sábado, 5 de dezembro de 2020

Fatos históricos de 06 de dezembro

06 de dezembro é o 341º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 25 para acabar 2020.

- Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres - Comemorado no Canadá e ratificado no Brasil pela Lei nº 11.489, de 20.06.2007, para marcar a data da chacina das estudantes canadenses de engenharia, Geneviève Bergeron, Hélène Colgan, Nathalie Croteau, Barbara Daigneault, Anne-Marie Edward, Maud Haviernick, Barbara Maria Klucznik, Maryse Leclair, Annie St-Arneault, Michèle Richard, Maryse Laganière, Anne-Marie Lemay, Sonia Pelletier, Annie Turcotte. Foram assassinadas na universidade École Polytechnique da cidade canadense de Montreal em Quebec pelo canadense descendente de franceses e argelinos, Lépine cargó ou Marc Lépine (Gamil Rodrigue Liass Gharbi), que também feriu outras dez mulheres e quatro homens em apenas 20 minutos com um rifle Mini-14 e uma faca de caça, antes de virar a arma contra si mesmo e se matar em 06.12.1989.

- Dia Nacional do Extensionista Rural - Comemorado com o apoio da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural), conforme Lei 12.386, de 03.03.2011. Marca a data do surgimento da Acar-MG (Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais), que foi criada em 06.12.1948, tida como a 1ª instituição de extensão rural do Brasil.

EVANGELHO (Mc 1, 1-8)

2º Domingo do Advento

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2Está escrito no livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’”

4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão.

6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Nicolau ou Santa Claus

EFEMÉRIDES

Raoul Follereau (1903-1977)

1240 - Kiev é invadida e conquistada pelos mongóis.

1491 - O rei Carlos VIII casa com Ana, Duquesa da Bretanha e incorpora este ducado à coroa da França.1534 - Fundada a cidade de San Francisco de Quito, atual capital do Equador.

1613 - Morreu Anton Praetorius, em Laudenbach an der Bergstraße na Alemanha.  Nascido em 1560, em Lippstadt, Alemanha, foi um padre, teólogo calvinista, escritor e lutador contra os processos as bruxas e a tortura.1633 - Sai do Recife uma esquadra holandesa de 4 navios e 7 iates para tomar o Forte dos Reis Magos (RN).

1745 - Criação da Prelazia de Goiás.

1768 - Publicada a primeira edição da Enciclopédia Britânica.

1778 - Nascimento de Gay-Lussac (Louis Joseph Gay-Lussac), físico e químico francês, em Saint-Léonard-de-Noblat, França. Morreu em Paris, França, 10.05.1850.

1811 - O mais terrível terremoto na história dos Estados Unidos ocorre no Estado de Missouri.

1815 - Após 106 dias de batalha, os colombianos rendem-se e os espanhóis tomam Cartagena.

1820 - Vitória de San Martín na Batalha do Pisco, importante para o processo de independência do Peru.

1823 - Nasceu Friedrich Max Müller, em Dessau, Alemanha. Morreu em Oxford, Inglaterra, em 28.10.1900. Foi um lingüista, orientalista e mitólogo. Aluno de Franz Bopp e de E. Burnouf, retomou o estudo da Avesta e a publicação do Rigveda-Samhita, que manteve de 1849 a 1874 (6 volumes). Sua obra principal é a coleção The sacred books of the East (51 vols, publicada de 1879 a 1910), fonte essencial da história das religiões e da mitologia comparada. É considerado o criador da disciplina religião comparada.

1826 - Nasceu Maria Tomásia Figueira Lima, em Sobral (CE). Foi uma abolicionista brasileira. Em 1882, participou da fundação da Sociedade das Cearenses Libertadores, cujo objetivo era lutar pela abolição da escravatura, e a presidiu por determinado período. Morreu em 1902.

1865 - A Trigésima Emenda à Constituição norte-americana encerra formalmente a escravatura no país.

1868 - Ocorre a batalha de Itororó, na guerra do Paraguai, entre cinco mil paraguaios e 20 mil brasileiros comandados pelo então duque de Caxias.

1877 - É publicada a primeira edição do The Washington Post.

1877 - O cientista Thomas Edison fez a primeira gravação de som que se tem notícia, num aparelho construído por ele mesmo - o gramofone (fonógrafo).

1880 - Buenos Aires é declarada capital da República Argentina.

1889 - Adotada oficialmente a bandeira do Maranhão

1892 - Morreu Ernst Werner von Siemens, em Berlim, Alemanha. Nasceu em Lenthe, Alemanha, em 13.12.1816. Foi um inventor e industrial. Siemens inventou um telescópio que usava uma agulha para apontar para a letra correta da constelação, em vez de usar o código Morse. Baseado na sua invenção, fundou a companhia Siemens AG em 12 de Outubro de 1847. Inventou ainda um comboio elétrico em 1879, a borracha, como isolante térmico que congelava, o fotômetro deselênio, o gerador elétrico e o dínamo elétrico de corrente alternada, entre outras invenções. Foi ainda o construtor das primeiras linhas subterrâneas de telégrafo na Europa. O seu nome foi atribuído à unidade de susceptância do SI.

1901 - Uma explosão na mina de carvão Monongah, localizada no condado de Marion, no estado americano da Virgínia, mata 361 mineiros.

1901 - O presidente dos Estados Unidos William McKinely é baleado por um anarquista. Ele iria falecer em 14 de setembro.

1904 - Theodore Roosevelt articula seu "Corolário" à Doutrina Monroe, afirmando que os Estados Unidos interviriam no Hemisfério Ocidental se os governos latino-americanos se mostrassem incapazes ou instáveis.

1905 - A separação entre a Igreja e o Estado é aprovada pelo senado francês como resposta às críticas do Papa Pio X.

1907 - Abertura do primeiro Registro Geral para identificação dos cidadãos (SP)

1912 - O busto de Nefertiti é descoberto.

1915 - Nasceu Verner Edward Suomi, em Eveleth, EUA. Foi um físico, considerado o pai da meteorologia por satélite. Inventou o Spin Scan Radiometer e, ao longo da sua carreira, efetuou numerosas contribuições no campo da meteorologia, bem como da engenharia e ciência espacial. Morreu em Madison, EUA, em 30.07.1995.

1916 - Primeira Guerra Mundial: os Impérios Centrais capturam Bucareste.

1917 - A Finlândia declara-se independente da Rússia Soviética, que a havia anexado a seu território pelo Tratado de Tilsit, assinado entre Alexandre I e Napoleão Bonaparte.

1917 - Explosão de Halifax: uma explosão de munições perto de Halifax, Nova Escócia, mata mais de 1 900 pessoas na maior explosão artificial até então.

1917 - O barco Mont Blanc, que transportava 3 mil toneladas de dinamite, choca-se com outro barco belgam, provocando a morte de 1,6 mil pessoas.

1921 - Independência da República da Irlanda em relação ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. A Irlanda do Norte, porém, ainda hoje continua sob domínio britânico.

1922 - Um ano após a assinatura do Tratado Anglo-Irlandês, o Estado Livre Irlandês passa a existir.

1925 - Nasceu Geraldo Calábria Lapenda, em Nazaré da Mata (PE). Foi um filólogo e professor universitário. Morreu em Recife (PE), em 19.12.2004.

1928 - O governo da Colômbia envia forças militares para reprimir uma greve de um mês por trabalhadores da United Fruit Company, resultando em um número desconhecido de mortes.

1935 - Morreu Félix Pacheco (José Félix Alves Pacheco). Foi escritor, poeta, jornalista, tradutor e político. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 06.12.1935.

1941 - Segunda Guerra Mundial: o Reino Unido e o Canadá declaram guerra à Finlândia em apoio à União Soviética durante a Guerra da Continuação.

1941 - As forças soviéticas, sob o comando do marechal Zhukov, lançam uma ofensiva contra as tropas de Hitler, expulsando-as do perímetro de Moscou.

1942 - Nasceu Arnaud Rodrigues (Antônio Arnaud Rodrigues), em Serra Talhada (PE). Foi ator, cantor, compositor, redator e humorista e fez muitos trabalhos com Chico Anysio. Morreu (afogado), em Lajeado (TO), em 15.02.2010.

1943 - General Mascarenhas de Moraes acerta a participação da FEB ao lado das forças Aliadas.

1946 - Nasceu o cantor Emílio Santiago (Emílio Vitalino Santiago), no Rio de Janeiro (RJ). Fonoaudiólogos comentaram que as análises técnicas da voz de Emílio Santiago, mostravam que o cantor tinha a voz mais "perfeita" do Brasil. Emílio deu entrada no Hospital Samaritano, em Botafogo, NO Rio de Janeiro (RJ), após sofrer um acidente vascular cerebral no dia 7 de março de 2013, onde ficou internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do mesmo hospital, desde então. De acordo com o hospital, no dia 20 de março de 2013, Emílio morreu às 6h30 da manhã, aos 66 anos. Ele teve complicação no quadro clínico de AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico - quando falta circulação de sangue no cérebro.

1946 - O químico norte-americano Willard Libby apresentou um relógio atômico capaz de medir o tempo com tanta precisão que atrasaria no máximo um segundo em 300 mil anos.

1947 - Criação do Parque Nacional Everglades, na Flórida.

1947 - Nasceu o missionário R.R. Soares (Romildo Ribeiro Soares), em Muniz Freire (ES). É um conhecido tele-evangelista brasileiro, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus.

1949 - Nascimento dos gêmeos Paulo Caruso (Paulo José Hespanha Caruso) e Chico Caruso (Francisco Paulo Hespanha Caruso), em São Paulo (SP). Chico Caruso é um cartunista, chargista, caricaturista, músico e humorista. Paulo Caruso, chargista e cartunista. A ambos têm um traço bastante semelhante.

1950 - Papa Pio XII publica a encíclica Mirabile Illud (Sobre novas orações públicas para obter a concórdia entre os povos).

1951 - Getúlio Vargas envia ao Congresso o projeto que cria a Petrobrás.

1956 - Nelson Mandela, líder do movimento contra a segregação racial na África do Sul, foi preso junto com outras 156 pessoas por causa de atividades políticas em seu país.

1956 - Uma violenta partida de pólo aquático entre a Hungria e a União Soviética ocorre durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1956 em Melbourne, no contexto da Revolução Húngara de 1956.

1957 - Fogo destrói foguete com satélite americano durante o lançamento em Cabo Canaveral, Flórida, EUA.

1958 - O Pioneer III, primeiro foguete lunar do Exército americano cai de volta à Terra.

1962 - O Departamento de Estado norte-americano confirma a retirada dos bombardeios soviéticos de Cuba.

1965 - Os Beatles lançam um novo álbum, “Rubber Soul”, em conjunto com os sucessos “We can work it out” e “Day tripper”.

1965 - A estação espacial russa Lunik-8, que tentaria uma descida suave na Lua, choca-se contra a superfície do satélite, por falha no funcionamento do último estágio.

1966 - O governo Castelo Branco divulga um projeto de constituição e decreta o Ato Institucional nº 4, que regulamenta sua tramitação no Congresso.

1968 - Lei nº 5.553 dispõe sobre a apresentação e uso de documentos de identificação pessoal.

1969 - Morreu João Cândido Felisberto, no Rio de Janeiro (RJ). Foi o líder da Revolta da Chibata e também ficou conhecido como “Almirante Negro”. Nasceu em Encruzilhada do Sul (RS).

1971 - O Paquistão rompe relações diplomáticas com a Índia, iniciando a Guerra Indo-Paquistanesa de 1971.

1973 - Gerald Ford assume a presidência dos Estados Unidos, após a renúncia do Presidente Richard Nixon e do Vice-presidente Spiro Agnew.

1973 - No Vaticano saem as Normas de procedimentos para a dissolução do matrimônio em favor da fé.

1976 - Morreu João Goulart (João Belchior Marques Goulart), em Mercedes, Argentina. Jango, como era conhecido, foi o 27º Presidente do Brasil. Nasceu em São Borja (RJ), em 01.03.1919.

1977 - Morreu Raoul Follereau, em Paris, França. Foi um jornalista dedicado aos portadores de lepra (hanseníase), também conhecido como Peregrino do Amor. Fundou, juntamente com a irmã Eugênia, a Associação Raoul Follereau que ajuda e defende os leprosos desde 1967, em particular nos países da África. Nasceu em Nevers, França, em 17.08.1903

1978 - A Espanha aprova uma nova constituição que estabelece uma monarquia constitucional e o parlamentarismo como forma de governo.

1983 - UNESCO declara Patrimônio Cultural da Humanidade as Ruínas de São Miguel das Missões (RS).

1989 - Houve o Massacre de Mulheres de Montreal. A partir de 2007,  6 de dezembro passou a ser o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O dia foi instituído no país pela Lei 11.489, publicada em 21.06.2007 no Diário Oficial da União. Em 1989, nessa data, um estudante entrou armado numa escola politécnica da cidade. Gritando que queria acertar apenas as feministas, o atirador matou 14 alunas. A tragédia inspirou a Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres.

1991 - Guerra Civil Iugoslava: na Croácia, as forças do Exército Popular Iugoslavo (JNA), dominado pelos sérvios, bombardeiam Dubrovnik após sitiar a cidade por sete meses.

1995 - A Comissão Especial de Política Nacional de Drogas, da Câmara dos Deputados, aprova por unanimidade um projeto que descriminaliza o uso de drogas, distinguindo o usuário do traficante.

1995 - O Instituto Paul Ehrlich declara ter identificado uma substância produzida naturalmente pelo sistema imunológico humano e capaz de deter a reprodução do HIV.

1996 - Morreu o cantor e compositor João do Vale (João Batista do Vale), em São Luiz (MA). Foi o quinto de oito irmãos, dos quais apenas três sobreviveram à infância pobre. Os pais eram agricultores pobres e sem-terra. Por volta dos seis anos de idade foi apelidado de "Pé de xote", pois vivia pulando e dançando. Um de seus avós fora trazido de Angola como escravo e posteriormente fugiu. Chegou a perder a vaga no Grupo Escolar Oscar Galvão para dar lugar ao filho de um coletor de impostos. Auxiliava nas despesas da casa, vendendo balas, doces e bolos que a mãe fazia. Com 12 anos mudou-se com a família para São Luís, onde trabalhou vendendo laranjas nas ruas. João do Vale é autor de clássicos como Carcará, Peba na pimenta, Canto da Ema, Estrela miúda, Cel. Antonio Bento, O Lavrador e a lavadeira, dentre outros. O Estado do Maranhão o homenageou dando o nome de Trizidela do Vale à nova cidade em que se transformou o bairro Trizidela, de Pedreiras (MA). João do Vale nasceu em Pedreiras (MA), em 11.10.1933.

1997 - Um avião militar russo caiu em uma área residencial na Sibéria, matando 46 pessoas.

1998 - Seis anos após participar de um golpe fracassado, o ex-tenente coronel Hugo Chávez é eleito presidente da Venezuela.

1998 - Cerca de 2 mil palestinos presos em Israel iniciaram uma greve de fome para pedir libertação. O movimento aconteceu poucos dias antes da visita de Bill Clinton, presidente dos Estados Unidos, ao país,

1998 - Morre o bispo brasileiro Vicente de Paulo Araújo Matos, em Crato (CE). Foi o terceiro bispo da Diocese do Crato (CE). Nasceu em Itapajé (CE), em 11.06.18.

2001 - Aprovado por unanimidade a CPI do futebol.

2001 - Morreu o neozelandês Peter Blake, considerado o maior velejador do mundo, assassinado em Fazendinha, a 12 quilômetros de Macapá, no barco Seamaster, durante assalto praticado por seis homens armados.

2001 - Lançamento do livro 'João Goulart - Lembranças do Exílio' do jornalista uruguaio Jorge Otero.

2002 - Emenda constitucional no Canadá dá origem ao nome da província de Terra Nova e Labrador.

2002 - A atriz Winona Ryder é condenada por um tribunal da Califórnia a três anos de reclusão, em regime de liberdade condicional, por furto numa loja de roupas.

2002 - A FIFA elegeu a Seleção Brasileira de Futebol como a melhor do ano.

2004 - Bombas da ETA explodem em sete cidades turísticas da Espanha durante o feriado prolongado que celebra a constituição, deixando pelo menos dez feridos.

2004 - Visando gerar milhares de empregos, o governo federal lançou o Programa do Biodiesel para misturar 2% de óleo vegetal ao diesel derivado do petróleo.

2005 - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lança Campanha da Fraternidade 2006.

2006 - A NASA revela fotografias tiradas pela Mars Global Surveyor sugerindo a presença de água líquida em Marte.

2007 - O ex-presidente do Corinthians Alberto Dualib é indiciado por estelionato e formação de quadrilha.

2007 - Vaticano informa que encontrou desenho inédito de Michelangelo.

2007 - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tomba obras de Oscar Niemeyer.

2007 - Conselho Monetário Nacional (CMN) aprova nova regulamentação para tarifas bancárias.

2008 - Força Aérea emite o Relatório final sobre o voo 1907, no qual morreram as 154 pessoas que estavam a bordo (29.09.2006). O avião viajava de Manaus (AM) para Brasília (DF) e os destroços foram encontrados no dia seguinte na floresta da Serra do Cachimbo em Mato Grosso (MT).

2009 - Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia, o primeiro na história do país a conquistar tal feito.

2009 - O Clube de Regatas do Flamengo é hexacampeão brasileiro de futebol.

2010 - Presidente Lula confirma que o PAC passará a ser gerido pelo Ministério do Planejamento.

2010 - Inauguração do Memorial Darcy Ribeiro (beijódromo) eem Brasília (DF).

2010 - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anuncia corte generalizado de gastos.

2010 - Reunião dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica (Uruguai) em Brasília (DF).

2011 - Presidente Dilma Rousseff recebe o prêmio “Brasileira do Ano” da Editora Três.

2011 - Novo Código Florestal é aprovado pelo Senado por 54 votos a 7.

2012 - Câmara restitui mandatos de 173 deputados cassados pela ditadura militar.

2012 - Governo anuncia investimentos de R$ 54 bilhões no setor portuário brasileiro.

2013 - Restos mortais do ex-presidente João Goulart retornam para São Borja em avião da FAB.

2013 - Banco Central lança moeda comemorativa da cidade de Diamantina (MG).

2013 - Presidenta Dilma Rousseff confirma presença no funeral do líder sul-africano Nelson Mandela.

2014 - Papa denuncia exílio forçado dos cristãos no Oriente Médio.

2014 - Manifestações contra o governo Dilma Roussseff em São Paulo e Porto Alegre.

2015 - Ciro Gomes (PDT) acusa Temer de ser ‘capitão do golpe’ contra Dilma Rousseff.

2015 - Presidente Barack Obama promete destruir o Estado Islâmico.

2016 - Arábia Saudita condena15 pessoas à morte por espionagem para o Irã.

2016 - O ex-presidente Lula denuncia supostas violações cometidas pela Lava Jato.

2016 - O ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, acusa o juiz Sérgio Moro de ser um “criminoso”.

2016 - Prisão de 14 vereadores de Osasco (SP) sob a acusação de estelionato e formação de quadrilha.

2016 - Senado decide descumprir liminar para afastar Renan Calheiros e aguardar plenário do STF.

2017 - O governo de Donald Trump anuncia oficialmente o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.

2017 - Papa Francisco pede que “status quo” de Jerusalém seja respeitado.

2017 - Na Rússia, presidente Vladimir Putin recusa boicote a Jogos Olímpicos de Inverno.

2017 - TRF decide que índios devem ser consultados sobre mineração de ouro no Xingu.

2017 - Supremo Tribunal Federal manda bloquear R$ 12,8 milhões de Geddel Vieira Lima e parentes.

2017 - Senado aprova aumento do repasse da União para os municípios.

2017 - Tiririca (PR-SP) faz primeiro discurso na Câmara para dizer que está “abandonando a vida pública”.

2017 - Senado aprova PEC que cria Fundo de Desenvolvimento de Segurança Pública.

2017 - Manifestação em São Paulo contra a Reforma da Previdência.

2018 - Arábia Saudita defende corte de 1 milhão de barris diários da OPEP.

2018 - Vaticano anuncia investigação sobre a Congregação das Irmãs do Bom Samaritano, no Chile.

2018 - Cubanos acessam pela primeira vez o serviço 3G para celulares.

2018 - A pastora Damares Alves (assessora de Magno Malta) é anunciada para comandar o Ministério da Mulher.

2018 - Antonio Palocci di que filho de Lula recebeu propina durante negociação de Medida Provisória.

2018 - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança programa para atender startups.

2018 - Palácio da Guanabara pertence à União, decide STJ em ação que durou 123 anos.

2019 - EUA acusa Irã de violar soberania do Iraque.

2019 - Parlamentares alemães cobram de Bolsonaro proteção da líder indígena Alessandra Korap.

2019 - ONU denuncia que mais de 7 mil pessoas foram detidas durante protestos no Irã.

2019 - Caminhoneiros anunciam paralização em 16/12/2019.

2019 - Maria Bethânia lança álbum “Mangueira: a menina dos meus olhos.

2019 - Presidente Bolsonaro recua e revoga licitação da Presidência que exclui a Folha de São Paulo.

2019 - Greve dos fiscais agropecuários provoca impacto de R$ 42 milhões na economia gaúcha.

2019 - Polícia Federal desmonta esquema de contrabando de ouro em Roraima.

TÚNEL DO TEMPO

Relembre João do Vale

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário