quarta-feira, 11 de maio de 2022

Fatos históricos de 12 de maio

12 de maio é o 132º dia no calendário gregoriano. Faltam 233 para acabar 2022. 

Dia Internacional de Conscientização sobre Doenças Neurológicas Crônicas e Imunológicas/Dia Mundial da Fibromialgia - Comemoração iniciada em 1992 pelo executivo norte-americano de publicidade e vendas, além de paciente de Doença Neurológica Crônica e Imunológica, Tom Hennessy (Thomas Michael Hennessy Jr,), que também é conhecida como "Dia Mundial da Fibromialgia e da Síndrome de Fadiga Crônica".

- Dia da Escrava Anastácia - Em homenagem a uma negra bonita que teria resistido à lascívia de seus algozes. Seu culto teve início em 1968, quando as Nações Unidas decretaram o "Ano Internacional dos Direitos Humanos" e a partir da comemoração dos 90 anos da Abolição da Escravatura no Brasil.

- Dia Internacional da Enfermagem ou Dia Mundial do Enfermeiro (a) - Comemoração criada pela ONU em homenagem à data do nascimento da enfermeira italiana Florence Nightingale, 12 de maio de 1820.

Dia Nacional do Enfermeiro - Comemoração de brasileiros, conforme Decreto Nº 2.956, de 10.09.1938, que está relacionada com o "Dia internacional dos Enfermeiros".

EVANGELHO (Jo 13, 16-20)

4ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.

18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Nereu, Aquiles e Pancrácio


EFEMÉRIDES 
Hermes da Fonseca (1855 - 1923)

254 - Eleito o Papa Estêvão I, 23º papa.  

1191 - Ricardo I da Inglaterra casa-se com Berengária de Navarra.

1012 - Morreu  Papa Sérgio IV (Pietro Buccaporci) em Roma, Itália, onde também nasceu em 965Foi Papa de 31 de julho de 1009 até a data da sua morte.

1339 - Bula do papa Bento XII autorizando a criação da Universidade de Grenoble.

1364 ­ Fundada em Cracóvia a Universidade Jaguelônica, a mais antiga da Polônia.

1386 - É assinado o Tratado de Windsor entre Portugal e a Inglaterra.

1490 - Morreu Joana de Portugal, OP, em Aveiro, Portugal. Também chamada Santa Joana Princesa embora oficialmente apenas seja reconhecida pela Igreja Católica como Beata. Nasceu em Lisboa, Portugal, em 06.02.1452.


1551 - Em Lima, Peru, é fundada a primeira universidade da América, a Universidade Nacional Maior de São Marcos.

1588 - Guerras religiosas na França: Henrique III da França foge de Paris depois que Henrique I de Guise entra na cidade e ocorre um levante popular.

1622 - É construída a maior igreja de Buenos Aires, cujo primeiro bispo foi Pedro de Carranza.

1684 - Morreu Edme Mariotte, em Paris, França. Foi um cientista e padre que se destacou principalmente no campo da Física, e também publicou pesquisas sobre fisiologia vegetal. Nasceu em Dijon, França, provavelmente em 1620.

1725 - Criação do Grau de Mestre Maçom.

1730 - Santa Rita de Cássia protege a cidade de Cássia, na Itália, de um terremoto que devastou várias cidades das suas redondezas.

1769 - Alvará régio português que combate a consolidação dos prazos das igrejas (legislação sobre a enfiteuse).

1780 - Guerra de Independência dos Estados Unidos: na maior derrota do Exército Continental, Charleston, Carolina do Sul, é tomada pelas forças britânicas.

1784 - Entra em vigor nesta data o Tratado de Paris, assinado em 3 de setembro de 1783.

1797 - Guerra da Primeira Coalizão: Napoleão I da França conquista Veneza.

1820 - Nasceu Florence Nightingale, em Florença, Itália. Enfermeira, fundadora da enfermagem moderna, em Florença, Itália. Ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Recebeu o apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite. Florence, uma anglicana, acreditava que Deus a havia chamado para ser enfermeira. Também contribuiu no campo da Estatística, sendo pioneira na utilização de métodos de representação visual de informações. Nightingale lançou as bases da enfermagem profissional com a criação, em 1860, de sua escola de enfermagem no Hospital St Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do King's College de Londres. O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no mundo inteiro no dia do seu aniversário. Morreu em Londres, Inglaterra, em 13.08.1910.

1837 - Morreu Evaristo Ferreira da Veiga e Barros, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 08.10.1799. Foi um poeta, jornalista, político e livreiro.

1855 - Nasceu Hermes da Fonseca (Hermes Rodrigues da Fonseca), em São Gabriel (RS). Militar e político, foi o 9º Presidente do Brasil (15/11/1910 a 11/11/1914). Morreu em Petrópolis, em 09.09.1923. Era sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca, do General João Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército, e filho do marechal Hermes Ernesto da Fonseca e de Rita Rodrigues Barbosa.

1870 - O Ato de Manitoba recebe o consentimento Real, abrindo caminho para que Manitoba se torne uma província do Canadá em 15 de julho.

1881 - É assinado o Tratado de Bardo, que estabeleceu o Protetorado da França sobre Túnez, pondo fim a independência deste país.

1885 - Rebelião do Noroeste: os quatro dias da Batalha de Batoche chegam ao fim com a derrota decisiva dos rebeldes métis.

1888 - No Sudeste Asiático, os territórios da Companhia Privilegiada do Bornéu do Norte tornam-se o protetorado britânico do Bornéu do Norte.

1888 - Câmara Federal do Brasil aprova a Lei Áurea (abolição dos escravos), com 9 votos contrários.

1902 - Morreu Augusto Severo (Augusto Severo de Albuquerque Maranhão), com seu mecânico francês num acidente com o balão Pax, em Paris, França.  Foi um político, jornalista, inventor e aeronauta nascido em Macaíba (RN), em 11.01.1864.

1907 - Nasceu Katharine Houghton Hepburn em Hartford, Connecticut, EUA, e faleceu em Fenwick, Connecticut, EUA, em 29.06.2003. Foi considerada por muitos como a maior atriz da história do cinema, Hepburn foi indicada 12 vezes ao Oscar, que venceu em quatro ocasiões, e foi eleita pelo American Film Institute como a maior estrela feminina de todos os tempos. A carreira de Hepburn é vista como uma das mais aclamadas de Hollywood e durou por mais de 60 anos. Ela trabalhou com diversos tipos de gêneros da comédia ao drama e recebeu quatro prêmios do Oscar de Melhor Atriz, marca até hoje não superada por nenhuma outra atriz ou ator.

1911 - O aviador e construtor de aviões francês Edouard Nieuport conseguiu uma velocidade inédita em veículo no ar: 120 quilômetros por hora. 

1918 - Associação Cristã de Moços de Porto Alegre (RS) institui o “Dia das Mães” no 2º domingo de maio.

1913 - Nasceu cantor Jamelão (José Bispo Clementino dos Santos), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 14.06.2008. Notabilizou-se como cantor principal dos sambas-enredo da Mangueira.  É o principal intérprete de Lupicínio Rodrigues.

1918 - Associação Cristã de Moços de Porto Alegre (RS) institui o “Dia das Mães” no 2º domingo de maio.

1921 - Nascimento da atriz Ruth de Souza, no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 28.07.2019.  Atriz, primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão do Brasil, Ruth de Souza foi a primeira artista nascida no país a ser indicada ao prêmio de melhor atriz num festival internacional de cinema, por seu trabalho em Sinhá Moça, no Festival de Veneza de 1954. Em 1968, integrou o elenco da TV Globo, tornando-se a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela, em Passo dos Ventos de Janete Clair e depois em A Cabana do Pai Tomás (ambas em 1969), passando a participar intensamente da teledramaturgia da emissora, em diversas produções. Nos últimos anos, considerava-se aposentada, mas estava lúcida e bem de saúde.

1926 - O dirigível italiano Norge torna-se o primeiro dirigível a sobrevoar o Polo Norte.

1928 - Nasceu o compositor e pianista Burt Bacharach (Burt Freeman Bacharach), em Kansas City, EUA.

1932 - Dez semanas após o seu sequestro, o filho de Charles Lindbergh, Charles Jr., é encontrado morto em Hopewell, Nova Jérsei, a poucos quilômetros de sua casa.

1937 - A primeira transmissão ao vivo da rede de comunicação aconteceu em Londres na coroação do rei George VI.

1940 - O autódromo de Interlagos é oficialmente inaugurado com a realização do GP São Paulo. Cerca de 15 mil pessoas assistiram a uma corrida de carros vencida por Arthur Nascimento Jr., que dirigiu um Alfa Romeo. Em segundo lugar, chega Chico Landi, com um Maseratti.

1940 - As tropas nazistas invadem a França durante a Segunda Guerra Mundial.

1941 - Konrad Zuse apresenta o Z3, a primeira máquina de computação totalmente automática e programável do mundo, em Berlim.

1941 - Nasceu Sérgio Vieira Chapelin, em Valença (RJ). É um locutor e apresentador de televisão. Iniciou a carreira como locutor de rádio, passando pela Rádio Nacional, Rádio MEC e Rádio Jornal do Brasil. Estreou na Rede Globo em 1972 como apresentador do Jornal Hoje, substituindo Ronaldo Rosas e no mesmo ano passou a apresentar o Jornal Nacional ao lado de Cid Moreira.

1948 - Inauguração da Faculdade de Medicina do Ceará.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Segunda Batalha de Carcóvia: no leste da Ucrânia, as forças do Exército Vermelho sob o comando do marechal Semyon Timoshenko lançam uma grande ofensiva, porém serão cercados e destruídos pelas tropas do Grupo de Exércitos Sul, duas semanas depois.

1942 - Segunda Guerra Mundial: o navio-tanque americano SS Virginia é torpedeado na foz do rio Mississippi pelo submarino alemão U 507.

1943 - Segunda Guerra Mundial: rendição do Afrika Korpsna Tunísia.

1949 - União Soviética suspende o bloqueio de Berlim.

1949 - As potências de ocupação ocidentais aprovam a Lei Fundamental para o novo Estado alemão: a República Federal da Alemanha.

1949 - Nasceu Tizuka Yamasaki, em Porto Alegre (RS). É diretora de cinema e televisão.

1951 - Os Estados Unidos testam, nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, a primeira bomba de Hidrogênio. Entre 1946 e 1958, o país realizou 67 testes nucleares nas Ilhas Marshall, formado por 29 atóis e 3 ilhas. O local foi escolhido por ser no meio do caminho entre a Ásia e Oceania.

1953 - O filme brasileiro “O Cangaceiro”, de Lima Barreto, foi premiado como Melhor Filme de Aventura no Festival de Cannes.

1959 - O governo britânico lançou um programa de pesquisas espaciais.

1962 - O presidente Kennedy ordena o envio de tropas à Tailândia para defender o país de uma possível incursão de forças comunistas do Laos.

1965 - A nave espacial soviética Luna 5 cai na Lua.

1966 - Nasceu Bebel Gilberto (Isabel Gilberto de Oliveira), em Nova Iorque, EUA. Cantora que toca o estilo bossa nova eletrônica. Bebel Gilberto é filha de João Gilberto e da cantora Miúcha, que é irmã de Chico Buarque.

1971 - O Senado do Chile aprova a reforma constitucional que permite a nacionalização da indústria de cobre.

1978 - Trabalhadores do ABC paulista começaram a primeira grande greve depois do golpe militar de 1964.

1978 - Depois de pressões feministas, os furacões passaram a ter também nomes masculinos nos Estados Unidos.

1978 - Lei nº 6.530 dá nova regulamentação à profissão de corretor de imóveis.

1982 - O padre espanhol de extrema-direita Juan Maria Fernández Krohn tenta assassinar o papa João Paulo II com uma baioneta, no santuário de Fátima.

1984 - O líder negro Nélson Mandela recebeu a visita de sua mulher, Winnie, pela primeira vez em 22 anos de prisão.

1988 - Estados Unidos e a ex-União Soviética resolvem, em Genebra, suas últimas diferenças sobre a aplicação do Tratado de Mísseis Nucleares de Alcance Médio.

1991 - Relatório da ONU informa que o número de habitantes da Terra passou de 5,4 bilhões, em 1991, para 6,4 bilhões em 2000.

1991 - Ayrton Senna (Equipe Mc Laren) vence o Grande Prêmio de Monte Carlo.

1997 - O quadro “Madame Cézanne em uma Cadeira Amarela”, do pintor francês Paul Cézanne, é comprado em um leilão na Christie`s, de Nova Iorque, por US$ 23,1 milhões por um colecionador suíço.

2001 - Morte do jogador Didi (Waldir Pereira), no Rio de Janeiro (RJ). Foi bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira (1958 e 1962). Eleito o melhor jogador da Copa de 58, quando a imprensa europeia o chamou de "Mr. Football" (Senhor Futebol). Didi foi um dos maiores e dos mais elegantes meio-campistas da história do futebol. Nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ), em 08.10.1928.

2002 - Futebol: O Ituano conquista o Campeonato Paulista.

2002 - O presidente Jimmy Carter visita Cuba, tornando-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar o país, durante ou depois do mandato, desde a revolução que levou Fidel Castro ao poder em 1959.

2002 - O piloto brasileiro Rubens Barrichello é obrigado, pela Ferrari, a ceder o 1º lugar do GP de Fórmula 1 da Áustria para Michael Schumacher.

2003 - Morreu Paulo Flores, aos 59 anos, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um dublador de personagens notórios como senhor Richfield na Família Dinossauro e Abelardo em Esquadrão do Tempo.

2004 - Fundação Abrinq e Instituto Ethos lançam a “Lei do Aprendiz, em São Paulo.

2005 - STF determina quebra de sigilo fiscal de Henrique Meirelles (presidente do Banco Central).

2006 - São Paulo: Início da onda de violência, organizada pelo PCC

2006 - 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Brasília.

2007 - No Brasil, Papa Bento XVI lança alerta aos traficantes: “Digo aos que comercializam a droga que pensem no mal que estão provocando a uma multidão de jovens e adultos de todos os segmentos da sociedade. Deus vai-lhes exigir satisfações”.

2008 - Morreu Irena Sendler, em Varsóvia, Polônia, onde também nasceu em 15.02.1910. Também conhecida como "O anjo do Gueto de Varsóvia," foi uma ativista dos direitos humanos durante a Segunda Guerra Mundial, tendo contribuído para salvar mais de 2.500 vidas ao levar alimentos, roupas e medicamentos às pessoas barricadas no gueto, com risco da própria vida.

2008 - Terremoto na China com epicentro na província de Sichuan resulta na morte de 10 000 pessoas na China.

2008 - Lançamento do Programa de Política Industrial.

2009 - TSE decide absolver governador do Amapá, Waldez Góes, de cassação.

2010 - Airbus A330 que fazia o voo Afriqiyah Airways 771 cai pouco antes de pousar no Aeroporto Internacional de Trípoli, matando 104 das 105 pessoas a bordo. 

2010 - Brasil e Índia abrem disputa com a União Europeia por comercialização de genéricos.

2011 - Brasil aumenta barreira à importação de veículos e autopeças.

2011 - Anistia Internacional denuncia violência policial e tortura em presídios do Brasil.

2012 - O movimento “Indignados” inicia a “primavera Global” por todo o mundo.

2012 - Caixa Econômica Federal realiza corte histórico na redução de juros.

2013 - No Vaticano, canonização de Maria Guadalupe Garcia Savala (1878- 1963).

2013 - Papa Francisco lança apelo contra a “exploração das crianças no trabalho doméstico”.

2014 - Morreu Hans Rudolf Giger, em Zurique, Suíça. Nascido em Coira, Grisões, Suíça, em 05.02.1940, foi um artista plástico com obras no campo da pintura, escultura, design de comunicação e de interiores e cinema. Ligado a corrente do surrealismo e da arte fantástica, H.R. Giger (como é conhecido no mundo da Arte) cedo se destacou pela sua técnica extrema na utilização do aerógrafo em detrimento do pincel, e, pela sua temática trabalhada nos limites de horror e do erotismo.

2014 - Morreu Jacinto Convit (Jacinto Convit García), em Caracas, Venezuela, onde também nasceu em 11.07.1913, foi um médico e cientista, reconhecido por descobrir a vacina contra a Lepra e por seus estudos para descobrir uma cura contra diversos tipos de Câncer. Ganhou o Prêmio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica de 1987. Possui cerca de 45 condecorações emitidas por diversas universidades venezuelanas e internacionais

2014 - Presidenta Dilma Rousseff anuncia R$ 2,5 bilhões para a duplicação da BR-381 (MG).

2015 - ONU manifesta-se contra redução da maioridade no Brasil.

2015 - Lançamento do Manifesto em Defesa da Educação Pública.

2016 - Papa Francisco admite a possibilidade de que mulheres atuem como diácono.

2016 - Dilma Rousseff é afastada da Presidência do Brasil pelo Senado dentro do processo de impeachment. Michel Temer assume o cargo em caráter interino.

2016 - Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que grávidas evitem o Brasil durante Olimpíadas.

2016 - 06h33min: Senado aprova (55 votos a 22) o afastamento de Dilma Rousseff.

2016 - 11h27min: Michel Temer é notificado e se torna oficialmente presidente interino.

2017 - Ciberataque à escala global atinge cerca de 74 países. Um ataque de ransomware atinge mais de 400 mil computadores em todo o mundo, tendo como alvo computadores do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unidoe os computadores da Telefónica.

2017 - Banco Central suspende garantia dada a empresas brasileiras nas exportações à Venezuela.

2017 - O ex-presidente Lula entra com reclamação contra o juiz Sérgio Moro no Conselho Nacional de Justiça.

2017 - Morreu Antonio Cândido de Mello e Souza, em São Paulo (SP). Nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 24.06.1919, foi um sociólogo, literato e professor universitário brasileiro. Estudioso da literatura brasileira e estrangeira, é autor de uma obra crítica extensa, respeitada nas principais universidades do Brasil. À atividade de crítico literário somou-se a atividade acadêmica, como professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi professor-emérito da USP e da UNESP, e doutor honoris causa da Unicamp e da Universidade da República do Uruguai (2005). Entre outros prêmios por seu trabalho, recebeu o Prêmio Jabuti em 1965 e novamente em 1993, o Prêmio Machado de Assis em 1993, o Prêmio Anísio Teixeira em 1996 e o Prêmio Camões em 1998.

2017 - Governo Temer completa um ano com alta rejeição.

2017 - O ex-ministro Antonio Palocci afasta advogados e decide fazer delação premiada.

2018 - Papa Francisco inaugura por vídeo sede de projeto educativo global em Buenos Aires.

2018 - Presidente Nicolás Maduro (Venezuela) chama FMI de “facínoras do mundo”.

2018 - Juiz Sérgio Moro determina abertura de inquérito para investigar ex-governador Beto Richa (PSDB-PR).

2019 - Presidente Maurício Macri diz que narcotráfico cresceu “exponencialmente” na Argentina.

2019 - Coreia do Norte anuncia que desmantelará centro de testes nucleares entre 23 e 25/05/2018.

2019 - Presidente Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para o Supremo Tribunal Federal.

2019 - Senador Flávio Bolsonaro diz que investigação sobre Fabrício Queiroz deve ser arquivada.

2020 - Espanha anuncia que vai importar impor quarentena a todas as pessoas que entram no país.

2020 - O ministro da Saúde da França, Olivier Véran nega pedido para reabrir parques de Paris.

2020 - OCDE aponta colapso sem precedentes nas principais economias do mundo em 04/2020.

2020 - Broadway League informa que teatros permanecerão fechados até 09/2020.

2020 - Nos EUA, senadores apresentam projeto de lei de sanções para responsabilizar China pela covid-19.

2020 - Cidade de Nova Iorque reconta óbitos e número chega a 20 mil.

2020 - Japão começa a fornecer o antiviral recém-aprovado remdesivir para tratar covid-19.

2020 - No Chile, presidente Sebastian Pineda diz que país deve enfrentar pior da pandemia nas próximas semanas.

2020 - Rússia inicia suspensão das medidas de contenção do novo coronavírus no país.

2020 - Colômbia militariza passagem de fronteira com o Brasil para conter coronavírus.

2020 - Bolívia autoriza vermífugo ivermectina para tratamento contra covid-19.

2020 - O primeiro-ministro Narendra Modi anuncia pacote de US$ 270 bilhões para estimular economia.

2020 Na China, mais de 100 milhões de estudantes retornam às salas de aula.

2020 - Ministros do Interior da Arábia Saudita decreta toque de recolher que deve durar cinco dias.

2020 - Islândia anuncia que testará viajantes internacionais no aeroporto para dispensar quarentena.

2020 Papa Francisco dedica missa aos profissionais da enfermagem.

2020 - Avaliação negativa do governo Bolsonaro sobe de 31% para 43,4%, segundo pesquisa CNT/MDA.

2020 - Presidente Bolsonaro entrega resultados dos testes de coronavírus ao Supremo Tribunal Federal (STF).

2020 - BTG pactual anuncia lucro líquido de R$ 768 milhões de reais do primeiro trimestre de 2020.

2020 - IBGE revela que setor de Serviços cai 6,9% em março/2020.

2020 - Ministério da Economia informa que o auxílio emergencial não pode ser permanente.

2020 - Sérgio Moro vai à Polícia Federal acompanhar exibição de vídeo da reunião ministerial de 22/04/2020.

2021 - Em Portugal, esgotada a lotação de 7.500 peregrinos no Santuário de Fátima;

2021 - Espanha defende “formato de destino seguro” com certificado digital da União Europeia; Espanha anuncia reabertura dos estádios.

2021 - Na França, Justiça determina julgamento da Air France e Airbus por acidente do voo A330-200.

2021 - Argentina recebe apoio da França em renegociação da dívida com FMI.

2021 - Elizabetta Belloni é nomeada para dirigir os serviços secretos (DIS) da Itália.

2021 - Nos EUA, Elon Musk diz que Tesla não pretende mais aceitar pagamentos em bitcoin; Tina Turner, Jay-Z e The Go-Go´s entram no Hall da Fama do Rock; Republicanos votam a favor do afastamento de Liz Cheney da cúpula do partido; Juiz diz que poderá aumentar a pena de Derek Chauvin.

2021 - Reino Unido concorda que o líder sérvio Radovan Karadzic seja transferido para uma prisão britânica; Madame Tussauds de Londres retira estátuas de príncipe Harry e Meghan de ala da realeza; Tony Blair adverte que o Partido Trabalhista está sendo destruído pela “esquerda acordada”.

2021 - Alemanha aprova flexibilização para viagens.

2021 - Índia supera 250 mil mortos por covid-19.

2021 - Passa de 1.000 o número de foguetes disparados por palestinos contra Israel ao longo de 38 horas.

2021 - Turquia critica EUA por qualificar ataques israelenses como autodefesa.

2021 - Arábia Saudita alega contaminação microbiológica de carne de aves de frigoríficos brasileiros.

2021 - Amazon vence disputa judicial de US$ 404 milhões contra a União Europeia.

2021 - Papa Francisco comemora volta de audiência com fiéis. 

2021 – Live do Conselho Nacional de Saúde discute a quebra de patentes para vacinas.

2021 - Fabio Wajngarten presta depoimento na CPI da Covid.

2021 - Presidente Bolsonaro ironiza Lula: “continua criminoso”.

2021 - Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ) chama Renan Calheiros (MDB-AL) de “vagabundo”.

2021 - Carlos Eduardo dos Santos é condenado a 50 anos de prisão pela morte da menina Rachel Genofre.

2021 - O secretário especial de Cultura, Mario Frias, passa por um cateterismo de emergência.

2021 - LG é autorizada a implantar projeto que vai gerar 150 empregos na zona Franca de Manaus.

2021 - Caixa Econômica Federal anuncia lucro líquido de R$ 4,6 bilhões no 1º trimestre de 2021.

2021 - Polícia Federal prende irmão de senadora Rose de Freitas por suspeita de desvio de dinheiro.

TÚNEL DO TEMPO

Jamelão

 

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário