sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Leitura terapêutica: conheça o projeto "Ler faz bem à saúde" no programa Bem Viver

O programa Bem Viver desta sexta-feira (11) tem uma pergunta para você: já leu um livro hoje? Se não, fique sabendo que além dos benefícios intelectuais, há quem defenda que o hábito de ler é capaz de proporcionar uma série de vantagens para a sua saúde.

A fim de propagar os benefícios terapêuticos da leitura, o projeto "Ler faz bem à saúde" promove a literatura em ambientes hospitalares, atendendo pacientes, acompanhantes e funcionários de hospitais em Itabuna, na Bahia.

Mas como as páginas podem fazer bem para a saúde? A coordenadora do projeto Glória de Fátima Lima dos Santos explica que "a literatura proporciona um momento de distensão e também um momento catártico em que você pode pacificar as emoções e vivenciar outros sentimentos".

Na edição de hoje você também ouve o terceiro e último capítulo do especial Grande Sertão Ameaçado, um conjunto de reportagens sobre a trajetória de luta e resistência do povo geraizeiro do norte de Minas Gerais. O episódio apresenta os saberes e ancestralidades popular como resistência a monocultura e mineração, além de defesa do bioma cerrado. 

O programa atualiza também a situação das pessoas atingidas pelo crime socioambiental da Vale na cidade de Brumadinho (MG). Ontem, pela terceira vez, ocorreu uma audiência entre o governo de Minas Gerais e a mineradora para tentar definir uma reparação pelos danos e prejuízos causados pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão, que ocorreu em janeiro de 2019. O encontro mais uma vez acabou sem um acordo conciliatório. A população atingida critica a falta de representação em comitê criado para tratar o caso.  

Já o "superfungo" Candida auris confirmado em paciente que se trata de covid-19, em Salvador, na Bahia, é tema de entrevista com o médico infectologista Antônio Bandeira. Ele explica quais são os cuidados e procedimentos que devem ser adotados com o surgimento deste organismo no país. A conversa também aborda questões como ameaça e possíveis formas de contaminação.  

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: radio@brasildefato.com.br (Brasil de Fato)

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário