segunda-feira, 13 de junho de 2022

Fatos históricos de 14 de junho

Fatos históricos de 14 de junho é o 165º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 200 para acabar 2021. 

Dia Universal de Deus. 


- Dia Mundial do Doador de Sangue - Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Federação Internacional das Organizações de Doadores de Sangue ou "International Federation of Blood Donor Organizations" (FIODS), em parceria com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Vermelho, e com o apoio Sociedade Internacional da Transfusão de Sangue ou "International Society Blood Transfusion" - ISBT, em homenagem à data do nascimento do médico e biólogo austríaco-norte-americano, Karl Landsteiner, 14.06.1868.


- Dia da Manicure - Criado por um deputado de Mato Grosso, primeiramente como projeto de lei em 2006, entrando em vigor no ano seguinte. O mesmo projeto se espalhou por vários Estados brasileiros, como São Paulo e ManausA lei faz parte do projeto do deputado Sérgio Ricardo (PPS/MT), cuja mãe ajudou a criar a família sendo manicure e cabeleireira.


- Dia do Solista.


EVANGELHO (Mc 4,26-34)

11ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.

46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 


SANTO DO DIA: Clotilde


EFEMÉRIDES

Alois Alzheimer (1864-1915)

1216 - Primeira Guerra dos Barões: o príncipe Luís da França captura a cidade de Winchester e logo conquista mais da metade do Reino da Inglaterra.

1404 - O líder rebelde do País de Gales, Owain Glyndŵr, declarando-se Príncipe de Gales, alia-se aos franceses contra o rei Henrique IV da Inglaterra.

1667 - Termina a incursão de Medwaypela frota holandesa na Segunda Guerra Anglo-Holandesa. Ela durou cinco dias e resultou na pior derrota da Marinha Real.

1699 - A primeira máquina a vapor, construída pelo mecânico inglês Thomas Savery, é apresentada na Real Sociedade de Londres.

1736 - Nasceu Coulomb (Charles Augustin de Coulomb), em Angoulême, França. Foi engenheiro e físico. Publicou 7 tratados sobre a Eletricidade e o Magnetismo, e outros sobre os fenômenos de torção, o atrito entre sólidos etc. Em sua homenagem, deu-se seu nome à unidade de carga elétrica, o coulomb. Morreu em Paris, França, em 23.08.1806.

1775 - Guerra de Independência dos Estados Unidos: o Exército Continental é criado pelo Congresso Continental, marcando o nascimento do Exército dos Estados Unidos.

1789 - Motim do HMS Bounty: sobreviventes do motim, incluindo o capitão William Bligh e outros 18 tripulantes chegam em Timor depois de uma viagem de quase 7.400 km em um barco aberto.

1791 - A República francesa proclama a liberdade de trabalho.

1800 - O exército francês do primeiro cônsul Napoleão Bonaparte derrota os austríacos na Batalha de Marengo, no norte da Itália, e reconquista a Itália.

1807 - O Grande Armée francês do Imperador Napoleão derrota o Exército Russo na Batalha de Friedland na Polônia (atual Rússia, Oblast de Kaliningrado), terminando com a Guerra da Quarta Coalizão.

1822 - Charles Babbage propõe uma máquina diferencial em um documento para a Royal Astronomical Society.

1822 - Assinada Ata de Vereação em Santo Amaro (Bahia), o 1º documento a manifestar oficialmente o desejo de independência do Brasil.

1823 - A Guatemala se separa do México.

1830 - Início da colonização francesa da Argélia: trinta e quatro mil soldados franceses iniciam a invasão de Argel, desembarcando 27 quilômetros a oeste de Sidi Fredj.

1846 - Fundação do estado norte-americano da Califórnia.

1864 - Nasceu Alois Alzheimer, em Marktbreit, Alemanha. Neurologista conhecido por ter sido o primeiro autor a reconhecer com entidade patognômica distinta a doença neurodegenerativa que hoje tem o seu nome (doença de Alzheimer). Trabalhou também com Emil Kraepelin, autor da primeira classificação moderna dos vários tipos de doença psicótica. Morreu em Breslau, Polônia, em 19.12.1915.

1868 - Nasceu Karl Landsteiner, em Baden, Baixa Áustria. Foi médico e biólogo agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema A B 0, e foi descobridor do fator RH. Landsteiner dedicou-se a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos e fez diferentes combinações entre plasma e glóbulos vermelhos, tendo como resultado a aglutinação dos glóbulos em alguns casos, formando grânulos, e em outros não. É recordado também por ter sido um dos proponentes do termo "anticorpo", para as substâncias responsáveis pela aglutinação do sangue. Morreu em Nova Iorque, EUA, em 26.06.1943.

1881 - Lei nº 546 determina a construção do Teatro Amazonas.

1900 - Havaí se torna parte dos Estados Unidos da América.

1900 - A segunda lei naval alemã prevê que a Marinha Imperial Alemã seja duplicada em tamanho.

1905 - A tripulação do encouraçado russo Potemkin se rebela e fuzila o comandante e vários oficiais.

1907 - Terremoto em Kingston, capital da Jamaica, que causa a morte de 1,4 mil pessoas.

1909 - Morte de Affonso Penna (Affonso Augusto Moreira Penna), no Rio de Janeiro (RJ). Jurista e político, foi o 7º Presidente do Brasil entre 15.11.1906 e 14.06.1909, data de seu falecimento. Nasceu em Santa Bárbara do Mato Dentro (MG), em 30.11.1847.

1909 - Início do mandato de Nilo Peçanha na presidência da República do Brasil.

1914 - Primeira Guerra Mundial: uma esquadrilha de aviões alemães bombardeia Londres e deixa mais de 500 vítimas.

1916 - Morreu João Simões Lopes Neto, em Pelotas (RS), onde também nasceu em 09.03.1865. Foi escritor e empresário, considerado como o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul. Simões Lopes Neto só alcançou a glória literária postumamente, em especial após o lançamento da edição crítica de Contos Gauchescos e Lendas do Sul, em 1949, organizada para a Editora Globo, por Augusto Meyer e com o decisivo apoio do editor Henrique Bertaso e de Érico Veríssimo.

1919 - John Alcock e Arthur Whitten Brown partem de St. John's, Terra Nova e Labrador no primeiro voo transatlântico sem escalas.

1920 - Pela primeira vez uma artista é ouvida na Europa através da rádio: a cantora Nelia Melba, que atuava em Londres, foi ouvida por rádios em Paris.

1920 - Morre Max Weber (Maximilian Karl Emil Weber), em Munique, Alemanha. Nasceu em Rrfurt, Alemanha, em 21.04.1864.1864. Foi jurista, sociólogo e economista.  É considerado um dos fundadores da Sociologia.

1925 - Nasceu Dalton Trevisan (Dalton Jérson Trevisan), em Curitiba (PR). É escritor, famoso por seus livros de contos, especialmente O Vampiro de Curitiba (1965), e por sua natureza reclusa

1926 - Brasil deixa a Sociedade das Nações.

1919 - Nasceu Linda Batista (Florinda Grandino de Oliveira), em São Paulo (SP). Foi cantora e compositora. Morreu em 17.04.1988, no Rio de Janeiro (RJ).

1928 - Nasceu Che Guevara (Ernesto Guevara de la Serna), em Rosário, Argentina. Médico, líder e revolucionário conhecido pela sua participação na Revolução Cubana e tido como mito do idealismo e da liberdade. Foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história. Considerado pela revista norte-americana Time Magazine uma das cem personalidades mais importantes do século XX. Foi capturado  e morto em La Higuera, Bolívia, em 09.10.1967.

1936 - Nasceu Wilson das Neves, no Rio de Janeiro (RJ). Instrumentista, compositor, cantor e baterista. Estudou música com Joaquim Naegle e, mais tarde, com Darci Barbosa. Criador do bordão "ô sorte", com o qual é saudado e reconhecido no meio artístico.

1937 - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprova a Lei de taxação da Maconha.

1940 - Durante a Segunda Guerra Mundial, as tropas alemãs chegam a Paris, França.

1940 - Setecentos e vinte e oito prisioneiros políticos poloneses de Tarnów se tornam os primeiros internos do campo de concentração de Auschwitz.

1940 - União Soviética apresenta um ultimato à Lituânia, resultando na perda da independência da Lituânia.

1942 - Anne Frank começa a escrever o seu diário.

1946 - Morreu John Logie Baird (John Logie Baird), em Bexhill, Escócia. Engenheiro e o primeiro a construir um sistema de televisão viável. Nasceu em Helensburgh, Dunbartonshire, Escócia, em 14.08.1888.

1949 - O Estado vietnamita é proclamado sob o governo de Bao Daí.

1950 - ONU desiste de executar a decisão da Assembleia Geral de internacionalizar Jerusalém e pede ao órgão uma reavaliação do assunto.

1951 - UNIVAC I entra em operação no Departamento do Censo dos Estados Unidos.

1953 - Nasceu Roberto Jefferson Monteiro Francisco, em Petrópolis (RJ). Advogado e político presidente nacional do PTB. Ficou conhecido nacionalmente por denunciar a prática de compra de votos na Câmara – o mensalão –, após se envolver num escândalo de corrupção nos Correios.

1958 - O governo britânico anuncia a partida para Chipre de mais dois batalhões de paraquedistas.

1963 - Morreu o compositor Jorge Faraj (Jorge Vidal Faraj), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 09.07.1901.

1962 - Fabricação do primeiro par de sandálias Havaianas em São Paulo (SP) Alpargatas.

1966 - O Vaticano anuncia a abolição do Index Librorum Prohibitorum (Índice de livros proibidos) que estava em vigor desde 1557.

1966 - Morre em Recife, aos 51 anos, o deputado federal e ex-governador de Alagoas, Muniz Falcão.

1967 - Programa Mariner: Mariner 5 é lançada em direção a Vênus.

1968 - Morreu Salvatore Quasimodo, em Amalfi, Itália. Tradutor e poeta, recebeu o Nobel de Literatura de 1959. Nasceu em Módica, Itália, em 20.08.1901.

1968 - Estudantes argentinos decretam uma greve contra a política educacional do presidente Juan Carlos Onganía.

1969 - Morreu Cacilda Becker (Cacilda Becker Iaconis), em São Paulo (SP). Foi atriz e um dos maiores mitos dos palcos nacionais. Nasceu em Pirassununga (SP), em 06.04.1921.

1972 - A brasileira Ruth Cardoso derrotou a argentina Anida Karguer, tornando-se bicampeã sul-americana de xadrez.

1972 - Morreu a atriz Leila Diniz (Leila Roque Diniz), em Nova Dehli, Índia, em um acidente de avião, quando voltava da Austrália. Participou, ao todo, de quatorze filmes, doze telenovelas e várias peças teatrais. Leila quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil, escandalizou ao exibir a sua gravidez de biquini na praia. Leila Diniz nasceu em Niterói (RJ), em 25.03.1945.

1974 - Criação da DINA, polícia secreta do Chile.

1976 - Inaugurada na Fundação Instituto Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, a primeira fábrica brasileira de vacinas contra a meningite.

1982 - Fim da Guerra das Malvinas (Argentina e Inglaterra): O exército argentino se rende perante as forças britânicas em Puerto Argentino (Port Stanley). O presidente Leopoldo Fortunato Galtieri é destituído do cargo.

1985 - Militantes xiitas libaneses se apoderam de um avião da TWA quando este voltava de Atenas para Roma, com 147 passageiros. O sequestro durou 16 dias.

1986 - Morreu Jorge Luis Borges (Jorge Luis Borges Acevedo), em Genebra, Suíça. Foi escritor, poeta, tradutor, crítico e ensaísta mundialmente conhecido de livros. Nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 24.08.1899.

1990 - Fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas.

1992 - Término da ECO-92, no Rio de Janeiro (RJ).

1994 - IV Conferência Iberoamericana em Cartagena das Índias (Colômbia): 21 chefes de Estado e de Governo participam do evento.

1994 - Áurea Janine Crossara ganhou a causa contra a empresa Bateau Mouche. Ela perdeu o marido, o pai e a mãe no naufrágio do reveillon de 1988, no Rio de Janeiro (RJ).

1994 - Morreu Henry Mancini (Enrico Nicola Mancini), em Beverly Hills, EUA. Foi compositor, pianista e arranjador, considerados um dos mais conhecidos compositores de trilhas sonoras para a televisão e cinema. Ganhou um número considerável de prêmios Grammy (incluindo um em reconhecimento em 1995). Nasceu em Cleveland, EUA, em 16.04.1924.

2000 - No maior passo pela paz desde o fim da Guerra da Coréia, os líderes da Coréia do Norte e do Sul assinam um acordo prometendo trabalhar pela reconciliação e por uma eventual reunificação.

2002 - O consulado americano em Karachi, no Paquistão, sofre um atentado com um carro-bomba. Onze pessoas morrem.

2004 - Lula revoga expulsão do jornalista Larry Rother, que publicou no jornal The New York Times uma matéria considerada ofensiva à honra de Lula.

2005 - Morreu a cantora e atriz Norma Sueli (Vita de Araújo Santos), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Ponta Nova (MG), em 26.06.1934.

2005 - Deputado Roberto Jefferson depõe no Conselho de Ética da Câmara.

2007 - Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara aprovou 57 concessões de rádio e TV.

2007 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a conclusão da usina nuclear de Angra 3.

2007 - Generais protestam contra a concessão da patente de coronel ao guerrilheiro Carlos Lamarca.

2007 - O quadro “Baianas”, de Emiliano Di Cavalcanti, é vendido por R$ 1,1 milhão.

2008 - Estudantes depredam o prédio da reitoria da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

2008 - Morreu Jamelão (José Bispo Clementino dos Santos), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 12.05.1913. Apesar de cantar vários estilos, notabilizou-se como cantor principal dos sambas-enredo da Mangueira.  É o principal intérprete de Lupicínio Rodrigues. É presidente de honra da Escola de Samba Mangueira.

2008 - Retorno do ônibus espacial Discovery (lançado em 31.05.2008).

2010 - Correios emitem o selo “Homenagem ao Paleontólogo PeterLung e à Lagoa Santa(MG)”.

2010 - Correios emitem o selo “Série Relações Diplomática - Brasil - Egito”.

2010 - Ministério da Saúde lança nova campanha de incentivo à doação de sangue.

2011 - Comissão de Educação do Senado aprova projeto que combate bullying nas escolas.

2011 - Presidenta Dilma Rousseff assegura que obras da Copa e das Olimpíadas estarão prontas “a tempo”.

2011 - Ministério da Saúde lança campanha para atingir 4 milhões de doadores de sangue.

2012 - Entra em vigor lei que cria estrutura permanente para as Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

2012 - Governo zera IOF para empréstimos no exterior com prazo acima de dois anos.

2013 - Presidenta Dilma Rousseff garante que a inflação está sob controle.

2013 - STJ concede liminar a Petrobras suspendendo dívida tributária.

2013 - Decreto nº 8.028 dispõe sobre as diárias para a Copa das Confederações FIFA 201

2013 - Petrobras anuncia a venda de US$ 2,175 bilhões em ativos.

2014 - O ex-presidente Lula critica Fernando Henrique Cardoso.

2015 - Papa convida à “renovação da atenção sobre a degradação ambiental e sua recuperação”

2015 - Morreu Zito (José Ely de Miranda), em Santos. Nascido em Roseira (SP)n foi jogador de futebol, Iniciou a carreira pelo Esporte Clube Taubaté atuando na posição de volante. Em 1952 foi contratado pelo Santos onde jogou até sua aposentadoria.

Apelidado de "Gerente", era o líder do time dentro de campo, inclusive recebendo do técnico Lula o aval para comandar os atletas em campo da maneira que achasse melhor. Tornaram-se célebres seus gritos incentivando os jogadores a continuar marcando gols, mesmo com as partidas já decididas. Atuou no time por quinze anos, entre 1952 e 1967, tendo jogado 733 partidas e marcado 57 gols.

Após a sua aposentadoria, trabalhou nas categorias de base do Santos, sendo responsável por revelar diversos jogadores, entre eles Robinho, Diego e Neymar para o clube.

Pela seleção brasileira jogou a partir de 1956, tendo ajudado nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962. Em 1958 era inicialmente reserva, porém foi escalado para a partida contra a Seleção Soviética, permanecendo como titular a partir de então. Na Copa de 1962 marcou um dos gols na partida final contra a Tchecoslováquia.

2016 - Facebook lança ferramenta de prevenção do suicídio com o Centro de Valorização da Vida.

2016 - Governo divulga novo impacto de R$ 67,7 bilhões de reajuste de servidores federais.

2016 - Banco Central multa casal Cunha em R$ 1,13 milhão por contas não declaradas no exterior.

2016 - Câmara dos Deputados cria comissão para discutir combate à corrupção.

2016 - Itamaraty exonera Milton Rondó Filho, que emitiu alertas de “golpe” no Brasil.

2017 - Londres: um incêndio em um prédio de apartamentos em North Kensington deixa 72 mortos e outros 74 feridos.

2017 - Nome de Aécio Neves é retirado do painel de votação do Senado.

2017 - Eduardo Cunha (PMDB-RJ) presta depoimento à polícia Federal sobre inquérito que investiga Temer.

2017 - 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

2017 - Petrobras determina redução do preço da gasolina (2,3%) e do diesel (5,8%) nas refinarias. 

2018 - Vaticano recebe carta com 525 anos enviada por Cristóvão Colombo à Santa Sé.

2018 - Mulheres israelenses protestam por oração igualitária perante o Muro das Lamentações.

2018 - Conselho de Segurança prorroga por unanimidade missão da ONU no Iraque.

2018 - Início da Copa do Mundo da Rússia.

2019 - Estados-membros da Europa aprovam planos de impor taxas de importação aos EUA.

2019 - Conselho de Segurança prorroga por unanimidade missão d ONU no Iraque.

2019 - O ex-presidente Lula chama o ex-ministro Sergio Moro de “mentiroso”.

2019 - Presidente Bolsonaro diz que possibilidade de demitir Sergio Moro é “zero”. 

2020 Na França, presidente Emmanuel Macron anuncia o relaxamento nas regras de quarentena.

2020 - Rússia expulsa dois diplomatas da República Tcheca.

2020 - Israel dá primeiros passos para construir assentamentos nas Colinas de Golã.

2020 - Turquia ataca base rebeldes curdos no norte do Iraque.

2020 - Na Sérvia, campanha da oposição pede que cidadãos não votem nas próximas eleições parlamentares.

2020 - O primeiro-ministro Kiriakos Mitsotakis pede aos turistas que visitem a Grécia.

2020 - Na Bélgica, Princesa Marie-Esmeralda pede que o país peça desculpas ao povo congolês pelo passado.

2020 - Na Inglaterra, Barbra Streisand dá ações da Disney de presente à filha de George Floyd.

2020 - Manifestações em São Paulo contra Bolsonaro convocada pelo Movimento Somos Democracia.

2020 - A cidade de São Paulo tem atos esvaziados contra e a favor de Bolsonaro.

2020 - Primeira parada virtual do Orgulho LGBT de São Paulo.

2020 - Direita Amazonas realiza carreata em Manaus pela retomada da atividade econômica.

2020 - Bolsonaristas participam de ato na porta do Quartel General do Exército, em Brasília.

2020 - Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decide fechar a Esplanada dos Ministérios.

2020 - Polêmica declaração do ministro da Educação, Abraham Weintraub: “Todas as Universidades que a gente tem, não brota da terra o dinheiro, vem do imposto. Quando a gente for comprar o pão, gasolina para moto, telefone celular vem. E esse imposto é usado para pagar salário de professor, de técnico, bolsa, alimentação, tudo isso. Eu, como brasileiro, eu quero ter mais médico, mais enfermeiro, mais engenheiro, mais dentistas. Eu não quero mais sociólogo, antropólogo, não quero mais filósofo com o meu dinheiro.”

2020 - Ministro Dias Toffoli pede investigação de lançamento de fogos de artifício contra o STF.

2021 - Na França, Ministério Público encerra investigação contra o cientista político Olivier Duhamel.

2021 - Nos EUA, morte da atriz norte-americana Lisa Banes; Novavax diz que sua vacina covid-19 é 90% eficaz na prevenção de doenças; Google Workspace passa a ser gratuito para todos os usuários.

2021 - Na Inglaterra, governo britânico reduz norma para doação de sangue da comunidade gay.

2021 - Na Alemanha, ministro da Saúde, Jens Spahn, admite suspensão do uso obrigatório da máscara.

2021 - No Canadá, governo anuncia que indígenas poderão usar seus nomes tradicionais em documentos oficiais; Nathaniel Veltman é acusado de terrorismo.

2021 - México pede à Israel extradição do ex-diplomata Andrés Roemer, acusado de crimes sexuais.

2021 - Reunião de Cúpula da OTAN.

2021 - Presidente Vladimir Putin diz que acusar Rússia de ciberguerra contra EUA é “ridículo”.

2021 - Peru inicia a semana sem proclamar o vencedor da eleição entre Keiko Fujimori e Pedro Castillo,

2021 - Presidente da Bolívia, Luís Arce, homenageia Ernesto Che Guevara.

2021 - Israel retira obrigatoriedade de uso de máscara em locais públicos fechados; Novo governo israelita autoriza marcha da extrema-direita em Jerusalém.

2021 - Autoridades da Costa Rica realizam busca na Casa Presidencial e várias organizações estatais.

2021 - Egito mantém pena de morte a 12 líderes da Irmandade Muçulmana.

2021 - Morte do ex-presidente (2002-2007) da Nicarágua Enrique Bolaños Geyer,

2021 - irã aprova o uso de uma vacina anti-covid (Barekat) de fabricação local.

2021 - União Europeia sanciona certificado anti-covid para viagens.

2021 - Secretaria da Fazenda do Pará apreende uma tonelada de camarão seco em Cachoeira do Piriá.

2021 - Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional na Terra Yanomami.

2021 - Início das aulas online para Enem e concurso de redação em Mato Grosso.

2021 - Por unanimidade, DEM decide expulsar Rodrigo Maia do partido.

2021 - STF realiza Audiência Pública sobre sistema penitenciário.

2021 - Instituto Butantan entrega mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde.

2021 - Teresina (PI) vacina população de 50 a 53 anos contra a Covid-19.

2021 - Ministro Paulo Guedes indica que o Auxílio Emergencial se prorrogará por três meses.

2021 - Ampliado horário de funcionamento do Metrô e VLTs do Ceará.

TÚNEL DO TEMPO

Ouça Linda Batista


 

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário