sexta-feira, 17 de junho de 2022

Fatos históricos de 18 de junho

18 de junho é o 169º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 196 para acabar 2022.

- Dia Nacional do Químico - Instituído em homenagem à data em que foi promulgada a Lei nº 2.800, de 18.06.1956, que criou o Conselho Federal de Química e dos Conselhos Regionais de Química. Mas o exercício da profissão foi regulamentado pelo Governo Federal em 12.07.1934, através do Decreto nº 24.693.

- Dia Nacional da Imigração Japonesa - Para lembrar a data em que aportou em Santos (SP) o navio Kasato-Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.

Dia do "Orgulho Autista" - Comemorado para marcar a data da criação da Aspies/Autistas para a Liberdade ou "Aspies for Freedom", que foi constituída em 18 de junho de 2004. Esta converteu-se na 1ª instituição mundial a utilizar o termo "orgulho" relacionado ao autismo, cuja terminologia foi aproveitada por um grupo de direitos dos autistas. Seu objetivo é educar o público em geral sobre o desconhecimento das questões relacionadas com o autismo.

- Dia do Tambor-de-Crioula - Comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 1677 de 2007, para marcar a data de 18 de junho de 2007, em que a manifestação cultural maranhense conhecida como Tambor-de-Crioula (espécie de ritmo livre de afrodescendentes do Maranhão que é um "free jazz" no dizer de alguns especialistas) foi oficialmente reconhecida pelo Ministério brasileiro da Cultura como Patrimônio Imaterial do Brasil, após mais de dois anos de pesquisa folclórica sob a responsabilidade do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) brasileiro.

EVANGELHO (Mt 6, 24-34)

11ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?

27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?

31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Gregório Barbarigo

 EFEMÉRIDES

Malba Tahan  (1895-1974)

618 - Li Yuan torna-se o Imperador Gaozu de Tang, iniciando três séculos de domínio da dinastia Tang sobre a China.

860 - Guerra rus'-bizantina: uma frota de cerca de 200 navios do Caganato de Rus navega para o Bósforo e começa a saquear os subúrbios da capital bizantina Constantinopla.

1053 - Batalha de Civitate: três mil cavaleiros do conde normando Hunifredo derrotam as tropas do Papa Leão IX.

1429 - Forças francesas sob a liderança de Joana d'Arc derrotam o principal exército inglês sob o comando de John Fastolf na Batalha de Patay. Isso inverte o curso da Guerra dos Cem Anos.

1538 - Tratado de Nice entre Carlos I de Espanha e Francisco I da França, estabelecendo uma trégua de dez anos nas guerras que vinham sustentando ambos os reinados.


1757 - Batalha de Kolin entre as forças prussianas sob o comando de Frederico, o Grande e um exército austríaco na Guerra dos Sete Anos.

1812 - Eclodiu a guerra entre Inglaterra e Estados Unidos, quando os norte-americanos anexam os territórios da Louisiana e ocupam o Estado da Flórida.

1815 - Batalha de Waterloo, na Bélgica, na qual Napoleão é derrotado definitivamente pelos países aliados. Encerrava-se definitivamente a era de dominação francesa sobre a Europa.

1858 - Charles Darwin recebe um artigo de Alfred Russel Wallace que inclui conclusões quase idênticas sobre a evolução como as de Darwin, levando Darwin a publicar sua teoria.

1887 - Assinado o Tratado de Resseguro entre a Alemanha e a Rússia.

1888 - Nasceu André Vitor Correia, em Rio Bonito (RJ). Foi compositor, saxofonista, clarinetista e funcionário da Imprensa Nacional. Dentre suas composições, destaca-se o choro "André de sapato novo", obra das mais populares no ambiente dos chorões. O André mencionado no título é naturalmente o próprio compositor e, pelo que se conta nos meios musicais, relata o sofrimento pelo qual passou durante um baile, quando dançou com um sapato novo que lhe apertava os pés. A obra foi imortalizada pela gravação da dupla Pixinguinha ao saxtenor e Benedito Lacerda na flauta, realizada em 1947. Inúmeras gravações subsequentes foram feitas, dentre as quais quatro de Abel Ferreira, duas de Altamiro Carrilho e uma do Regional de Canhoto. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 04/03/1948.

1901 - Nasceu Paulo da Portela (Paulo Benjamin de Oliveira), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 30/1/1949, no Rio de Janeiro. Foi compositor e cantor.

1904 - Nasceu Dante Santoro, em Porto Alegre. Foi flautista, compositor e líder de conjunto. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 12/08/1969. 

1908 - Aporta em Santos o navio Kasato-Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.

1911 - Fundação da maior denominação evangélica do Brasil, a Assembleia de Deus.

1913 - Primeira Lei de Determinação da Hora Legal no Brasil (Lei 2784), pelo ex-Presidente Hermes da Fonseca.  A Lei 2.784 fixa a hora legal e divide o Brasil em quatro fusos horários. O meridiano de Greenwich passa a ser considerado fundamental em todo o território da República dos Estados Unidos do Brasil que fica dividido, no que diz respeito à hora legal, em quatro fusos distintos.

1917 - Morreu Eufemio Zapata Zalazar, em Cuautla, México. Foi um militar da Revolução Mexicana, irmão e colaborador de Emiliano Zapata. Foi morto pelo general Sidronio Camacho, um dos seus subordinados, que alegou ter Eufemio golpeado seu pai. Nasceu em Ayala, Morelos, México, em 1873.

1927 - Projeção em Nova Iorque, EUA, da primeira reportagem cinematográfica sonora, a recepção do aviador norte-americano Charles Lindbergh, após seu voo sem escalas sobre o Atlântico.

1931 - Nasceu Fernando Henrique Cardoso, no Rio de Janeiro (RJ). É sociólogo, professor universitário e político, tendo sido Presidente do Brasil por oito anos (1994-2002). Foi também o primeiro presidente reeleito da História do país. É cofundador e, desde 2001, presidente de honra do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).

1932 - Os principais responsáveis pelo atentado a Mussolini são executados.

1932 - Nasceu Sergio Ricardo (João Lutfi), em Marília (SP). É compositor, cantor, instrumentista, cineasta e artista plástico.

1936 - Morreu Rudyard Kipling (Joseph Rudyard Kipling), em Londres, Inglaterra. Foi escritor, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1907. Escreveu, entre outros livros, "O Homem que Queria Ser Rei", "Kim" e "O Livro da Selva". Nasceu em Bombaim, Índia, em 30.12.1865.

1937 - Morreu Laudelino Freire (Laudelino de Oliveira Freire), no Rio de Janeiro (RJ). Foi advogado, jornalista, professor, político, crítico literário, crítico de arte e filólogo. É o autor do Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa (1939-1944). Nasceu em Lagarto (SE), em 26.01.1873.

1940 - Apelo de 18 de junho por Charles de Gaulle.

1942 - Nasceu Celly Campelo (Célia Benelli Campello), em Taubaté (SP). Cantora da Jovem Guarda, fez muito sucessos com Estúpido Cupido e Banho de Lua. Morreu em Campinas (SP), em 04.03.2003.

1942 - Nasceu Paul McCartney (James Paul McCartney), Inglaterra. É cantor, compositor e foi um dos líderes dos Beatles.

1945 - Morreu Simon Bolivar Buckner, Jr., em Okinawa, Japão. Foi um General dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Serviu no Pacífico e comandou as defesas do Alasca cedo na guerra. Após esse posto foi promovido para o comando do 10º Exército, a formação terrestre do assalto a Okinawa. Foi morto nos últimos dias da Batalha de Okinawa por um ricochete de artilharia. Buckner foi o militar estadunidense da mais alta patente a morrer durante a guerra. Nasceu em Munfordville, Kentucky, EUA, em 18.07.1886.

1945 - Nasceu Cesar Maia (Cesar Epitácio Maia), no Rio de Janeiro (RJ). É economista e político, ex prefeito do Rio de Janeiro pelo partido político Democratas.

1946 - Nasceu Maria Bethânia (Maria Bethânia Vianna Telles Veloso), em Santo Amaro da Purificação (BA). Cantora, irmã do cantor e compositor Caetano Veloso.

1953 - Revolução Egípcia de 1952 termina com a derrubada da dinastia de Maomé Ali e a declaração da República do Egito.

1954 - Carlos Castillo Armas lidera uma força de invasão pela fronteira guatemalteca, pondo em marcha o Golpe de Estado na Guatemala em 1954.

1955 - Os ingleses deixam o Canal de Suez, devolvendo-o ao Egito.

1959 - Justiça proíbe lei do governador do Arkansas, Orval Faubus, que fecharia escolas em Little Rock para evitar a integração racial.

1964 - A ONU aprova resolução condenando a política do apartheid da África do Sul e criando um comitê para estudar possíveis sanções econômicas contra esse país.

1970 - A Argentina desvaloriza em 12,5% a moeda nacional.

1971 - O jornal The Washington Post inicia a publicação de uma série de artigos baseados nos documentos secretos do Pentágono, antes divulgados pelo The New York Times.

1972 - Desastre aéreo de Staines: cento e dezoito pessoas morrem quando um BEA H.S. Trident cai dois minutos após a decolagem do aeroporto de Heathrow, em Londres.

1973 - O rei Almad Fouad foi deposto e o exército proclamou a República do Egito.

1974 - Morreu Malba Tahan (Júlio César de Mello e Souza), em Recife (PE). É famoso no Brasil e no exterior por seus livros de recreação matemática e fábulas e lendas passadas no Oriente, muitas delas publicadas sob o heterônimo/pseudônimo de Malba Tahan. Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, é uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e Uma Noites. Nunca visitou o Oriente. O dia de seu nascimento – 6 de maio – foi decretado Dia da Matemática pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 06.05.1895. 

1973 - Presidente e general Emilio Médici anuncia o general Ernesto Geisel como seu sucessor.

1974 - Nasceu Lúcio Mauro Filho (Lúcio Mauro Araújo Barbalho), no Rio de Janeiro (RJ).  É um ator, filho do também ator Lúcio Mauro.

1979 - Os dirigentes dos Estados Unidos, Jimmy Carter, e da URSS, Leonid Brejnev, firmam em Viena o tratado SALT II sobre a limitação de armas nucleares.

1979 - Morreu Procópio Ferreira (João Álvaro de Jesus Quental Ferreira), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 08.07.1898. Foi ator, diretor de teatro e dramaturgo. É considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro. Em 62 anos de carreira, Procópio interpretou mais de 500 personagens em 427 peças.

1979 - Os dirigentes máximos dos Estados Unidos, James Carter, e da URSS, Leônidas Breznev, firmam em Viena o tratado "SALT II" sobre materiais nucleares.

1983 - Programa ônibus espacial: na missão STS-7, a astronauta Sally Ride se torna a primeira mulher americana no espaço.

1983 - Li Xiannián é eleito Presidente da República da China.
1988 - Cerca de 70.000 descendentes de japoneses e participam da comemoração pelos 80 anos da imigração japonesa, em São Paulo.

1989 - Derrota dos socialistas de Papandreu nas eleições legislativas gregas e vitória da direita de Constantino Mitsotakis, que consegue 45,2% dos votos.

1989 - A Birmânia passa a se chamar oficialmente Myanmar.

1991 - Morreu Oswaldo Nunes, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em  02/12/1930. Foi compositor e cantor. Foi assassinado misteriosamente em seu apartamento no Rio de Janeiro (RJ).

1992 - Os irlandeses aprovam em referendum a confirmação do Tratado de Maastricht, com 69% dos votos.

1994 - O pugilista Adilson Maguila Rodrigues manteve o título sul-americano de boxe dos pesos pesados depois de vencer o argentino Daniel Neto por nocaute técnico.

1999 - Morreu a cantora Dircinha Batista  (Dirce Grandino de Oliveira)Nasceu em São Paulo (SP), em 07/04/1922.

1999 - O grupo do G-7 reúne-se na cidade alemã de Colônia para aprovar o perdão de mais de US$ 6,5 bilhões de dívida externa das nações mais pobres e endividadas do planeta.

2000 - Eritreia e Etiópia firmam em Argel um acordo de paz para pôr fim à guerra que ambos os países enfrentavam desde maio de 1998.

2004 - A OMC confirma a decisão favorável ao Brasil na disputa sobre os subsídios concedidos pelos EUA a seus produtores de algodão.

2004 - Rússia suspende compra de carne brasileira após a divulgação de focos de febre aftosa no Pará e pede esclarecimentos sobre o caso. O surto de febre aftosa no Pará foi o primeiro registrado no país desde 2001, quando um foco da doença foi encontrado no Maranhão.

2006 - É lançado o primeiro satélite espacial do Cazaquistão, o KazSat.

2007 - Morreu a cantora Núbia Lafayette (Idenilde de Araújo Alves da Costa), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Assu (RN), em 21/01/1937, mas se mudou para o Rio de Janeiro aos 3 anos de idade com a avó. O maior sucesso de sua carreira aconteceu em 1960: Devolvi, de Adelino Moreira.

2008 - Câmara aprova o projeto de lei que institui o Fundo Nacional do Idoso.

2008 - Conselho Nacional de Biossegurança libera comercialização do milho transgênico da Syngenta.

2008 - Banco Central lança moeda comemorativa em homenagem ao centenário da imigração japonesa.

2009 - A Anvisa proíbe a venda de formol e formaldeído.

2009 - Congresso aprova R$ 6 bilhões de crédito para o programa “Minha Casa, Minha Vida”.

2009 - Lançamento do Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA.

2010 - Morreu José de Sousa Saramago, em Tías, Província de Las Palmas, Canárias, Espanha.

Foi escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta. Nasceu em Golegã, Azinhaga, Portugal, em 16.11.1922. 

2010 - Presidente Lula critica sistema financeiro “apodrecido” dos países ricos.

2011- Morreu Wilza Carla, em São Paulo (SP). Foi uma vedete, atriz e humorista. Nasceu em Niterói (RJ), em 29.10.1935.

2011 - Em Portugal, cerimônia de deposição das cinzas de José Saramago.

2011 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso critica o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele deve ter algum problema psicológico. Tem dificuldade em fazer gestos comigo.”

2012 - Justiça confirma legalidade de provas contra Carlinhos Cachoeira.

2012 - Realização da Marcha das Mulheres no centro do Rio de Janeiro.

2013 - Imprensa mundial destaca manifestações no Brasil.

2013 - Senado adia a votação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentais (LDO) para 2014.

2013 - Senado aprova projeto que institui “Ato Médico”.

2013 - Comissão aprova projeto que permite tratamento da homossexualidade.

2013 - Presidente Dilma Rousseff apresenta o novo marco regulatório para o setor de mineração.

2013 - Vaticano reconhece segundo milagre de João Paulo II.

2014 - STF declara inconstitucionalidade de normas sobre número de deputados.

2014 - Presidenta Dilma Roussef anuncia 2ª etapa do Pronatec.

2015 - Papa Francisco publica encíclica “Laudato Si” sobre o meio ambiente.

2015 - Diário Oficial publica novas regras sobre para cálculo de aposentadoria.

2015 - Câmara aprova piso salarial para radialistas com diferenças regionais.

2016 - Hospital da Mulher do Recife inicia tirão de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.

2016 - O ministro da Educação, Mendonça Filho, nega ter recebido propina de empreiteira.

2017 - Google anuncia mais medidas para identificar e remover conteúdo extre

2017 - Rússia diz que Donald Thump está usando ‘retórica da Guerra Fria’ em Cuba.

2017 - 21ª Parada do Orgulho (LGBT), em São Paulo.

2017 - O ex-presidente Lula afirma que a “desgraça tomou conta desse país”.

2018 - FIFA abre procedimentos contra o México por gritos homofóbicos de torcedores.

2018 – No Canadá, parlamento aprova projeto de legalização da maconha.

2018 - Pesquisa revela que os americanos possuem 46% das armas de fogo nas mãos de civis.

2018 - Presidente Trump critica Angela Merkel por suas políticas migratórias.

2018 - ONU pede fim de política de Donald Trump que separa crianças à força de pais imigrantes ilegais de seus filhos nos EUA.

2018 – ONU pede ação urgente para erradicar discriminação contra comunidade LGBT.

2018 - Chapéu de Napoleão Bonaparte atinge os 280 mil euros em leilão, na cidade de Lyon, na França. 

2018 - Justiça condena Marcos Valério a 16 anos e 9 meses de prisão no mensalão mineiro.

2018 - Dia Mundial do Refugiado é comemorado com atividades na Praça da Paz na UNICAMP.

2019 - EUA concedem US$ 250 milhões à Ucrânia para reforçar sua segurança.

2019 - Facebook anuncia sua nova moeda virtual, a Libra, e a subsidiária Calibra.

2019 - Parlamento russo aprova lei para suspender tratado sobre mísseis com EUA.

2019 - Prisão do ex-presidente da UEFA, Michel Platini, por suspeita de corrupção envolvendo Copa de 2022.

2019 - Presidente Bolsonaro pede que parlamentares “não deixem morrer” os decretos sobre armas.

2019 - Senado aprova derrubar decretos do presidente Bolsonaro que flexibilizam porte de armas.

2019 - Comissão Especial da Câmara inicia debate sobre reforma da Previdência.

2019 - Superior Tribunal de Justiça decide que acusados do incêndio na Boate Kiss vão a júri popular. 

2020 - Presidente Trump admite que cortar todos os laços com a China é “opção” para os EUA; A democrata Nancy Pelosi ordena que sejam retirados do Capitólio retratos de Confederados do Sul; Joseph Stiglitz defende substituir o Produto Interno Bruto (PIB) por outro indicador; Facebook retira anúncio de Donald Trump mencionando “turbas de militantes”.

2020 - O Papa emérito Bento XVI visita seu irmão, Georg, em Regensburg.

2020 - Prisão do ex-ministro da Justiça japonês, acusado de compra de votos.

2020 - Canadá ultrapasse os 100 mil casos de covid-19.

2020 - Chile ultrapassa marca de 225 mil casos do novo coronavírus.

2020 - Na Rússia, presidente Vladimir Putin acusa Ocidente de distorcer história na 2ª Guerra Mundial.

2020 - Congresso colombiano aprova prisão perpétua para estupradores de crianças.

2020 - China reconhece falta de higiene de seus mercados e pede reformas urgentes.

2020 - Vaticano informa que Papa Francisco não realizará viagens em 2020; Vaticano emite documentos defendendo o conceito de “ecologia integral”.

2020 - Alemanha, Grécia e Bélgica retomam restrições parciais, após novos focos covid-19.

2020 - Senado aprova suspensão de pagamento de empréstimos consignados por 120 dias.

2020 - Presidente Bolsonaro anuncia demissão de Abraão Weintraub do Ministério da Educação.

2020 - Senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) comenta a prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz: “Em 16 anos como deputado no Rio nunca houve uma vírgula contra mim. Bastou o presidente Bolsonaro se eleger para mudar tudo! O jogo é bruto!”.

2020 - Ministro Abraão Weintraub revoga portaria que estipulava cotas na pós-graduação.

2020 - Hospitais do Rio de Janeiro retomam as cirurgias eletivas.

2020 - Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, é preso em Atibaia SP.

2021 - Em Portugal, Câmara de Lisboa exonera o responsável pela proteção de dados, Fernando Medina.

2021 - Na França, presidente Macron condecora último membro de unidade francesa do Dia D, Leon Gautier.

2021 - Desabamento de uma escola primária em Antuérpia, na Bélgica.

2021 - O liberiano Alieu Kosiah é considerado culpado por crimes de guerra em tribunal suíço.

2021 - Austrália processa China na Organização Mundial do Comércio por tarifas sobre seus vinhos.

2021 - No Peru, o presidente interino, Francisco Sagasti, rejeita pedido de militares para desconsiderar a eleições.

2021 - Israel anuncia envio de 1 milhão de vacinas à Autoridade Palestina para China em acordo de troca.

2021 - Turquia realiza com sucesso lançamento de seu míssil antinavio Atmaca.

2021 - Eleição presidencial no Irã.

2021 - Na Coreia do Norte, Kim Jong-un anuncia preparação para “diálogo e confronto” com ao EUA.

2021 - OTAN insta Rússia a reconsiderar a saída do Tratado de Céus Abertos.

2021 - Antônio Guterres (candidato único) é reeleito para o cargo de secretário-geral da ONU.

2021 - Globo confirma saída de Luciana Cardoso, mulher do Faustão.

2021 - Morte do carnavalesco Fernando Ribeiro do Carmo (“Laila”).

2021 - O governo de SC abre licitação de estudo para criação de rodovia alternativa à BR-101 Norte.

2021 - MP-RO inicia operação para desocupar Parque Estadual Guajará-Mirim. 2021 - Relator Luiz Ramos Filho (PMN) pede cassação do mandato do vereador Dr. Jairinho.

2021 - Débora Menezes é eleita presidente da Sociedade Brasileira de Física. 2021 - Defensoria Pública do Ceará abre inscrições para cargo de ouvidor-geral.

2021 - STF realiza o 8º Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário.

2021 - STF autoriza condução coercitiva de Carlos Wizard para prestar depoimento à CPI.

2021 - ANVISA autoriza estudo no Brasil de dose reforço da vacina da Pfizer.

2021 - Brasil registra 2,4 mil mortes e se aproxima de meio milhão de óbitos por covid.

2021 - Vacinação de pessoas de 45 a 49 anos, sem comorbidade, em São Vicente (SP).

2021 - Maceió (AL) inicia a última fase da vacinação contra a Influenza.

2021 - Caixa Econômica Federal começa a depositar 3ª parcela do auxílio emergencial.

2021 - UOL Entrevista conversa ao vivo com o ministro Marco Aurélio Mello.

2021 - O jornalista Rafael Colombo pede para deixar o quadro “Liberdade de Opinião” na CNN Brasil.

TÚNEL DO TEMPO

Relembre Núbia Lafayette 


SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário