quinta-feira, 7 de abril de 2022

Fatos históricos de 8 de abril

08 de abril é o 98º dia no calendário gregoriano. Faltam 267 para acabar 2021.

- Dia Mundial do Combate ao Câncer

- Dia Mundial de Ação contra os Transgênicos ou OGM (Organismos Geneticamente Modificados) - Comemorado com a participação de mais de 120 organizações em cerca de 59 países.

- Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Cushing - Comemoração que tem por fim aumentar a conscientização e o conhecimento sobre essa doença que atinge muito mais mulheres. Faz referência à data do nascimento do neurocirurgião norte-americano e um dos pioneiros de cirurgias de cérebro, Harvey Williams Cushing (0.04.1869), que é frequentemente chamado de o "pai da moderna neurocirurgia", tendo sido o 1º a descrever a "síndrome de Cushing"

- Dia Nacional do Sistema Braille - Conforme Lei Nº 12.266, de 21.06.2010, para marcar a data do nascimento do pioneiro, missionário e idealista da Educação dos Cegos no Brasil, José Álvares de Azevedo (08.04.1834), que foi o 1º professor cego do país, particularmente na cidade do Rio de Janeiro-RJ, convertendo-se no introdutor do Sistema Braille e o idealizador da 1ª escola destinada a alunos cegos na América Latina.

- Dia Nacional da Natação.

- Dia Nacional do Correio

EVANGELHO (Jo 10, 31-42)

5ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”

33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?

35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.

39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Alberto

 

EFEMÉRIDES

Pablo Picasso (1881-1973)

217 - O imperador romano Caracala é assassinado. É sucedido por seu prefeito do pretório, Macrino.

632 - O rei Cariberto II é assassinado em Blaye (Gironda), junto com seu filho ainda criança Quilperico.

876 - A Batalha de Dair Alacul salva Bagdá dos safáridas.

1139 - Rogério II da Sicília é excomungado.

1204 - As tropas da Quarta Cruzada iniciam um cerco a Constantinopla, que terminaria a 13 de abril com a conquista da cidade.

1378 - Bartolomeu Prignano se torna o Papa Urbano VI.

1455 - Alfonso de Borgia se torna o Papa Calisto III (foi um dos três sumos pontífices espanhóis).

1478 - Leonardo da Vinci é acusado de homossexualismo.

1553 - Fundação da vila de Santo André da Borda do Campo, atual cidade de Santo André, no ABC Paulista.

1640 - Sai de Lisboa a esquadra que leva ao Brasil (Bahia) o primeiro Rei nomeado para este país, Marquês de Montalvão.

1719 - O bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral notariza Cuiabá, território considerado espanhol pelo Tratado de Tordesilhas.

1741 - Nasceu o poeta José Basílio da Gama, em São José do Rio das Mortes (MG). Morreu em Lisboa, Portugal, em 31.07.1795.

1820 - A Vênus de Milo é descoberta na ilha egeana de Milos.

1832 - Guerra de Black Hawk: cerca de trezentas tropas de infantaria dos Estados Unidos saem de St. Louis, Missouripara combater os nativos americanos sauk.

1835 - Morreu Barão von Humboldt (Friedrich Wilhelm Christian Karl Ferdinand), em Berlim, Alemanha. Foi um funcionário do governo, diplomata, filósofo, fundador da Universidade de Berlim (hoje, Humboldt-Universität), amigo de Goethee, especialmente de Schiller. É conhecido principalmente como um linguista que fez importantes contribuições à filosofia da linguagem, à teoria e prática pedagógicas e influenciou o desenvolvimento da filologia comparativa. É particularmente reconhecido como tendo sido o pai do sistema educacional alemão, que foi usado como modelo em países como os Estados Unidos e Japão. Seu irmão mais novo Alexander von Humboldt ficou famoso na área de Ciências Naturais. Barão von Humboldt nasceu em Potsdam, Alemanha, em 22.06.1767.

1859 - Nasceu Edmund Gustav Albrecht Husserl, em Prossnitz, Moravia, atual República Chega, mas à época pertencia à Alemanha. Foi um matemático e filósofo, conhecido como o fundador da Fenomenologia. Morreu em Friburgo, Alemanha, em 26.04.1938.

1866 - Itália e Prússia se aliam contra o Império Austríaco.

1876 - Estreia em Milão a ópera Gioconda, de Ponchielli.
1902 - É assinado o Tratado chinês-russo, pelo qual a Rússia se compromete a abandonar a Manchúria em 18 meses.

1904 - A Terceira República Francesa e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda assinam a Entente Cordiale.

1904 - O místico britânico Aleister Crowley transcreve o primeiro capítulo do Livro da Lei.

1911 - O físico neerlandês Heike Kamerlingh Onnes descobre a supercondutividade.

1924 - Os tribunais da charia são abolidos na Turquia, como parte das Reformas de Atatürk.

1930 - Nasceu o compositor e radialista Collid Filho (Collid Ether Filho), em Belém (PA). Apresentou também os programas "Rádio sequência G3" e "Caleidoscópio". Substituiu Ary Barroso na apresentação do programa "Calouros Tupi". De 1955 a 1958 foi o apresentador do "Grande Jornal Falado Tupi". Em 1961, começou a apresentar, também na Rádio Tupi o programa "Collid disco", que foi ao ar por mais de 40 anos de segunda à sexta-feira, sempre à meia-noite. Collid Filho morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 06.05.2004.

1938 - Nasceu Kofi Atta Annan, em Kumasi, Gold Coast, Gana. Diplomata, foi, entre 01.01.1997 e 01.01.2007, o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, tendo sido laureado com o Nobel da Paz em 2001. Annan e as Nações Unidas foram correceptores do Prêmio Nobel da Paz de 2001 pela criação do Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária para ajudar países em desenvolvimento em seus esforços para cuidar de seu povo

1939 - Decreto-Lei nº 1.202  dispõe dobre a administração de Estados e Municípios.

1941 - Morte do escritor francês Marcel Prevost (Eugene Marcel Prèvost), em Paris, França, onde também nasceu em 1º de maio de 1862.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Cerco a Leningrado: as forças soviéticas abrem uma ligação ferroviária muito necessária para Leningrado.

1942 - Segunda Guerra Mundial: os japoneses ocupam Bataan, nas Filipinas.

1946 - Fundação da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.

1945 - Fundado o Partido Social-Democrata (PSD) por interventores estaduais nomeados por Getulio Vargas durante o Estado Novo.

1946 - Fundação da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.

1950 - Índia e Paquistão assinam o Pacto Liaquat–Nehru.

1953 - Autoridades francesas devolvem ao governo alemão o controle do porto de Kehl, situado às margens do Reno, perto de Estrasburgo.

1954 - O Canadá e os EUA montam uma rede de radares no extremo norte do Canadá para detectar a aproximação de aviões inimigos.

1956 - Nasceu Vicente Paulo da Silva, conhecido como Vicentinho, em Santa Cruz de Inharé, hoje Campo Redondo (RN).  Líder sindical e político, atualmente exerce o seu 2° mandato de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores de São Paulo, ao qual é filiado desde 1981. É também o 1° suplente do senador Eduardo Suplicy (PT–SP).

1958 - A França anuncia morte de 243 argelinos em combates perto da fronteira com a Tunísia.

1959 - Uma equipe de fabricantes de computadores, usuários e pessoas de universidades dirigidos por Grace Hopper reúnem-se para discutir a criação de uma nova linguagem de programação que seria chamada de COBOL.

1959 - A Organização dos Estados Americanos elabora um acordo para criar o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

1960 - Os Países Baixos e a Alemanha Ocidental assinam um acordo para negociar o retorno dos territórios alemães anexados pelos neerlandeses em troca de 280 milhões de marcos alemães como reparação de guerra.

1962 - O governo cubano anunciou que 1.179 prisioneiros capturados na invasão de 1961 foram condenados a trinta anos de prisão.

1963 - Fundação do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo.

1963 - Nasceu Julian Lennon (John Charles Julian Lennon), em Liverpool, Inglaterra. É um cantor, compositor, produtor e músico britânico. É o primogênito do ex-beatle John e o único filho do músico com a primeira esposa, Cynthia Powell. Seu padrinho era Brian Epstein, o ex-empresário do quarteto de Liverpool. Julian possui este nome devido a uma homenagem à sua avó paterna, Julia.

1963 - Nasceu Zeca Camargo (José Carlos Brito de Ávila Camargo), em Uberaba (MG). É um apresentador e jornalista. Editor chefe e apresentador do Fantástico, já esteve no comando do primeiro reality show da Rede Globo, No Limite.

1964 - Realizado o voo de teste da Gemini I.

1969 - Ocorre o primeiro implante de um coração artificial em um ser humano.

1973 - Morreu Pablo Picasso (Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso), em Mougins, França. Foi um dos maiores pintores do século. Criador do cubismo, o trabalho do artista não é cópia do mundo real, mas uma criação autônoma e nova. Ao lado, uma reprodução de Nature Morte aux Tulipes (1932). Pablo Picasso  nasceu em Málaga, Espanha, em 26.10.1881.

1974 - O presidente Geisel autoriza o ministro da Justiça a estudar uma fórmula legal para a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro.

1976 - Mais de cem aerólitos caíram nas proximidades de Kirin, na China.

1980 - O aiatolá Khomein, líder do Irã, pede derrubada de Saddam Hussein.

1980 - Gen. Figueiredo, presidente do Brasil, visita o Paraguai e devolve objetos pertencentes a Solano López, tomados em 1870 como troféus de guerra.

1989 - Um submarino soviético da classe Mike, com dois reatores, pega fogo e afunda no Atlântico Norte.

1992 - Yasser Arafat, líder da Organização para a Libertação da Palestina, sobrevive a um acidente de avião quando sobrevoava o deserto do Saara.

1992 - Após testes de impressão digital, as autoridades alemãs e israelitas afirmam estar certos que o nazista Josef Mengele morreu no Brasil, em 1979.

1993 - A República da Macedônia junta-se às Nações Unidas.

1994 - Um eletricista encarregado de armar um sistema de alarme encontra o corpo de Kurt Cobain, três dias após a seu suicídio.
1994 - Decreto nº 23.167 aprova o Regimento Interno do Conselho Estadual do Meio Ambiente - COEMA (CE).

1994 - O Papa João Paulo II inaugura a Capela Sistina do Vaticano, cujas obras de restauração duraram treze anos.

1999 - O euro se iguala ao dólar como moeda preferida pelos investidores internacionais.

1999 - São descobertas as múmias incas melhor conservadas na Cordilheira dos Andes, a 7 mil metros de altura.

1999 - Justiça sequestra bens do ex-deputado federal Sérgio Naya, no Brasil e no exterior.

2001 - A Funai faz o primeiro contato com uma tribo indígena, até então desconhecida da Amazônia. Pelo menos 30 índios vivem sob o domínio de outra tribo maior.

2003 - EUA invadem centro de Bagdá contra Saddam Hussein com um violento tiroteio e pesado bombardeio aéreo. Palácios do ditador foram invadidos pelos militares americanos.

2003 - Aposentada de 72 anos é presa em Fortaleza (CE) por não pagar pensão alimentícia a uma neta.

2005 - Enterro do Papa João Paulo II na Basílica de São Pedro, em Roma.

2005 - José Gomes Alencar da Silva, ex-vice-presidente de Lula, é homenageado com a Medalha de Mérito Anita Garibaldi.

2006 - Retorna a Terra Marcos Cesar Ponte, o primeiro astronauta brasileiro.

2008 - Presidente Lula sanciona a lei que cria a Empresa Brasil de Comunicação, EBC (a TV pública).

2008 - Governo lança o programa Banda Larga nas escolas.

2009 - Câmara aprova impenhorabilidade da casa de pessoa que vive sozinha.

2010 - Ministério Público debate sobre Marco Civil na Internet.

2011 - Presidenta Rousseff recebe o vocalista da Banda Uno, Bono Vox.

2011 - Presidente Barack Obama condena a violência nos protestos na

Síria.

2012 - Juliana e Larissa vencem a etapa de Fortaleza do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

2012 - Papa Bento XVI pede o fim do derramamento de sangue na Síria.

2013 - Anvisa libera comercialização de bebidas de soja da marca Ades.

2013 - Morreu Sara (ou Sarita) Montiel (María Antonia Alejandra Vicenta Elpidia Isidora Abad Fernández), em Madri, Espanha. Nascida em Campo de Criptana, Província de Ciudad Real, Espanha, em 10.03.1928, foi uma atriz e cantora espanhola, com atuação no México e nos Estados Unidos (Hollywood)

2013 - Morreu Margaret Thatcher (Margaret Hilda Thatcher, em Londres, Inglaterra. Nascida em Grantham, Inglaterra, em 13.10.1925, foi uma política britânica, primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990.

2013 - SUS amplia oferta a tratamento para parar de fumar.

2014 - EUA alertam para a capacidade iraniana de produzir bomba nuclear em 2 meses.

2014 - O ministro Dias Toffoli é eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

2014 - Senado suspense votação sobre CPI da Petrobras.

2014 - FMI reduz perspectiva de crescimento do Brasil a 1,8% em 2014.

2015 - Presidenta Dilma Rousseff autoriza estudos para a abertura de capital da Caixa Seguridade.

2015 - ANATEL publica edital de licitação de quatro direitos de exploração de satélites.

2015 - Câmara instala comissão para analisar redução da maioridade penal.

2015 - Abertura oficial do processo de beatificação e canonização de D. Hélder Câmara.

2016 - Papa Francisco pede maior compreensão com famílias modernas.

2016 - Ministério Público Federal reforça condenação contra José Dirceu e João Vaccari Neto.

2016 - Conselho Federal de Economia defende juros baixos.

2016 - Emerson Fittipaldi confirma dívida de “mais ou menos uns R$ 25 milhões”.

2017 - O goleiro Bruno retorna ao futebol na partida do Boa Esporte contra Uberaba.

2017 - Inicio da 2ª rodada de saques das contas inativas do FGTS.

2018 - Papa Francisco repudia uso de “instrumento de extermínio” contra a população síria.

2018 - O ex-presidente Lula passa a primeira noite preso na sede da Polícia Federal de Curitiba (PR).

2018 - Presidente Temer define que o ministro Moreira Franco assumirá o Ministério de Minas e Energia.

2019 - Papa Francisco reconhece milagre realizado pelo padre brasileiro Donizete Tavares de Lima.

2019 - A procuradora Raquel Dodge assina termo de cooperação com Suíça no combate à corrupção.

2019 - Mercado reduz para 1,97% o crescimento do PIB em 2019.

2019 - Presidente Bolsonaro sanciona sem vetos lei que altera regras do cadastro positivo.

2020 - Aprovado o alargamento dos limites de endividamento das autarquias em Portugal

2019 - Presidente Bolsonaro anuncia a demissão do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez; Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraud é anunciado como novo ministro da Educação.

2019 - Justiça do Rio suspende a posse de cinco deputados presos.

2020 - França passa a exigir que os viajantes entrem no país com um certificado.

2020 - EUA registram 2.000 mortes por novo coronavírus em apenas um dia.

2020 - Morte de Linda Tripp, uma das principais protagonistas do “escândalo Mônica Lewinski.

2020 - Nos EUA, Universidade de Johns Hopkins estima que mundo tem 1,5 milhão de casos de coronavírus.

2020 - Alemanha anuncia que vai acolher centenas de menores refugiados desacompanhadas da Grécia.

2020 - Na Alemanha, Lufthansa diz que perde um milhão de euros por hora e pede apoio público. O país supera a marca de um milhão de teste para o novo coronavírus.

2020 - Partidos mexicanos estão proibidos de doar recursos de financiamentos públicos.

2020 - Eurocâmara abre suas instalações e cozinhas para os sem-teto.

2020 - Na Argentina, presidente Alberto Fernández descarta flexibilizar quarentena em centros urbanos.

2020 - Organização Mundial do Comércio alerta para queda de 32% no comércio no global por crise do coronavírus.

2020 - Peru prolonga confinamento até 26/04/2020.

2020 - Chegam à Venezuela 90 toneladas de doações da ONU.

2020 - Cuba alerta sobre “oportunismo” dos EUA contra a Venezuela.

2020 - Equador solicita ajuda de empresas e laboratórios russos para combater covid-19.

2020 - Paraguai estende quarentena até 19/04/2020.

2020 - Governo afegão anuncia a libertação de 100 detentos talebans.

2020 - Nicarágua recebe 8.000 doses de Interferon procedente de Cuba.

2020 - Papa Francisco cria comissão para refletir sobre mulheres diáconos.

2020 - Eurogrupo falha em acordo para resposta à crise econômica do coronavírus.

2020 - Governo do Maranhão suspende o transporte rodoviário para saída e entrada de São Luís.

2020 - Câmara dos Deputados adia para o dia seguinte votação de ajuda a estados e municípios.

2020 - Em pronunciamento, presidente Bolsonaro retoma embate com governadores e prefeitos.

2020 - Ministro Sérgio Moro pede que juízes não soltem presos por corrupção na pandemia do coronavírus.

2020 - Bolsonaro recebe o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em reunião “tranquila”.

2020 - Ministério da Justiça notifica aplicativo de vídeo chamadas Zoom.

2020 - Ministro Alexandre de Moraes (STF) decide que estados têm autonomia para impor isolamento social.

2020 - Brasil confirma primeiro indígena yanomami com coronavírus.

2020 - Brasil tem 800 mortes e 15.927 casos confirmados de coronavírus.

TÚNEL DO TEMPO

Ouça Julian Lennon

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário