segunda-feira, 21 de março de 2022

Fatos históricos de 22 de março

22 de Março é o 81º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 284 dias para acabar 202.

- Dia Mundial da Água - Comemoração instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas na Resolução A/RES/47/193, de 22.02.1993, como forma de lembrança sobre as ações a serem tomadas com base na "Agenda 21", tida como um dos principais resultados da "ECO-92", ocorrida em 1992 na cidade brasileira do Rio de Janeiro (RJ).

- Dia Nacional da Água - Conforme Lei N° 10.670, de 14.05.2003, que está relacionada com o "Dia Mundial da Água".

EVANGELHO (Mt 18,21-35)

3ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?' 22Jesus respondeu: 'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: 'Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo'. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.

28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Paga o que me deves'. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: 'Dá-me um prazo! e eu te pagarei'. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: 'Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?' 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.'

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 

SANTO DO DIA: São Zacarias, Papa

EFEMÉRIDES:

Moraes Sarmento (1922-1998)

238 - Gordiano I e seu filho Gordiano II são proclamados Imperadores romanos.

871 - Etelredo de Wessex é derrotado por um exército de invasão dinamarquesa na Batalha de Marton.

1429 - Joana D´Arc exorta os ingleses à rendição e abandono do solo francês.

1508 - Fernando II de Aragão nomeia Américo Vespúcio, navegador-chefe do Império Espanhol.

1621 - Os peregrinos da Colônia de Plymouth assinam um tratado de paz com o chefe dos wampanoags.

1622 - Massacre de Jamestown: os algonquinos matam 347 colonos ingleses ao redor de Jamestown, Virgínia, um terço da população da colônia, durante a Segunda Guerra Anglo-Powhatan.

1623 - Chegada da “Jornada dos Vassalos” à Bahia (comandada por D. Fabrique de Toledo Osório).

1739 - Nader Xá ocupa Deli na Índia e saqueia a cidade, roubando as joias do Trono do Pavão.

1765 - O Parlamento britânico aprova a Lei do selo, que introduz um imposto a ser cobrado diretamente em suas colônias americanas.

1784 - O Buda de Esmeralda é movido com grande cerimônia para sua localização atual em Wat Phra Kaew, Tailândia.

1832 - Morte do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, em Weimar, Alemanha. Foi um escritor, pensador e também incursionou pelo campo da ciência. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Juntamente com Friedrich Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang. É considerado o maior nome da literatura alemã. Entre suas principais obras, está o poema Fausto. Outro destaque é para Os sofrimentos do jovem Werther. Goethe nasceu em 28 de agosto de 1749, em Frankfurt am Main, Alemanha.

1848 - Reino Lombardo-Vêneto: ocorre a revolução popular (Os Cinco Dias de Milão), os austríacos são expulsos de Milão, que se torna a capital do Governo Provisório da Lombardia (Governo Provvisorio della Lombardia).

1849 - Os austríacos derrotaram os piemonteses na Batalha de Novara.

1850 - O primeiro projeto de abolição no Brasil é apresentado pelo poeta e deputado Pedro Pereira.

1856 - Tristão de Alencar Araripe é nomeado chefe de polícia do Espírito Santo.

1856 - Primeiras aulas do Liceu de Artes e Ofícios (Rio de Janeiro).

1864 - Nomeação do conde D´Eu (Luís Filipe Maria Fernando Gastão de Orléans), comandante-chefe das Forças Armadas na Guerra do Paraguai.

1882 - Congresso dos EUA bane a poligamia.

1887 - Em 22 de março de 1887 nascia o comediante norte-americano , o mais velho dos “Irmãos Marx”. Eram eles: Chico (Leonard Marx), Harpo (Adolph Arthur Marx), Groucho (Julius Henry Marx), Gummo (Milton Marx), e Zeppo (Herbert Marx). Nos anos 1920 os Irmãos Marx se tornaram um dos grupos teatrais favoritos nos Estados Unidos. Com seu aguçado e bizarro senso de humor, satirizaram instituições como a alta sociedade e a hipocrisia humana. Sob a gerência de Chico e a direção criativa de Groucho, o vaudeville dos irmãos os tornou famosos na Broadway.

1895 - Primeira exibição (em uma tela particular) de filmes por Auguste e Louis Lumière.

1784 - O Buda de Esmeralda é movido com grande cerimônia para sua localização atual em Wat Phra Kaew, Tailândia.

1904 - O jornal americano Daily Ilustrated Mirror publica pela primeira vez na história uma fotografia colorida. 

1911 - Fundação da Universidade do Porto, Portugal, baseada em duas instituições de ensino superior criadas no século XIX: a Academia Politécnica e a Escola Médico-Cirúrgica.

1914 - Nasceu Roberto Pompeu de Sousa Brasil, em Redenção (CE), onde morreu em 11.06.1991. Foi um jornalistaprofessor e político brasileiro. Foi secretário de imprensa do primeiro-ministro Tancredo Neves. Convidado por Darcy Ribeiro, ajudou na criação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, da qual seria professor. Com a instauração da Ditadura militar no Brasil em 1964, foi demitido da universidade. Foi diretor da Editora Abril na década de 70. Escreveu a coletânea "Bilhetinhos a Jânio".

1916 - O último imperador da China, Yuan Shikai, abdica do trono e a República da China é restaurada.

1917 - Os EUA são o primeiro país a reconhecer o novo governo da Rússia, que derrotou a monarquia czarista.

1919 - A Hungria proclama a sua independência. 

1920 - Pogrom de Shusha: soldados do exército do Azerbaijão e da Turquia, com a participação de grupos curdos, atacam os habitantes armênios de Shusha (Nagorno-Karabakh).

1922 - Britânicos condenam Mahatma Gandhi a 6 anos de prisão.

1933 - O Presidente estadunidense Franklin Delano Roosevelt assina a lei que legaliza o consumo de bebidas alcoólicas acabando com a Lei Seca.

1934 - Um incêndio matou 1.500 pessoas e destruiu a cidade japonesa de Hakodate, na ilha de Hokaido.

1935 - O primeiro programa regular de televisão no mundo é transmitido através da antena no alto da Torre de Rádio de Berlim.

1939 - O cardeal Eugenio Pacelli é eleito Papa com o nome de Pio XII.

1939 - Segunda Guerra Mundial: a Alemanha toma Memel da Lituânia.

1941 - A Represa Grand Coulee em Washington começa a gerar eletricidade.

1941 - O navio brasileiro Taubaté é metralhado por navios de guerra alemães, no mar Mediterrâneo.

1942 - Segunda Guerra Mundial: no mar Mediterrâneo, a Marinha Real Britânica enfrenta a Marinha Real Italiana na Segunda Batalha de Sirte.

1943 - Segunda Guerra Mundial: toda a população de Khatyn na Bielorrússia é queimada viva por forças de ocupação alemãs.

1943 - Nasceu George Benson, em Pittsburgh (EUA). Considerado um dos maiores guitarristas da história da música, dedicou-se primeiramente ao jazz mas a partir de 1976 redirecionou totalmente sua carreira, caminhando para o pop. Em 1977, um dos grandes sucessos de sua carreira: The Greatest Love of All, tema do filme “The Greatest”, uma cinebiografia do lutador de boxe Muhammad Ali, lançado no mesmo ano.

1945 - A Liga Árabe é fundada no Cairo, Egito, com a adoção da "Carta da Liga dos Estados Árabes”;

1945 - Nasceu Jorge Ben Jor (Jorge Duílio Lima Meneses), no Rio de Janeiro (RJ). É um guitarristacantor e compositor. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles: rock and rollsambasamba rock (termo que gosta de usar), bossa novajazzmaracatufunkska e até mesmo hip hop, com letras que misturam humor sátira, além de temas esotéricos. A obra de Jorge Ben tem uma importância singular para a música brasileira, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, com características do rocksoul e funk norte-americanos. Além disso, trouxe influências árabes e africanas, oriundas de sua mãe, nascida na Etiópia.

1948 - Nasceu Inri Cristo (Álvaro Inri Cristo Thais), em Indaial (SC). É um líder religioso que proclama ser a reencarnação de Jesus Cristo. Inri já apareceu em diversos programas de TV, rádio e podcasts.

1950 - A Fortaleza de São José de Macapá é declarada Patrimônio Histórico Nacional.

1954 - Nasceu Carmem Silva (Carmem Sebastiana Silva de Jesus), em Veríssimo (MG). É uma cantora conhecida carinhosamente pelos fãs como "A Pérola Negra". Um de seus maiores sucessos é “Adeus solidão”.

1955 - O cometa Harrington-Abell é descoberto. 

1955 - Morreu Guido Caloi, em São Paulo (SP). Nascido em Verona, Itália, em 07.11.1896, foi um industrial brasileiro, fundador da primeira fábrica de bicicletas do Brasil, em 1948. As bicicletas Caloi eram uma verdadeira febre entre a garotada nos anos 1970 e 1980.

1960 - Arthur Schawlow e Charles Hard Townes recebem a primeira patente para um laser.

1963 - Os Beatles lançam seu primeiro disco, Please, Please Me, que incluía o primeiro compacto da banda, Love Me do, gravado no ano anterior.

1965 - Americanos manobram, pela primeira vez, astronave no espaço.

1965 - EUA confirmam que estavam usando gases que inutilizavam temporariamente o adversário na guerra do Vietnam.

1977 - Indira Gandhi deixou o cargo de primeira-ministra da Índia. Mais tarde, ela seria considerada uma das maiores líderes do país.

1979 - Embaixador inglês, Richard Sykes, é assassinado nos Países Baixos.

1979 - Israel aprovou o tratado de paz com o Egito, após anos de conflito entre as duas nações.

1980 - Americanos protestam contra o projeto do presidente Carter de tornar alistamento obrigatório.

1980 - Morreu Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 26.07.1937. Foi um pintor, escultor, artista plástico e performático de aspirações anarquistas. É considerado por muitos um dos artistas mais revolucionários de seu tempo e sua obra experimental e inovadora é reconhecida internacionalmente.

1982 - Começam formalmente as hostilidades entre as forças britânicas e as argentinas no Atlântico Sul, devido à ocupação das Malvinas. 

1982 - O ônibus espacial Columbia, da NASA, é lançado do Centro Espacial John F. Kennedy em sua terceira missão, STS-3.

1982 - Irã lança ofensiva contra Iraque.

1988 - China vende terras a estrangeiros pela primeira vez, desde 1949.

1988 - Realizada na Austrália a primeira eutanásia legalizada da história. 

1989 - Mais de cem mil pessoas abandonam Beirute, cidade submetida a contínuos bombardeios por parte do exército sírio. 

1990 - Candidato às eleições presidenciais da Colômbia, Bernardo Jaramillo, morre assassinado.

1990 - Um júri em Anchorage, nos Estado americano do Alaska, inocenta o capitão Joseph Hazelwood de três acusações no caso do vazamento de óleo do navio Exxon Valdez oil spill, mas o condena por negligência. 

1993 - Intel Corporation fabrica os primeiros processadores Pentium (80586), com velocidade de clock de 60 MHz, mais de 100 MIPS e um barramento externo de dados de 64 bits.

1994 - O Papa lança um novo documento que proíbe aos sacerdotes a militância política e sindical. 

1994 - Morreu Walter Benjamin Lanza, em Burbank, EUA. Nascido em New Rochelle, EUA, em 27.04.1899, foi um desenhista e animador estadunidense, conhecido principalmente pela fundação do Walter Lantz Studio e pela criação do personagem Pica-Pau.

1995 - O cosmonauta Valeri Polyakov retorna à Terra após estabelecer o recorde de 438 dias no espaço.

1997 - O cometa Hale-Bopp tem a sua maior aproximação da Terra.

1998 - Morreu Moraes Sarmento (Rubens Moraes Sarmento), em São Paulo (SP). Nascido em Campinas (SP), em 14.12.1922, foi um famoso radialista e apresentador.

1998 - Morreu Brandão Filho (Moacyr Augusto Soares Brandão), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 06.01.1910. Foi ator e humorista, tendo feito muito sucesso com a dupla Primo rico e primo pobre. Brandão era o primo pobre do programa Balança mas não cai.

1999 - O filme Central do Brasil perdeu o Oscar de melhor filme estrangeiro para o filme italiano A Vida é Bela.

1999 - O presidente Fernando Henrique Cardoso promete não privatizar nenhuma das universidades públicas do país.

2000 - O escritor Paulo Coelho recebeu na França a condecoração de Cavaleiro da Legião de Honra, das mãos do editor francês Robert Laffont.

2001 - Morte de William Hanna, em Los Angeles, EUA. Nascido em Melrose, Novo México, EUA, em 14.07.1910, foi desenhista, ilustrador e animador. Com Joseph Barbera formou uma das duplas mais duradouras do mundo (por mais de 60 anos): Hanna-Barbera (1937). Fundaram uma das mais famosas produtoras de desenhos-animados para a TV (1957), onde criam sucessos como Tom & Jerry (para a MGM), Dom Pixote, Os Flintstones (1960), Os Jetsons, Space Ghost, Scooby Doo, Zé Colmeia, Jonny QUEST, etc. 

2001 - Os EUA determinam a expulsão de mais de 50 diplomatas russos suspeitos de espionagem. 

2002 - Justiça britânica dá a uma mulher tetraplégica de 43 anos o direito de recorrer ao suicídio assistido.

2004 - Ahmed Yassin, cofundador e líder do grupo palestino Hamas e guarda-costas são mortos na Faixa de Gaza atingidos por mísseis Hellfire lançados por um helicóptero AH-64 Apache da Força Aérea Israelense.

2005 - O Pentágono anuncia o avião não-tripulado 'Predator B'

2005 - O eletricista Jean Charles de Menezes foi baleado por três policiais da Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres (Inglaterra). O caso ocorreu um dia depois de uma série de tentativas de atentados terroristas na capital inglesa. Os policiais renderam Jean na estação de metrô Stonewall e deram sete tiros em sua cabeça. Eles suspeitavam que o rapaz fosse um homem-bomba.

2006 - O ETA, grupo armado dos separatistas bascos, declara um cessar-fogo permanente, que seria rompido em 30 de dezembro.

2007 - Câmara dos Deputados aprova reforma no sistema previdenciário.

2007 - Comissão aprova reajuste para parlamentares e ministro.

2007 - Definidos critérios para a concessão das licenças para a pesca da lagosta.

2009 - Papa Bento XVI celebra missa para mais de um milhão de pessoas em Luanda.

2010 - É realizado o 5º Fórum Urbano Mundial no RJ.

2011 - Morreu Artur Fernandes Agostinho, em Lisboa, Portugal, onde também nasceu em 25.12.1920. Foi um jornalistaradialistaescritor e um premiado ator português.

2011 - Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autoriza a exumação do corpo do cantor Tim Maia.

2012 - Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza o primeiro transplante de pâncreas isolado do Norte e Nordeste.

2012 - Inauguração da primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPS 24 horas) de Fortaleza.

2012 - ANVISA publica regulamentação sobre prótese mamária.

2012 - Presidenta Dilma Rousseff se compromete a baixar custos trabalhistas para incentivar investimentos.

2013 - Polícia civil indicia 16 no inquérito da Boate Kiss no RS.

2013 - Papa Francisco renova o seu compromisso em favor dos mais necessitados.

2013 - Ministério da Educação suspende abertura de novos cursos de direito.

2014 - Manifestação no centro do Rio de Janeiro pede intervenção militar.

2014 - Quarenta e três pessoas morrem em um deslizamento de terra perto de Oso, Washington.

2014 - Marcha antifascista na Praça da Sé, em São Paulo.

2014 - Realizada nova versão da “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” no centro de São Paulo. 

2015 - Enviado da ONU diz que Iêmen está no limiar de uma guerra civil.

2015 - Morreu Cláudio Marzo (Cláudio da Silva Marzo), no Rio de Janeiro (RJ). Nascido em São Paulo (SP), em 26.09.1940foi um dos mais famosos atores brasileiros do teatro, da televisão e do cinema brasileiro. Na TV se destacou em telenovelas como Irmãos Coragem, Minha Doce Namorada, Carinhoso, Senhora, Brilhante, Plumas & Paetês, Cambalacho, Bambolê, Fera Ferida, A Indomada, Era Uma Vez... e Andando nas Nuvens e nas minisséries Quem Ama Não Mata e Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, todos esses trabalhos na Rede Globo. Também participou da novela Pantanal, na extinta Rede Manchete, no antológico personagem José Leôncio, o Velho do Rio. Em 1962, na extinta TV Tupi, protagonizou o compositor Frédéric Chopin, ao lado de Laura Cardoso, que interpretou George Sand.

2016 - Atentados terroristas em Bruxelas perpetrados pelo Estado Islâmico causam a morte de 34 pessoas.

2016 - Prisão do vice-presidente de futebol do Corinthians, André Luiz Oliveira.

2016 - Presidenta Dilma Rousseff aponta ‘golpe em curso’ e promete ‘Jamais renunciarei’.

2016 - Executivos da Odebrecht decidem fechar acordo de delação premiada.

2016 - Manifestantes deixam a faixa ‘Deixa o Moro trabalhar’ em frente à casa de Teori Zavascki.

2016 - Supremo Tribunal Federal concede indulto a seis condenados da AP 470.

2016 - A ministra Rosa Weber 9STF) nega pedido de defesa de Lula contra a decisão de Gilmar Mendes.

2016 - Governo anuncia contingenciamento adicional de R$ 21,2 bilhões no Orçamento 2016.

2017 - Guerra Civil Síria: 500 membros das Forças Democráticas Sírias (FDS) são transportados de avião para o sul do rio Eufrates por helicópteros da Força Aérea dos Estados Unidos, dando início à Batalha de Tabqa.

2017 - Um ataque terrorista em Londres perto das Casas do Parlamento deixa quatro pessoas mortas e pelo menos 20 feridas.

2017 - Presos temporários da “Operação Carne Fraca” começam a deixar a prisão.

2017 - Câmara aprova texto principal que permite terceirização irrestrita.

2017 - Governo diz que faltam R$ 58 bilhões para fechar orçamento e admite possibilidade de tributos.

2017 - Defesa de Dilma Rousseff pede mais prazo para análise de material enviado pela PF ao TSE.

2017 - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, critica a “decrepitude moral” de Gilmar Mendes.

2018 - Presidente Nicolás Maduro ordena a eliminação de três zeros no bolívar.

2018 - Denatran suspense a implantação das placas do Mercosul em 60 dias.

2018 - STF concede salvo-conduto ao ex-presidente Lula até julgamento final de habeas corpus.

2018 - Tribunal Superior Eleitoral cassa o mandado do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (MDB).

2018 - Ministério Público Federal denuncia o ex-diretor de engenharia da Dersa, Paulo Vieira de Souza.

2018 - Sessão solene de Alexandre de Morais como ministro do Supremo Tribunal Federal.

2019 - ONU encerra Comissão da Mulher.

2019 - Espanha lança plano para promover retorno de imigrantes.

2019 - Presidentes da América do Sul assinam declaração para criar o Prosul.

2019 - Ministro Ricardo Vélez Rodríguez é desautorizado a nomear integrantes do MEC.

2019 - Centrais Sindicais fazem manifestações contra a reforma da Previdência.

2020 - Portugal tem 1600 infectados com covid-19 e 14 mortos.

2020 - Presidente Trump anuncia instalação de hospitais de campanha nos estados mais afetados.

2020 - Papa Francisco abençoa Praça São Pedro vazia devido ao coronavírus.

2020 - Alemanha proíbe encontros em público com mais de duas pessoas.

2020 - Canadá informa que não haverá atletas para Jogos Olímpicos em 2020.

2020 - Chile anuncia toque de recolher para conter casos de coronavírus.

2020 - Entra em vigor proibição de voos internacionais.

2020 - Carta do Cônsul da Chin a no Rio de Janeiro, Li Yang, critica artigo publicado sobre o coronavírus.

2020 - Editada Medida Provisória que permite suspensão de contrato de trabalho por 4 meses.

2020 - STF determina que dinheiro do fundo da Petrobras vá para combate ao coronavírus.

2020 - O ministro da Saúde, Luiz Henriique Mandetta, defende adiamento das eleições municipais.

2020 - BNDES anuncia suspensão de cobrança de empréstimos por 6 meses em razão do coronavírus.

2021 - Nos EUA cerca de 55 mil alunos de Ensino Médio retomam às aulas presenciais na cidade de Nova York; O presidente do Twitter, Jack Dordey, vende seu primeiro tuíte, por US$ 2,9 milhões.

2021 - Na Inglaterra, o secretário da Defesa, Ben Wallace, confirma corte de 10 mil soldados no Exército Britânico; AstraZeneca diz que vacina tem eficácia de 79%.

2021 - No Japão, Promotoria indicia dois norte-americanos por ajudar na fuga de Carlos Ghosn.

2021 - Bélgica homenageia as vítimas dos atentados de 22/03/2016.

2021 - Tribunal Militar russo confirma recusa a investigar envenenamento de Alexei Navalny.

2021 - Credite Suisse sofre nova cobrança antitruste da União Europeia.

2021 - Uruguai confirma variante brasileira da covid-19 em 17 regiões.

2021 - Israel aprova venda de spray nasal que pode prevenir covid-19.

2021 - Equador inicia teste de desenvolvimento de uma vacina contra covid-19 na Universidades ESPOL.

2021 - Bulgária expulsa dois diplomatas russos.

2021 - Escócia publica anteprojeto de lei estabelecendo novo referendo de independência.

2021 - Incêndio em campo de refugiados em Bangladesh deixa 15 mortos.

2021 - Ministro Nenad Popovic garante que a Sérvia nunca se juntará à OTAN.

2021 - Governo de São Paulo anuncia a instalação de usina de oxigênio em Ribeirão Preto.

2021 - Abertura do BioParque no Rio de Janeiro (inaugurado em 18/03/2021).

2021 - Volvo e Scania anunciam redução da produção devido ao agravamento da pandemia.

 2021 - Instalação no consórcio para compra de vacinas da Frente Nacional de Prefeitos.

2021 - Tia Ju assume a secretaria nacional do Mulheres Republicanas.

2021 - Tocantins confirma a primeira morte de preso por covid-19.

2021 - Ministro Paulo Guedes diz que economia sofrerá impacto a partir de março com avanço da covid.

2021 - Índice Bovespa = 114,978,86 pontos.

TÚNEL DO TEMPO

Jorge Ben Jor canta “Chove chuva” e outras músicas


SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário