terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Fatos históricos de 23 de fevereiro

 23 de fevereiro é o 54º dia no calendário gregoriano. Faltam 311 para acabar 2022.

- Dia Mundial do Rotariano / Dia da Paz e da Compreensão Mundial em Rotary - Comemorado por rotarianos, para marcar a data da fundação do Rotary Club, constituído em 23 de fevereiro de 1905. Aconteceu durante a 1ª reunião e instalação do Rotary Club de Chicago nos EUA, a partir da iniciativa do advogado norte-americano, Paul Percy Harris, donde viria a ser criado mais tarde o Rotary Club Internacional. 

- Dia Nacional do Movimento Municipalista brasileiro - Comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.639, de 15.05.2012.

- Dia Nacional do Rotary - Comemoração de brasileiros, conforme Lei Nº 6.843, de 03.11.1980, que está relacionada com o "Dia Mundial do Rotariano".

- Dia Nacional do Surdo-Mudo.

EVANGELHO (Mc 9, 38-40)

7ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Policarpo

EFEMÉRIDES

 

Stan Laurel (1890-1965). É o magro da dupla “

303 - Imperador romano Diocleciano ordena a destruição da igreja cristã em Nicomédia, dando início a oito anos da Grande Perseguição.

532 - Imperador bizantino Justiniano ordena a construção de uma nova basílica cristã ortodoxa em Constantinopla - a Hagia Sophia.

1455 - Data tradicional da publicação da Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro ocidental impresso com tipo móvel.

1685 - Nasceu Haendell (Georg Friedrich Händel), em Halle an der Sale, no Sacro Império Romano-GermânicoFoi um célebre compositor germânico, naturalizado cidadão britânico em 1726. Desde cedo mostrou notável talento musical, e a despeito da oposição de seu pai, que o queria um advogado, conseguiu receber um treinamento qualificado na arte da música. Morreu em Londres, Inglaterra, em 14.04.1759.

1765 - O químico e físico inglês Henry Cavendish descobre o hidrogênio. 

1797 - Todos os detentores de bens da Coroa portuguesa e os herdeiros de morgados ou capelas passam a ter que servir no Exército ou na Marinha, sob pena de devolução dos bens.

1797 - Todos os detentores de bens da Coroa portuguesa e os herdeiros de morgados ou capelas passam a ter que servir no Exército ou na Marinha, sob pena de devolução dos bens.

1807 - Parlamento britânico aprova a abolição do comércio de escravos. 

1812 - Invasões Francesas: Napoleão Bonaparte renega a Concordata com o Papa.

1814 - Invasões Francesas: Vitória de Napoleão Bonaparte sobre a guarda-avançada do Exército prussiano, comandado por Blucher. Os aliados tentam negociar uma suspensão das hostilidades com Napoleão.

1818 - Descobrimento do cometa Crommelin.

1847 - Guerra Mexicano-Americana: Batalha de Buena Vista: no México, tropas americanas sob o comando do general Zachary Taylor derrotam o general mexicano Antonio López de Santa Anna.

1854 - Declarada a independência oficial do Estado Livre de Orange.

1861 - O presidente-eleito dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, chega disfarçado a Washington para assumir a presidência, após ter sofrido uma tentativa de assassinato em Baltimore.

1875 - Asteroide 143 Adria é descoberto pelo astrônomo tcheco Johann Palisa.

1886 - Charles Martin Hall produz as primeiras amostras de alumínio a partir da eletrólise do óxido de alumínio, após vários anos de trabalho intensivo. Ele foi auxiliado neste projeto por sua irmã mais velha, Julia Brainerd Hall.

1898 - Na França, o romancista Emile Zola é aprisionado por escrever a carta “J´accuse”, acusando o governo de antissemitismo e de ter aprisionado injustamente o Capitão Alfred Dreyfus.

1901 - É fundado em São Paulo (SP) o Instituto Butantã, centro de pesquisa biomédica localizado no bairro do Butantã daquela cidade.

1903 - Cuba arrenda aos Estados Unidos, de forma perpétua, a Baía de Guantánamo.

1904 - Estados Unidos obtêm o controle do Canal do Panamá por 10 milhões de dólares.

1905 - Advogado de Chicago, Paul Percy Harris, e outros três empresários se reúnem para formar o Rotary International, o primeiro clube de serviço do mundo.

1911 - Os bispos portugueses contestam as medidas anticlericais da I República: A expulsão das congregações, a Lei do divórcio, a criação do registo civil e o fim do juramento religioso nos tribunais.

1916 - Primeira Guerra Mundial: Portugal apreende os navios alemães nos portos portugueses, para serem «colocados ao serviço da causa luso-britânica».

1917 - Primeira Guerra Mundial: O segundo contingente do CEP (Corpo Expedicionário Português) parte para França.

1919 - Fundado o jornal A Batalha, em Portugal.

1919 - Benito Mussolini rompe com o Partido Socialista e funda o Partido Fascista na Itália.

1927 - Físico teórico alemão Werner Heisenberg escreve uma carta ao colega físico Wolfgang Pauli, na qual ele descreve o princípio da incerteza pela primeira vez.

1927 - Nasceu Bezerra da Silva (José Bezerra da Silva), em Recife (PE). Foi um cantor, compositor e violonista, percussionista e interprete brasileiro dos gêneros musical Coco e Partido Alto, subgêneros do Samba. Considerado o embaixador dos morros e favelas, cantou sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, se apresentando no limite da marginalidade e da indústria musical, também é considerado um dos principais expoentes do samba do estilo partido alto. Em 2003 gravou o CD intitulado 'Caminho de Luz', de gênero gospel, uma vez que se converteu ao evangelho no ano de 2001 na Igreja Universal do Reino de Deus. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 17.01.2005.

1939 - Walt Disney venceu o Oscar de melhor filme com Branca de Neve e os sete anões.

1941 - Plutônio é produzido pela primeira vez e isolado por Glenn T. Seaborg.

1944 - O ditador russo Josef Stalin mandou para o exílio mais de 1 milhão de cidadãos, sob a acusação de que o país colaborou com os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

1944 - União Soviética começa a deportação forçada do povo checheno e inguche do Cáucaso do Norte para a Ásia Central.

1945 - Segunda Guerra Mundial: durante a Batalha de Iwo Jima, um grupo de fuzileiros navais dos Estados Unidos e um corpo de pessoal do hospital da Marinha atingem o topo do Monte Suribachi na ilha e são fotografados levantando a bandeira americana.

1947 - Fundação da Organização Internacional de Normalização.

1954 - O imunologista norte-americano, Jonas E. Salk, apresenta a vacina para a Poliomielite.

1958 - O pentacampeão argentino de Fórmula 1, Juan Manuel Fangio, é sequestrado por rebeldes envolvidos na Revolução Cubana, às vésperas do Grande Prêmio de Cuba. Ele foi liberado no dia seguinte após a corrida.

1958 - Arturo Frondizi é eleito presidente na Argentina.

1961 - O Conselho de Segurança da ONU emite a primeira resolução condenatória da política colonialista de António de Oliveira Salazar.

1961 -  Che Guevara é nomeado Ministro de Indústrias de Cuba. Ele, que lutou ao lado de Fidel Castro contra a ditadura de Fulgêncio Batista, virou cidadão cubano e já havia sido diretor do Banco Nacional da ilha, deixaria o cargo mais tarde para lutar pela revolução na África. 

1961 - Igrejas dos EUA aprovam controle artificial de natalidade.

1964 - Missionários belgas são assassinados por guerrilheiros congolenses.

1965 - Morreu Stan Laurel (Arthur Stanley Jefferson), o magro da dupla O Gordo e o Magro, em Santa Mônica, Califórnia, EUA. Foi um ator cômico, escritor e diretor, nascido em Ulverston, Lancashire, Inglaterra, em 16.06.1890.

1970 - O primeiro-ministro Forbes Burnham institui a República Cooperativa da Guiana.

1974 - O Exército Simbionês de Libertação exige 4 milhões de dólares a mais para libertar a vítima de sequestro Patty Hearst.

1981 - Na Espanha, Antonio Tejero tenta um golpe de Estado ao capturar o Congresso dos Deputados espanhol.

1987 - Supernova 1987A é vista na Grande Nuvem de Magalhães.

1988 - Saddam Hussein dá início ao genocídio de Anfal contra curdos e assírios no norte do Iraque.

1988 - Foi autorizado no Brasil o funcionamento da TVs pagas, sistema de televisão que transmite sinais apenas a assinantes.

1991 - O presidente Raúl Alfonsín escapa ileso de um atentado na cidade de San Nicolás.

1993 - Atentado terrorista no World Trade Center.

1996 - Assassinados em Bagdá genros de Saddam Hussein.

1997 - O cientista Ian Wilmut, do Instituto Roslin, na Escócia, anunciou a existência da ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de uma célula de um animal adulto.

2003 - Italiana de 52 anos dá à luz a trigêmeos. As crianças foram concebidas pelo método natural, sem que houvesse qualquer forma de fertilização estimulada.

2003 - O Brasil conquistou seu 8º título mundial de Beach Soccer (futebol de praia) ao vencer a Espanha por 8 X 2.

2004 - Terremoto mata 628 e fere 926 pessoas, além de deixar 15.000 desabrigados no Marrocos. O mesmo foi registrado por volta de 3h da madrugada, quando a população dormia.

2004 - Morreu Pedro Bloch, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um médico foniatrajornalistacompositorpoetadramaturgo e autor de livros infanto-juvenis, tendo escrito mais de cem livros. Nasceu em Jitomir, na Ucrânia, em 13.05.1914 e veio criança para o Brasil, onde se naturalizou.

2005 - Lançamento do Selo Comemorativo aos 100 anos do Rotary Internacional

2006 - Proibida a importação de produtos derivados de aves

2006 - STF afasta a proibição de progressão de regime nos crimes hediondos

2006 - Lançamento do livro “Estrelas na noite escura”, de Dom Paulo Evaristo Arns.

2007 - Publicada no Diário Oficial o edital da primeira Parceria Público-Privada (PPP).

2008 - Lançamento de “Reinações de José Mindlin, escritas por ele mesmo”.

2010 - Jornal Folha de São Paulo publica denúncias contra José Dirceu.

2010 - Câmara aprova projeto que cria fundo que cria fundo social do pré-sal

2010 - Caixa Econômica Federal proíbe lotéricas de realizar bolões.

2011 - Encerramento do prazo para o aviso de habilitação em rádios comunitárias.

2011 - Veículos longos ficam proibidos de transitar por estradas federais de pista única nos feriados.

2013 - Protesto contra Renan Calheiros na Avenida Paulista, em São Paulo.

2013 - Manifestantes pedem impeachment de Renan Calheiros em frente ao Congresso Nacional.

2014 - Série de atentados no Iraque (mais de 17 vítimas).

2015 - O ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, defende adiamento de aposentadorias.

2015 - Protesto de caminhoneiros bloqueia estradas do país.

2015 - Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo alcança a marca de R$ 300 bilhões.

2016 - Presidente Barack Obama lança plano para fechar prisão de Quantánamo.

2016 - Polícia Civil de Minas Gerais conclui o primeiro inquérito do rompimento de barragem.

2016 - Senado aprova Medida Provisória que eleva imposto sobre ganhos de capital.

2016 - A diretora-geral da OMS, Margareth Chan, visita o Brasil.

2016 - Conselho Nacional do Ministério Público autoriza retomada de investigação sobre Lula e tríplex.

2017 - Exército Livre da Síria, apoiado pelos turcos, captura Al-Babdo Estado Islâmico.

2017 - Presidente Donald Trump defende a ampliação do arsenal nuclear dos EUA.

2017 - Papa Francisco sugere que é “melhor ser ateu do que católico hipócrita”.

2017 - Presidente Michel Temer escolhe deputado Osmar Serraglio para o Ministério da Justiça.

2017 - Governo envia projeto de recuperação fiscal dos estados ao Congresso.

2018 - UNICEF pede ajuda para 720.000 crianças Rohingya.

2018 - Presidente Trump volta a defender professores armados em escolas.

2018 - Papa Francisco retorna ao Vaticano após cinco dias de exercícios espirituais.

2018 - O juiz federal Sérgio Moro determina nova perícia em sistemas da Odebrecht.

2018 - A agência Fitch rebaixa a nota de crédito soberano do Brasil de “BB” para “BB-“

2018 - Pelé diz que Neymar já é o melhor jogador do mundo.

2019 - Voo Atlas Air 3591, um Boeing 767 cargueiro, cai em Trinity Bay perto de Anahuac, Texas, matando todas as três pessoas a bordo.

2020 - Plácido Domingos pede desculpas às mulheres que o acusaram de assédio sexual.

2020 - Confronto entre hindus e muçulmanos deixa 20 mortos.

2020 - Berlim, na Alemanha, inicia congelamento de aluguel em 1,5 milhão de casas e apartamentos.

2020 - Papa Francisco afirma ter medo dos discursos de líderes populistas.

2020 - A ministra Damares Alves pede para que foliões se vistam com “respeito” no Carnaval.

2020 - A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) é alvo de críticas no Carnaval de rua de São Paulo.

2020 - Ciro Gomes responde provocação e chama Carlos Bolsonaro de “libélula deslumbrada”. Disse ele: “Libélula deslumbrada, nós aqui no Ceará somos e seremos o pior de pesadelo de sua família de canalhas, milicianos e peculatórios corruptos. Quanto dinheiro roubado o Queiroz depositou na conta da mulher de seu pai, o canalha maior?”

2020 - Caixa Econômica Federal amplia limites de saques e transferências.

2020 - Número de assassinatos durante motim da PM no Ceará passa de 100.

2020 - Polícia Militar do Ceará anuncia a prisão de 37 policiais desertores.

2021 - Retirada a última estátua de Francisco Franco na Espanha.

2021 - Espanha prorroga limitações a chegada do Reino Unido, Brasil e África do Sul.

2021 - Nos EUA, Coca-Cola é acusada de racismo reverso por dizer aos funcionários para serem “less white” (menos branco); Stevie Wonder diz que deixara EUA devido à “turbulência política” no país; EUA lançam míssil balístico intercontinental Minuteman III com êxito na Califórnia.

2021 - Twitter relança recurso no IOS que incentiva usuários a revisar respostas “prejudiciais”.

2021 - Reino Unido aceita extensão de aplicação provisória do acordo pós-Brexit.

2021 - Na África do Sul, a cidade de Port Elizabeth passa a denominar-se Gqeberha.

2021 - Chile supera as 2,9 milhões de pessoas vacinadas contra a covid-19.

2019 - Facebook anuncia que vai restaurar páginas de notícias na Austrália.

2021 - Benjamin Netanyahu adverte que Israel fará tudo para que Irã não tenha armas nucleares.

2021 - Afeganistão lança a primeira fase da campanha de vacinação contra covid-19.

2021 - Ucrânia denuncia Rússia por “assassinatos seletivos” de opositores; Na Ucrânia, manifestação de extrema-direita em Kiev.

2021 - Malásia expulsa mais de mil migrantes para Mianmar.

2021 - Libéria inicia julgamento sobre crimes cometidos durante a guerra civil.

2021 - União Europeia adverte Estado-membros por fechamento de fronteiras restrição de viagem.

2021 - Instituto Butantan completa 120 anos com arte, selo comemorativo e eventos especiais.

2021 - Governo publica decretos com novas restrições para combate à pandemia no RS.

2021 - Presidente Bolsonaro edita decreto que obriga informar composição do preço do combustível.

2021 - Em defesa da cloroquina, médicos publicam um manifesto nos maiores jornais do Brasil.

2021 - Chega de mais dois milhões de doses do imunizante de Oxford-AstraZeneca.

2021 - Governo do Distrito Federal desativa cemitério de veículos no Parque Ecológico Burle Marx.

2021 - Conselho de Ética da Câmara analisa processo contra Daniel Silveira (PSL-RJ).

2021 - Senador Eduardo Girão (Podemos-CE) critica a confirmação da prisão do deputado Daniel Silveira.

2021 - STF autoriza estados e municípios a comprar vacinas contra Covid se União descumpre plano.

2021 - STF nega seguimento de pedido de cassação do acordo entre Vale e governo de MG sobre Brumadinho.

2021 - STF anula quebra de sigilo bancário e fiscal de Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”.

2021 - Justiça do Rio de Janeiro afasta a deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ).

2021 - Morte da primeira juíza negra do Brasil, Mary Aguiar.

2021 - Conselho Nacional de Justiça decide aposentar a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges.

2021 - Vacina da Pfizer ganha registro definitivo no Brasil.

2021 - BNDS vende últimas ações e deixa de ser sócio da Vale.

2021 - Governo de São Paulo leiloa Jardim Botânico e Zoológico.

2021 - Prefeitura de Boa Vista (RR) sanciona lei que parcela débitos de impostos em até 48 vezes.

2021 - Polícia Federal incinera mil toneladas de drogas em Rio Branco (AC).

2021 - Polícia Federal de Campinas (SP) faz operação contra fraudes no auxílio-doença do INSS.

 TÚNEL DO TEMPO

Bezerra da Silva - Malandragem dá um tempo

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário