terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Fatos históricos de 09 de dezembro

9 de dezembro) é o 344º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 22 para acabar 2020.

- Dia internacional de Luta contra a Corrupção - Comemoração instituída pela ONU na Resolução 58 / 4 de 31 de outubro de 2003, que está oficializada no Estado brasileiro do Rio de janeiro pela Lei Nº 4.600 de 27 de setembro de 2005, para relembrar a data da assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que foi firmada por mais de 110 países em 9 de dezembro de 2003 na cidade mexicana de Mérida.

- Dia Internacional pela Dignidade das Meninas, meninos e Adolescentes Trabalhadores.

- Dia Nacional do Fonoaudiólogo - Comemorado no Brasil, conforme Lei nº 11.500 de 3 de julho de 2007, para marcar a data da regulamentação da profissão dos fonoaudiólogos brasileiros, que foi estabelecida pela Lei Nº 6.965 de 9 de dezembro de 1981.

- Dia Nacional do Frevo - Comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 79 de 2007, para marcar a data do nascimento do compositor musical brasileiro, Nelson Heráclito Alves Ferreira, que veio ao mundo em 9 de dezembro de 1902 e terminou por se especializar e tornar-se conhecido na composição de frevos.  

- Dia do Alcoólico Recuperado. 

- Dia da Bíblia Protestante.

- Dia Estadual dos Profissionais em Culinária - Comemoração no Estado do Ceará, conforme lei 13.382, de 06.10.2003.

- Dia Estadual de Luta Contra o Crime Organizado - Comemoração no Estado do Ceará, conforme lei 13.382, de 06.12.2011. 

EVANGELHO (Mt 11, 28-30)

2ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


SANTO DO DIA: São Juan Diego Cuauhtlatoatzin

EFEMÉRIDES

Clarice Lispector (1920-1977)

480 - Odoacro, primeiro rei da Itália, ocupa a Dalmácia. Mais tarde, ele estabelece seu poder político com a cooperação do Senado Romano.

536 - Guerra Gótica: o general bizantino Belisário entra em Roma sem oposição; a guarnição gótica foge da capital.

1531 - Aparição da Virgem de Guadalupe no Cerro del Tepeyac

1821 - D. Pedro I recebe os decretos que transformariam o Brasil em colônia (originou o Dia do Fico),

1824 - As forças patrióticas lideradas pelo general Antonio José de Sucre derrotam um exército realista na Batalha de Ayacucho, pondo fim à Guerra de independência do Peru.

1835 - Revolução do Texas: o Exército Texano captura San Antonio, Texas.

1839 - Maceió se torna capital da então Província de Alagoas - Brasil.

1854 - Nasceu João Baptista da Silva Leitão de Almeida e mais tarde visconde de Almeida Garrett, (Porto, 4 de Fevereiro de 1799 - Lisboa, 9 de Dezembro de1854) foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, Par do Reino, ministro e secretário de Estado honorário português. Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.

1861 - Guerra de Secessão: o Comitê Conjunto sobre a Conduta da Guerra é criado pelo Congresso dos Estados Unidos.

1902 - Nascimento de Nelson Heráclito Alves Ferreira (compositor brasileiro). Compositor. Instrumentista. Pianista. Regente. Seu pai trabalhava na Joalheria Krause e sua mãe era professora. Sua família cultuava a arte musical e ainda menino se tornou exímio pianista, tendo tido suas primeiras lições com Laura, a irmã mais velha. Morreu em 21/12/1976, em Recife, PE.

1910 - É abafado, em 24 horas, o levante dos marinheiros da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro.

1917 - Primeira Guerra Mundial: o marechal de campo Edmund Allenby captura Jerusalém, Palestina.

1918 - Nascimento do ator Kirk Douglas (Issur Danielovitch), em Amsterdam, Nova Iorque, EUA. É um ator e produtor cinematográfico norte-americano de origem judaica. Douglas é amplamente considerado um dos melhores atores da história do cinema. É pai dos atores Michael Douglas e Eric Douglas (já falecido).

1919 - Nasceu Ribamar (José Ribamar Pereira da Silva), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 6/9/1987. Compositor. Instrumentista. Irmão do compositor Esdras Pereira da Silva. Aos sete anos de idade começou a estudar piano com sua avó. Trabalhou no funcionalismo público. Foi pianista na noite carioca e se tornou parceiro, entre outros, de Dolores Duran.

1931 - As Cortes Constituintes aprovam uma constituição que cria a Segunda República Espanhola.

1933 - Nasceu Erlon Chaves, em São Paulo (SP). Regente. Arranjador. Pianista. Vibrafonista. Compositor. Disc-jóquei. Tele-ator. Cantor.  Ainda bem pequeno, demonstrou gosto pela música, chegando a apresentar-se na Rádio Difusora de São Paulo, em um programa infantil. Foi ator mirim no filme "Quase no céu". Morreu em 14/11/1974, no Rio de Janeiro (RJ).

1938 - O município de Novo Exu (PE) passa a chamar-se Exu.

1940 - Segunda Guerra Mundial: Operação Compasso: tropas britânicas e indianas sob o comando do major-general Richard O'Connor atacam as forças italianas perto de Sidi Barrani, no Egito.

1941 - Segunda Guerra Mundial: a República da China, Cuba, Guatemala e a Commonwealth das Filipinas declaram guerra à Alemanha e ao Japão.

1942 - Nasceu Ciro Aguiar (Ciro Mendes de Aguiar), em Salvador (BA). Cantor. Compositor. Foi aluno do Instituto de Música de Salvador. Estudou na Academia Militar das Agulhas Negras. Foi bancário e professor de violão. Começou a cantar quando adolescente. Estudou no Instituto Villa-Lobos e no Instituto Musical de São Paulo.

1944 - Morreu José Geraldo Juste, conhecido como Zé Geraldo, (Rodeiro (MG), 9 de dezembro de 1944) é um cantor e compositor brasileiro. Nascido em Rodeiro, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, foi criado em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, também em Minas, de onde saiu, aos dezoito anos, para estudar e trabalhar em São Paulo. Nos anos sessenta, sofre um acidente automobilístico, que acaba com seus sonhos de jogar futebol profissionalmente. Fica internado durante um ano num hospital em Carangola, onde aprende os primeiros acordes e desenvolve o lado compositor. Forma-se em Administração, enquanto tocava em bailes. Após alguns anos, tendo adquirido alguma experiência de palco, decide participar de festivais de música, sem deixar o emprego de executivo. No ano de 1978, participa do Primeiro Festival de Música da Ericsson no Brasil, e alcança a vitória. É então contratado pela gravadora CBS, abandonando a carreira de executivo e abraçando a carreira artística. Em seu álbum Terceiro Mundo, fez grande sucesso nacional com a música “Cidadão”, regravada, entre outros intérpretes, pelo paraibano Zé Ramalho e pelo cantor Sílvio Brito. Suas canções como "Rio Doce" e "Milho aos Pombos" tornaram-se conhecidas após concorrerem nos festivais de música realizadas pela Rede Globo no início dos anos oitenta. 

1946 - Os "julgamentos subsequentes de Nuremberg" começam com o "julgamento dos médicos", processando médicos e oficiais que supostamente estavam envolvidos nos experimentos humanos nazistas e assassinato em massa sob o pretexto de eutanásia.

1948 - Resolução nº 260 da ONU ratifica Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio

1958 - A John Birch Society é fundada nos Estados Unidos.

1961 - Tanganica torna-se independente da Grã-Bretanha.

1965 - Lei assinada pelo presidente Castelo Branco declara que Tiradentes é Patrono da Nação Brasileira, sendo sua efígie oficial a estátua diante da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

1962 - O Parque Nacional da Floresta Petrificada é criado no Arizona.

1965 - Lei nº 4.888 proíbe o emprego da palavra 'couros' em produtos industrializados. Lei assinada pelo presidente Castelo Branco declara que Tiradentes é Patrono da Nação Brasileira, sendo sua efígie oficial a estátua diante da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

1966 - Barbados e Emirados Árabes Unidos são admitidos como Estados-Membros da ONU.

1966 - Instalação Solene da Secretaria de Cultura do Estado Ceará,

1967 - Nasceu Edson Cordeiro (Santo André, São Paulo, 9 de fevereiro de 1967) é um cantor brasileiro contratenor (atinge 4 oitavas na escala musical).

1975 - O FD-004, Copersucar, primeiro carro brasileiro de fórmula 1, é apresentado no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

1977 - Morreu Clarice Lispector, nascida Haia Lispector (Chechelnyk, Ucrânia, 10 de dezembro de 1920 - Rio de Janeiro (rj), 9 de dezembro de 1977) foi uma escritora brasileira, nascida na Ucrânia. Autora de linha introspectiva, buscava exprimir, através de seus textos, as agruras e antinomias do ser. Suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior e intensa ruptura com o enredo factual, a ponto de a própria subjetividade entrar em crise.

1979 - Certificada a erradicação do vírus da varíola, tornando a varíola a primeira das duas únicas doenças que foram levadas à extinção (a peste bovina em 2011 sendo a outra).

1985 - O ex-presidente argentino Jorge Videla é condenado à prisão perpétua por ter liderado a “guerra suja” na qual milhares de pessoas desapareceram.

1987 - Eclode a Intifada: rebelião palestina nos territórios ocupados e no setor árabe de Jerusalém,

1992 - Tropas americanas desembarcam na Somália para a Operação Restaurar a Esperança.

1992 - É aprovado no Brasil o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira,

1994 - Começa a ser delineado o acordo da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) na Cimeira das Américas, na cidade de Miami.

1996 - O inovador navegador para web, o Opera, é lançado.

1997 - O projeto de lei prorroga o recolhimento da contribuição provisória sobre movimentação financeira (CPMF) até janeiro de 1999.

1998 - Paleontólogos encontram o esqueleto de hominídeo que, com 3,6 milhões de anos, é 400.000 anos mais antigo que Lucy, esqueleto encontrado na Etiópia e o mais antigo até então.

2002 - A United Airlines pede concordata após conseguir um empréstimo de 1,5 bilhão de dólares junto a seus principais credores.

2002 - Fortes chuvas provocam deslizamentos em Angra dos Reis RJ, causando a morte de 40 pessoas. A queda de barreiras bloqueou a BR-101 deixando mais de 1.500 moradores isolados e desabrigados.

2003 - Ataque suicida mata cinco em Moscou. O Governo russo atribuiu o atentado a rebeldes tchetchenos, que lutavam pela independência da república.

2003 - Senado aprova o Estatuto do Desarmamento

2004 - A Suprema Corte do Canadá aceita o casamento entre homossexuais, abrindo caminho para que o Parlamento votasse o projeto de lei apresentado pelo governo sobre o tema.

2007 - Um terremoto de 4.9 graus na escala Richter atinge todos os 76 imóveis da comunidade rural de Caraíbas, em Itacarambi (MG) - um dos imóveis desmoronou sobre uma criança de 5 anos, que morreu (a primeira morte causada por um terremoto no Brasil).

2008 - Polícia Federal prende juiz e desembargadores no Espírito Santo

2009 - Ministério Público de São Paulo informa que sangue coletado era do casal Nardone.

2010 - Dia Internacional da cantora Lady Gaga em comemoração ao lançamento de suas estátuas de cera no museu Madame Tussauds.

2010 - Lula pede a parlamentares do PT união e apoio a Dilma Rousseff

2011 - Presidenta Dilma Rousseff defende a liberdade de imprensa no Brasil.

2011 - Presidenta Dilma Rousseff homenageia Padre João Batista Frota (Sobral), com o Prêmio Direitos Humanos 2011. Pe. João ganhou a categoria ‘enfrentamento a pobreza’ com o trabalho desenvolvido com o projeto Cabra Nossa, que consiste na distribuição de caprinos para o sustento de famílias carentes, enfrentando a aridez do sertão e que virou referência no Brasil e no resto do mundo.

2011 - Neymar discorda de Pelé e diz que Messi é o melhor do mundo.

2012 - Em Portugal, o Brasil vence (3 x 0) Portugal e conquista o Torneio Mundial de futsal feminino.

2012 - Cacá Bueno ganha seu pentacampeonato de Stock Car.

2013 - Presidente Vladimir Putin dissolve a principal agência estatal de notícias, a “Ria Novosti”.

2013 - Correios lançam carimbo comemorativo para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção.

2013 - Cerimônia restitui mandato de vereadores cassados na ditadura.

2013 - Papa Francisco diz que fome é ‘escândalo global”.

2014 - Resolução do Contran determina que motos terão freios ABS obrigatório a partir de 2016.

2014 - Comissão do Senado aprova projeto que torna trote estudantil crime.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff veta redução na contribuição na contribuição de INSS de empregados domésticos.

2015 - Início da trigésima sexta cúpula do Conselho de Cooperação do Golfo em Riad.

2015 - Supremo Tribunal Federal (STF) mantém condenação do ex-senador Luiz Estevão.

2015 - Angela Merkel é eleita “Personalidade do Ano” pela revista Time.

2015 - Tribunal de Contas da União nega recurso do governo Dilma em análise de pedaladas fiscais.

2015 - Médicos residentes entram em greve por tempo indeterminado em todo o país.

2016 - A presidente Park Geun-hye, da Coreia do Sul, é destituída do seu cargo pela Assembleia Nacional do país em resposta a um grande escândalo político. O primeiro-ministro Hwang Kyo-ahn se torna presidente interino.

2016 - Duplo ataque suicida na cidade de Madagali (56 vítimas)

2016 - Ministério Público Federal denuncia o ex-presidente Lula na Operação Zelotes.

2016 - Fiocruz abre centro de produção de testes para zika e chikungunya.

2016 - Presidente Michel Temer tem sua primeira agenda no Nordeste.

2016 - ANS suspende vendas de 69 planos de saúde de 11 operadoras. 

2017 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da silva (PT) diz que o juiz Sergio Moro “é do mal”.

2017 - OAB-SP promove Ato Público pela Ética e contra a Corrupção na Catedral da Sé.

2017 - Jornais anunciam que famílias vítimas de voo da Tam receberão R$ 30 milhões.

2018 - NASA divulga imagens enviadas de Marte pela sonda InSight.

2018 - A primeira-ministra Theresa May alerta que Reino Unido passará por incertezas sem acordo do Brexit.

2018 - Presidente Nicolás Maduro denuncia que EUA articulou plano de golpe de Estado contra seu governo.

2018 - II Simpósio Internacional de Neurociências da UFC.

2018 - Ricardo Salles é o novo ministro do Ambiente brasileiro.

2018 - Martinho da Villa lança álbum no Teatro Bradesco, em São Paulo.

2019 -Terremoto de 4,5 graus de magnitude atinge a região de Mugello, no centro da Itália.

2019 -Morte do atleta norte-americano Pete Frates (símbolo do desafio do balde de gelo).

2019 -ONU denuncia intervenção de forças externas na Lídia.

2019 - Governo de São Paulo decide afastar 32 policiais envolvidos em operação em, Paraisópolis.

2019 - Marcelo Odebrecht diz que Lava Jato “prejudicou” os negócios do Brasil no exterior.

 

TÚNEL DO TEMPO

Relembre Nelson Ferreira

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário