sexta-feira, 20 de novembro de 2020

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

NÃO DÁ MAIS PARA ADMINISTRAR, SEM OUVIR O POVO

Aconteceu na manhã desta sexta-feira: A posse dos Conselheiros da Comissão de Anistia Wanda Sidou, vinculada à Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Por razões óbvias, neste período, o evento aconteceu on line, mas contou com as presenças da Dra. Socorro França, Secretária da SPS, Dra. Lia Ferreira Gomes, Secretária Executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS.

Ainda presentes o Dr. Tadeu Lustosa, titular da Coordenação de Cidadania e Conselheiros Titulares e Suplentes da Comissão.

A mim, na condição de Presidente da Comissão, coube o primeiro pronunciamento. Considerando que a maioria não me conhecia, fiz uma rápida auto apresentação e destaquei a importância da nova missão.

A Dra. Socorro França, logo no inicio abordou que fizemos um caminho inverso. Ela veio para o Ceará e eu fui para o Maranhão. Quase pelas mesmas razões: Perseguições da ditadura.

No seu discurso, a Dra. Lia Ferreira Gomes referiu-se ao cruzamento de nossas histórias e afinidades, tendo o mesmo território: Sobral.

Ainda usaram da palavra o Professor Doutor Márcio Porto, representando a Secretaria de Cultura e a Professora Doutora Fátima Maria Leitão Araújo, pela UECE.

Em Irauçuba, o Professor Walmir Rafael, candidato a vereador, obteve a maior votação entre todos os pretendentes. Pela sua garra, deverá fazer um bom trabalho e terá um caminho promissor.

Aqueles professores que não esquecem os compromissos com os colegas depois de eleitos, conseguem reeleição fácil.  Basta manter os companheiros informados de suas ações.

Pude observar que aqueles políticos caracterizados pela arrogância e a prepotência receberam o troco de seus eleitores: a derrota. Todo mundo gosta de quem o trata bem.

Os políticos que se elegem e esquecem de cumprimentar as pessoas, achando que o povo só chega perto para pedir, estão amargando a derrota.  

Aqueles também que se acham donos absolutos da verdade, rodaram. Não dá mais par administrar sem ouvir o povo. O eleito jamais deve esquecer que está no poder, em nome do povo, mas não é superior.

Na família: Formatura da Jadie, filha do Dedé, no Acre, em Odontologia; Nascimento de Lorenzo, filho de Débora e Alfredo; Aniversários de Luciene, dia 16; Eneida, dia 21 e Lilly, dia 22.

Na família da Betânia: Dia 20 foi aniversário do poeta Francisco José Loiola e os 50 anos de casamento de Maria e Juarez Leitão.

De ex alunos: A Professora Vânia Pontes teve um poema publicado na obra “100 anos de Clarice”. A agora comporá a Antologia “História para ler e morrer de medo – Contos e Poemas”.  Parabéns.

Está indo muito bem o nosso livro AD LABOREM (para o trabalho) em que cada um ex aluno do Seminário Sobral conta o quanto a passagem por lá foi importante para a formação profissional.

Será incluído um posfácio para responder aos leitores uma questão que, normalmente, surgirá: Quem foram os responsáveis por tantos êxitos? Muitas surpresas interessantes.

O Professor Eliezer Agapito está colhendo o sucesso de sua criação com o site: compartilhecroata.com -  Ali está uma verdadeira revista do que a cidade tem a oferecer. 

 


(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário