quarta-feira, 20 de julho de 2022

Fatos históricos de 21 de julho

21 de Julho é o 202º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 163 para acabar 2022.

- Dia Nacional do Garimpeiro - Conforme Lei Nº 11.685, de 02.06.2008, pela qual também se instituiu o Estatuto dos Garimpeiros brasileiros, e se intitulou o Bandeirante paulista, Fernão Dias Paes Leme, como Patrono dos Garimpeiros do Brasil.

- Dia da Memória aos Marinheiros Mortos na Segunda Guerra Mundial e outros conflitos - Comemoração da Marinha do Brasil em homenagem a todos os marinheiros das Marinhas de Guerra e Mercante que foram mortos em guerra, para marcar a data de 21 de julho de 1944, em que a "Corveta Camaquã" emborcou durante o seu 50º comboio do Rio de Janeiro a Trinidad, depois de uma sucessão de grandes ondas que se abateram por seu través num terrível mau tempo, o que fez com que 33 homens perdessem suas vidas nesse revés.

- Dia do Fluminense e dos Tricolores - A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou conforme lei nº 1.081, em 12 de maio de 2007. O pedido foi feito pelo vice-presidente de relações externas do clube, Luiz Emmanuel Novaes. A data escolhida foi o dia 21 de julho. A explicação é simples. Neste dia o Tricolor das Laranjeiras completa mais um aniversário.

- Dia do Dançarino de Salão.

EVANGELHO (Mt 13, 10-17)

16ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Lourenço de Brindes

EFEMÉRIDES

Herman de Castro Lima (1897-1981)

356 a.C. - Heróstrato destrói o templo de Ártemis, uma das sete maravilhas do Mundo Antigo.

285 - Diocleciano nomeia Maximiano como César e cogovernante.

365 - Alexandria é destruída por um violento terremoto.

905 - O rei Berengário I da Itália e um exército contratado húngaro derrotam as forças francas em Verona. O rei Luís III é capturado e cegado por romper seu juramento anterior de nunca mais retornar à Itália.

1414 - Nasceu Papa Sisto IV (Francesco Della Rovere), em Albisola, Itália. Foi Papa de 9 de agosto de 1471 até a data da sua morte. Figura importante da Renascença, é principalmente lembrado por ter estabelecido a Inquisição Espanhola e ordenado a construção da Capela Sistina na qual uma equipa de artistas se reuniu para produzir uma obra-prima (o teto pintado por Michelangelo Buonarroti foi adicionado posteriormente). Morreu em Roma, Itália, em 12.08.1484.

1571 - Morte de Martim Afonso de Sousa, em Lisboa, Portugal. Foi um nobre e militar português. Jaz em São Francisco de Lisboa. Nasceu em Vila Viçosa, Distrito de Évora, por volta de 1490.

1674 - Partida da “Bandeira das Esmeralda” comandada por Fernão Dias.

1718 - Assinado o Tratado de Passarowitz entre o Império Otomano, a Áustria e a República de Veneza.

1720 - Morreu Felipe dos Santos (Filipe dos Santos Freire), em Vila Rica, atual Ouro Preto - MG. Garimpeiro, liderou rebelião contra o governo português. Foi enforcado e esquartejado. Nasceu em Portugal, por volta de 1680.

1773 - O Papa Clemente XIV dissolve a ordem dos padres jesuítas. A proibição permanece em vigor até 1814, quando os jesuítas são reativados pelo Papa Pio VII.

1774 - Guerra Russo-Turca: a Rússia e o Império Otomano assinam o Tratado de Küçük-Kainarji que encerra a guerra.

1796 - Morreu Robert Burns, em Dumfries, Escócia. Também conhecido como Rabbie Burns, foi poeta e escreveu poemas que prefiguram o romantismo e comédia. Cheias de simplicidade e espontaneidade, as poesias escritas em escocês tinham como tema sua aldeia, a natureza e seus amores. Nasceu em Alloway, Ayrshire, Escócia, em 25.01.1759.

1798 - As tropas francesas de Napoleão Bonaparte tomam o Cairo.

1816 - No "Congreso de Tucumán", na Argentina, fica solenemente declarada a independência das Províncias Unidas do Rio da Prata. 

1917 - Os alemães lançam as primeiras bombas de gás asfixiante durante Primeira Guerra Mundial.

1840 - Dom Pedro Segundo alcança a maioridade e assume suas funções no governo do Brasil imperial.

1841- Nasceu Salvador de Mendonça (Salvador de Menezes Drummond Furtado de Mendonça), em Itaboraí (RJ). Foi advogado, jornalista, diplomata e escritor, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e um dos idealizadores do Movimento Republicano no país. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), 05.12.1913.

1861 - Guerra de Secessão: Primeira Batalha de Bull Run: em Manassas, Virgínia, a primeira grande batalha da guerra começa e termina em uma vitória para o exército confederado.

1888 - Batizado do poeta português Fernando Pessoa (nasceu em 13/06/1888)

1891 - Nasceu Lasar Segall (Lozarius Segalas), em Vilnius, Lituânia. Foi pintor, escultor e gravurista judeu brasileiro nascido na Lituânia. O trabalho de Segall tem influências do impressionismo, expressionismo e modernismo. Seus temas mais significativos foram representações pictóricas do sofrimento humano: a guerra, a perseguição e a prostituição. No ano de 1923, Lasar Segall mudou-se definitivamente para o Brasil. Já era um artista conhecido. Contudo, foi aqui que, segundo suas próprias palavras, sua arte ficou como o "milagre da luz e da cor". Foi um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil. Morreu em São Paulo (SP), em 02.08.1957.

1899 - Nasceu Ernest Hemingway (Ernest Miller Hemingway), em Illinois, EUA. Jornalista, escritor e aventureiro; correspondente de guerra durante a Guerra Civil Espanhola (1937), de onde traz material para sua maior obra: "Por Quem os Sinos Dobram" (1940); primeiro romance: "The Torrents of Spring" (1925); autor de "best-sellers" como "A Farewell to Arms" (1929), "O Velho e o Mar" (1952, Prêmio Pulitzer), etc.; Nobel de Literatura (1954). Morreu (suicídio com arma de fogo - fuzil)), em Ketchum, Idaho, EUA, 02.07.1961.

1902 - Fundado o Fluminense Football Club, primeiro clube de futebol do Rio de Janeiro. É uma sociedade civil de caráter desportivo, considerada de utilidade pública pelo Decreto nº 5044, de 28 de outubro de 1926, conforme publicado no Diário Oficial da União de 10 de novembro de 1926. Alcunhas: Tricolor, Flu, Fluzão, Nense, Pó de arroz, Máquina Tricolor, Time de Guerreiros, Tricolor das Laranjeiras. Cores:  grená, verde e branco. O grená (do francês grenat, da cor da granada) é uma variação de tom da cor vermelha, um pouco mais claro que o bordô. O Bordô (literalmente da cor do vinho de Bordeaux) é uma variação de tom da cor vermelha, um pouco mais escuro que a cor grená.

1904 - Terminada a construção da ferrovia Transiberiana, que unia a Rússia ao Oriente, com 9.851 quilômetros de extensão.

1906 - O “Caso Dreyfus” é encerrado quando o capitão francês Alfred Dreyfus é inocentado das acusações de espionagem que lhe custaram 10 anos de cadeia. Acredita-se que as acusações contra Dreyfus foram movidas por razões antissemitas.

1912 - Nasceu Carlos de Macedo Reverbel, em Quaraí (RS). Foi jornalista, cronista e historiador. Atuou como correspondente internacional em três ocasiões diferentes. Morreu em Porto Alegre (RS), em 27.06.1997.

1913 - Nasceu Silvino Neto (Silvério Silvino Neto), em São Paulo (SP), onde também morreu em 10/6/1991. Foi compositor, cantor e radialista. Obra: Adeus (Cinco letras que choram); Meus oito anos (c/ Casemiro de Abreu); Valsa dos namorados.

1917 - Os alemães lançam as primeiras bombas de gás asfixiante durante Primeira Guerra Mundial.

1925 - O Julgamento do macaco, que bania o ensino da evolução do homem segundo a teoria de Darwin, terminou no Tennessee, Estados Unidos. A proibição havia sido imposta porque a explicação científica contradizia os ensinamentos bíblicos.

1938 - Assinado tratado que põe fim à guerra do Chaco entre Paraguai e Bolívia.

1940 - Nasceu Marco Maciel (Marco Antônio de Oliveira Maciel), em Recife (PE). Político, fundador e membro do Partido da Frente Liberal, com base no estado de Pernambuco. Foi deputado, governador de Pernambuco, senador e vice-presidente da República (de 1995 a 2002). Exerce o cargo de senador de 2003 até 2011. Faleceu em 12.06.2021, em Brasília (DF).

1944 - Os americanos deixam a ilha de Guam, no Pacífico, ocupada pelos japoneses desde 1941.

1944 - Morreu Claus Philipp Schenk Graf von Stauffenberg, em Berlim, Alemanha. Foi um coronel alemão da II Guerra Mundial, autor de um dos atentados da resistência alemã contra Adolf Hitler em 1944.  Ato conhecido como Atentado de 20 de julho. Pertencia a uma família nobre da Baviera, detentores do título nobiliárquico de graf, que na nobreza latina equivale-se ao conde. Nasceu em Jettingen-Scheppach, Alemanha, em 15.11.1907.

1944 - Nasceu Jovelina Pérola Negra (Jovelina Faria Belfort), no Rio de Janeiro (RJ).  Cantora e compositora, antes trabalhou como empregada doméstica, lavadeira e vendedora de linguiça. Integrou a Ala das Baianas do Império Serrano. Sua filha Cassiana seguiu a carreira de cantora, sendo considerada uma das revelações do samba carioca em 2005. Jovelina faleceu vítima de um enfarte em 02/11/1998, no Rio de Janeiro (RJ).

1946 - Morreu enforcado, na Praça Maior da Paz, o ex-presidente boliviano Gualberto Villarroel López. Nasceu em Villa Rivero, Punata, Cochabamba, em 15.12.1908.

1949 - O Senado dos Estados Unidos ratifica o Tratado do Atlântico Norte.

1949 - Nasceu cantor e compositor Luiz Carlos da Vila (Luiz Carlos Baptista), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 20/10/2008. Pertenceu à ala de compositores da escola de samba Vila Isabel. Seu famoso samba "Kizomba - A festa da raça" deu o primeiro título para a Vila Isabel no desfile de escolas de samba cariocas. Entre suas músicas conhecidas estão "Além da razão", "Por um dia de graça", "Doce refúgio" e "O show tem que continuar".

1950 - Nasceu Galvão Bueno (Carlos Eduardo dos Santos Bento), no Rio de Janeiro (RJ). É narrador esportivo e apresentador da Rede Globo.

1950 - Nasceu cantora Amelinha (Amélia Cláudia G. Collares Bucaretchi), em Fortaleza (CE). Começou de forma amadora, participando de shows de Fagner. Mais tarde, em 1974, passou a aparecer em programas de televisão. No ano seguinte, com Vinicius de Moraes e Toquinho, viajou para Punta del Leste, onde fez temporada com a dupla. Por essa época, Vinicius de Moraes compôs para ela "Ah! quem me dera". Ainda nesta época, fez parte do grupo de compositores nordestinos Pessoal do Ceará, que reunia nomes como Raimundo Fagner, Ricardo Bezerra, Ednardo, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Fausto Nilo, Robertinho do Recife e Manassés.

1951 - Nasceu Robin Williams (Robin McLaurim Williams), em Chicago, EUA. Ator e comediante do cinema norte-americano, entre seus filmes de maior sucesso estão "Bom dia, Vietnã", "Sociedade dos poetas mortos", "Amor além da vida" e "Patch Adams". Faleceu (suicídio) em 11.08.2014, em Paradise Cay, na Califórnia, EUA.

1954 - Independência do Vietname reconhecida pela Conferência de Genebra.

1954 - Lançamento do primeiro livro da trilogia O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel em inglês.

1955 - O USS Sea Wolf, segundo submarino atômico americano, é lançado ao mar em Connecticut, EUA.

1959 - Os EUA lançam, em Nova Jersey, seu primeiro navio mercante nuclear.

1961 - Capitão Virgil Grissom completou o segundo voo suborbital americano. Sua cápsula espacial afundou no Atlântico antes que pudesse ser resgatada.

1966 - A cápsula espacial Gemini 10 desce no oceano Atlântico depois de dar 43 voltas à Terra.

1967 - Morreu, colhido por um trem, na África do Sul, Alberto John Luthuli. Foi professor, líder religioso e político da África do Sul, ativista anti-apartheid, presidiu o Congresso Nacional Africano (CNA) de 1952 até sua morte. Ganhou o Nobel da Paz, em 1960, por sua luta não-violenta contra o regime sul-africano. Nasceu em Bulawayo, no território do atual Zimbábue.

1969 - Às 02:56 UTC, o astronauta Neil Armstrong se torna a primeira pessoa a caminhar na Lua.

1969 - Edwin Aldrin torna-se o segundo homem a pisar em solo lunar.

1970 - Concluída a Barragem Alta de Assuã, no Egito, após 11 anos de construção.

1970 - Equipe chefiada pelo médico Francisco Garcia Ribeiro realiza no Rio de Janeiro, pela primeira vez na América Latina, um transplante de tímpano.

1970 - Elizeth Cardoso grava depoimento para o Museu da Imagem e do Som (RJ).

1972 - As empresas aéreas nacionais foram autorizadas a oferecer voos charters, mais baratos que os comuns, para excursões.

1973 - Em Lillehammer, na Noruega, agentes da Mossad matam um garçom que eles erroneamente pensaram estar envolvido no massacre de 1972 em Munique.

1973 - A França inicia uma série de provas nucleares no atol de Mururoa, apesar dos protestos internacionais.

1975 - Decreto-Lei nº 247 dispõe sobre normas contra incêndio e pânico em todo o Estado do Rio de Janeiro.

1976 - José Herculano Pires funda a Editora Paidéia.

1977 - Início da Guerra Líbia-Egito, que duraria quatro dias.

1977 - Entra em vigor o acordo sobre transporte marítimo entre Brasil e Argentina (assinado em 26.11.1976).

1981 - O turco Ali Agca, que tentou matar o Papa João Paulo II, é condenado à prisão perpétua por um júri de Roma.

1981 - Morreu Herman de Castro Lima, no Rio de Janeiro (RJ). Foi contista, memorialista e crítico de arte. Nasceu em Fortaleza (CE), em 11.05.1897

1983 - É atingida na Antártica a menor temperatura já registrada no mundo, até os dias de hoje, de -89,2 °C.

1983 - A Polônia anuncia que a lei marcial, em vigor desde dezembro de 1981, seria suspensa à meia-noite.

1986 - O edifício do Ministério da Defesa em Madri é atingido por 12 morteiros antitanques lançados por militantes da ETA.

1990 - Roger Waters, ex-integrante da banda inglesa Pink Floyd faz um megashow na Alemanha, em comemoração à queda do muro de Berlim.

1992 - Decreto 611 dá nova redação ao Regulamento dos Benefícios da Previdência Social.

1992 - Decreto 612 dá nova redação ao Regulamento da Organização e Custeio da Seguridade Social.

1994 - Artistas e personalidades foram proibidos de aparecer em programas eleitorais gratuitos na TV brasileira.

1995 - Terceira Crise do Estreito de Taiwan: o Exército Popular de Libertação começa a disparar mísseis contra as águas ao norte de Taiwan.

1997 - Acordo sobre Isenção Parcial de Vistos entre o Brasil e a Tailândia.

1997 - Lançamento do Primeiro livro da série Harry Potter: Pedra Filosofal em inglês.

2000 - Os Estados Unidos votam a favor de uma amenização no embargo econômico aplicado a Cuba. Foram aprovadas emendas que permitiam ao país a venda de alimentos e medicamentos, além de liberar viagens turísticas de norte-americanos a Cuba. 

2001 - O Congresso da Argentina aprova o ajuste econômico apresentado pelo então presidente Fernando De la Rúa. O plano visava diminuir o déficit nas contas do país, que enfrentava, como ainda enfrenta, uma das piores crises financeiras de sua história.

2002 - Missa inaugura o altar central do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

2002 - Michael Schumacher sagra-se pentacampeão mundial da fórmula 1.

2004 - O físico britânico Stephen W. Hawking, um dos cientistas mais populares do mundo, expõe em Dublin para uma plateia de 600 astrofísicos e matemáticos, nova teoria sobre o buraco negro dizendo que eles não destroem tudo o que engolem, mas acabam regurgitando matéria e energia numa forma distorcida. Assim, pôs fim a um debate de quase 3 décadas sobre os buracos negros.

2006 - Morreu Roberto Cardoso de Oliveira, em Brasília (DF). Foi um importante antropólogo brasileiro com uma vasta contribuição para esta disciplina no Brasil. Nasceu em São Paulo (SP), em 11.07.1928.

2006 - Tribunal do Juri (três mulheres e quatro homens) condena Suzane von Richthofen e Daniel Cravinhos a 39 anos de prisão pelo assassinato do casal Manfred e Marísia von Hichthofen. Christian Cravinhos é condenado a 38 anos de prisão.

2007 - Sepultamento do senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), ao som do "Hino do Senhor do Bonfim", no cemitério Campo Santo, em Salvador (BA), ao lado do filho, Luís Eduardo Magalhães, morto em 1998. 

2007 - Lançamento do último livro da série Harry Potter em inglês.

2007 - Papa Bento XVI divulga mensagem para os jovens. “Queridos jovens, hoje o Espírito Santo continua agindo com força na Igreja e os seus frutos são abundantes na medida em que estamos dispostos a nos abrir à sua força renovadora”.

2007 - Seleção Brasileira de Handebol vence Cuba e conquista medalha de ouro.

2008 - Criminoso de guerra mais procurado da Europa, ex-líder sérvio Radovan Karadzic é capturado.

2008 - Morreu Geraldo Casé (Geraldo César Casé), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 07.06.1921. Foi escritor, produtor e diretor de TV. Era filho de Graziela e Ademar Casé, o pioneiro apresentador de rádio brasileiro, irmão do arquiteto Paulo Casé e do publicitário Maurício Casé, além de pai da atriz Regina Casé. Em 2002 lançou o livro de poesias "Um dia fui pássaro".

2009 - No Japão, a nadadora Poliana Okimoto ganha medalha de bronze na maratona aquática.

2010 - Facebook atinge 500 milhões de usuários no planeta.

2011 - O programa do Ônibus Espacial da NASA termina com o pouso do Atlantis na missão STS-135.

2011 - O ex-presidente Lula compara custo social de mendigo com agricultor: “... é mais caro manter um mendigo na cidade que um agricultor no campo”.

2011 - O DATASUS passa a integrar a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.

2012 - Vaticano informa que o mordomo de Bento XVI, Paolo Gabriele, passa a cumprir prisão domiciliar.

2012 - O Fluminense lança camisa comemorativa aos 110 anos do clube.

2013 - Seleção da Rússia vence (3 x 0) o Brasil e conquista a Liga Mundial de vôlei.

2013 - A judoca brasileira Mayra Aguiar ganha medalha de prata (até 78 kg) em Moscou.

2013 - A judoca brasileira Maria Suelen Altheman ganha medalha de ouro (até 78 kg) em Moscou.

2014 - ONU pede cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

2014 - É realizada o 11º COBEE - Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência, em São Paulo.

2015 - Seca leva governo a reconhecer emergência em 296 municípios do Nordeste.

2015 - Morreu Luiz Paulo Conde (Luiz Paulo Fernández Conde), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu 06.08.1934. Foi um arquiteto e político brasileiro. Foi prefeito da cidade do Rio de Janeiro (1997 e 2000) e vice-governador (2003-2007). .

2015 - Câmara dos Deputados recebem o 12º pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

2015 - Ministério do Trabalho anuncia regras do Programa de Proteção ao Emprego.

2016 - EUA alertam para “iminente ameaça” contra cidadãos americanos na Arábia Saudita.

2016 - Romário desiste de candidatar-se a prefeito do Rio de Janeiro e deixa presidência do PSB.

2016 - Polícia Federal investiga brasileiros suspeitos de terrorismo no Brasil.

2016 - Governo brasileiro emite US$ 1,5 bilhão em título da dívida externa brasileira.

2017 - Papa Francisco concede Ano Jubilar a Irmãs Clarissas de Sória. E o Papa doa 25 mil euros para apoiar pessoas afetadas pela fome.

2017 - Relatório da Polícia Federal não vê obstrução da Lava Jato por Renan, Jucá e Sarney.

2017 - Depredada a sede do diretório estadual do PT, em João Pessoa (PB).

2017 - O ex-goleiro Edinho, filho de Pelé, é preso pela quinta vez em Santos (SP).

2018 - Rússia pede liberdade da agente Maria Butina, acusada de espionagem nos EUA.

2018 - Na Argentina o cartunista Quino veta uso da personagem Mafalda na campanha anti-Lei do Aborto.

2018 - Chega a 30 o número de mortos pela onda de calor no Japão.

2019 - Presidente Trump (EUA) diz que deputados democratas “precisam pedir desculpas aos EUA”.

2019 - Papa Francisco pede que chegada do homem à Lua inspire progressos no planeta Terra.

2019 - Jair Bolsonaro critica o general da reserva Luiz Rocha Paiva: “O melhor de tudo foi ver um único general, Luiz Rocha Paiva, se aliar ao PC do B de Flávio Dino, para me chamar de antipatriótico. Sem querer, descobrimos um melancia, defensor da guerrilha do Araguaia, em pleno século 21.”

2019 - 40º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.

2020 - EUA oferecem US$ 5 milhões pela prisão do presidente do STF da Venezuela, Maikel Moreno.

2020 - Presidente Trump diz que pandemia covid-19 deve “piorar antes de melhorar”.

2020 - Na Inglaterra, deputados pedem investigação sobre ingerência russa na campanha do Brexit.

2020 - Alemanha critica o Egito por seus planos de intervir militarmente na vizinha Líbia

2020 - No Chile, presidente Sebastián Piñera anuncia “Fondo Solidario Municipal”.

2020 - Uruguai anuncia que estrangeiros precisarão fazer teste de coronavírus para entrar no país

2020 - Presidente Erdogan diz que reunião na Turquia não reconhece eleições parlamentares da Síria

2020 - Nas Filipinas. presidente Rodrigo Duterte determina a prisão de quem não usar máscara em locais públicos

2020 - Líderes europeus aprovam fundo histórico de resgate da economia após pandemia.

2020 - Câmara aprova PEC do novo Fundeb em segundo turno e amplia verba federal na educação básica

2020 - Primeira parte da proposta de reforma tributária do governo chega ao Congresso.

2020 - Técnicos da PGR chegam a Curitiba para obter dados das investigações da Lava Jato.

2020 - Governo de São Paulo dá início aos testes da vacina chinesa contra o coronavírus.

2020 - Governo do Piauí lança programa de crédito para micro e pequenas empresas durante a pandemia.

2020 - Governo propõe reunir PIS-Cofins em uma mesma contribuição com alíquota única de 12%.

2020 - Polícia Federal faz buscas em gabinete e móveis de José Serra e DF.

2020 - Jornal “El Mundo” revela que o rei Juan Carlos comprou apartamento em Londres para Corinna Larsen.

2021 - Joseph O´Connor é preso na Espanha acusado de hackear contas do Twitter.

2021 - Na França, o primeiro-ministro Jean Castex afirma que variante Delta é dominante no país.

2021 - Nos EUA, Senador Bernie Sanders crítica Jeff Bezos por não pagar o suficiente para equipe na terra.

2021 - Na Inglaterra, Unesco retira porto de Liverpool da lista de Patrimônio Mundial; Naufrágio de iate Fairline de 150.000 libras ao largo de Sandbanks.

2021 - Entra em vigor a nova lei de imigração na Suécia.

2021 - Argentina apresenta novos cartões de identificação para pessoas não binárias.

2021 - Na Rússia, Foguete Proton-M decola levando o módulo científico multiúso Nauka.

2021 - Declarado Estado de Emergência por incêndios florestais na região de Karelia.

2021 - Justiça austríaca condena Facebook em caso de acesso a dados.

2021 - Brisbane é escolhida para sediar Jogos Olímpicos em 2032.

2021 - Em Israel, o primeiro-ministro Neftali Bennett apela a outros países para criarem escudo de defesa cibernética.

2021 - No Equador, rebeliões em duas penitenciárias nas províncias de Guayas e Cotopaxi (21 mortos).

2021 - Partido Comunista da China anuncia incentivos para estimular natalidade; Xi Jinping visita região do Tibete, a primeira de um presidente chinês em 31 anos; China confirma morte no país por “Vírus do Macaco”.

2021 - Na Hungria, o primeiro-ministro Viktor Orban convoca referendo sobre lei que afeta a comunidade LGBT+.

2021 - Paquistão falta a bloquear TikTok poe “conteúdo inadequado’.

2021 - Retirada dos EUA faz províncias do norte do Afeganistão virarem nova zona de combates.

2021 - Arábia Saudita rejeita acusações de espionagem por programa Pegasus.

2021 - CET-Rio interdita parcialmente a Linha Vermelha para manutenção de radares.

2021 - Amazonas abre matrículas para novos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

2021 - YouTube remove vídeos do canal do presidente Jair Bolsonaro.

2021 - PlayStation Store lança sua “Summer Sale”.

2021 - Ministro da Defesa faz ameaça e condiciona eleições 2022 ao voto impresso.

2021 - Presidente Bolsonaro indica Augusto Aras para novo mandato no comando da PGR.

2021 - Pfizer entrega mais 1 milhão de doses da vacina contra covid-19 ao Brasil.

2021 - Centro Universitário Uniesp inaugura o primeiro Vacinômetro do Estado da Paraíba.

2021 - Santa Catarina amanhece pelo segundo dia seguido com temperatura abaixo de -5oC.

TÚNEL DO TEMPO

Hino do Fluminense

 

SITES CONSULTADOS:                                              

http://www.cancaonova.com                                                                   

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário