sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Primeiro Plano - Prof. Leunam Gomes (*)

Votar sem prestar atenção na coerência do candidato dá nisto. Os deputados agora estão querendo desviar dinheiro do FUNDEB para escolas particulares, indistintamente.

Outros se opuseram à aprovação de tratado internacional contra racismo: Do Ceará: Dr. Jaziel, do PL, e Heitor Freire do PSL, aquele que prometia endireitar(?) Fortaleza.

Como disse Millôr Fernandes: “o brasileiro racista é aquele que desconhece a sua própria história”.  Somos descendentes de  Pretos, Brancos e Índios. A nossa beleza.

O Professor Fabiano Martins assumiu a função de Coordenador Escolar da Escola Estadual Marina Soares, em Guaraciaba do Norte. Com certeza, dará grande colaboração. Parabéns!

A Escola conta com uma equipe gestora muito dedicada e com professores de muita competência. Daí a sequência de sucessos que vem acumulando.

Quando era denominada Escolas Reunidas em casa alugada, fiz o primeiro e segundo anos do Primário, com as professoras: Dona Antonieta  Cardoso e Dona Marita Saboia.

Ainda em Guaraciaba do Norte: Os Colégios Dom Pedro I (anexo) e Oriento celebrando o aniversário do Professor e Gestor Evando Mesquita. Parabéns.

Na coluna de Literatura Cearense, neste Blog do Artemísio da Costa professorcomprazer.com mais uma poesia da Professora Vânia Pontes que tem acumulado uma série de prêmios por sua rica produção. (foto)

Mesmo à distância, fico torcendo pelas conquistas de ex alunos e alunas do curso de Letras da UVA, onde vivi uma grande experiência com Literatura Cearense.

Saindo do formato convencional e desenvolvendo um trabalho participativo, nossos alunos descobriram muitos valores em suas cidades e se descobriram como escritores e poetas.

No nosso futuro livro AD LABOREM, sobre a influência do Seminário de Sobral em nossa caminhada profissional, teremos um posfácio sobre nossos Professores e Reitores.

A propósito, tive contato com Arlindo Soares, betanista de Massapê, ex Secretário de Desenvolvimento Social do Governo de Pernambuco na gestão de Jarbas Vasconcelos.

As confraternizações natalinas não acontecerão este ano. Quem gosta da própria família não promoverá festas. Nem Natal e nem Ano Novo. É melhor esperar a vacina.

A saída é fazer a festa “on line”, cada família em sua própria casa. Não adianta teimar. Muitos teimosos estão agora enchendo os hospitais, como agentes ou pacientes dos imprudentes.

O Ceará é o único Estado que tem sua própria Comissão Especial de Anistia, com o objetivo de receber requerimentos de indenização, avaliar, confirmar provas e, se for o caso, atender.

São indenizáveis aqueles e aquelas que foram prejudicados pelas perseguições da ditadura em razão da forma de pensar e agir, politicamente, contra as desigualdades sociais.

O ex juiz modelo para o país, foi muito apressado em receber as recompensas. Agora todo mundo sabe por que prendeu Lula, sem provas, e ganhou e perdeu um Ministério.

A propósito dos que querem excluir Lula da política, pensam que a Democracia é canal de tv que precisa de caras jovens para aparecer no vídeo. Na política os critérios são outros.

Basta que comparemos os políticos mais velhos, de quaisquer partidos. Os mais velhos e com bons argumentos são os que fazem história. Não permanecem pela beleza.

Outros, demoram pouco tempo no parlamento por falta de argumentação para defender as próprias ideias. Alguns, nem ideias apresentam. Piores são os que se vendem.

Até o empresário Oman Carneiro, depois de 90 anos, continua aluno do Espaço da Música e, estimulado pela Professora Ivana Sá, tocando música de Natal, como os demais, nesta época.


As professoras Verinha Azevedo e Marisa Rodrigues estão recebendo muitas mensagens de alunos  e professores pelo trabalho que fizeram na EJA, desde 2017, no município do Graça.


(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário