sábado, 28 de novembro de 2020

Fatos históricos de 28 de novembro

28 de novembro é o 333º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 33 para acabar 2020. 

- Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele - Comemoração móvel criada em 1989 e promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia: último sábado de novembro.

- Dia do Soldado Desconhecido.

EVANGELHO (Lc 21, 34-36)

34ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.0

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.

36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

SANTO DO DIATiago da Marca

EFEMÉRIDES

 
Manuel Antônio de Almeida (1831-1861)

1443 - Skanderbeg e suas forças libertam Cruja na Albânia central e hasteiam a bandeira albanesa.

1514 - Morreu Hartmann Schedel, em Nuremberg, Alemanha, onde também nasceu em 13.02.1440. Foi um dos primeiros cartógrafos a fazer uso da impressão, desenvolvida por Johannes Gutenberg. Na sua "Crônica de Nuremberg", também conhecida como Schedelsche Weltchronic (publicada em latim e em alemão em Nuremberg no mesmo ano de 1493), apresenta mapas e ilustrações de cidades e países, constituindo, em alguns casos, a mais antiga documentação do gênero sobre tais locais.

1520 - Uma expedição sob o comando de Fernão de Magalhães passa pelo Estreito de Magalhães.

1628 - Nasceu John Bunyan, em Bedfordshire, Inglaterra. Escritor cristão e um pregador, foi o autor de The Pilgrim's Progress (O Peregrino), provavelmente a alegoria cristã mais conhecida em todos os tempos. Morreu em Londres, Inglaterra, em 31.08.1688.

1632 - Nasceu Jean-Baptiste Lully, em Florença, Itália. Foi um compositor francês de origem italiana, considerado o fundador da ópera francesa. Morreu em Paris, França, em 22.03.1897.

1660 - Fundação da Royal Society de Londres. Trata-se de uma Royal Society é uma instituição destinada à promoção do conhecimento científico, fundada em 1660.

1680 - Morreu Bermini (Gian Lorenzo Bernini), em Roma, Itália. Foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espetáculos de pirotecnia. Esculpiu numerosas obras de arte presentes até os dias atuais em Roma e no Vaticano. Nasceu em Nápoles, Itália, em 07.12.1598.

1757 - Nasceu William Blake, em Londres, Inglaterra, onde também morreu em 12.08.1827. Foi um poeta, tipógrafo e pintor, sendo sua pintura definida como pintura fantástica. Blake viveu num período significativo da história, marcado pelo Iluminismo e pela Revolução Industrial na Inglaterra. A literatura estava no auge do que se pode chamar de clássico "augustano", uma espécie de paraíso para os conformados às convenções sociais, mas não para Blake que, nesse sentido era romântico, "enxergava o que muitos se negavam a ver: a pobreza, a injustiça social, a negatividade do poder da Igreja Anglicana e do estado."

1820 - Nasceu Friedrich Engels, em Barmen, Alemanha. Foi um filósofo que, junto com Karl Marx, fundou o chamado socialismo científico ou comunismo, em Barmen, Alemanha, no ano de 1820. Foi coautor de diversas obras com Marx, e entre as mais conhecidas destacam-se o Manifesto Comunista e O Capital. Morreu em Londres, Inglaterra, em 05.08.1895.

1821 - Dia da Independência do Panamá: o Panamá se separa da Espanha e se junta à Grã-Colômbia.

1843 - Dia da Independência do Havaí: o Reino do Havaí é oficialmente reconhecido pelo Reino Unido e pela França como uma nação independente.

1859 - Morreu Washington Irving, em Tarrytown, EUA. Foi um escritor, biógrafo, ensaísta e historiador do início do século XIX. Ficou conhecido por seus contos "The Legend of Sleepy Hollow" e "Rip Van Winkle", os quais foram publicados no livro The Sketch Book of Geoffrey Crayon, Gent, de 1819. Suas obras históricas incluem biografias de George Washington, Oliver Goldsmith e Maomé, além de vários acontecimentos do século XV na Espanha que tratam de assuntos tais como Cristóvão Colombo, os mouros, e Alhambra. Irving também serviu como embaixador dos Estados Unidos na Espanha entre 1842 e 1846. Nasceu em Nova Iorque, EUA, em 03.04.1783.

1861 - Morreu Manuel Antônio de Almeida, em Macaé (RJ). Foi jornalista, cronista, romancista e crítico literário, membro da Academia Brasileira de Letras. Memórias de um sargento de Milícias, de 1852, foi seu único livro. Retrata as classes média e baixa, algo muito incomum para a época, na qual os romances retratavam os ambientes aristocráticos. A experiência de ter tido uma infância pobre influenciou Manuel Antônio de Almeida no desenvolvimento de sua obra. Escreveu também a peça de teatro Dois Amores em 1861, que foi apresentada após a sua morte, com música da Condessa Rosawadowska, sem alcançar sucesso. Também escreveu crônicas, críticas, artigos, etc., publicadas em jornais da época e que foram reunidas em livro, em 1991, por Bernardo de Mendonça a partir da pesquisa de fontes primárias, a começar pelo jornal Correio Mercantil, do Rio de Janeiro. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 17.11.1831.

1868 - Entra em erupção na Itália o vulcão Etna, localizado na costa oriental da Sicília.

1865 - A “Rua de Baixo”, em São Paulo (SP), passa a chamar-se “25 de Março”.

1881 - Nasceu Stefan Zweig, em Viena, Áustria.

Foi um escritor, romancista, poeta, dramaturgo, jornalista e biógrafo austríaco de origem judaica. A partir da década de 1920 e até sua morte foi um dos escritores mais famosos e vendidos do mundo. Suicidou-se em Petrópolis (RJ), em 23.02.1881, durante seu exílio no Brasil, deprimido com a expansão da barbárie nazista pela Europa, durante a Segunda Guerra Mundial.

1885 - A vitória búlgara na Guerra servo-búlgara preserva a Unificação da Bulgária.

1895 - Começam as corridas de carro na América, com seis veículos.

1905 - Em Dublin, na Irlanda, Arthur Griffith fundou o Sinn Fein, movimento político que defendia a independência do país. Os militantes mais radicais formaram o Exército Republicano Irlandês, o IRA, que se notabilizou por ataques terroristas.

1908 - Nasceu Claude Lévi-Strauss, em Bruxelas, Bélgica. Foi antropólogo, pesquisador e filósofo francês. Foi o principal defensor do estruturalismo na antropologia social. É considerado o fundador da Antropologia Estruturalista, em meados da década de 1950. Morreu em Paris, França, em 30.10.2009.

1912 - Na Albânia, a Assembleia Nacional proclama a independência do país após mais de 400 anos de governo turco.

1917 - Nasceu Geraldo Medeiros (Geraldo Medeiros dos Santos), em Areia (RN). Instrumentista, compositor e arranjador. Foi pianista da Orquestra Tabajara, de Severino Araújo.

1919 - Na Inglaterra, Lady Astor torna-se a primeira mulher a ser eleita para a Câmara dos Comuns.

1924 - Nasceu Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner, em  Aussig, Checoslováquia. Morreu em Seropédica (RJ), em 05.10.1924. Foi uma engenheira agrônoma pioneira em biologia do solo. Naturalizada brasileira, a agrônoma Johanna Döbereiner é a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial e a primeira entre as mulheres, segundo levantamento de 1995 da Folha de S. Paulo. Suas pesquisas, fundamentais para que o Brasil desenvolvesse o Proalcool e se tornasse o segundo produtor mundial de soja, poupam ao país um gasto anual próximo a 1,5 bilhões de dólares e tiveram impacto direto na economia nacional. Seu trabalho com fixação biológica do nitrogênio permitiu que milhares de pessoas consumissem alimentos mais baratos e saudáveis, o que lhe valeu a indicação ao Nobel de Química em 1997. No entanto, a cientista é praticamente desconhecida no Brasil.

1929 - O comandante da marinha dos EUA, Richard Byrd, se torna o primeiro homem a fazer um sobrevoo da Antártica, continente até então inexplorado.

1934 - Winston Churchill exige na Câmara dos Comuns, em Londres, o fortalecimento da força aérea britânica, em face de uma possível guerra com a Alemanha.

1934 - Morreu Coelho Neto (Henrique Maximiano Coelho Neto), no Rio de Janeiro (RJ). Foi Professor, político, deputado federal pelo Maranhão (1909 e 1917), romancista, teatrólogo e poeta. Nasceu em Caxias (MA), em 21.02.1864.

1935 - A Alemanha nazista declara que todos os homens alemães arianos, de 18 a 45 anos, devem ser reservistas do exército.

1935 - O poeta português Fernando Pessoa é internado (morre em 30/11/1935)

1938 - Nasceu Abel Cardoso Júnior, em Guarantã (SP). Foi pesquisador da MPB e jornalista. Morreu em Sorocaba (SP), em 16.11.2003.

1941 - Nasceu o cantor e compositor Benito di Paula (Uday Veloso), em Nova Friburgo (RJ).

1942 - Quinhentas pessoas morrem em incêndio num salão de festas em Boston, nos Estados Unidos.

1943 - Segunda Guerra Mundial: Conferência de Teerã - O Presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt, o Primeiro-ministro britânico Winston Churchill e o líder soviético Joseph Stalin encontram-se em Teerã para discutir a estratégia de guerra.

1944 - Morreu Antonio Rocco, em São Paulo (SP). Foi um pintor e professor ítalo-brasileiro. Estudou pintura no Instituto de Belas Artes de Nápoles entre 1899 e 1905. Em 1913 veio para o Brasil, estabelecendo-se na capital paulista. Em 1918, fundou a "Escola Novíssima", onde lecionou pintura durante três anos. Nesse mesmo ano, realizou sua primeira mostra individual e elaborou a capa da revista A Cigarra. Foi paisagista, marinhista, pintor de retratos, de nus e de naturezas-mortas. Pode ser considerado um realista.  Nasceu em Amalfi, Itália, em 23.07.1880.

1954 - Morreu Enrico Fermi, em Chicago, EUA. Foi um físico que se destacou pelo seu trabalho sobre o desenvolvimento do primeiro reator nuclear, e por sua contribuição ao desenvolvimento da teoria quântica, física nuclear e de partículas, e mecânica estatística. Doutorou-se na Universidade de Pisa e recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1938. Foi um dos poucos físicos da era moderna a combinar a teoria com a experiência. Nasceu em Roma, Itália, em 29.09.1901.

1957 - Nasceu a violonista Maria do Céu (Maria do Céu Rodrigues Gomes), no Rio de Janeiro (RJ).

1958 - Primeiro voo bem sucedido do SM-65 Atlas; o primeiro míssil balístico intercontinental operacional (ICBM), desenvolvido pelos Estados Unidos e o primeiro membro da família de foguetes Atlas. 

1958 - Chade, a República do Congo e o Gabão se tornam repúblicas autônomas da França.

1958 - Morte do poeta, político e diplomata brasileiro Olegário Mariano Carneiro da Cunha, no Rio de Janeiro (RJ). Também compôs diversas músicas com renomados compositores brasileiros, que foram gravadas por diversos cantores. Dentre elas, destaque para “De papo pro ar”, feita em parceria com Joubert de Carvalho. O escritor sobralense Cordeiro de Andrade (1908-1943) foi seu secretário por alguns anos. Nasceu em Recife (PE), 24.03.1889.

1958 - Um míssil balístico Atlas é disparado de Cabo Canaveral, Flórida, e atingiu a área visada a 10.000 km, no Atlântico Sul.

1964 - Fundação do Partido Nacional Democrata da Alemanha (NPD).

1960 - A Mauritânia torna-se um país independente da França.

1964 - Fundação do Partido Nacional Democrata da Alemanha(NPD).

1964 - Lançada a sonda Mariner 4, que em julho de 1965 passaria próximo a Marte, enviando fotos e imagens de TV.

1966 - A UNESCO decide excluir Portugal de toda reunião da organização enquanto o governo português não apresentasse relatório sobre a educação em Angola e Moçambique.

1966 - No Burundi, Michel Micombero depõe a monarquia e torna-se o primeiro presidente do país.

1967 - O primeiro pulsar (PSR B1919+21, na constelação de Vulpecula) é descoberto por dois astrônomos Jocelyn Bell Burnell e Antony Hewish.

1968 - Lançamento da música Sympathy for the Devil da banda Rolling Stones (álbum Beggars Banquet).

1969 - Um Boeing 707 da Varig, que tinha sido sequestrado no dia 4, é novamente desviado para Cuba, na rota Rio-Paris.

1971 - Wasfi al-Tal, primeiro-ministro da Jordânia, é assassinado pela unidade do Setembro Negro da Organização para a Libertação da Palestina.

1972 - O presidente do Haiti, Jean-Claude Duvalier, decreta várias reformas no país e perdoa presos políticos ao assumir o poder.

1974 - John Lennon se apresenta em público num palco pela última vez, ao lado de Elton John, no Thanksgiving Day Concert no Madison Square Garden, em New York.

1975 - Timor-Leste declara sua independência de Portugal.

1975 - Foi inaugurada em Cubatão, em São Paulo, a Petrocoque S/A, primeira indústria nacional destinada a produzir coque calcinado de petróleo, matéria-prima para a fabricação do alumínio.

1975 - Morreu o escritor e tradutor Érico Veríssimo (Érico Lopes Veríssimo), em Porto Alegre (RS). É autor de "Caminhos Cruzados" (1935), "Olhai os Lírios do Campo" (1938), "O Senhor Embaixador" (1965), dentre outros livros. Os livros de Érico Veríssimo foram traduzidos para o alemão, espanhol, finlandês, francês, holandês, húngaro, indonésio, inglês, italiano, japonêsnorueguês, polonês, romeno, russo, sueco e tchecoNasceu em Cruz Alta (RS), em 17.12.1905.

1975 - Proclamação da república de Timor-Leste.

1979 - O voo Air New Zealand 901, um voo turístico de DC-10 sobre a Antártida, cai no Monte Érebo, matando todas as 257 pessoas a bordo.

1989 - Guerra Fria: Revolução de Veludo: diante dos protestos, o Partido Comunista da Tchecoslováquia anuncia que desistirá do monopólio do poder político.

1990 - Os presidentes Collor e Carlos Menem assinam um acordo que coloca os programas nucleares do Brasil e da Argentina sob a salvaguarda da Agência Internacional de Energia Atômica.

1991 - Ossétia do Sul declara sua independência da Geórgia.

1994 - Eleitores noruegueses votam pela não adesão do país à União Europeia.

1995 - TV Digital: o Acats recomendou que a agência do governo dos Estados Unidos sugerisse o ATSC como o padrão norte-americano de TV Digital.

1995 - Os 15 países da União Europeia e 12 países do sul do Mediterrâneo estabelecem uma parceria que deverá conduzir à criação de uma zona de comércio livre.

1996 - A Justiça condena os policiais que assassinaram oito meninos na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro. A chacina aconteceu em 23 de julho de 1993.

2000 - Descoberto um grande objeto transnetuniano, 20000 Varuna, no Cinturão de Kuiper.

2000 - O time de futebol do Vasco da Gama torna-se o segundo clube brasileiro a atingir a marca dos mil gols.

2000 - Holandeses aprovam o projeto de lei que autoriza a eutanásia, fazendo do país o primeiro a permitir formalmente que a vida de um doente terminal seja abreviada.

2001 - Papa João Paulo II condena a clonagem humana.

2003 - Juraci Magalhães (prefeito de Fortaleza (CE) é indiciado por corrupção.

2004 - Explosão de gás em mina de carvão no norte da China mata 50 mineiros e deixa mais de 100 aprisionados. Foi o mais grave desastre na mineração mundial em quatro anos. 12 equipes com 96 integrantes participaram das operações de buscas.

2004 - A versão revista britânica Nature Medicine anuncia que uma vacina desenvolvida e testada no Brasil conseguiu ativar o sistema imunológico de 18 pacientes infectados com o HIV.

2005 - Ronaldinho Gaúcho ganha o prêmio Bola de Ouro em Paris.

2006 - O Papa Bento XVI inicia visita de 4 dias a Turquia. É a 1ª vez que ele vai a um país de maioria muçulmana.

2006 - Conselho de Ética e Decoro Parlamentar inocenta os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Magno Malta (PL-ES) das acusações de participação na chamada “Máfia das Ambulâncias”.

2006 - Câmara aprova recriação da Sudene.

2007 - Mônica Veloso lança o livro “O poder que seduz”. Tornou-se nacionalmente conhecida em 2007, no episódio que recebeu o nome de Renangate, por envolver o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros.

2008 - Justiça Federal de Santos aceita denúncia do Ministério Público contra o empresário Marcos Valério.

2009 - Michael Schumacher vence a primeira prova do Desafio Internacional de Kart, em Florianópolis (SC).

2010 - Morreu Leslie William Nielsen, em Fort Laudardale, Florida, EUA.  Foi um ator e comediante canadense. Nasceu em Regina Saskatchewn, Canadá, em 11.02.1926.

2010 - Celebrada missa pela paz no Corcovado, Rio de Janeiro (RJ).

2011- Secretaria de Saúde de São Paulo lança campanha para o consumo consciente de sal.

2011 - Presidenta Dilma Rousseff afirma que o Brasil está “blindado” contra a crise.

2011 - Governo assina primeira concessão de aeroporto.

2012 - Morte do lateral-direita Fidélis, campeão brasileiro em 1974 pelo Vasco.

2012 - Copom mantém a taxa Selic a 7,25% ao ano.

2012 - É feita pelo STF a dosimetria da pena do ex-deputado Brasileiro Roberto Jefferson delator do caso conhecido como mensalão.

2013 - Brasil e Alemanha apresentam à ONU projeto sobre o direito à privacidade na era digital.

2013 - Ministério da Saúde concede registros de 1.269 médicos estrangeiros.

2013 - Limites mínimos de velocidade da banda larga ficam mais rigorosos.

2013 - Multas são reajustadas a partir desta data em todo o Brasil.

2013 - Manifestação contra o PT e pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

2014 - ANEEL realiza o Leilão de Geração nº 6/2014.

2014 - Justiça Federal pede investigação do ministro da Agricultura, Neri Geller (PMDB).

2014 - Morreu Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chaves e Chespirito. Nascido na Cidade do México, México, em 21.02.1929, foi um escritor, ator, comediante, dramaturgocompositor e diretor. Ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas El Chavo del Ocho (Chaves no Brasil e em Angola) e El Chapulín Colorado (Chapolin no Brasil), e com o Programa Chespirito que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística, o que lhe trouxe grande prestígio e garantiu-lhe o reconhecimento como um dos escritores comediantes mais respeitados do mundo. É sobrinho do ex-presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (1911-1979).

2015 - Celso Russomano (PRB-SP) é condenado a dois anos de prisão por peculato.

2015 - Presidenta Dilma Rousseff chega a Paris para participar da Cúpula do Clima da ONU.

2015 - Ministério da Saúde confirma relação entre microcefalia e zika vírus.

2015 - Papa Francisco homenageia mártires de Uganda e pede sociedade mais justa.

2016 - Papa Francisco pede a líderes mundiais qe não adiem pacto contra mudanças climáticas.

2016 - Voo LaMia 2933 que transportava a equipe de futebol da Chapecoense para disputar a primeira etapa da final da Sul-Americana, cai perto de Medellín na Colômbia, matando 71 pessoas e deixando 6 feridos, entre eles jogadores, técnico, jornalistas e comentaristas brasileiros.

2016 - Juiz Sérgio Moro veta 21 perguntas da defesa de Eduardo Campos para o presidente Michel Temer.

2016 - PSOL protocola na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment contra Michel Temer.

2016 - Justiça bloqueia bens da mulher de Sérgio Cabral, Adriana Ancelmo.

2017 - Coreia do Norte lança novo míssil balístico.

2017 - Funcionários de ônibus do Rio de Janeiro fazem paralisação.

2017 - O ex-ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, se entrega à polícia.

2017 - STF nega pedido de liberdade do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

2017 - Senado aprova PEC que impede filiação partidária de membro da justiça Eleitoral.

2018 - Presidente Trump admite paralisar governo se não sair o financiamento para muro.

2018 - Roubado quadro de Renoir na casa de leilões Dorotheum, em Viena.

2018 - Cachorra é espancada e envenenada no estacionamento da Carrefour de Osasco (SP).

2019 – Universidade de Cambridge devolve estátua de bronze saqueada da Nigéria em 1897.

2019 - Deputados chilenos aprovam, projeto para rebaixar em 50% seus salários.

2019 - ONU conclui que houve uso desproporcional de força policial no Equador.

2019 - No Iraque, senador Cubas Colomes defende morte de brasileiros que vivem no pais

2019 - No Chuilem, Ban/co Cen/tral faz a  maior uin/terven/ção em, duias décadas n/o m,ercado de câm,buio n/o paúis.

2019 - Eduardo Bolsonaro afirma que Leonardo DiCaprio é um, dos culpados pelo incêndio na Amazônia.

2019 - STF decide que Receita Federal pode compartilhar informações sigilosas com Ministério Público.

2019 - Petrobras projeta investimento de US$ 75,7 bilhões até 2024.

TÚNEL DO TEMPO

Ouça Benito di Paula


 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário