Novo golpe na praça.
Golpistas estão se passando por uma suposta “central de atendimento” e se
aproveitando da imagem da Helô, assistente virtual do INSS, para tentar
obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens têm ocorrido por mensagem
de celular (WhatsApp).
quarta-feira, 23 de março de 2022
Golpistas usam assistente virtual do INSS para obter dados de cidadãos
Os criminosos têm algumas
informações dos segurados e ainda fornecem número de protocolo para passarem
credibilidade e obterem mais dados.
O Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) orienta a todos para que, caso recebam esse tipo de
contato, bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados
pessoais, fotos ou documentos.
A Helô é um
plantão de dúvidas que pode ser acessada apenas pelo Meu INSS e
nunca busca o segurado pelo WhatsApp para “conversar”.
Para evitar cair nesse tipo
de golpe, é importante manter sempre atualizados os seus dados de contato, como
telefone, e-mail e endereço.
Isso deve ser feito
pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Fique atento
O INSS nunca entra em
contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de
documentos. Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em
nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o
contato.
O número do SMS usado pelo
INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede
documentos pelo SMS.
Sempre que o INSS convoca o
cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS
e pode ser verificada também pelo telefone 135.
Utilize apenas os canais
oficiais de atendimento (aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência
Social) para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço
ou para entregar algum documento.
Em caso de tentativa de
golpe, faça denúncia para a Ouvidoria pela internet ou
pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe,
registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique aos órgãos
envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se
for o caso).
(Ag. Brasil)
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