quinta-feira, 5 de maio de 2022

Fatos históricos de 6 de maio

6 de maio é o 126º dia no calendário gregoriano. Faltam 239 para acabar 2022.

- Dia Universal do Selo ou da Filatelia - Comemorado para marcar a data da emissão do 1º selo adesivo em 6 de maio de 1840, que passou a ser conhecido como "Penny Black", em alusão a seu preço de um penny e a sua cor, preta, e que trazia a estampa do perfil da Rainha Vitória.

- Dia Internacional Sem-Dieta - Comemoração iniciada em 1992 pela feminista britânica, Mary Evans Young, numa defesa da aceitação do corpo tal qual ele costuma ser, além de também alertar para os perigos da Dieta.

- Dia Nacional do Cartógrafo - Instituído pela SBC (Sociedade Brasileira de Cartografia) e oficializada no Estado brasileiro de São Paulo pela Lei Nº 4.521, de 17.01.1985, para marcar a data do registro daquele que é tido como o mais antigo trabalho cartográfico do Brasil. O astrônomo português da frota de Pedro Álvares Cabral, Mestre João, determinou a latitude da Baía de Cabrália (atual Porto Seguro), em 27.04.1500 pelo calendário juliano de então, que equivale a 6 de maio pelo calendário gregoriano.

- Dia Internacional da Osteogénese Imperfeita - Comemoração proposta pela Sociedade Australiana de Osteogénese Imperfeita, que conta com o apoio da comunidade internacional de OI - Osteogênese Imperfeita. Objetivo: conscientizar sobre essa enfermidade hereditária rara, também conhecida por "doença dos ossos de vidro" ou "Wishbone", caracterizada por fraturas frequentes de ossos.

- Dia Universal do Selo - Comemorado para marcar a data da emissão do 1º selo adesivo em 6 de maio de 1840, que passou a ser conhecido como "Penny Black" em alusão a seu preço de um penny e a sua cor, preta, e que trazia a estampa do perfil da Rainha Vitória. Foi concebido pelo professor e reformista britânico, Rowland Hill, o que possibilitou o estabelecimento de um padrão de tarifas postais para toda a Inglaterra, com uma uniformização que permitiu a posterior implantação de um sistema postal de âmbito internacional, pois Antes de o selo existir, era o destinatário que arcava com as despesas das postagens de cartas e demais correspondências.

- Dia Mundial do Acordeon - Instituído pela Confederação Internacional dos Acordeonistas, para marcar a data de 6 de maio de 1829, em que o inventor austríaco, Cirilo Demian, teria apresentado em Viena, um instrumento rudimentar de palheta livre, teclado e fole. Esse instrumento contava com 4 botões na parte destinada à mão esquerda, cujo toque/pressão dos dedos permitia a obtenção de um acorde. O novo instrumento recebeu o nome de acordeão, do francês "acordeom".

- Dia do Instrumentador Cirúrgico - Comemorado no Brasil e oficializado entre outros nos Estados de Minas Gerais e Paraná, além da cidade brasileira de São Paulo-SP. Objetivo: marcar a data da fundação da ANIC (Associação Nacional de Instrumentadores Cirúrgicos), que foi criada em 6 de maio de 1983, a partir da formação de várias turmas do curso de instrumentação cirúrgica ministrado pelo CEDAS (Centro de Estudos de Desenvolvimento em Administração da Saúde), que então era vinculado ao Hospital São Camilo na cidade de São Paulo-SP.

Dia Nacional da Distonia - Comemoração de brasileiros, com o apoio da ABPD (Associação Brasileira de Portadores de Distonia), para conscientizar sobre uma doença pouco conhecida e de difícil diagnóstico. Ela tem uma incidência de 3,4 pessoas para cada 100 mil habitantes (segundo dados do Ministério brasileiro da Saúde) e que compromete os movimentos. Pode ser confundida com tiques nervosos devido aos espasmos musculares involuntários que produzem movimentos e posturas anormais, afetando a qualidade de vida e causando danos também à autoestima do paciente, pois a pessoa afetada pode fazer movimentos bruscos, torcer o pescoço, repuxar o braço ou piscar os olhos em gestos repetidos e sem controle.

- Dia Nacional da Matemática - Homenagem à datado nascimento do escritor e professor brasileiro de matemática, Julio César de Mello e Souza, mais conhecido como "Malba Tahan"). 

- Dia do Taquígrafo

EVANGELHO (Jo 6, 52-59)

3ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Domingos Sávio

EFEMÉRIDES

 Malba Tahan (1895-1974)

1527 - Tropas espanholas e alemãs saqueiam Roma; alguns consideram este evento o fim do Renascimento.

1542 - Francisco Xavier chega a Goa para evangelizar, atendendo solicitação do rei João III de Portugal.

1574 - Nasceu o Papa Inocêncio X (Giambattista Pamphili), em Roma, Itália, onde também morreu em 07.01.1655. Foi Papa de 15 de setembro de 1644 até à data da sua morte. Grande estadista, foi eleito com 49 votos entre os 55 votantes, apesar da franca e agressiva oposição do Cardeal Jules Mazarin. Tomou na eleição o nome de Inocêncio X, altura em que já contava com 70 anos de idade. A festa de sua coroação foi grandiosa pela rivalidade de festejos entre os embaixadores espanhol e francês. Este até fez correr "fontes de puro vinho" ao povo romano. Inocêncio X concedeu demasiada influência à família de seu irmão, e a sua cunhada Olimpia Maidalchini parece ter se aproveitado do pontífice por conta disso, assumindo a verdadeira liderança do estado e da Igreja.

1659 - Restauração inglesa: uma facção do exército remove Richard Cromwell do cargo de Lorde Protetor e reinstala o parlamento.

1682 - Luís XIV da França transfere sua corte para o Palácio de Versalhes.

1758 - Nasceu Robespierre (Maximilien François Marie Isidore de Robespierre), em Arras, França. Foi um advogado, político e uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa. Os seus amigos chamavam-lhe "O Incorruptível". Os seus inimigos chamavam-lhe o “Candeia de Arras”, “Tirano” e “Ditador sanguinário” durante o Terror. Morreu em Paris, França, em 28.07.1794.

1794 - Toussaint l'Ouverture lidera uma revolução escrava no Haiti.

1840 - É colocado à venda o primeiro selo de correios do mundo, na Inglaterra.

1853 - Nasceu Rodolfo Teófilo (Rodolfo Teófilo), em Salvador (BA), mas dizia-se cearense. Foi um dos pioneiros do sanitarismo no Brasil, que se destacou no combate à varíola. Também foi romancista, político e historiador, tendo publicado “A Fome”, “Libertação do Ceará” e “Violação”, dentre outros. Morreu em Fortaleza (CE), em 02.07.1932.

1856 - Nasceu Sigmund Freud (Sigismund Schlomo Freud), em Příbor, Império Austríaco, hoje República Tcheca. Foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Morreu em Londres, Inglaterra, em 23.09.1939.

1859 - Morreu o barão de Humboldt Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt, em Berlim, Alemanha, onde também nasceu em 14.09.1769. Mais conhecido como Alexander von Humboldt, foi um geógrafo, naturalista e explorador. Foi o irmão mais jovem do ministro e linguista prussiano Wilhelm von Humboldt.

1863 - Guerra de Secessão: término da Batalha de Chancellorsville com a derrota do Exército do Potomac pelas tropas confederadas.

1889 - Os franceses reconhecem Paris como a Cidade-Luz.

1889 - Criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro.

1889 - A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição.

1895 - Nasceu o ator Rodolfo Valentino (Rodolfo Alfonzo Raffaelo Pierre Filibert Guglielmi di Valentina D'Antonguolla), Castellaneta, Itália. Morreu em Nova Iorque, EUA, em 23.08.1926.

1895 - Nasceu Malba Tahan (Júlio César de Mello e Souza), no Rio de Janeiro (RJ). Foi um escritor e matemático brasileiro. Através de seus romances foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil. Morreu em Recife (PE), em 18.06.1974. É famoso no Brasil e no exterior por seus livros de recreação matemática e fábulas e lendas passadas no Oriente, muitas delas publicadas sob o heterônimo/pseudônimo de Malba Tahan. Seu livro mais conhecido, “O Homem que calculava”, é uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e Uma Noites. Nunca visitou o Oriente.

1915 - Nasceu Orson Welles (George Orson Welles), em Kenosha, Wisconsin, EUA. Foi diretor, roteirista e ator do cinema mundial. Morreu em Hollywood, EUA, em 10.10.1985.

1916 - Nasceu Zezé Macedo (Maria José de Macedo), em Silva Jardim (RJ). Foi uma comediante e atriz de rádio, cinema e televisão. É a recordista feminina no Brasil em participações de cinema, tendo feito 108 filmes. Seu tipo físico, magra e baixa, sempre lhe garantiu papéis cômicos, apesar de ter sempre afirmado que também gostaria de representar papéis dramáticos em novelas. Oscarito dizia que ela era a maior comediante do cinema brasileiro. Grande Otelo chamava-a de Carlitos de saia; EIvan Cardoso, de primeira-dama do cinema brasileiro. Na época das chanchadas, também ficou conhecida como a empregadinha do Brasil, numa referência aos inúmeros papéis de empregada doméstica que interpretou ao longo de sua carreira. Também se destacou como poetisa, tendo publicado quatro livros de poemas seus. Zezé Macedo morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 08.10.1999.

1932 - Assassinado em Paris por um exilado russo o presidente francês Paul Doumer. 

1932 - Decreto torna oficial a homenagem ao Dia das Mães.

1935 - New Deal: a Ordem Executiva 7034 cria a Works Progress Administration.

1937 - O desastre do Hindenburg: o Zeppelin alemão Hindenburg pega fogo e é destruído em menos de um minuto ao tentar pousar em Lakehurst, Nova Jersey, causando 36 mortes.

1940 - John Steinbeck recebe o Prêmio Pulitzer pelo romance As Vinhas da Ira.

1940 - II Guerra Mundial. Derrota dos aliados na Polônia. 

1941 - O russo Josef Stálin se intitulou líder do Conselho dos Comissários do Povo e assumiu de vez a ditadura no país.

1942 - Segunda Guerra Mundial: em Corregidor, as últimas forças americanas nas Filipinas se rendem aos japoneses.

1945 - Segunda Guerra Mundial: começa a ofensiva de Praga, a última grande batalha na Frente Oriental.

1949 - EDSAC, o primeiro computador eletrônico digital com armazenamento de programas, executa sua primeira operação.

1952 - Morreu Maria Montessori, em Noordwijk aan Zee, Países Baixos. Foi uma educadora, médica e feminista, conhecida pelo método educativo que desenvolveu. Seu método educacional é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora. Nasceu em Chiaravalle, Itália, em 31.08.1870.

1953 - Nasceu Tony Blair (Charles Lynton Blair), em Edimburgo, Escócia. Foi Primeiro-Ministro britânico.

1954 - Morreu B.C. Forbes (Bertie Charles Forbes), em Nova Iorque, EUA. Foi um jornalista financeiro de origem escocesa que fundou a conhecida revista Forbes em 1917. Nasceu em New Deer, Aberdeenshire, Escócia, em 14.05.1880.

1959 - Uma pintura de Pablo Picasso foi vendida por 154 mil dólares, o maior valor já pago pela obra de um artista vivo.

1965 - É lançado ao espaço o "Early Bird", primeiro satélite de comunicação com fins comerciais.

1967 - Os israelenses conquistam a parte oriental de Jerusalém, na Guerra dos Seis Dias contra uma coalizão de países árabes.

1968 - Revolta estudantil na França. É declarado estado de sítio em Paris

1969 - Cacilda Becker sofre derrame cerebral quando representava na peça Esperando Godot. 

1976 - Terremoto na região do Friuli, na Itália, vítima pelo menos mil pessoas.

1983 - Os diários de Adolf Hitler, publicados pela Stern Magazine e pelo Sunday Times foram declarados falsos.

1985 - A "Challenger" retorna à Terra, trazendo importantes descobertas científicas em sua viagem espacial.

1991 - Hidrelétrica de Itaipu aciona a 18ª turbina e opera com capacidade plena.

1992 - Morreu Marlene Dietrich (Marie Magdelene Dietrich von Losch), em Paris, França. Foi atriz e cantora. Nasceu em Berlin-Schöneberg, Alemanha, em 27.12.1901.

1994 - Inauguração do Eurotúnel no Canal da Mancha.

1997 - Privatização da Vale do Rio Doce.

1997 - É criada em Haia a organização para a Proibição de Armas Químicas.

1999 - Realizam-se as primeiras eleições para o Parlamento da Escócia e a Assembleia Nacional do País de Gales.

1999 - O grupo dos sete países mais industrializados do mundo, acrescido da Rússia, divulga proposta para encerrar o conflito da província sérvia de Kosovo.

2001 - Dennis Tito, primeiro turista espacial da história, regressa da Estação Espacial Internacional à Terra 

2001 - João Paulo II visita mesquita, durante viagem à Síria, e torna-se o primeiro papa a entrar num templo islâmico.

2002 - Pim Fortuyn, um dos políticos mais polêmicos dos Países Baixos, é assassinado.

2003 - A equipe do ortopedista Moisés Cohen, do hospital Albert Einstein, em São Paulo, realiza o primeiro transplante de cartilagem na América Latina.

2003 - O Senado rejeita a proposta de abertura de processo de cassação por quebra de decoro parlamentar contra o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA).

2004 - O ministro do Interior do Peru, Fernando Rospigliosi, renuncia depois de receber uma censura do Congresso, pedindo sua saída.

2006 - Os primeiros seis refugiados norte-coreanos chegam aos EUA.

2007 - Morreu Enéas (Enéas Ferreira Carneiro), no Rio de Janeiro (RJ).  Nasceu em Rio Branco (AC), em 05.11.1938. Médico cardiologista, político fundador do Partido da Reedificação da Ordem Nacional, o PRONA, hoje extinto. Após se candidatar por três vezes à Presidência da República (1989, 1994 e 1998) e uma vez à prefeitura de São Paulo (2000), em 2002 foi eleito deputado federal por São Paulo, recebendo votação recorde: mais de 1,57 milhão de votos. Tornou-se muito famoso em todo o Brasil a partir de 1989 (em sua candidatura à Presidência da República daquele ano) por seu bordão "Meu nome é Enéas!", usado sempre ao término de seus pronunciamentos no horário eleitoral gratuito brasileiro.

2008 - Segundo julgamento absolve fazendeiro acusado de matar missionária Dorothy Stang.

2008 - Maior hospital de combate e tratamento ao câncer da América Latina é inaugurado em São Paulo (SP).

2008 - Inauguração do Instituto do Câncer de São Paulo Otávio Frias de Oliveira.

2008 - Superior tribunal de Justiça nega pedir para reduzir pena de Suzane von Richthofen.

2008 - Segundo julgamento absolve fazendeiro acusado de matar missionária Dorothy Stang.

2008 - Presidente Lula afirma que vai fazer o próximo presidente da República.

2009 - PSOL organiza manifestação “Fora Gilmar Mendes”.

2010 - Em apenas 36 minutos, o índice Dow-Jones despencou quase 1000 pontos no que é conhecido como o Flash Crash de 2010.

2010 - Senador Romeu Tuma defende secretário Nacional de Justiça e seu filho, Romeu Tuma Jr.

2010 - Governo lança Programa Nacional de Óleo de Palma em Tomé Açu, no Pará.

2011 - Presidente Barack Obama declara que EUA “decapitaram” a Al-Qaeda.

2011 - Justiça Eleitoral informa o cancelamento de 1,3 milhão de títulos eleitorais.

2012 - Cacá Bueno vence prova da Stock Car no Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

2013 - Três mulheres desaparecidas por mais de uma década são encontradas vivas na cidade americana de Cleveland, Ohio.

2013 - Senadora Ana Rita (PT-ES) defende PEC que expropria terras onde há trabalho escravo.

2013 - Deputados e especialistas debatem proposta que torna o bioma da caatinga um patrimônio nacional.

2013 - Presidenta Dilma Rousseff anuncia juros reduzidos para microempreendedores individuais.

2014 - Câmara aprova PEC do Orçamento Impositivo.

2014 - Última apresentação de Jair Rodrigues (Hotel Guanabara, em São Lourenço.

2014 - ANEEL aprova reajustes de tarifas de quatro distribuidoras paulistas.

2014 - Presidente Dilma Rousseff lança a terceira etapa das ações de saneamento do PAC 2.

2015 - Petrobras cai de 30º para 416º colocação na lista de maiores empresas da Forbes.

2015 - Câmara aprova Medida Provisória que muda regras de acesso ao seguro-desemprego.

2015 - Papa Francisco recebe o prêmio Carlos Magno e exorta Europa a superar egoísmos.

2015 - Tribunal italiano suspende extradição de Henrique Pizzolato.

2016 - Ministério Público Federal denuncia o empresário Ronan Maria Pinto e o ex-senador Gim Argello.

2016 - O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), é denunciado ao STJ por corrupção.

2016 - Governo encaminha ao Congresso projeto que altera legislação de Imposto de Renda.

2016 - Presidenta Dilma Rousseff descarta renúncia e afirma que resistirá “até o último dia”.

2017 - Papa Francisco diz sentir vergonha de ‘mãe de todas as bombas” lançada pelos EUA em 13/04/2017.

2017 - João Doria (PSDB-SP) exibe a carteira de trabalho e chama o ex-presidente Lula de “mentiroso”.

2017 - Manifestantes usam panelaço para protestar contra José Dirceu, em Brasília. 

2018 - No Egito, estudos revelam que nunca existiram câmaras ocultas na tumba do faraí Tutancâmon.

2018 - Marcha pela legalização da maconha na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

2018 - Presidente Temer libera mais de R$ 4 bilhões para Estados e municípios. 

2019 - Ato para pedir volta de Cristina Kirchner reúne 100 mulheres caracterizadas de Evita Perón.

2019 - Papa diz que situação dos imigrantes é uma cruz da humanidade.

2019 - Olavo de Carvalho baixa o nível em sua crítica ao general Villas Boas: “A quem me chama de desocupado não posso nem responder que desocupado é o cu dele, já que não para de cagar o dia inteiro”.

2019 - Bradesco anuncia a compra do banco norte-americano BAC Florida por US$ 500 milhões.

2019 - Ex-comandante do Exército, general Villas Boas, critica Olavo de Carvalho.

2020 - Na Espanha, o chefe de governo Pedro Sánchez defende sua política contra confinamento prematuro.

2020 - Na Itália, a ministra da Educação, Lúcia Azzolina, propõe dividir turmas em sala de aula e em casa.

2020 - Secretário Mike Pompeo diz que existem “evidências” que o coronavírus surgiu em laboratório na China.

2020 - TRF-3 mantém ordem para Jair Bolsonaro entregar resultado de exames de coronavírus.

2020 - Airbnb dispensa 25% dos trabalhadores do mundo inteiro.

2020 - Nos EUA, o jornal The New York Times registra aumento recorde de assinaturas digitais.

2020 - O metrô de New York é fechado para trabalhos de deinfecção.

2020 - O embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan, pede que os cidadãos britânicos deixem o Brasil.

2020 - Ggoverno autoriza retomada do campeonato alemão de futebol, mas com portões fechados.

2020 - O ex-presidente Jacob Zuma denuncia que um de seus filhos foi envenenado em 2018.

2020 - Chile impõe confinamento em bairros mais afetados em Santiago.

2020 - Coalizão do Poder da Polônia chega a acordo e adia eleições presidenciais. 2020 - Suprema Corte autoriza Benjamin Netanyahu a ser primeiro-ministro de Israel.

2020 - Parlamento rejeita a Convenção de Istambul sobre a prevenção da violência contra as de mulheres.

2020 - Irã promete “reação esmagadora” se EUA renovarem embargo de armas.

2020 - Grupos indígenas de nove países da Amazônia criam um fundo internacional contra coronavírus.

2020 - O último dia de prazo para regularizar título de eleitor.

2020 - Câmara aprova em segundo turno nova versão da PEC do “orçamento de guerra”.

2020 - Governador João Dória (PSDB-SP) culpa Bolsonaro por queda das taxas isolamento social em São Paulo.

2020 - Senado aprova projeto que prevê ajuda a estados e municípios.

2020 - Justiça nega pedido do Ministério Público para adoção de lockdown no Amazonas.

2020 - TRF-4 mantém condenação de Lula Em segunda instância por causa do sítio de Atibaia.

2020 - Amazonas recebe mais de 118 profissionais contratados pelo Ministério da Saúde.

2020 - Brasil registra 125.218 casos confirmados de coronavírus e 8.536 mortes.

2020 - Entra em vigor o uso obrigatório de máscara em todo o Ceará.

2020 - Ministro da Saúde, Nelson Teich, admite que lockdown pode ser necessário em algumas situações.

2020 - Banco Central reduz juros pela 7ª vez, a 3% ao ano, o menor nível da história.

2020 - IBGE revela que 10% mais ricos ficam com 43,0% da renda mensal.

2021 - Em Portugal, governo estuda tarifa social de acesso à internet em banda larga.

2021 - França desloca embarcações de guerra para ilha de Jersey em disputa por direitos de pesca.

2021 - Na Itália, Virtual Telescope Project divulga imagem de foguete chinês antes de reentrada descontrolada.

2021 - Nos EUA, Twitter suspende mais uma conta de Donald Trump na rede social; Scarlett Johansson pede boicote ao Globo de Ouro “sexista”; A empresa Honeywell é multada por compartilhar informações militares com China e outros países; IBM anuncia a criação do primeiro chip de 3 nanômetros do mundo.

2021 - Dinamarca publica instruções destinadas à comunidade muçulmana sobre vacinas anticovid.

2021 - Rússia homenageia Sputnik Light, sua vacina anticovid de dose única.

2021 - Índia registra novo recorde mundial de casos diários de covid-19 (412 mil).

2021 - Confronto entre israelitas e palestinos termina com 15 pessoas presos em Jerusalém.

2021 - Na China. O dissidente de Hong Kong, Joshua Wong,  é condenado a mais de 10 anos de prisão; China suspende acordo econômico com a Austrália.

2021 - Governo paraguaio anuncia que divulgará lista de pessoas que furaram fila da vacinação.

2021 - Arábia Saudita suspende compra de carne de aves da JBS.

2021 - Eleições parlamentares na Escócia.

2021 - No Irã, divulgado vídeo da TV estatal iraniana com montagem do Capitólio dos EUA “explodindo”.

2021 - União Europeia pede que Israel pare com as exposições em Jerusalém Oriental.

2021 - Microsoft se compromete a deixar na Europa dados de clientes europeus de seus serviços na nuvem.

2021 - Morte de Alexandar Mandic, pioneiro da internet comercial no Brasil.

2021 - Presidente Bolsonaro volta a defender cloroquina e chama de “canalhas” quem critica o remédio.

2021 - Corpo do ator Paulo Gustavo é cremado em Niterói (RJ).

2021 - RioMar Aracaju realiza sua primeira live commerce.

2021 - Câmara aprova projeto que prevê pedágio proporcional à distância percorrida pelo motorista.

2021 - Reunião dos ex-presidentes Lula e Sarney.

2021 - Vereadores da oposição em São Paulo articulam CPI municipal da covid.

2021 - Cida Borghetti substitui Carlos Marun no cargo de conselheiro de Itaipu Binacional.

2020 - Ministério Público denuncia Dr. Jairinho e Monique Medeiros pela morte de Henry Borel.

2021 - Ex-médico Roger Abdelmassih deixa penitenciária após Justiça conceder prisão domiciliar.

2021 - Justiça revoga prisão e Eduardo Cunha responder processos em liberdade.

2021 - Hospital de Clínicas de Campina Grande (PB) atinge sua ocupação máxima dos leitos de UTI.

2021 - Belo Horizonte e Porto Alegre param vacinação com 2ª dose da CoronaVac por falta de estoque.

2021 - Alexandre Garcia ameaça deixar CNN Brasil ao vivo: “Não sei se volto”. 

2021 - Morte repórter esportivo da Rádio CBN, Gersal Freire.

2021 - Em artigo no Globo, reitora e vice-reitora da denunciam que governo inviabilizará a Universidade.

2021 - Operação da Polícia Civil no Rio de Janeiro no Jacarezinho, na zona norte (25 mortos).

TÚNEL DO TEMPO

Dia Mundial do Acordeon 


SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário