 - O judoca brasileiro Rafael Silva ganha medalha de prata (acima de 100 kg) no Grand Slam de Tóquio.

2014 - Entram em vigor os reajustes para tirar Carteira Nacional de Habilitação.

2014 - IBGE revela que expectativa de vida do brasileiro sobe para 74,9 anos.

2014 - Peritos afirmam que não há sinais de que o ex-presidente João Goulart tenha sido envenenado.

2015 - Receita Federal passa a emitir CPF junto com a certidão de nascimento em São Paulo.

2015 - FMI anuncia que incluirá (2016) o yuan na lista das principais moedas do mundo.

2015 - Entra em vigor a nova lei da “meia-entrada” (Decreto 8.537).

2015 - IBGE revela que expectativa de vida sobe para 75,2 anos.

2015 - Justiça determina que operadoras paguem três vezes mais por parto normal.

2015 - Congresso derruba veto e eleva teto de aposentadoria de servidores públicos para 75 anos.

2016 - ONU denuncia ‘limpeza étnica’ no Sudão do Sul.

2016 - Papa Francisco pede que ‘em nenhum lugar do mundo existam crianças-soldado’.

2016 - IBGE revela que expectativa de vida do brasileiro aumenta 75,5 anos.

2016 - Polícia Federal realiza nova fase da Operação Zelotes no RJ, SP e PE.

2016 - Apesar do vazamento confirmado pela Polícia Federal, MEC não vai anular ENEM.

2016 - Zezinho Albuquerque é reeleito presidente da assembleia do Ceará.

2016 - Juiz Sérgio Moro apresenta a senadores sugestão para a nova Lei do Abuso de Autoridade.

2016 - OAB condena qualquer tentativa de recuo no combate à corrupção.

2017 - Papa Francisco se reúne com 18 refugiados da maioria muçulmana rohingy

2017 - O pré-candidato Jair Bolsonaro indica que Paulo Guedes poderá ocupar o Ministério da Fazenda.

2017 - Petrobras inicia a produção no bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

2017 - Santuário de Fátima inaugura exposição comemorativa do centenário da construção da Capelinha.

2017 - Ministro Gilmar Mendes (STF) manda soltar, pela 3ª vez, empresário Jacob Barata Filho.

2017 - Tribunal Superior Eleitoral lança aplicativo para título de eleitor no celular.

2018 - Manifestantes dos “coletes amarelos” e policiais entram em confronto em Paris.

2018 - Guatemala se oferece para receber Cúpula do Clima após desistência do Brasil.

2018 - Papa Francisco pede que “moda” da homossexualidade seja evitada na Igreja.

2018 - PT recua em autocrítica e enaltece Fernando Haddad como “nova liderança” do partido.

2019 - Justiça alemã recusa processo para obrigar Governo a cumprir metas climáticas para 2020.

2019 - Chilenos lotas ao ruas do país duas semanas após o início dos protestos.

2019 - Entra em vigor na Rússia a polêmica lei de controle da internet,

2019 - Na Argentina, Justiça confirma pena de 5 anos de prisão ao vice-presidente Amado Boudou.

2019 - Presidente Bolsonaro diz que não vai à posse de Alberto Fernández na Argentina.

2019 – Focos de incêndio no Pantanal crescem 462% em relação a 2018.

2019 – Assassinato do líder indígena, Paulo Paulino Guajajara na região de Bom Jesus das Selvas.

2019 – Operação da Polícia Civil de 12 estados combate crimes praticados contra propriedade intelectual.

TÚNEL DO TEMPO

Relembre Billy Paul 


SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário