quarta-feira, 13 de abril de 2022

Fatos históricos de 14 de abril

14 de abril é o 104º dia no calendário gregoriano. Faltam 261 para acabar 2022 

Dia Mundial do Circo - Comemoração móvel, promovida pela Federação Mundial do Circo ou "Federation Mondiale du Circque": 3º sábado de abril.

- Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas - Comemoração instituída durante o 2º encontro de associações da "Enfermidade de Chagas", que se deu de 4 a 6 de outubro de 2010 em Olinda (PE) e com a presença de representantes de 12 países.

- Dia Internacional do Café 

- Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva - Instituído no Brasil em dezembro de 2004 pelo "Sistema Conselhos de Psicologia" na Assembleia de Políticas Administrativas e Financeiras, que está oficializada nos Estados do Espírito Santo e São Paulo. Objetivo: fortalecer a luta pela educação inclusiva em defesa de uma educação que cumpra seu caráter público, universal e de qualidade para todos, além de contribuir para a articulação nacional de instituições, movimentos sociais e pessoas que trabalhem em prol da educação inclusiva para os brasileiros.

EVANGELHO (Jo 13, 1-15)

Oitava da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + escrito por João.

— Glória a vós, Senhor.

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.

6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.

8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.

10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.

11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.

12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

SANTO DO DIA: Liduína

 

EFEMÉRIDES

Heráclito Graça (1837 - 1914)

43 - a.C. - Batalha do Fórum dos Galos: Marco Antônio, sitiando o assassino de Júlio César, Décimo Bruto em Mutina, derrota as forças do cônsul Pansa, mas é depois imediatamente derrotado pelo exército de outro cônsul, Aulo Hírcio.

69 - Vitélio, comandante dos exércitos do Reno, derrota o imperador Otão na Batalha de Bedríaco e assume o trono.

193 - Septímio Severo é proclamado imperador romano pelo exército no Ilírico (nos Bálcãs).

1028 - Henrique III, filho de Conrado, é eleito rei da Alemanha.

1191 - Aos 85 anos, Giacinto Borboni-Orsini se torna Papa Celestino III. Governou a Igreja Católica de 30.03.1191 até à data da sua morte (08.01.1198). Teve dois membros da sua família também Papa via linhagem de um dos seus irmãos, os Papas Nicolau III e Bento XIII.

1205 - Batalha de Adrianópolis, entre os búlgaros e os cruzados.

1471 - Na Inglaterra, os iorquistas sob o comando de Eduardo IV derrotam os lencastreanos sob a liderança do Conde de Warwick na Batalha de Barnet; o Conde é morto e Eduardo IV retoma o trono.

1611 - A palavra "telescópio" é usada pela primeira vez (pelo príncipe Federico Cesi).

1629 - Nasceu Christian Huygens, em Haia, Holanda, onde também morreu em 08.07.1695. Foi um físico, matemático, astrônomo e horologista (Especializado no estudo ou na ciência e arte relacionada aos instrumentos de medição de tempo. Relógios, e cronógrafos são exemplos de instrumentos usados para medir o tempo.

1759 - Morte de Handel (Georg Friedrich Händel), em Londres Inglaterra. Foi um célebre compositor da Alemanha, naturalizado cidadão britânico em 1726. A primeira parte de sua carreira foi passada em Hamburgo, como violinista e maestro da orquestra da ópera local. Nasceu em Halle an der Saale, Alemanha, em 23.01.1685.

1775 - A primeira sociedade americana em prol da abolição da escravatura é organizada por Benjamin Franklin e Benjamin Rush,em Filadélfia, EUA.

1814 - Um decreto das Cortes Espanholas habilita o Porto de Puntarenas para o comércio exterior, pelo qual se realizaram todas as exportações de café da região de Costa Rica até a segunda metade do século.

1828 - Aconteceu a publicação da primeira edição do Dicionário Americano da Língua Inglesa.

1854 - Na cidade de São Salvador, começam a ocorrer abalos sísmicos. Quatro dias depois, a cidade estava quase totalmente destruída.

1857 - Nasceu Aluízio Azevedo (Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo), em São Luís (MA). 

Foi novelista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista. Obras famosas: O Cortiço e O Mulato. Morreu em Buenos Aires, Argentina, em 21.01.1912.

1865 - É atingido por um tiro o 16º Presidente dos Estados unidos, Abraham Lincoln, o autor do disparo foi o ator John Wilkes Booth dentro do teatro Ford. Lincoln faleceu na manhã seguinte.

1882 - Nasceu o compositor, pianista e regente Eduardo Souto, em São Vicente (SP). Em 1919, compôs sua grande obra, o tango de salão "O despertar da montanha", peça típica dos saraus do início do século, que se tornou essencial no repertório pianístico brasileiro. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 18.08.1942.

1890 - Criada a Imprensa Oficial do Estado do Pará.

1890 - Surgiu a União Panamericana na Conferência Internacional Americana celebrada em Washington, em que estabelece esta data como Dia das Américas.

1895 - O primeiro jogo de futebol no Brasil foi promovido em São Paulo, por Charles Miller. O São Paulo Railway venceu a Companhia de Gás por 4 a 2. Os dois times eram formados por ingleses que viviam em São Paulo. Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil, jogou no São Paulo Railway.

1896 - Nasceu o pintor Alfredo Volpi, em Lucca, Itália. Pintor, fixou-se em São Paulo (SP) antes de completar um ano de idade. Obras famosas: Paisagem e Santo Ingênuo. Morreu em São Paulo (SP), em 28.05.1988.

1900 - Decreto 3.610 estabelece a função de polícia política do Rio de Janeiro (RJ).

1902 - Marie Curie e seu marido Pierre Curie isolam o elemento radioativo radium.

1906 - O reavivamento da Rua Azusa tem início e vai lançar o pentecostalismo como um movimento mundial.

1907  - Nasceu François Duvalier, em Porto Príncipe, onde também morreu em 21.04.1971.  Mais conhecido como Papa Doc, foi um médico e ex-ditador do Haiti. Ao morrer (em 1971) foi substituído por seu filho, Jean-Claude Duvalier, que recebeu a alcunha de Baby Doc.

1909 - Um massacre é organizado pelo Império Otomano contra a população armênia da Cilícia.

1910 - Nasceu Jorge Veiga (Jorge de Oliveira Veiga), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 29.06.1979. Cantor e compositor, teve infância de menino pobre, trabalhando como engraxate, vendedor de frutas e pirulitos. Quando adulto, trabalhou como pintor de paredes e, ao cantar durante o serviço, o proprietário da casa comercial que estava pintando percebeu que ele tinha qualidades de cantor. O patrão conseguiu que ele cantasse num programa da Rádio Educadora do Brasil (PRB-7), oportunidade que deu início à sua carreira artística.

1912 - O navio Titanic, que havia começado sua viagem de inauguração no dia 10, bateu em um iceberg e afundou em 2 horas e 40 minutos. O acidente matou 1.523 pessoas.

1912 - Fundado o time de futebol Santos Futebol Clube.

1914 - Morte do escritor e político brasileiro Heráclito de Alencastro Pereira da Graça, no Rio  de Janeiro (RJ). Nasceu em Icó (CE), em 18.10.1837 . Filho de José Pereira da Graça (Barão de Aracati), foi um advogado, político e escritor.  Foi deputado provincial e deputado geral (1869 - 1872) pelo Maranhão, e presidente da Paraíba, de 25 de junho a 11 de novembro de 1872, novamente deputado geral (1872 - 1875) e presidente do Ceará, de 23 de outubro de 1874 a 1 de março de 1875, sempre pelo Partido Conservador.

1917 - Inauguração da  primeira agência do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte.

1917 - Morte de L. L. Zamenhof (Ludwik Lejzer Zamenhof, por vezes aportuguesado como Lázaro Luiz Zamenhof ), em Varsóvia, Polônia. Foi um oftalmologista e filólogo judeu polonês. Criador do esperanto, a língua artificial mais falada e bem sucedida no mundo. Seus idiomas nativos eram o russo, iídiche e polonês, mas ele também era fluente em alemão. Posteriormente aprendeu francês, latim, grego, hebraico e inglês além de se interessar por italiano, espanhol e lituano. Morreu em Bialystok, Polônia, em 15.12.1859.

1927 - O primeiro carro da Volvo é lançado em Gotemburgo, Suécia.

1928 - O Papa Pio XI cria a Prelazia do Gurupi, no Pará.

1930 - Nasceu Cármina Allegretti, em Muzambinho (MG). Conhecida Carminha Mascarenhas, integrou o grupo As Eternas Cantoras do Rádio, ao lado de outras como Ellen de Lima, Carmélia Alves e Violeta Cavancanti. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 16.01.2012.

1931 - As Cortes Gerais depõem o rei Afonso XIII e proclamam a Segunda República Espanhola.

1939 - As Vinhas da Ira, do escritor norte-americano John Steinbeck é publicado pela Viking Press.

1940 - Segunda Guerra Mundial: os Royal Marines desembarcam em Namsos, Noruega, em preparação para uma força maior que chegaria dois dias mais tarde.

1941 - Segunda Guerra Mundial: o general alemão Erwin Rommel ataca Tobruk.

1941 - Decreto-lei 3199 cria o Conselho Nacional de Desportos.

1942 - Malta recebe a Cruz de Jorge pela valentia de seus habitantes. A Cruz de Jorge foi dada pelo próprio rei Jorge VI e agora é um emblema da bandeira nacional maltesa.

1944 - Os primeiros judeus transportados de Atenas chegam a Auschwitz.

1945 - Segunda Guerra Mundial: ofensiva final de primavera, na qual a Força Expedicionária Brasileira tomou Montese e Collecchio.

1947 - O transatlântico britânico Queen Elizabeth naufraga próximo à costa de Southampton.

1955 - México e EUA firmam acordo para reduzir a entrada ilegal de trabalhadores mexicanos nos EUA e garantir o emprego temporário dos imigrantes.

1956 - Charles Ginsberg, Charles Anderson e Ray Dolby fazem a primeira demonstração do gravador de videotape, simultaneamente na Califórnia e em Chicago.

1958 - O satélite soviético Sputnik II regressa após uma missão que durou 162 dias. Esta foi a primeira nave espacial a transportar um animal vivo, uma cadela chamada Laika. A cadela provavelmente viveu apenas algumas horas após o lançamento.

1959 - A cápsula instrumental do satélite científico americano Discover II se desintegra na atmosfera.

1962 - Cuba devolve aos EUA sessenta prisioneiros doentes depois de uma promessa de pagamento de 2,5 milhões de dólares a título de resgate.

1965 - Os Estados Unidos lançam bombas no Vietnã do Norte, causando um número indeterminado de vítimas civis

1961 - Nasceu o ator Humberto Martins Duarte, em Nova Iguaçu (RJ).

1961 - Primeira transmissão de televisão ao vivo da União Soviética.

1962 - Cuba devolve aos EUA sessenta prisioneiros doentes depois de uma promessa de pagamento de 2,5 milhões de dólares a título de resgate.

1967 - O Mercosul é criado em Punta Del Este, Uruguai.

1969 - Fundação do Instituto de Prevenção do Câncer (CE).

1971 - Os EUA restabelecem comércio com a China, após vinte anos de embargo comercial.

1973 - Nasceu o ator Adrien Brody, em Nova Iorque, EUA. O mais jovem a ganhar um Oscar de melhor ator pelo filme "O Pianista".

1975 - Estreou na Globo a novela Gabriela, Cravo e Canela, revelando Sônia Braga no papel principal.

1976 - O ministro da Educação e Cultura, Nei Braga, torna obrigatória a prova de redação nos exames supletivos.

1976 - Morte de Zuzu Angel (Zuleika Angel Jones), no  Rio de Janeiro (RJ). Foi  estilistamãe do militante político  Stuart Angel Jones e da jornalista Hildegard Angel. Nasceu em Curvelo (MG), em 05.06.1921.

1977 - O presidente Geisel introduz reforma do poder judiciário, decreta a extensão do período de férias para os trabalhadores e altera a lei do inquilinato.

1979 - Idi Amin Dada, ex-presidente de Uganda, foge do país em seu jato particular, com destino a um país árabe.

1980 - Depois de sete anos presa em Montevidéu, acusada de atividades terroristas, a brasileira Flávia Schilling, de 29 anos, é libertada.

1981 - STS-1: o primeiro ônibus espacial operacional, Columbia completa seu primeiro voo de teste.

1981 - Morreu Victor Assis Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 28.08.1945. Foi um saxofonista e um dos mais aclamados instrumentistas do jazz nacional. Irmão gêmeo do pianista clássico João Carlos Assis Brasil. Morreu muito jovem, aos trinta e cinco anos, devida a uma doença circulatória rara e grave, a periartrite nodosa.

1982 - A Inglaterra enviou tropas às Malvinas e venceu a disputa contra a Argentina. A Inglaterra e a Argentina começaram uma guerra pelo domínio das Ilhas Malvinas, após o país latino-americano invadir o arquipélago, localizado ao sul do continente. Mas a rendição dos argentinos só veio a ocorrer em junho.

1982 - Nasceu a atriz Paola de Oliveira (Caroline Paola Oliveira da Silva), em São Paulo (SP).

1986 - Em represália pelo atentado de 5 de abril em Berlim Ocidental, que matou dois militares norte-americanos, o presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan ordena uma série de ataques aéreos contra a Líbia, matando 60 pessoas.

1986 - Morte da escritora francesa Simone de  Beauvoir (Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir), em Paris, França, onde também nasceu em 09.01.1908. Foi uma escritora, filósofa existencialista e feminista. Escreveu romances, monografias sobre filosofia, política, sociedade, ensaios, biografias e uma autobiografia.

1988 - Em uma cerimônia das Nações Unidas em Genebra, Suíça, a União Soviética assina um acordo comprometendo-se a retirar suas tropas do Afeganistão.

1988 - Assinado em Genebra, na Suíça, acordo de paz para o Afeganistão, mediado pela ONU.

1988 - O Papa João Paulo II se opõe à chamada eutanásia neonatal.

1991 - Nelson Pessoa ganha o vice-campeonato na Copa do Mundo de salto de obstáculos em hipismo na Suécia.

1991 - As tropas americanas iniciam sua retirada do Iraque, onde estavam estacionadas desde o final da guerra no golfo.

1994 - Morreu o compositor Synval Silva (Synval Machado da Silva), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Juiz de Fora (MG), em 14.03.1911.

1996 - Astrônomos americanos descobrem planeta na constelação de Câncer.

1999 - Uma chuva de granizo severa atinge Sydney, na Austrália, causando danos consideráveis e tornando-se o desastre natural mais custoso da história da Austrália.

2002 - Líder rebelde Alexandre "Xanana" Gusmão vence a primeira eleição para a presidência de Timor-Leste.

2002 - O presidente venezuelano Hugo Chávez retorna ao cargo dois dias depois de ter sido deposto e preso pelos militares do país.

2003 - 99% do genoma humano foi sequenciado pelo Projeto do Genoma Humano (com uma precisão de 99,99%).

2003 - Fundação do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).

2004 - Agência Internacional de Energia Atômica vistoria a Industrias Nucleares do Brasil - Resende (RJ).

2004 - Decretada a falência da Gazeta Mercantil.

2004 - Morte do piloto de Fórmula 3, Felipe Longano.

2004 - STJ condena Banco do Brasil, em R$ 6 mil, cliente por dano moral.

2004 - Instituição do Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior (SINAES).

2005 - Comissão de Direitos Humanos da ONU condena situação das liberdades individuais em Cuba.

2005 - Lançamento da Rede de Tecnologia Social.

2006 - Morreu Miguel Reale, em São Paulo (SP). Foi um filósofo, jurista, educador, poeta brasileiro e um dos líderes do integralismo no Brasil. É pai do também jurista Miguel Reale Júnior. Conhecido como formulador da Teoria Tridimensional do Direito, na qual os elementos da tríade fato, valor e norma jurídica compõem o conceito de Direito. Nasceu em São Bento do Sapucaí (SP), em 06.11.1910.

2006 - O Vaticano critica o livro e o filme “O Código da Vinci”.

2008 - Atacante Romário anuncia, de forma oficial, a sua despedida do futebol profissional. No Rio de Janeiro, o ex-jogador promete voltar aos campos apenas para disputar a sua partida de despedida, caso ela aconteça.

2008 - Direitista Silvio Berlusconi venceu eleições na Itália e chegou ao poder pela terceira vez.

2009 - O ex-Beatle George Harrison foi homenageado com estrela na calçada da fama de Hollywood.

2009 - Agência Nacional de Saúde lançou serviço para consumidor comparar plano de saúde.

2010 - Aproximadamente 2 700 pessoas morrem em um sismo de magnitude 6,9 em Yushu, Qinghai, China.

2010 - O vulcão islandês Eyjafjallajökull entra em erupção, causando graves transtornos ao transporte aéreo europeu.

2010 - Senado aprovou fim do desconto do INSS para aposentados que continuam a trabalhar.

2010 - Renato Aragão é internado após acidente durante a gravação do programa “A Turma do Didi”.

2010 - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dá a Taça das Bolinhas para o São Paulo.

2011 - No Japão, Toshiba lança disco rígido que protege os dados sigilosos.

2011 - Líderes do BRICS reúnem-se para a reunião de cúpula de 2011, marcada pela entrada da África do Sul no grupo.

2012 - Morreu Paulo Cesar Saraceni, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 05.11.1933. Roteirista, produtor de cinema, ator e cineasta, foi um dos mentores do movimento Cinema Novo, ao lado de Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, entre outros.

2012 - Presidente Hugo Chávez cancela presença na Cúpula das Américas por motivo de saúde.

2013 - Papa Francisco pede aos padres que pratiquem o que pregam.

2014 - BNDES conclui captação de US$ 1,5 bilhão no exterior.

2014 - PSB anuncia Eduardo Campos e Marina Silva para disputa presidenciável.

2014 - Duzentas e setenta e seis estudantes são sequestradas pelo Boko Haram em Chibok, nordeste da Nigéria.

2014 - O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirma que CPI ampla rejeita princípio da eficiência.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff anuncia o combate contra ações criminosas no “Minha Casa, Minha Vida”.

2015 - FMI prevê retração de 1% para a economia brasileira em 2015.

2015 - Papa Francisco diz que cristãos não devem acumular riquezas.

2015 - Câmara decide que empresas públicas não poderão terceirizar.

2016 - Unicef alerta para aumento de desigualdades infantis em vários países ricos.

2016 - Agência de inteligência afirma que há chances de Brasil sofrer ataques do Estado Islâmico.

2016 - Ministério da Educação anuncia novas regras para o Enem 2016.

2016 - Presidenta Dilma Rousseff sanciona lei que autoriza uso da fosfoetanolamina contra o câncer.

2018 - Rússia acusa EUA de cometer crime de guerra contra a Síria.

2018 - Estados Unidos, Reino Unido e França lançam múltiplos bombardeios na Síria contra alvos militares do regime de Bashar al-Assad como retaliação a suposto ataque químico na região de Douma.

2018 - Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta russa de condenar ataque à Síria.

2019 - Presidente Bolsonaro confirma a convocação de mais de mil policiais federais.

2019 - Sobe para 228 o número de mortos identificados em Brumadinho.

2020 - Na Índia, comissionamento da fragata INS Brahmaputra.

2020 - Constituição Apostólica Nunensis - Papa João Paulo II.

2020 - Índice de atualização Monetária sobre Multas Aplicadas pelo Banco Central = 0,91655426.

2020 - Unidade Fiscal de Referência (UFIR) = 1,0641.

2021 - Na Espanha, Museu do Prado anuncia a descoberta d epintura supostamente atribuída a Caravaggio.

2021 - Voos entre Brasil e França permanecem suspensos ayé 19/04/2021.

2021 - Alemanha acusa a Rússia de “provocação” no conflito no leste da Ucrânia.

2021 - Professores de Buenos Aires exigem suspensão das aulas presenciais.

2021 - Dinamarca para oficialmente a aplicação da vacina Oxford-AstraZeneca.

2021 - Marinha russa realiza exercícios militares no Mar Negro.

2021 - Keiko Fujimori diz que Peru deve ser país do ‘primeiro mundo, não a Coreia do Norte”.

2021 - Governo boliviano lança campanha contra o acúmulo de vacinas anti-covid.

2021 - Israel anuncia que autorizará a entrada de turistas (vacinados) a partir de 23/06/2021.

2021 - Pequim acusa Washington usar fake News para encobrir “crimes” norte-americanos.

2021 - Filipinas apresentam novos protestos diplomáticos por barcos chineses em águas disputadas.

2021 - Afeganistão alerta para chance de guerra civil se tropas estrangeiras forem embora.

2021 - Hondurenhos iniciam coleta de seringas para Cuba.

2021 - No Haiti, presidente Jovenel Moise aceita a renúncia do governo.

2021 - União Europeia compra mais 50 milhões de doses de vacina da Pfizer.

2021 - Na Somália, presidente Mohamed Abdullahi Mohamed assina lei que prolonga seu mandato por dois anos.

2021 - “A Igreja mestra de oração” é o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral.

2021 - Eduardo Rios Neto é indicado para assumir presidência do IBGE.

2021 - Plenário do STF confirma por maioria de votos abertura de CPI da Covid no Senado.

2021 - RCU inocenta Dilma Rousseff e responsabiliza Gabrielli e mais 6 por compra da refinaria de Pasadena.

2021 - MPF processa ex-ministro da Saúde e secretário de Saúde do Amazonas por crise de oxigênio.

2021 - Bate-papo mostra como inserir a Cultura Maker nos negócios e na educação.

2021 - Governador de Mato Grosso declara situação de emergência para ajudar os municípios.

2021 - Polícia Federal diz que ministro Ricardo Salles dificultou ação de órgãos.

2021 - Instituto Butantan entrega 1 milhão de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde.

2021 - Início da vacinação contra a gripe no estado do RJ.

2021 - Câmara Legislativa do DF aprova auxílio de R$ 600 para taxistas e motoristas de transporte escolar.

2021 - Tom Zé é escolhido para ser o 13º reitor da Unicamp.

TÚNEL DO TEMPO

Jorge Veiga - Orora analfabeta

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário