segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

ARTIGOS: A casa do grande escritor (Dr. Francisco Santamaria Mont' Alverne Parente*).

O fato de ter estado, em duas oportunidades diversas - em 1978 e em 2008 -, na simpática e aconchegante casa situada na rua Felipe de Oliveira, nº 1415 - bairro de Santana, em Porto Alegre - a propósito, a capital de minha predileção no Brasil -, revela a identidade do escritor que eu gostaria de ter encontrado pessoalmente. Pena que ele partira três anos antes de minha primeira visita, oportunidade em que fui afavelmente recebido pela senhora Mafalda, viúva do venerável romancista. 

1978: O articulista em frente à casa do escritor

 
Naquele ensejo, tive a satisfação de ser apresentado ao filho do casal, Luís Fernando, que assistia a uma partida de futebol pela Copa do Mundo da Argentina, transmitida pela TV.

Em minha segunda visita, acompanhado de Sandra, José Gerardo Neto e Ana Cecília, fui recepcionado por Clarissa, prestimosa filha do notável literato - por sinal, nome do primeiro romance que escrevera -, que gentilmente, repetindo a fidalguia de sua mãe há trinta anos, abriu as portas do referido imóvel para a generosa acolhida.

Nessas duas ocasiões, estive nas principais dependências da casa, com exceção dos cômodos dos familiares, considerando o caráter reservado desses locais. Ficaria muito feliz se tivesse mesmo conhecido esse grande vulto das letras de nosso país. 

Certamente expressaria a ele um "muito obrigado", em preito de sincero agradecimento pelo enorme deleite que seus livros me proporcionaram, desde minha distanciada infância.

Ele era também o escritor, dentre os nascidos em solo pátrio, favorito de meu pai. Seu nome: Érico Veríssimo (1905-1975).


(*) Dr. Francisco Santamaria Mont'Alverne Parente. Juiz de Direito. Membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras. Membro da Academia Cearense de Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário