quinta-feira, 31 de março de 2022

Fatos históricos de 1º de abril

1º de abril é o 91º dia no calendário gregoriano. Faltam 274 para acabar 2022.

- Dia Internacional dos Pássaros - Comemoração que leva em conta o momento do início do período de regresso das aves de migração sazonal, sendo celebrado na Rússia e alguns outros países. Objetivo: marcar a data da assinatura de uma espécie de "Convenção Internacional para a Proteção das Aves", que foi firmada por vários países em 1º de abril de 1906 e ratificada pelos russos em 1927.

- Dia Internacional da Diversão no Trabalho

- Dia da Mentira - Há muitas explicações para a origem do Primeiro de Abril ter se transformado no Dia da Mentira. Provavelmente a mais aceita é a que cita que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.

No ano de 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo passaria a ser comemorado no dia 1º de janeiro. Muitos franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em primeiro de abril. A partir daí, muitas pessoas passaram a ridicularizá-los, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Por lá, esse costume recebeu o nome de “plaisanteries” (brincadeiras).

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Pernambuco. Naquele Estado circulava um jornalzinho periódico, de curta duração, chamado "A Mentira". Fora lançado no dia 1º de abril de 1848, noticiando a morte de D. Pedro II, o que foi desmentido no dia seguinte. Sua última edição circulou em 14 de setembro de 1849. Trazia uma convocação a seus credores para receberem as dívidas no dia 1º de abril do ano seguinte. Só que o endereço informado não existia. 

EVANGELHO (Jo 7, 1-2.10.25-30)

4ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.

25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.

28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.

30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

SANTO DO DIA: Ludovico Pavoni

 

EFEMÉRIDES

Moreira da Silva (1902-2000)

286 - O imperador Diocleciano promove o seu general Maximiano a coimperador com o posto de Augusto e lhe dá o controle sobre as regiões ocidentais do Império Romano.

325 - O príncipe Cheng de Jin, de quatro anos de idade, sucede ao seu pai Ming de Jin como imperador da dinastia Jin Oriental.

457 - Majoriano é aclamado imperador pelo exército romano após derrotar 900 alamanos perto do lago Maior (Itália).

527 - O imperador bizantino Justino I nomeia seu sobrinho Justiniano como co-governante e sucessor ao trono.

1212 - Descoberta do corpo incorrupto de São Isidoro (falecido em 1130).

1572 - Na Guerra dos Oitenta Anos, os Watergeuzen capturam Brielle dos espanhóis, ganhando o primeiro ponto de apoio em terra para o que se tornaria a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos.

1578 - Nasceu William Harvey, em Folkestone, Inglaterra. Foi um médico que pela primeira vez descreveu corretamente os detalhes do sistema circulatório do sangue ao ser bombeado por todo o corpo pelo coração. Morreu em Londres, Inglaterra, em 03.06.1657.

1625 - A frota luso-espanhola de 52 navios começa a reconquista da Bahia dos holandeses durante a Guerra Luso-Holandesa.

1641 - Amador Bueno é aclamado rei dos paulistas.

1680 - Carta de Lei abolindo a escravidão dos índios no Brasil.  

1778 - Oliver Pollock cria o símbolo do dólar americano, o "$"

1815 - Nasceu Otto von Bismarck (Otto Leopold Edvard von Bismarck-Schönhausen), em Schönhausen, Reino da Prússia. Foi um nobre, diplomata e político prussiano e uma personalidade internacional de destaque do século XIX. Bismarck ficou conhecido como o Napoleão da Alemanha.  Conhecido como "Chanceler de Ferro", Otto Von Bismarck morreu em Friedrichsruh, Aumühle, em 30.07.1898.

1824 - Começa a circular o Diário do Governo do Ceará, dirigido e redigido pelo Padre Mororó.

1843 - O presidente do Equador, Juan José Flores, proclama uma nova Constituição, chamada pela oposição de "Carta de escravidão". 

1854 - O romance Hard Times de Charles Dickens começa a ser publicado em sua revista semanal Household Words.

1867 - Abertura em Paris da Exposição Universal de Indústrias e Belas Artes, com a qual Napoleão III quis realçar seu Império.

1867 - Singapura torna-se uma colônia da coroa britânica.

1873 - O vapor White Star RMS Atlantic afunda no litoral da Nova Escócia, matando 547 pessoas, no pior desastre marítimo do século XIX.

1873 - Nasceu Rachmaninov (Sergey Vassilievitch Rachmaninov), em Semyonovo, Rússia. Foi um compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico na música clássica europeia. Morreu em Beverly Hills, na Califórnia, EUA, em 28.03.1943.

1888 - A Princesa Isabel participa do ato de libertação coletiva dos escravos de Petrópolis

1898 - Nasceu William James Sidis, em Nova Iorque, EUA. Foi uma criança prodígio dos Estados Unidos com habilidades matemáticas e linguísticas excepcionais. Ele se tornou primeiramente famoso por sua precocidade, e mais tarde por sua excentricidade e afastamento da vida pública. Ele publicou diversos livros sob pseudônimos. Morreu em Boston, EUA, em 17.06.1944.

1902 - Nasceu Moreira da Silva (Antonio Moreira da Silva) no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 06.06.2000. Foi um cantor e compositor, também conhecido como Kid Morengueira. É considerado o rei do samba-de-breque.

1910 - Nasceu compositor e violonista Claudionor Cruz (Claudionor José da Cruz), em Paraibuna (SP). Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 21.06.1995.

1918 - Criação da Royal Air Force (RAF), na Grã-Bretanha. 

1924 - Adolf Hitler é aprisionado - fica detido por 9 meses e escreve o livro Mein Kampf (Minha Luta).

1933 - Os recentemente eleitos nazistas, sob a liderança de Julius Streicher, organizam um boicote de um dia a todas as empresas de propriedade de judeus na Alemanha, dando início a uma série de atos antissemitas.

1933 - Adolf Hitler ordena boicote aos negócios controlados por judeus, e congela as contas bancárias dos mesmos.

1935 - Testemunhas de Jeová são proibidas de trabalhar em órgãos públicos.

1937 - Áden torna-se uma colônia da coroa britânica.

1937 - Guerra Civil Espanhola: o Generalíssimo Francisco Franco, do Estado espanhol, anuncia o fim da Guerra Civil Espanhola, quando os últimos das forças republicanas se rendem.

1939 - Guerra Civil Espanhola: o Generalíssimo Francisco Franco, do Estado espanhol, anuncia o fim da Guerra Civil Espanhola, quando os últimos das forças republicanas se rendem.

1941 - Um golpe militar no Iraque derruba o regime de 'Abd al-Ilah e instala Rashid Ali al-Gaylani como primeiro-ministro.

1945 - O Brasil estabelece relações com a União Soviética.

1945 - Segunda Guerra Mundial: as tropas norte-americanas desembarcam em Okinawa, etapa prévia à entrada no Japão.

1946 - Sismo das Ilhas Aleutas: um sismo de magnitude de 8.6 próximo das ilhas Aleutas cria um tsunami que atinge o arquipélago do Havaí, matando 150 pessoas, a maioria em Hilo.

1948 - As Ilhas Feroe ganham autonomia da Dinamarca

1948 - O bloqueio de Berlin tem início quando os russos começam a checar todas as estradas e ferrovias entre Berlin e as Zonas Ocidentais.

1948 - Nasceu o cantor Jimmy Cliff (James Chambers), em Portmore, Jamaica. Entre seus sucessos encontra-se a música I Can See Clearly Now.

1949 - Guerra Civil Chinesa: o Partido Comunista da China mantém negociações de paz bem-sucedidas com o Partido Nacionalista em Pequim, após três anos de luta.

1949 - Nasceu Ana Maria Braga (Ana Maria Braga Maffeis), em São Joaquim da Barra (SP). É apresentadora de televisão, com programa diário na TV Globo (Mais Você).

1953 - Nasceu Renato Terra (Renato Constandt Terra), no Rio de Janeiro (RJ). É compositor, instrumentista, arranjador, produtor musical e economista pós-graduado pela PUC-Rio. Filho de um maestro e uma professora de música, Iniciou seus estudos musicais aprendendo piano clássico.

1954 - Os Estados Unidos explodiram oficialmente a primeira bomba de hidrogênio no Atol Bikini, nas Ilhas Marshall, ao norte do Equador, muitos meses após o primeiro teste divulgado.

1955 - A rebelião EOKA contra o Império Britânico começa em Chipre, com o objetivo de obter a unificação pretendida ("enosis") com a Grécia.

1956 - Nasceu Zé Renato (José Renato Botelho Moschkovich), em Vitória (ES). Foi cantor, instrumentista e compositor.

1958 - Nasceu Tita (Milton Queiroz da Paixão), no Rio de Janeiro(RJ). É um treinador e ex-jogador que atuava como meia ou atacante. Tita também é membro ativo e líder local (RJ) de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como os Mórmons.

1958 - A Radio Rebelde de Cuba difunde a declaração de "guerra total" de Fidel Castro ao regime de Fulgêncio Batista. 

1960 - O governo da África do Sul proíbe o Congresso Nacional Africano (ANC) e o Congresso Pan-Africano.

1960 - A França detona sua segunda bomba nuclear no campo de provas do Saara Francês.

1960 - O satélite TIROS-1 transmite a primeira imagem de televisão da Terra obtida a partir do espaço.

1961 - Cuba é proclamada República Democrática Socialista. 

1962 - A Suíça recusa, em referendo, a produção e importação de armas nucleares.

1964 - Um golpe militar derruba João Goulart da Presidência.

1964 - O Exército prende Miguel Arraes, governador de Pernambuco. Na Guanabara, Carlos Lacerda reforçou o esquema de segurança do palácio, para a eventualidade de uma intervenção federal no estado.

1964 - Francois Duvalier se proclama presidente vitalício do Haiti. 

1968 - Manifestações estudantis contra o governo em várias capitais.

1968 - Os estudantes Aprígio de Paula e Ivo Vieira morreram em confrontos com a polícia no Rio de Janeiro e em Goiânia, respectivamente.

1969 - O Hawker-Siddeley Harrier entra em operação com a Força Aérea Real.

1969 - O romancista Ciro dos Anjos é eleito para a Academia Brasileira de Letras.

1974 - Entra em vigor a Lei do Governo Local de 1972 na Inglaterra e no País de Gales.

1976 - Fundada a Apple Inc. por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.

1977 - O Governo democrático espanhol dissolve a Falange Espanhola, partido único do regime ditatorial de Francisco Franco.

1977 - Presidente Geisel decreta o recesso do Congresso Nacional.

1977 - Erasmo Dias, então Secretário de Segurança Pública de São Paulo, proibiu qualquer tipo de manifestação pública no Estado.

1979 - Ruhollah Khomeini tornou-se o aiatolá do Irã quando o país virou uma República Islâmica.

1982 - Celso Amorim, presidente da Embrafilme, foi demitido pela pressão militar depois da repercussão do filme Pra Frente Brasil, que mostrava a ditadura na década de 1970.

1984 - O cantor Marvin Gaye (Marvin Pentz Gay, Jr.) foi morto pelo pai, o reverendo Marvin, em Los Angeles, EUA, quando chegou em casa bêbado e tentou interferir em uma discussão. Nascido em nasceu em Washington, EUA, em 02.04.1939Marvin Gaye foi um cantor popular de soul e R&B, arranjador, multinstrumentista, compositor e produtor. Ganhou fama internacional durante os anos 60 e 70 como um artista da gravadora Motown.

1985 - O presidente Sarney ativa o Projeto Nordeste, redefinido para conferir prioridade ao pequeno produtor rural.

1987 - Descoberta, após vinte anos de pesquisa, vacina experimental contra a esquistossomose.

1989 - O novo imposto governamental local de Margaret Thatcher, o Community Charge (comumente conhecido como "poll tax"), é introduzido na Escócia. 

1989 - Entrou em vigor a determinação federal que tornou obrigatório o uso do cinto de segurança nos automóveis.

1992 - Os EUA anunciam o plano de ajuda formulado pelos sete países mais ricos, em benefício da Comunidade de Estados Independentes (CEI).

1993 - Entra em vigor a nova zona de livre comércio da América Central, que não inclui a Costa Rica e o Panamá. 

1997 - Portugal assume a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

1997 - O cometa Hale-Bopp é visto passando no periélio.

1997 - EUA implantam nova lei de imigração, pondo em risco a permanência de cinco milhões de estrangeiros ilegais nos EUA.

1999 - David L. Smith, de New Jersey admitiu ter criado o vírus Melissa.

1999 - Nunavut é criado como um território canadense extraído da parte oriental dos Territórios do Noroeste.

1999 - O escritor paulista Marcos Rey morreu, aos 74 anos, vítima de câncer. Ele é autor do romance urbano Memórias de um Gigolô e do juvenil O Rapto do Garoto de Ouro, entre outros.

2001 - O então presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic foi preso. Acusado de crimes de guerra e contra a humanidade nos conflitos que envolveram a Bósnia, a Sérvia e Kosovo, Milosevic responde é julgado pelo Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia.

2001 - casamento entre pessoas do mesmo sexo se torna legal nos Países Baixos, o primeiro país contemporâneo a permitir isso.

2002 - Os Países Baixos tornam-se o primeiro país a legalizar a eutanásia.

2004 - Google anuncia o Gmail para o público.

2004 - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais lança o telescópio Masco.

2006 - O astronauta Marcos Cesar Pontes chega à Estação Espacial Internacional (ISS).

2006 - Morreu Ai Takano, aos 55 anos, em Tóquio, Japão. Cantor japonês, famoso pelos temas de abertura e encerramento de Jaspion.

2006 - O deputado e ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Mário David, é eleito vice-presidente do Partido Popular Europeu, a maior família política do Parlamento Europeu.

2007 - Entram em vigor novas medidas de segurança para bagagens de mão em voos internacionais.

2007 - O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Miguel Ángel Moratinos, inicia a visita Cuba, a primeira de um chefe europeu de diplomacia, depois das sanções adotadas pela União Europeia em 2003.

2008 - O vice-presidente José Alencar defende um terceiro mandato para o presidente Lula.

2008 - Greve dos funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos.

2008 - Pesquisadores da Nasa identificam o J1650, menor buraco negro já encontrado.

2009 - Croácia e Albânia tornam-se membros da OTAN.

2009 - Conselho de Ética da Câmara instaura processo disciplinar contra o deputado Edmar Moreira (MG).

2010 - Henrique Meirelles anuncia que permanecerá no Banco Central até o fim do governo Lula.

2011 - Estreia do filme “As mães de Chico Xavier” (Direção de Fernando Lobo).

2012 - Na Itália, erupção do vulcão Etna.

2013 - Governo anuncia o ex-governador da Bahia César Borges como novo ministro dos Transportes.

2013 - Superior Tribunal de Justiça nega progressão de pena para Suzane Von Richthofen.

2013 - Câmara aprova inclusão de nome indígena ou africano no RG.

2014 - ANEEL aprova pré-pagamento de energia.

2014 - Governo aumenta impostos sobre bebidas.

2014 - Balança comercial brasileira tem pior trimestre em 21 anos.

2015 - Anunciada a queda de 0,9% na produção industrial em fev-2015, pior resultado desde jul-2009.

2015 - Aprovação do Governo Dilma despenca para 12%, diz pesquisa CNI-Ibope.

2016 - Confrontos em Nagorno-Karabakh: a Guerra dos Quatro Dias ou Guerra de Abril, começa na linha de contato de Nagorno-Karabakh.

2016 - Cid Gomes (PDT) protocola na Câmara pedido de impeachment de Michel Temer.

2016 - Juiz Sérgio Moro diz que esquema de corrupção pode ter ligação com a morte de Celso Daniel.

2016 - Tribunal Superior Eleitoral lança campanha incentivando participação de mulheres na política.

2016 - Entra em vigo a bandeira verde na conta de luz.

2016 - Governo destina 56 mil hectares para reforma agrária e territórios quilombolas.

2016 - Governo autoriza alta de até 12,5 % nos remédios.

2016 - Polícia Federal deflagra a 27ª etapa da Operação Lava Jato em São Paulo e cidades do interior.

2016 - Petrobras lança programa de demissão voluntária.

2017 - Alemanha lança ciberexército (KdoCIR) em Bonn para atuar em conjunto com as Forças Armadas.

2017 - Deslizamento de terra em MocoaColômbia, causa a morte de mais de 250 pessoas. 

2017 - Papa Francisco anuncia que quer que os santuários católicos sejam “centros da nova evangelização”. 

2018 - Suécia começa a cobrar taxa ecológica sobre o transporte aéreo.

2019 - Ocorre o 6º Congresso do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (BRAINN).

2019 - Conselho Municipal de Paris aprova projeto de batizar via com nome de Marielle Franco.

2019 - Morreu Caravelli (Claude Vasori), em Le Carnet, França, em 12.09.1930. Nascido em Paris, França, foi um maestrocompositor, arranjador e pianista francês de origem italiana, que se dedicou principalmente ao gênero easy listening e também a música cinematográfica. Juntamente com sua orquestra, Caravelli gravou quarenta álbuns entre o início dos anos sessenta e o final dos anos oitenta.

2019 - Procuradores criticam decisão que soltou Michel Temer e pedem nova prisão.

2019 - PT recorre à Justiça contra vídeo de Bolsonaro em apoio ao golpe de 1964.

2019 - Em Israel, em gesto inédito, Jair Bolsonaro visita o Muro das Lamentações com Benjamin Metanyahu.

2020 - Registrados 187 mortos e 8.251 casos de covid-19 em Portugal.

2020 - Itália amplia confinamento até 13/04/2020 e não descarta novas prorrogações.

2020 - Mortes por Covid-19 passam dos 5.000 nos EUA.

2020 - México registra 1.216 contágios e 29 mortes por coronavírus.

2020 - Arghentina veta demissões sem justa causa e suspensão de empregos por 60 dias.

2020 - Governo boliviano declara que não tem condições de enfrentar o coronavírus.

2020 - Irã supera 3.000 mortes por novo coronavírus.

2020 - Quarentena no Panamá tem rodízio de homens e mulheres nas ruas.

2020 - Na Venezuela, Juan Guaidó é acusado de tentativa de assassinato e golpe de Estado.

2020 - China endurece requisitos de empresas exportadoras de produtos médicos.

2020 - Turquia envia material médico a Espanha e Itália por coronavírus.

2020 - Prefeito Bruno Covas (PSEDB) afirma que população deve ignorar conselhos do presidente Bolsonaro.

2020 - Presidente Bolsonaro sanciona auxílio de R$ 600 para trabalhador informal.

2020 - Banda do Corpo de Bombeiros homenageia moradores de quarentena tocando em ruas de Fortaleza (CE).

2020 - Câmara e Senado enxugam regras e aceleram tramitação de MPs em meio à pandemia,

2020 - Brasil apoia plano dos EUA para crise naVenezuela.

2020 - Assembleia Legislativa da Bahia decreta calamidade pública em mais de 22 municípios.

2020 - Receita Federal adia prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda até 30/06/2020.

2021 - Em Portugal, primeiro-ministro António Costa anuncia fim da proibição (06/04/2021) de circulação entre concelhos.

2021 - Na Espanha, grupo francês Vinci compra atividades de energia da espanhola ACS.

2021 - Veneza proíbe navios de cruzeiro no centro histórico da cidade.

2021 - Na Itália, polícia anuncia recuperação de pintura de Nicolas Poussin (1584-1665) roubadas pelos nazistas.

2021 - Twitter encerra apps do Periscope.

2021 - Grupo de médicos alerta para “necessidade urgente” de lockdown na Alemanha.

2021 - Morte do cientista japonês e Isamu Akasaki (Prêmio Nobel de Física em 2014).

2021 - Reabertura da estação ferroviária sueca de Haparanda, próxima à fronteira com a Finlândia.

2021 - Na Bélgica, polícia dispersa milhares de pessoas em parque da cidade de Bruxelas.

2021 - Chile ultrapassa 1 milhão de casos de covid-19 e fecha fronteiras.

2021 - O satélite militar russo Kosmos 2525 (lançado em 2018) se fragmenta sobre o oceano Pacífico.

2021 - Organização Mundial da Saúde crítica lentidão “inacreditável” da vacinação na Europa.

2021 - Peru estende suspensão de voos do Brasil, Reino Unido e África do Sul.

2021 - Fredy Guarín, ex-Vasco, é preso em Medellín acusado de violência doméstica.

2021 - Bolívia anuncia fechamento da fronteira com o Brasil para conter variante do coronavírus.

2021 - No Uruguai, Sistema Nacional de Emergência reporta 21.979 casos ativos de covid-19.

2021 - Coreia do Sul, Seul apresenta proposta de sediar Olimpíadas-2032 em conjunto com Coreia do Norte.

2021 - Paquistão anula autorização (anunciada no dia anterior) para importações indianas.

2021 - Jamaica proíbe voos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru. 2021 - Ucrânia acusa a Rússia de concentrar tropas em sua fronteira.

2021 - Irã inicia enriquecimento de urânio em centrífugas de nova geração.

2021 - Greve dos médicos nigerianos por atraso no pagamento de salários.

2021 - Chega a 12 o número de embaixadas da Coreia do Norte fechadas no exterior.

2021 - Governo suspende ponto facultativo em Sergipe.

2021 - Prefeitura de Porto Alegre antecipa feriados

2021 - Entra em vigor a suspensão do transporte intermunicipal em toda a Bahia.

2021 - Londrina PR prorroga suspensão das aulas presenciais na rede pública até 18/04/2021.

2021 - Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) retoma visitas presenciais nas unidades.

2021 - ALESP amplia para 180 dias a suspensão de Fernando Cury por assédio a Isa Penna.

2021 - MP-PI pede anulação de decisão que concedeu liberdade provisória a filha de magistrado.

2021 ´- AGU defende no STF suspensão de decretos que proíbam cultos e missas no país.

2021 - Presidente Bolsonaro sanciona lei que transforma “stalking” em crime.

2021 - Brasil bate marca de 3 mil mortos por covid por dia na média móvel.

2021 - Polícia reconstitui cena em que Henri Borel é encontrado desacordado no chão.

TÚNEL DO TEMPO

Rachmaninoff - Prelude in C Sharp Minor

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 

DISPENSA E DESPENSA

- Patroa dispensa empregada por ter saqueado a despensa

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário