segunda-feira, 18 de julho de 2022

Fatos históricos de 19 de julho

19 de julho é o 200º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 165 para acabar 2022.

- Dia da Caridade - Conforme Lei Nº 5.063, de 04.07.1966, com a finalidade de difundir e incentivar a prática da solidariedade e do bom entendimento entre os homens. Pode estar relacionada com a celebração de São Vicente de Paula, festejado em vários lugares do mundo também nessa data.

- Dia Nacional do Futebol - Em homenagem à data da Fundação do Sport Club Rio Grande, em 19 de julho de 1900, na cidade Rio Grande-RS, pelo alemão Johannes Christian Moritz Minnemann. Atualmente é tido como o time de futebol mais antigo do Brasil ainda em atividade.

- Dia Nacional da Juventude LGBT- Comemoração da comunidade brasileira LGBTTTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Simpatizantes).

- Dia da Junta Comercial.

- Dia dos Povos Oprimidos.

EVANGELHO (Mt 12,46-50)

16ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.

48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 


SANTO DO DIA: Símaco

EFEMÉRIDES

 Raimundo Cela (1890-1954)

64 - Grande incêndio de Roma causa devastação generalizada e assola por seis dias, destruindo metade da cidade.

711 - Forças muçulmanas comandadas por Tariq ibn Ziad derrotam os visigodos liderados por seu rei Rodrigo, na Batalha de Guadalete, assumindo o controlo da península Ibérica.

939 - Batalha de Simancas: o rei Ramiro II de Leão derrota o exército mouro sob comando do califa Abderramão III perto da cidade de Simancas.

998 - Guerras bizantino-árabes: Batalha de Apameia: fatímidas derrotam um exército bizantino perto de Apameia.

1374 - Morreu Francesco Petrarca, em Auquà, Itália. Foi intelectual, poeta e humanista, famoso, principalmente, devido ao seu romanceiro. É considerado o inventor do soneto, tipo de poema composto de 14 versos. É tido como o "pai do Humanismo". Nasceu em Arezzo, Itália, em 20.07.1304.


1575 - Criação da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro.

1717 - Batalha de Matapão que dá a vitória dos Estados Pontifícios, com apoio da Ordem de Malta, da República de Veneza e do Reino de Portugal, contra o Império Otomano.

1814 - Nasceu Samuel Colt, em Hartford, Connecticut, EUA, onde também morreu  em 10.01.1862. Inventor e industrial dos EUA, ele revolucionou os processos de fabricação, em 1836, ao estabelecer uma fábrica de pistolas (com design próprio) a partir de peças intercambiáveis.

1843 - O navio a vapor de Brunel, o SS Great Britain, é lançado, tornando-se o primeiro navio oceânico com casco de ferro e hélice, tornando-se o maior navio a flutuar no mundo.

1845 - Um incêndio destrói 300 edifícios em Nova Iorque, EUA.

1848 - Feminismo: tem início a Convenção de Seneca Falls, em Nova Iorque, EUA, sobre os direitos da mulher. A família Bloomer tem aí a sua primeira intervenção de destaque.

1865 - Criação do município de Assaré (CE).

1870 - Guerra Franco-Prussiana: a França declara guerra à Prússia.

1870 - O Concílio Vaticano I proclamou o dogma da infalibilidade papal, segundo o qual o papa é infalível quando se pronuncia sobre questões de doutrina.

1876 - Nasceu Irineu Marinho (Irineu Marinho Coelho de Barros), em Niterói (RJ). Jornalista, em 1925 fundou seu próprio veículo de comunicação, o jornal O Globo e o primeiro número circula em 29 de julho daquele ano. Quase um mês depois de inauguração, no banheiro de casa, sofre um ataque cardíaco que o mata. Seu filho mais velho, Roberto Marinho, ainda que relutante e se sentindo despreparado para a incumbência, assume o jornal. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 21.08.1925.

1890 - Nasceu Raimundo Cela (Raimundo Brandão Cela), em Sobral. Foi pintordesenhistagravadorprofessor e engenheiro. Filho de um mecânico espanhol e de uma professora brasileira. Com quatro anos de idade a família se mudou para a cidade litorânea de Camocim onde o pai deveria assumir as oficinas da estrada de ferro e a mãe lecionar na escola de primeiras letras. Foi aí que Raimundo Cela e seus irmãos fizeram com a própria mãe os estudos iniciais de escrita e leitura. No ano de 1906 é mandado para Fortaleza a fim de estudar no conceituado Liceu Cearense onde recebeu o diploma de bacharel em Ciências e Letras. Cela destacou-se como aquarelista, e principalmente, como gravador em metal, técnica em que desponta como um dos melhores do País. Raimundo Cela morreu em Niterói (RJ), em 06.11.1954.

1898 - Nasceu Herbert Marcuse, em Berlim, Alemanha. Foi influente sociólogo e filósofo alemão naturalizado norte-americano, pertencente à Escola de Frankfurt. Morreu em Starnberg, Alemanha, em 29.07.1979.

1900 - Entra em operação a Linha 1 do metrô de Paris.

1900 - Fundação do Sport Club Rio Grande, de Rio Grande (RS), o mais antigo clube de futebol do Brasil em atividade. É o primeiro clube do Brasil dedicado somente ao futebol.

1909 - Fracassa a primeira tentativa de cruzar em um aeroplano o Canal da Mancha, façanha protagonizada pelo piloto Henri Latham.

1915 - Olavo Bilac inaugura a Sociedade Brasileira de Homens de Letras.

1916 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Fromelles: tropas britânicas e australianas atacam as trincheiras alemãs como parte da Ofensiva do Somme.

1920 - É nomeado em Portugal o 26.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério António Granjo.

1936 - A guerra civil espanhola começou com um levante militar contra o governo republicano. O conflito originou a ditadura do general Francisco Franco.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do Atlântico - O grande Almirante alemão Karl Dönitz ordena aos seus últimos submarinos U-boat para retirarem das posições que ocupavam junto à costa dos Estados Unidos da América em resposta às movimentações da esquadra americana.

1943 - Segunda Guerra Mundial: das 11 às 13 horas, 270 aviões aliados bombardeiam Roma. Morrem 617 pessoas; a Basílica de São Lourenço é danificada. O Papa Pio XII deixa o Vaticano e visita as vítimas.

1946 - Marilyn Monroe fez seu primeiro teste para conseguir uma vaga no cinema americano. Aos 20 anos assinou contrato com o estúdio 20th Century Fox.

1949 - O Laos torna-se independente da França.

1952 - Fundação do Banco do Nordeste. Trata-se de uma instituição bancária de propriedade da União (governo federal brasileiro). É um banco de desenvolvimento e sua finalidade é promover o desenvolvimento sustentável da região Nordeste do Brasil através da capacitação técnica e financeira dos agentes produtivos regionais.

1954 - Nasceu Ronaldo Rayol (Ronaldo Coniglio Rayol), em Natal (RN). Cantor, compositor, arranjador, produtor, diretor musical e irmão do cantor Agnaldo Rayol.

1957 - EUA lançam o primeiro foguete com ogiva atômica no campo de provas de Nevada.

1960 - O Conselho de Segurança da ONU decide remeter à Organização dos Estados Americanos reclamações de Cuba contra os EUA.

1961 - Tunísia impõe um bloqueio à base naval francesa em Bizerta; os franceses capturariam a cidade inteira quatro dias depois.

1966 - Aos 50 anos, o cantor Frank Sinatra se casou com a atriz Mia Farrow, de 20.

1967 - Um DC-4 da Air Madagascar cai em Madagascar, matando quarenta passageiros, entre eles o ministro das Relações Exteriores do país.

1967 - Um Boeing 727 da Piedmont Airlines colide em pleno vôo com um Cessna 310 sobre Hendersonville, na Carolina do Norte, vitimando 82 pessoas.

1968 - O Comando de Caça aos Comunistas (CCC) espancou artistas e depredou o teatro onde a peça Roda Viva, de Chico Buarque, era apresentada em São Paulo.

1969 - A nave espacial Apolo XI, com os astronautas norte-americanos Armstrong, Aldrin e Collins, entra em órbita ao redor da Lua.

1972 - O jornal “O Estado de S. Paulo” começa a publicar versos de Camões no espaço das matérias censuradas.

1974 - Doente, o general Francisco Franco, líder da ditadura espanhola, entregou temporariamente a liderança do país ao príncipe Juan Carlos.

1975 - O governo anuncia que seriam cobertos 80% dos prejuízos dos produtores com as geadas na região centro-sul do Brasil.

1976 - Criado o Parque Nacional Sagarmatha no Nepal.

1979 - Os rebeldes sandinistas depõem o governo da família Somoza, apoiado pelos Estados Unidos, na Nicarágua.

1980 - A Olimpíada de Moscou sofreu o maior boicote da história, liderado pelo presidente americano Jimmy Carter.

1985 - A barragem de Val di Stava rompe matando 268 pessoas em Val di Stava, na Itália.

1987 - Morreu Clementina de Jesus da Silva, no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Valença (RJ), em 07.02.1901. Cantora e compositora também conhecida como Tina ou Quelé.

1989 - Um Douglas DC-10 que procedia ao vôo 232 da United Airlines tem um acidente durante a aterragem em Sioux City, no Iowa, vitimando 112 pessoas mas, devido aos esforços do piloto e da sua equipa salvam-se 184 dos passageiros.

1990 - Colômbia prende Edgar Escobar, tido como assessor de imprensa do cartel de Medellín.

1991 - Os presidentes Fernando Collor e Carlos Menem criam a Agência Brasileiro - Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares.

1992 - Morrem 28 bailarinos do ballet folclórico mexicano da cidade Juárez, quando o ônibus em que viajavam cai em um barranco.

1992 - Grade de proteção cede no Maracanã durante jogo Flamengo x Botafogo (três mortes e 101 feridos). O Flamengo se sagra pentacampeão brasileiro superando, na final, o Botafogo.

1996 - Muhammad Ali, ex-campeão mundial de pesos pesados, acendeu a tocha de abertura da Olimpíada de Atlanta visivelmente afetado pelo Mal de Parkinson.

1999 - A Índia anuncia que expulsou um grupo de invasores de sua fronteira da Caxemira com o Paquistão, encerrando assim o pior combate travado pelos dois países desde a guerra de 1971.

2000 - A indústria internacional do diamante impõe rigorosas medidas para evitar que essas pedras sejam negociadas com grupos rebeldes africanos que as vendem para poder comprar armas.

2000 - O Congresso dos Estados Unidos aprova as medidas que suavizam o embargo econômico contra Cuba, ao proibir o uso de fundos públicos para impedir a venda de alimentos e remédios e as viagens de turistas norte-americanos à Ilha.

2001 - Sexta greve geral na Argentina durante o governo do presidente De la Rúa, organizada pelos três sindicatos contra o ajuste econômico.

2002 - Inaugurado em Washington o Museu Internacional de Espionagem, com mais de mil objetos curiosos usados por espiões de diversas épocas.

2003 - Médicos austríacos fazem o primeiro transplante de língua num ser humano. A equipe médica não constatou rejeição, porém o paciente voltaria a comer e falar, mas não teria paladar.

2006 - Bill Gates doa US$ 900 mil para a formação de profissionais da saúde na África.

2007 - Instituído o dia 16 de novembro de cada ano como o Dia Nacional dos Ostomizados. A ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, como a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. A nova abertura que se cria com o exterior, chama-se ostoma.

2008 - Recuperada a tela 'O Pintor e seu Modelo', de Picasso (roubada em 12/06/2008 da Pinacoteca).

2008 - Morreu Dercy Gonçalves (Dolores Gonçalves Costa), no Rio de Janeiro (RJ).  Atrizhumorista e cantora, oriunda do teatro de revista, notória por suas participações na produção cinematográfica das décadas de 1950 e 1960. Foi reconhecida pelo Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história mundial (86 anos). Nasceu em Santa Maria Madalena (RJ), em 23.06.1907.

2009 - Morreu Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, em Manaus (AM), onde também nasceu em 23.02.1928. Foi industrialauditor fiscal e político com base eleitoral no Amazonas, tendo sido prefeito de Manaus e a seguir governador do Amazonas por três vezes.

2009 - Segundo a OMS, número de cesarianas no Brasil representa 84,5 dos partos.

2010 - Flamengo cancela a demissão por justa causa do goleiro Bruno.

2010 - Primeira edição do jornal Meia Hora em São Paulo.

2010 - EUA anunciam ajuda de US$ 500 milhões ao Paquistão.

2011 - No Chile, exames divulgados indicam que o presidente Salvador Allende cometeu suicídio no Palácio La Moneda.

2011 - PSDB pede convocação de Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, no Congresso.

2011 - Conselho Federal de Medicina critica elaboração  de plano de educação médica.

2011 - Cheques de até R$ 299,99 passam a ser compensados em dois dias úteis.

2012 - Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulga relatório inédito no Brasil.

2012 - A primeira via da carteira de identidade passa a ser gratuita em todo o Brasil.

2012 - Presidenta Dilma Rousseff lança o PAC Mobilidade Médias Cidades

2013 - Carta aberta da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp sobre o Programa Mais Médicos.

2013 - Entidades médicas confirmam saída das Câmaras e Comissões governamentais.

2013 - Papa Francisco cria comissão para reformar as estruturas da Santa Sé.

2014 - No Egito, presidente Abdul Fatah al Sisi pede a Israel e ao Hamas que deem ‘prioridade à voz da razao’.

2014 - Morreu Rubem Alves (Rubem Azevedo Alves). Nascido em Boa Esperança (MG), foi psicanalista, educador, teólogo e escritor, autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

2015 - Rede Globo estreia o programa humorístico ‘Tomara que Caia’.

2016 - FMI prevê retomada do crescimento no Brasil em 2017.

2016 - Lançamento do programa Cartão Reforma em Caruaru (PE).

2016 - Comitê de Educação da Turquia pede a renúncia de 1.500 reitores de universidades.

2016 - Cortado dos Jogos Olímpicos, Murilo anuncia aposentadoria da seleção de vôlei.

2016 - WhatsApp é bloqueado no Brasil após decisão da Justiça do Rio de Janeiro.

2017 - Papa Francisco envia apoio a todas as vítimas da máfia.

2017 - Por determinação do juiz Sérgio Moro, Banco Central bloqueia mais de R$ 600 mil de Lula.

2017 - Marcos Valério assina acordo de delação premiada com a Polícia Federal.

2017 - Presidente Temer sanciona projeto que libera R$ 102,3 milhões para produção de passaportes. 

2018 – ONU denuncia que violações de Direitos Humanos em Mianmar continuam.

2018 – Liga Árabe acusa Israel de legalizar “apartheid”’ com a nova lei.

2018 - No Egito, Parlamento aprova legislação que vai permitir ao Governo exercer maior controle sobre a imprensa.

2018 - TCU inocenta Mercadante, Haddad e Paim sobre supostas irregularidades no FIES.

2020 - Morte do jornalista e escritor espanhol Juan Faneca Roca (Juan Marsé).

2020 - Itália rejeita proposta de atrelar de recuperação da União Europeia reformas estatais.

2020 - Lançamento (no Japão) da sonda espacial nos Emirados Árabes Unidos “Al Amal!” com destino a Marte.

2020 - Presidente Alberto Fernández diz que Argentina está no limite e apelo à credores.

2020 - Chile anuncia desconfinamento gradual após 4 meses de restrições.

2020 - Forças da Frota do mar Negro da Rússia rastreiam ações do destroyer USS Porter.

2020 – Presidente na Turquia Erdogan visita simbólica Santa Sé Santa Sofia após reconversão em Mesquita.

2020 - ONU Alerta que Sudão precisa de ajuda urgente de US$ 283 milhões.

 2020 - O secretário-geral da ONU, António Guterres, acusa potências mundiais de ignorarem desigualdades.

2020 - Suposto “guru espiritual” Pedro Ícaro de Medeiros (Ikky) e denunciado no Fantástico.

2020 - PSOL escolhe Guilherme Boulos e Luiza Erundina para disputar a Prefeitura de São Paulo.

2020 - Ministro Humberto Martins determina apuração dos fatos contra o Desembargador Eduardo Siqueira.

2020 - Ministro Paulo Guedes não propõe CPMF, e sim “tributação digital” diz Bolsonaro.

2021 - EUA repatria prisioneiro de Quantánamo, Abdul Latif Nasir, para Marrocos; Facebook é acusado pelo presidente Biden de “matar gente” com desinformação sobre covid-19; Jeff Bezos publica vídeo mostrando como está se preparando para ir ao espaço; Justiça condena Paul Hodgkins por invasão do Capitólio (06/01/2021); CNJ anuncia que irá lançar plataforma de streaming no primeiro trimestre de 2022.

2021 - Supermercados britânicos pedem a clientes que continue usando máscaras; Reino Unido suspende oficialmente medidas de restrição contra a covid-19.

2021 - No Japão, Tribunal condena Micael Taylot e Peter Taylor por ajudarem Carlos Ghosn a fugir da prisão.

2021 - Na Rússia, Edward Snowden enfatiza escândalo envolvendo sistema de espionagem israelense Pegasus.

2021 - Na Austrália, Melbourne anuncia que estenderá o rígido confinamento imposto à população.

2021 - Pedro Castillo é declarado presidente eleito do Peru mais de 1 mês após eleição presidencial.

2021 - Keiko Fujimoro diz que “vai reconhecer” derrota para Castillo.

2021 - Cuba ratifica compromisso com a “Revolução sandinista” na Nicarágua.

2021 - No Equador, Rafael Correa critica a postura do presidente Guillermo Lasso sobre a situação de Cuba.

2021 - China é acusada de ataque cibernético a servidores Microsoft Exchange.

2021 - Presidente Erdogan defende soberania da República turca de Chipre do Norte.

2021 - União Europeia acusa China de lançar campanha global de ataques cibernéticos.

2021 - Manaus (AM) implementa a linha de ônibus 353 entre as zonas Norte Sul.

2021 - O relator Renan Calheiros diz que convocação do ministro Guedes na CPI é “imprescindível”.

2021 - Presidente Bolsonaro diz que vai vetar fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovado pelo Congresso.

2021 - Marcelo Ramos (PL-AM) pede acesso a pedidos de impeachment de Bolsonaro.

2021 - STJ indefere Habeas-Corpus em favor de DJ Ivis.

2021 - Belo Horizonte (MG) amplia campanha de vacinação contra gripe para população em geral.

2021 - UPAs de Teresina (PI) retomam serviços de urgência odontológica.

2021 - Jornalista Boris Casoy afirma que “pânico do comunismo” o levou a apoiar o golpe de 1964.

TÚNEL DO TEMPO

A importância da caridade - Pe. Fábio de Melo (Programa Direção Espiritual)


SITES CONSULTADOS:                                              

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário