LATERAL-DIREITA / LATERAL-ESQUERDA
Djalma Santos e Nilton Santos
“Marcelo é o lateral-esquerda da Seleção Brasileira”; “Daniel Alves, o lateral-direita da Seleção Brasileira”. Assim é como devemos dizer.
A bem da lógica, da coerência e, conseqüentemente, da correção, são estas as palavras corretas existentes no mundo do futebol, mas os jornalistas esportivos só conhecem “lateral-direito e lateral-esquerdo”.
Ora, lateral é palavra do gênero feminino e, se tornou masculina, só mesmo os profissionais do esporte (andam a saber) não sabem desse fato, sendo, sem dúvida, feminina, não tem cabimento usar “lateral-direito” nem “lateral-esquerdo”. Como cabimento ainda não tem o uso de “ponta-direito” e “ponta-esquerdo”, coisa que a gente do esporte ainda não ousou usar, embora ousada seja muito. Eu não tenho dúvida em afirmar que o maior lateral-direita de todos os tempos foi Djalma Santos (1929-2013) e o maior lateral-esquerda foi Nilton Santos (1925-2013). Alguma dúvida?
LARINGE
Em rigor, palavra masculina: O laringe. Por influência do gênero de faringe, passou a ser usada como feminina. A língua aceita ambos os gêneros, mas prefere o primeiro.
LENIMENTO / LINIMENTO
Convém não confundir. Lenimento é qualquer coisa que abranda, mitiga ou suaviza dores físicas ou morais; é o mesmo que lenitivo ou alívio. Linimento é remédio de fricção. Pessoas há que encontram numa nova profissão um lenimento para os insucessos na anterior; há outras, porém, que preferem encontrar num cargo público o lenimento ideal para todos os males passados, presentes e, naturalmente, futuros. Toda mãe zelosa aplica linimento no filho, se necessário, antes de este ir para a cama.
LESAR / LESIONAR
As duas formas existem, mas a primeira é a rigorosamente correta. A forma lesionar surgiu por analogia com questionar, sancionar, etc., mas só se emprega no sentido de causar lesão, contusão ou traumatismo. Exs.: O zagueiro lesionou o atacante; Os espinhos do limoeiro o lesionaram. Claro está que ninguém “lesiona” o fisco. Todo o mundo faz questão é de “lesar” o fisco.
LETRAS (PLURAIS)
O plural das letras se faz de duas maneiras, indiferentemente:
Os "rr” (ou os erres); os “ss” (ou os esses); os “aa” (ou os as); os “hh” (ou os agás); os “ii” (ou os is); os “jj” (ou os jotas), etc. Certa vez, um jornalista escreveu: Um locutor de falar com todos os “rr” e “ss”.
RAIO-X / RAIOS X
Raio-X: Fotografia ou exame feito por meio de raios X, radiografia. Exs.: Tirar um raio-X dos pulmões; Tirar um raio-X do joelho. Raios X (no plural) é a radiação eletromagnética não luminosa, capaz de atravessar quase todos os sólidos e radiografá-los internamente. Usa-se sempre no plural. Não confunda com Raio-X.
(*) Professor Antonio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral. Contato: (088) 9868-2517.
Nenhum comentário:
Postar um comentário