terça-feira, 8 de março de 2022

Fatos históricos de 9 de março

9 de março é o 68º dia no calendário gregoriano. Faltam 297 dias para acabar 2021. 

- Dia Mundial do DJ - Comemoração celebrada desde 2002, a partir da iniciativa do Fundo Mundial de DJ e da organização inglesa, musicoterapia de Nordoff Robbins, que conta com o apoio da grande mídia do setor, como MTV, Radio 1, Galaxy, Mixmag, DJ, Muzik, Hello, Face, FHM, além de vários DJs (Disc Jockeys) famosos do mundo inteiro, que costumam doar seus cachês desse dia para obras sociais em prol de crianças carentes. 

EVANGELHO (Lc 11, 29-32)

1ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo +  segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.

32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Francisca Romana

EFEMÉRIDES

Hans Christian Orsted (1777-1851)

141 a.C. - Liu Che, postumamente conhecido como Imperador Wu de Han, assume o trono através da dinastia Han Ocidental da China.

1009 - Primeira menção conhecida da Lituânia, nos anais do mosteiro de Quedlimburgo.

1074 - O Papa Gregório VII declara que todos os padres católicos que fossem casados seriam excomungados.

1230 - Czar búlgaro João Asen II derrota Teodoro do Épiro na Batalha de Klokotnitsa.

1276 - Augsburgo torna-se uma cidade imperial livre. 

1454 - Nasceu Américo Vespúcio, em Florença, Itália. Foi  um mercador, navegador, cosmógrafo italiano e explorador de oceanos que viajou pelo, então, Novo Mundo, escrevendo sobre estas terras a ocidente da Europa. Morreu em Sevilha, Espanha, 22.02.1512.

1497 - Nicolau Copérnico registra sua primeira observação: um eclipse da estrela Aldebarã.

1500 - A esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu do Rio Tejo, em Portugal, na segunda expedição às Índias, mas acabou chegando ao Brasil em 22 de abril do mesmo ano.

1513 - Giovanni di Lorenzo de Medici é eleito papa com o nome Leão X.

1535 - Chegada de Duarte da Costa, fundador da capitania de Pernambuco, ao Brasil.

1565 - É fundado na cidade de Quito o primeiro hospital da América: Hospital Real de Misericórdia e Caridade, atual Hospital de São João de Deus.

1704 - Guerra da Sucessão Espanhola: aclamado rei da Espanha em Viena, Carlos III, como se intitulava, desembarca em Lisboa e é recebido com fausto invulgar.

1765 - Depois de uma campanha pública feita pelo escritor Voltaire, os juízes em Paris declararam postumamente Jean Calas inocente do assassinato de seu filho. Calas havia sido torturado e executado em 1762, apesar de seu filho, na verdade, ter cometido suicídio. Jean Calas foi um mercador que viveu em Toulouse, França, famoso por ter sido vítima de um julgamento preconceituoso devido a professar a fé protestante. Na França, ele é um símbolo da intolerância religiosa cristã, ao lado de Jean-François de la Barre e Pierre-Paul Sirven.

1776 - Publicada A Riqueza das Nações pelo economista e filósofo escocês Adam Smith.

1793 - A Convenção declara guerra a Espanha.

1796 - Casamento de Napoleão Bonaparte com a sua primeira mulher Josefina de Beauharnais.

1822 - Charles Graham patenteia o dente artificial. 

1839 - Assinado em Veracruz o tratado de paz entre a França e o México que põe fim à Guerra dos Pastéis.

1842 - Estreia da terceira ópera de Giuseppe VerdiNabucco, em Milão.

1847 - Guerra Mexicano-Americana: o primeiro ataque anfíbio em grande escala na história dos Estados Unidos ocorre no Cerco de Veracruz.

1851 - Morreu Hans Christian Orsted, Copenhague, Dinamarca. Nasceu em Rudkobing, Dinamarca, em 14.08.1777. Foi um físico e químico conhecido, sobretudo, por ter descoberto que as correntes elétricas podem criar campos magnéticos que são parte importante do  Eletromagnetismo. As suas descobertas moldaram a filosofia pós-kantiana e os avanços na ciência durante o final do século XIX. Foi também o primeiro pensador moderno a descrever explicitamente e denominar a experiência mental.

1854 -  Nascimento de Francesco Matarazzo (Francesco Antonio Maria Matarazzo - Conde Matarazzo), em Castellabate, Itália. Mais conhecido no Brasil como Francisco Matarazzo, foi um agricultor italiano que, em 1881, emigrou para o Império do Brasil, tornando-se, neste país, mascate e, posteriormente, empresário. Matarazzo morreu na condição de homem mais rico do país, com uma fortuna de 10 bilhões de dólares estadunidenses, sendo o criador do maior complexo industrial da América Latina do início do século XX. Morreu em São Paulo (SP), em 10.12.1937.

1860 - Depois de séculos de isolamento, o Japão estabelece relações diplomáticas com os EUA. 

1862 - Guerra de Secessão: o USS Monitor e o CSS Virginia travam combate na Batalha de Hampton Roads, a primeira batalha entre navios encouraçados.

1865 - Nascimento do escritor João Simões de Lopes Neto, em Pelotas (RS), onde também morreu em 14.06.1916. Foi um escritor e empresário. Segundo estudiosos e críticos de literatura, foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições.

1886 - Júlio Verne sofre um atentado contra a sua vida ao receber dois tiros disparados por seu sobrinho Gaston.

1895 - Morreu Leopold Ritter von Sacher-Masoch, em  Lindheim, Alemanha. Foi um escritor e jornalista que teve seu nome como referência ao termo masoquismo. O termo deriva de seu nome graças ao seu romance A Vênus de Peles (1870), onde um dos personagens atinge o gozo após ser surrado pelo amante da sua esposa. Leopold Masoch nasceu em Lviv, Áustria, em 27.01.1836. Durante sua vida, Masoch ganhou renome por seus contos galicianos. Era conhecido também como um homem das letras, às vezes comparado com Ivan Turgeniev, que era visto como um potencial sucessor de Goethe. Foi um pensador utópico que com suas visões regionalista, moralista e doutrinária expôs um pouco das ideias socialistas e humanistas em seus escritos. Alguns de seus textos foram traduzidos ao português por Koseritz.

1900 - Nasceu Otto Maria Carpeaux (Otto Karpfen), em Viena, Áustria. Radicado no Brasil, foi ensaísta, jornalista e crítico literário. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em  03.02.1978.

1914 - O Governo da República decreta estado de sítio, para o Ceará, em virtude da revolta vinda de Juazeiro do Norte, conhecida como Sedição de Juazeiro, que pretendia depor o presidente do Estado Marcos Franco Rabelo.

1916 - Revolução MexicanaPancho Villa ataca o povo de ColumbusNovo México.

1916 - Portugal na Primeira Guerra Mundial: com a atitude de apresamento de todos os navios germânicos na costa lusitana, Portugal declara oficialmente guerra em relação à Alemanha e aos seus aliados.

1917 - Tem início na Rússia a Revolução de Fevereiro que explodiu em Petrogrado e acabou por derrubar o Czar Nicolau II.

1923 - Lenin se afasta do comando da URSS por motivos de saúde.

1924  A Itália anexa Fiume. 

1932 - O último imperador chinêsPu Yi, deposto por um golpe militar datado de 1912, torna-se regente do Estado-fantoche da Manchúria, totalmente controlado pelo Japão.

1934 - Nasceu Yuri Gagarin (Iuri Alekseievitch Gagarin), em Kluchino, Rússia. Foi major cosmonauta, primeiro homem a ir ao Espaço, a bordo da nave Vostok I (12 de abril de 1961) lançada da Base de Baikonur, Rússia. Morreu em Kirjatch, Rússia, em 27.03.1968.

1935 - Adolf Hitler anuncia a criação de uma nova força aérea.

1938 - Morreu Ramiz Galvão (Benjamim Franklin Ramiz Galvão), no Rio de Janeiro (RJ). Primeiro e único barão de Ramiz, foi um médico, professor, filólogo, biógrafo e orador. Lecionou grego, retórica, poética e literatura brasileira no Colégio Pedro II (1869-1870) e foi professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Também, foi tutor do Príncipe Imperial D. Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança, durante sua infância até a Proclamação da República Brasileira, em 1889, quando esse partiu ao exílio, juntamente a sua família, com catorze anos de idade. Dirigiu a Biblioteca Nacional por 12 anos. Nasceu em Rio Pardo (RS), em 16.06.1846.

1939 - Em Washington, o Brasil e os Estados Unidos assinaram acordos econômicos para, entre outras coisas, a criação do Branco Central do Brasil.

1940 - Nasceu Raul Julia (Raúl Rafael Carlos Juliá y Arcelay), em San Juan, Porto rico. Participou do filme, entre outros, Família Adams como o Gomez. Morreu em Manhasset, EUA, em 24.10.1994.

1942 - Nasceu Pedro Bandeira (Pedro Bandeira de Luna Filho), em Santos (SP). Escritor de livros infanto-juvenis. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros.

1943 - Nasceu Robert "Bobby" (James Fischer), em Chicago, EUA. Foi um famoso enxadrista originalmente norte-americano, naturalizado islandês e ex-campeão mundial de xadrez. Morreu em Reykjavik, Islândia, em 17.01.2008.

1944 - Segunda Guerra Mundial: tropas japonesas contra-atacam as forças americanas na Colina 700, Bougainville, em uma batalha que duraria cinco dias.

1945 - Início da Operação Meetinghouse em Tóquio pelas Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos, um dos bombardeios mais destrutivos da história.

1953 - Sepultamento de Joseph Stalin. EUA acreditam que a morte de Iosif Stalin aumenta as chances de paz no mundo.

1953 - Nasceu a atriz e cantora Lucinha Lins (Lúcia Maria Werner Vianna Lins), no Rio de Janeiro (RJ).

1954 - Macartismo: a Columbia Broadcasting System (CBS) transmite pela televisão o episódio See It Now, "Uma Denúncia sobre o Senador Joseph McCarthy", produzido por Edward R. Murrow.

1956 - As autoridades britânicas exilam para as ilhas Seychelles, no oceano Índico, o arcebispo Makarios, chefe político e espiritual grego em Chipre e líder do movimento anticolonial.

1957 - Criação do município de Jaguaribara (CE).

1957 - A Comissão de Energia Atômica dos EUA informa que a URSS realizou mais uma explosão nuclear experimental.

1958 - Japão inaugura o túnel Kanmon de 3,4 km, entre as ilhas de Honshu e Kyushu.

1959 - Nasceu a boneca Barbie, que hoje é vendida em mais de 150 países. A Barbie é um popular brinquedo infantil, uma boneca cuja criação é datada de 9 de Março de 1959. O brinquedo é produzido pela Mattel. A barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1959. A ideia foi de Ruth ao ver sua filha Barbara brincando com bonecas de papel que trocavam de roupa. Ruth então teve a ideia de criar uma boneca que permitisse o mesmo, ou seja, trocasse de roupa. Associando-a à moda, a Barbie tinha uma feição adulta, diferente das bonecas da época. Assim, a imagem da Barbie sempre foi a de uma top model, símbolo de beleza refinada e juventude.

1961 - Lançamento com sucesso da Sputnik 9, carregando um manequim apelidado de Ivan Ivanovich, e demonstrando que a União Soviética estava pronta para começar o voo espacial tripulado.

1968 - O álbum mais festejado dos Beatles, Sgt. Peppers Lonely Heart Clubs Band, venceu quatro prêmios Grammy nos Estados Unidos.

1970 - O presidente Emílio Garrastazu Médici criou a Caixa Econômica Federal, ligada ao Ministério da Fazenda.

1973 - Decreto 71885 aprova Regulamento da Lei 5859 que dispõe sobre profissão do empregado doméstico.

1974 - Sonda espacial soviética Marte 7 libera o módulo de descida muito cedo, não conseguindo chegar à atmosfera de Marte.

1979 - Criação da Medalha do Mérito Anita Garibaldi.

1987 - Irã acusa o Iraque de usar armas químicas na guerra entre os dois países. 

1987 - O governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, pede a condenação dos funcionários marajás. 

1988 - Foram encontrados em Alexandria, no Rio Grande do Norte, fósseis de grandes animais pré-históricos, que datam de 4 mil a 10 mil anos atrás.

1990 - As duas Alemanhas começam conversas preliminares sobre a reunificação. 

1991 - Cerca de vinte mil pessoas vão às ruas no maior protesto desde então contra o presidente Slobodan Miloševic em Belgrado. Duas pessoas são mortas e tanques são colocados nas ruas.

1994 - O Exército Republicano Irlandês inicia uma série de ataques contra o aeroporto de Heathrow, em Londres. 

1994 - Morreu o escritor Charles Bukowski. Nascido na Alemanha, ainda criança foi para os Estados Unidos e tornou-se um dos maiores nomes da literatura americana.

1997 - Cometa Hale-Bopp: observadores na China, Mongólia e partes da Sibéria têm a rara oportunidade de ver um espetáculo duplo: um eclipse permite ver o Hale-Bopp durante o dia.

1998 - O ex-general paraguaio Lino César Oviedo é condenado a dez anos de prisão pela tentativa de golpe de Estado em abril de 1996. 

1999 - Autoridades francesas acusadas de negligência no caso das transfusões de sangue contaminado pelo vírus da AIDS, em 1984 e 1985, ficam livres de punição pela justiça.

2000 - Os cientistas Panayiotis Zavos, americano, e Severino Antinori, italiano, declaram-se prontos a produzir clones de seres humanos.

2001 - A milícia talibã do Afeganistão explode a cabeça da maior estátua de Buda do mundo.

2001 - Morreu Antenógenes Silva (Antenógenes Honório da Silva), no Rio de Janeiro(RJ). Foi acordeonista e compositor. Nasceu em Uberaba (MG), em 30.10.1906.

2002 - Bandidos tentam resgate de quatro prisioneiros do PCC que estavam presos no Cadeião de Pinheiros em São Paulo. Após a saída dos invasores, os presos iniciaram uma rebelião só contida horas depois do ataque.

2004 - Morreu Décio Bergamaschi Freitas, em Porto Alegre (RS). Foi jornalista e historiador amador. A parte de suas publicações em livros, escrevia no jornal Zero Hora de Porto Alegre, de cujo corpo editorial fazia parte. Foi historiador marxista, com extensa obra em livros. Em Palmares - A Guerra dos Escravos, retrata Zumbi dos Palmares e contou a história da confederação dos quilombos de Palmares. Não se limitava a compilar informações bibliográficas, mas ia às primitivas fontes. Buscava novas óticas e possibilidades de interpretação dos fatos. Renunciando ao marxismo, nos últimos anos, publicou obras como “O Maior Crime da Terra” sobre os crimes da Rua do Arvoredo e o quotidiano de Porto Alegre do início do século XX; e 0 Homem que Inventou a Ditadura no Brasil, crítica a Júlio de Castilhos e elogio a Gaspar Silveira Martins, produção que se encontra entre a história e a ficção literária. Décio Freitas nasceu em Encantado (RS), em 06.09.1922.

2006 - Descoberta água em estado líquido em Encélado, a sexta maior lua de Saturno.

2006 - O cineasta Nelson Pereira dos Santos é eleito para a Academia Brasileira de Letras.

2007 - Morreu Gerardo Mello Mourão (Gerardo Majella Mello Mourão), no Rio de Janeiro (RJ). Foi jornalista, poeta e escritor. Era membro da Academia Brasileira de Filosofia, da Academia Brasileira de Hagiologia e do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Era um dos mais respeitados escritores brasileiros no exterior. Católico praticante, pertenceu ao movimento integralista, tendo estado preso dezoito vezes durante as ditaduras de Getúlio Vargas e de 1964-1985. Numa delas, ficou no cárcere cinco anos e dez meses (1942–1948). Gerardo Mello Mourão é pai do artista plástico Tunga, que tem sua obra reconhecida internacionalmente. Gerardo Majella Mello Mourão nasceu em Ipueiras (CE), em 08.01.1917.

2007 - Instituído o “Dia do Flamengo” no Rio de Janeiro (RJ). É comemorado em 17/11, data da sua fundação em 1895.

2008 - Maurren Maggi conquista segunda medalha para o Brasil no Mundial Indoor se Atletismo, em Valência.

2009 - Delegado Protógenes Queiroz rebate acusação da revista Veja.

2010 - Câmara aprova poder de polícia para Forças Armadas nas regiões de fronteira.

2011 - CNBB abre Campanha da Fraternidade 2011.

2011 - Termina o último voo do ônibus espacial Discovery.

2012 - Agência Nacional de Energia Elétrica realiza o Leilão de Transmissão nº 02/2012.

2012 - Ministério Público de São Paulo denuncia 35 acusados de envolvimento na “máfia da merenda”.

2013 - Na Venezuela, Mesa da Unidade Democrática (MDU) convida Henrique Capriles para disputar eleições de 24/04/2013.

2013 - Presidente Evo Morales levanta suspeita sobre a morte de Hugo Chávez: ”Casi estoy convencido que es envenenamiento lo de Chávez’.

2013 - Grupos protestam pelo País contra o deputado federal Marco Feliciano.

2014 - Morreu Melba Hernández (Melba Hernández Rodríguez del Rey). Nascida em Cruzamentos, uma cidade da antiga província das Vilas, Cuba, em 28.07.1921, foi advogada de profissão e uma das primeiras mulheres a participar ativamente do movimento revolucionário liderado por Fidel Castro contra a ditadura de Fulgencio Batista (presidente de Cuba entre 1940-1944 e de fato em 1952-1959). Além disso, ambas também estiveram à frente do ataque ao Quartel Moncada de Santiago de Cuba, no dia 26 de julho de 1953.

2015 - Dois helicópteros colidem perto de Villa Castelli, Argentina matando 10 pessoas.

2015 - Brasil e México acertam renovação de acordo automotivo até 2019.

2015 - Estudantes protestam no Ministério da Fazenda contra corte em educação.

2015 - Senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) diz que Pronatc é o “maior estelionato eleitoral”.

2016 - Ministério Público de São Paulo denuncia o ex-presidente Lula.

2016 - Justiça autoriza o ex-presidente Lula a ter a cesso a processos que citam o nome dela.

2016 - PSDB e PMDB selam aproximação para “buscar uma solução para o País’.

2017 - Fortaleza registra maior  chuva do ano, com 110 mm.

2017 - Instalação da Comissão da Reforma da Previdência

2017 - PT  confirma visita de Lula às obras da transposição do Rio São Francisco no interior da Paraíba.

2017 - Presidente Michel Temer sanciona lei que transforma Blumenau (SC) na capital nacional da cerveja. 

2018 - Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) diz que prisão de Lula “não vai ser aceita com normalidade”.

2018 - Petrobras inicia venda de campos de petróleo em Sergipe.

2018 - Supremo Tribunal Federal nega concessão de indulto a Henrique Pizzolato, condenado no mensalão.

2018 - Registrados 9 mortos em três ataques na região do Bairro Benfica, em Fortaleza (CE).

2018 - Polícia Federal faz buscas na casa do ex-deputado federal Antônio Delfim Neto.

2018 - Aprovado o Programa BNDES Segurança, que vai oferecer R$42 bilhões para estados e municípios.

2019 - UFPE realiza o Programa, essa menina!: oficina de programação para mulheres.

2019 - Incêndio atinge depósito do Detran em Duque de Caxias.

2019 - Raio atinge campo de futebol e deixa jogadores feridos em Santa Quitéria (CE).

2019 - Manifestação organizada pelo Movimento Democrático das Mulheres, em Lisboa, Portugal.

2019 - Na França, Coletes amarelos voltam às ruas e protestos chegam ao quinto mês consecutivo.

2019 - A boneca Barbie fabricada pela Mattel e criada por Ruth Handler (1916/2002) completa 60 anos.

2019 - Na Inglaterra, governo britânico pede apoio ao pacto do Brexit sem concessões da União Europeia.

2019 - Alemanha anuncia que vai restringir viagem de ministros em aviões oficiais.

2019 - Japonesa Kane Tanaka, de 116 anos, é declarada a pessoa mais velha do mundo.

2019 - Lima, Colômbia, entrega primeiro estádio para jogos pan-americanos. 2019 - Na Venezuela, presidente Maduro atribuiu atribui pagando a Venezuela ataque hacker nos EUa dos Estados Unidos.

2019 - Venezuela divide-se entre marchas contra e pró-Maduro.

2019 - Ucrânia pede aos EUA maior presença do Mar Negro para conter ameaça russa.

2019 - Papa Francisco diz que dopping é falta de respeito com si mesmo e com os rivais.

2020 - Lançamento da CNN Brasil (estreia em 15.03.2020).

2020 - Mulheres fazem ato pela equidade e direitos e contra Bolsonaro na Avenida Paulista.

2020 - São Paulo assina memorando com Reino Unido de combate à pirataria. 2020 - Coronel Fernando Alencar Medeiros é nomeado Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo.

2020 - O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, faz comentário irônico contra Regina Duarte.

2020 - Bolsa aciona circuit Breaker após envolver-se para cair mais de 10%,

2020 - O Ministro da Economia Paulo Guedes e esquece formas são melhor resposta à crise.

2020 - Receita Federal libera consulta lote residual de restituições do Imposto de Renda.

2020 - Grupo de mulheres ligado ao MST ocupa e depreda prédios a pasta da agricultura.

2020 - Em Portugal residente Ribeiro de Souza em isolado após contato com alunos de escola com caso de coronavirus.

2020 - França determina que campeonato francês será realizado com portões fechados.

2020 argentina argentina se inicia um grande de 4 dias 20 feminista se mobilizam na Argentina para o legalização do aborto.

2020 - Chile Tem greve de mulheres e novas manifestações em Santiago.

2020 - Estados Unidos e Colômbia inicia exercícios militares em região fronteiriça com Venezuela.

2020 - Primeiro-ministro Benjamin netanyahu pede adiamento do início do julgamento por corrupção.

2020 - Irã  liberta cerca de 700 detentos por causa do coronavirus.

2020 - Comissão europeia apresenta a sua proposta a nova estratégia com a África.

2020 - Europeia Predator Kia e respeito do acordo sobre Imigrantes

2021 - Na Espanha, Museo del Prado abre a exposição “Marinus, Painter from Reymerswalw”.

2021 - Na Itália, a empresa Adienne Srl anuncia que produzirá a vacina russa Sputnik V.

2021 - Apple anuncia acordo com Malala Yousafzai para produzir programas para serviço de streaming.

2021 - EUA acusam presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, de colaborar com o narcotráfico.

2021 - Rainha Elizabeth afirma que acusações de racismo feitas por Harry e Meghan serão levadas a sério.

2021 - Alemanha estabelece mecanismo para identificar atividades de lobistas. 2021 - No México, morte da atriz mexicana Esela Bega, a primeira latina a posar nua para revista Playboy.

2021 - Governo argentino zera parte da taxação às exportações do setor automotivo.

2021 - Áustria se opõe a tentativas de fazer avançar acordo União Europeia-Mercosul.

2021 - O estado de Victoria anuncia investigação sobre o impacto da colonização no povo aborígine.

2021 - Noruega autoriza a aplicação da vacina AstraZeneca em pessoas com mais de 65 anos.

2021 - China lança passaportes digitais e saúde para viagens internacionais.

2021 - China e Rússia assinam acordo para construção de estação de pesquisa na Lua.

2021 - Na Líbia, o primeiro-ministro Abdel Hamid Dbeibah pede que as tropas estrangeiras deixem o país.

2021 - Tailândia lança quarentena de iates para turistas.

2021 - Naufrágio de duas embarcações com migrantes na Tunísia.

2021 - Parlamento Europeu suspende imunidade de Carles Puigdemont, Toni Comin e Clara Ponsatí.

2021 - Ministério das Comunicações participa de audiência on-line da Câmara dos Deputados sobre 5G.

2021 - Criação do Plano de Ação para Aplicabilidade do Protocolo de Feminicídio da Paraíba.

2021 - Paralisação dos auditores fiscais da Receita Federal.

2021 - Instituto de Estudos Avançados IEA-RP/US debate volta às aulas presenciais.

2021 - Vice-presidente Hamilton Mourão comenta anulação das condenações do ex-presidente Lula: “... tem muita espuma nesse chopp ainda.”.

2021 - Câmara dos Deputados começa a analisar PEC Emergencial.

2021 - STF decide que a Lei de Licitações não se aplica à Petrobras.

2021 - Ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski voltam pela suspeição do ex-juiz Sérgio Moro.

2021 - STF mantém proibição de compartilhamento de informações em repatriação de ativos.

2021 - Justiça decide que professores não podem ser convocadas para aulas presenciais em São Paulo.

2021 - TCE-RN julga irregular de salários dos vereadores de Mossoró.

2021 - Criminosos com distintivo da Gaeco invadem casa no bairro Boqueirão, em Santos (SP).

2021 - Morte do radialista e deputado federal Adhemar Santillo.

TÚNEL DO TEMPO

Ouça Lucinha Lins

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário