sábado, 19 de dezembro de 2020

LITERATURA CEARENSE: Aulas que deixaram marcas

A nossa experiencia com a disciplina LITERATURA CEARENSE, na Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, foi muito marcante. Para mim, como Professor e para o grupo de alunos. 

Adotamos uma Metodologia que privilegiava a participação e o conhecimento dos alunos, oriundos de vários municípios da região norte do Ceará. Vinham diariamente e retornavam após as aulas. Todos tinham trabalhos no dia seguinte.

O envolvimento do conteúdo da disciplina com a realidade de cada aluno em suas comunidades os fez descobrir muitos valores locais. É o que dizem em seus testemunhos.

Muitas eram as descobertas. Uns mais, outros menos, mas todos tinham algo a dizer, como nos confirma Luciana Linhares, de Camocim, hoje já exercendo o magistério: “Falar das aulas de Literatura Cearense hoje é voltar aos bons tempos de faculdade. Durante os seis meses da disciplina ministrada pelo prof. Leunam, nós alunos descobrimos a importância da literatura em nossos municípios. De valorizar o que é nosso e de mostrar para os outros municípios ou estados que também temos escritores espetaculares e que também fazemos parte da literatura cearense. Movida por essa importância, durante as aulas de Literatura Cearense levei o autor, Raimundo Sotero, grande poeta cearense que mora em Camocim. Foi um momento especial e de muito conhecimento.”.  

Vanessa Nobre destaca as descobertas que fez: “Confesso que até então não dava a devida importância à literatura local. A carga horária da disciplina era reduzida e o tempo, muito corrido. Mas ao mergulhar no universo da Literatura Cearense (Mais tarde pude reforçar nas aulas de Tópicos Especiais) foi uma experiência única. Ver o Ceará como berço de grandes escritores que contribuíram com nossa cultura, bem como conhecer melhor os autores e as obras através de aulas dinâmicas foi muito proveitoso para minha vivência acadêmica, além de contribuir para meu crescimento como profissional e ser humano”.

Vanessa Nobre, de Forquilha – Ceará, Graduada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação pela rede municipal da cidade de Sobral-CE. 


Mayume Passos Lopes, de Reriutaba, hoje Especialista em Gestão e Coordenação Escolar - Coordenadora Pedagógica da EEEP Comendador Miguel Gurgel, em Fortaleza: “Aulas do professor Leunam, um treino para a vida! Recordo-me, com imensa alegria, do significado de trabalhar no coletivo, do valor existente nas relações e das valiosas lições de humildade. Um conhecimento que ultrapassou as quatro paredes e que nos proporcionou ser profissionais mais humanos, mais empáticos e, consequentemente, melhores. Foram momentos em que, por meio do lúdico, exercitamos a epistemologia da prática, tudo de uma forma tão intensa, que naturalmente mergulhávamos nas profundezas do nosso íntimo...” 


Estes depoimentos, estão no nosso livro PROFESSOR COM PRAZER e estão sendo compartilhados aqui para que todos os Professores percebam que podem fazer diferente em suas salas de aula. Basta saber envolver os alunos. Desde o Ensino Fundamental até a pós graduação. Já fiz e sempre deu certo. É questão de saber ousar e sair da rotina. Não pode ser de qualquer jeito. É preciso ter uma fundamentação. Os alunos precisam perceber a segurança do Professor quando adota uma forma diferente de conduzir a sala de aula. Não é fazer por fazer. Inovar por inovar, mas ter consciência do alcance de sua metodologia. Estude, planeje, experimente e que dará certo.

COMENTÁRIOS ENVIADOS AO NOSSO SITE  professorcomprazer.com

DE Mario Miranda de Albuquerque, de Fortaleza, ex Presidente da Comissão de Anistia: Muito bom Leunam. Parabéns e profícuo trabalho. Conte sempre comigo”

DE  Modesto Siebra Coelho, de João Pessoa – PB: sobre nossa posse na Presidência da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou:  Leunam, você nos orgulha. Sua trajetória linear de luta pelas causas da liberdade, da justiça e igualdade social ė um grande exemplo e estímulo a que nunca nos afastemos desses ideais. Um bom trabalho ao lado dos que compõem necessária Comissão. Parabéns a você e aos demais da Diretoria”

DE Lúcia Feitoza Freire, de Tianguá – Ce. “Suas palavras são emocionantes e cheia de significado!
Parabéns por mais esse cargo para o qual, merecidamente, você foi designado e irá desempenhar com galhardia pois você sentiu na pele as agruras da ditadura e saberá exatamente se colocar no lugar daqueles a quem vai analisar e julgar. Parabéns Leunam, tenho muito orgulho de você!
Deus seja louvado” 

DE João Batista da Silva, autor do texto PASSANDO EM BETÂNIA: “As passagens do “Carpinteiro de Nazaré” por Betânia, foram marcantes. Para nós, ex-seminaristas, a singularidade da Betânia de Sobral, é notória. Ali fizemos amigos, trazemos boas recordações e ainda vivenciamos maravilhosos sentimentos e realizações. Obrigado prof. Leunam pela publicação da singela lembrança de uma infância feliz.”

DE Lourenço Araújo Lima, do Rio de Janeiro - : Muito bom o seu texto prezado colega de turma. Você fala com tanto carinho pelo seu lugar, que aspiro conhecê-lo assim que for possível. Um fraternal abraço

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário