domingo, 24 de julho de 2022

Fatos históricos de 25 de julho

25 de julho é o 206º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 159 para acabar 2022.

Dia internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e afro-Caribenha - Instituído com o apoio da Rede de Mulheres Afro-Latina-Americanas, Afro-Caribenhas e da Diáspora e oficializada nos estados Amapá, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

- Dia Mundial da Cultura e da Paz.

- Dia Nacional do Colono - Conforme Lei Nº 5.496, de 05.09.1968, em tributo aos produtores rurais brasileiros.

- Dia Nacional do Motorista - Instituído pelo Decreto Nº 63.461, de 21.10.968, em louvor a São Cristóvão, que é tido na conta de padroeiro dos motoristas.

- Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra - Em memória à líder quilombola do século 18, Tereza de Benguela, que, à frente do Quilombo do Quariterê, no Mato Grosso, lutou por mais de 20 anos contra a escravidão brasileira.

- Dia Nacional da Paz no Trânsito - Comemoração do Brasil, que está relacionada com o "Dia de São Cristóvão".

- Dia Nacional do Escritor - Instituído por decreto governamental de 1960, para marcar o sucesso do "1º Festival do Escritor Brasileiro", que foi organizado em 1960 pela União Brasileira de Escritores. Isso ocorreu a partir da iniciativa dos escritores brasileiros e diretores da UBC, João Peregrino Júnior, e Jorge Amado.

- Dia Nacional do Endoscopista do Aparelho Digestivo - Comemoração de brasileiros que também é conhecida como "Dia Nacional do Médico Endoscopista", para marcar a data da fundação da SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva). Essa instituição foi constituída em 25 de julho de 1975 em São Paulo (SP), por médicos gastroenterologistas, clínicos, cirurgiões digestivos, coloproctologistas e pediatras brasileiros.

- Dia do Ministério da Saúde - Órgão criado no dia 25 de julho de 1953, com a Lei nº 1.920, que desdobrou o então Ministério da Educação e Saúde em dois ministérios: Saúde e Educação e Cultura.

- Dia do Taxista - Comemorado entre outros nos Estados do Ceará (Lei Nº 14.160, de 03.07.2008), Goiás, Mato Grosso do Sul e Roraima.

- Dia dos Viajantes - Comemorado em louvor a São Cristóvão, que é tido na conta de padroeiro dos motoristas.

EVANGELHO (Mt 20, 20-28)

17ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco. 

—Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

—Glória a vós, Senhor.

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Tiago Maior

EFEMÉRIDES

José Mauro de Vasconcelos,  (1920-1994)

306 - Constantino é proclamado imperador romano por suas tropas.

315 - O Arco de Constantino é concluído perto do Coliseu em Roma para comemorar a vitória de Constantino sobre Magêncio na Ponte Mílvia.

1139 - Vitória de D. Afonso Henriques na batalha de Ourique, reconquista cristã de Portugal.

1261 - Constantinopla é capturada por forças do Império de Nicéia lideradas por Miguel VIII Paleólogo, permitindo a recriação do Império Bizantino.

1512 - Pamplona é invadida por tropas castelhanas durante a Conquista de Navarra.

1581 - A armada de Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal) tenta tomar a ilha Terceira, nos Açores, mas são derrotados na Batalha da Salga.

1593 - Henrique IV da França se converte publicamente do protestantismo para o catolicismo.

1603 - Jaime VI da Escócia é coroado rei da Inglaterra (Jaime I da Inglaterra), governando o Reino da Inglaterra e o Reino da Escócia em união pessoal. A união política ocorreria em 1707.

1637 - Parte do Maranhão a primeira expedição a percorrer todo o rio Amazonas, sob o comando de Pedro Teixeira.

1666 - De acordo com o calendário juliano, utilizado pelos ingleses, Príncipe Rupert do Reno derrota o almirante Michiel de Ruyter na Batalha do Dia de Santiago Maior.

1792 - Emitido o Manifesto de Brunswick para a população de Paris prometendo vingança se a família real francesa fosse prejudicada.

1824 - Costa Rica anexa Guanacaste da Nicarágua.

1827 - Com uma faustosa cerimônia, realiza-se a inauguração oficial, do Asilo de Inválidos Militares de Runa, mandado construir pela Princesa do Brasil Maria Francisca Benedita de Bragança, no dia em que fazia 81 anos.

1835 - Morreu o revolucionário François-René-Auguste Mallarmé, em Richemont, França. Nasceu em Nancy, França, em 25.02.1755.

1864 - Nasceu Eduardo Chapot Prèvost, em Cantagalo (RJ). Foi médico-cirurgião e cientista. Pioneiro no ensino da Histologia, destacou-se mundialmente ao fazer a primeira operação de separação das xifópagas Rosalina e Maria. É patrono da Academia Nacional de Medicina e autor de obras como "Pesquisas Histológicas" (1890), "O Carbúnculo no Matadouro" (1900), "Teratópago Brasileiro Vivo" (1905), etc. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 10/10/1907.

1869 - Os daimiôs japoneses começam a devolver suas terras ao imperador como parte das reformas da Restauração Meiji. (Data tradicional japonesa: 17 de junho de 1869).

1873 - Nasceu Heitor da Silva Costa, no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 21.04.1947. Foi engenheiro e professor da Escola Politécnica do RJ. Dedicou-se à construção de vários edifícios, igrejas e monumentos religiosos. É autor do projeto da estátua do Cristo Redentor (1923), pelo qual ganha o Prêmio Paulo de Frontim (do Clube de Engenharia).

1894 - Começa a Primeira Guerra Sino-Japonesa quando os japoneses disparam contra um navio de guerra chinês.

1895 - Pierre Curie casa-se com sua colega de profissão, a química Marie Sklodowska. Os dois pesquisadores compartilham posteriormente o Prêmio Nobel de Física, em 1903, por seu trabalho sobre a radioatividade.

1898 - Na Campanha de Porto Rico, os Estados Unidos capturam Porto Rico da Espanha.

1902 - Nasceu o compositor Bide (Alcebíades Maia Barcelos), em Niterói (RJ). Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 18/03/1975.

1908 - A Ajinomoto é fundada. Kikunae Ikeda, da Universidade Imperial de Tóquio, descobre que um ingrediente-chave no caldo de sopa de kombu é o glutamato monossódico (MSG) e patenteia um processo para fabricá-lo.

1908 - A Ajinomoto é fundada. Kikunae Ikeda, da Universidade Imperial de Tóquio, descobre que um ingrediente-chave no caldo de sopa de kombu é o glutamato monossódico (MSG) e patenteia um processo para fabricá-lo.

1909 - Louis Blériot faz o primeiro voo através do Canal da Mancha em uma máquina mais pesada que o ar de (Calais para Dover) em 37 minutos.

1917 - Margaretha Geertruida Zelle, conhecida como "Mata Hari", foi condenada à morte por espionagem durante a Primeira Guerra Mundial. Margaretha Gertruida Zelle (Leeuwarden, 7 de agosto de 1876 — Vincennes, 15 de outubro de 1917), conhecida como Mata Hari, foi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem que foi condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial. Em diferentes ocasiões sua vida foi alvo da curiosidade de biógrafos, romancistas e cineastas. Ao longo do tempo, Mata Hari transformou-se em uma espécie de símbolo da ousadia feminina. “Mata Hari”, seu nome artístico, é uma palavra malaia que significa “Sol”, mas traduzida literalmente significa “Olho do dia”.

1924 - Nasceu Nelson Sargento (Nelson Matos), no Rio de Janeiro (RJ), onde faleceu em 27.05.2021, vitima da Covid-19. Sambista, compositor, cantor, pesquisador da música popular brasileira, artista plástico, ator e escritor. O Sargento, do autor do samba “Agoniza mas não morre” (de 1979), corresponde, na verdade, à mais alta patente que o cidadão Nélson Mattos atingiu quando serviu ao Exército brasileiro. Viveu durante longos anos nos morros da cidade do Rio de Janeiro. Gravou sambas inéditos de Cartola no Japão (1994).

1924 - Nasceu o ator Leonardo Villar, em Piracicaba (SP). É ator de teatrocinema e televisão. Faleceu em São Paulo (SP), em 03.07.2020.

1925 - Criação da Agência Telegráfica da União Soviética (TASS).

1926 - Nasceu Beatriz de Toledo Segall, no Rio de Janeiro (RJ). É uma consagrada atriz de teatrocinema e televisão.

1933 - O líder indiano Mahatma Gandhi é preso por incitar a desobediência civil.

1934 - Nazistas que queriam a unificação entre a Áustria e a Alemanha assassinaram o chanceler austríaco Engelbert Dollfuss.

1943 - Nasceu Sueli Costa (Sueli Correa Costa), no Rio de Janeiro (RJ), mas criada em Juiz de Fora (MG). É cantora, compositora e instrumentista. Em 1964, ingressou na Faculdade de Direito de Juiz de Fora, abandonando o curso no último ano.

1943 - Mussolini é derrubado do poder e preso junto com seus colaboradores, após o desembarque aliado na Sicília.

1943 - Nasceu Yeda Maria Brutto Vargas, em Porto Alegre (RS). Foi eleita Miss Brasil (1963) e Miss Universo (1963 - a segunda brasileira). Recusou convites para fazer cinema.

1944 - Nasceu Marília Medalha, em Niterói (RJ). É cantora, compositora e irmã do pianista Luís Medalha. 

1944 - Nasceu o ator de teatro, cinema e televisão Ney Latorraca (Antonio Ney Latorraca), em Santos (SP).

1944 - Segunda Guerra Mundial: a Operação Spring é um dos dias mais sangrentos para o Primeiro Exército Canadense durante a guerra.

1946 - Teste de arma nuclear: Operação Crossroads: uma bomba atômica é detonada debaixo d'água na lagoa do Atol de Bikini.

1951 - Entra em vigor uma nova constituição em Porto Rico, que adquire a condição de "Estado livre associado" dos EUA.

1952 - Entra em vigor o tratado que cria a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). EUA.

1953 - O presidente Vargas assina a lei nº 1.920, (art. 2º), que desmembrou a pasta da Educação e Saúde em dois ministérios. Criação do Ministério da Saúde brasileiro.

1956 - O transatlântico italiano "Andrea Doria" afunda após chocar-se com o barco sueco "Stockholm". Cinqüenta passageiros morrem.

1957 - Proclamação da República na Tunísia, após 250 anos de monarquia.

1962 - Os representantes dos 14 países que participam em Genebra da Conferência de Desarme aprovam a neutralidade de Laos.

1963 - Nasceu Leonardo (Emival Eterno Costa), em Goianópolis (GO). É cantor, compositor e formou dupla sertaneja com o irmão Leandro (José Luis Costa), que faleceu em 23.06.1998.

1966 - Uma bomba explodiu no aeroporto de Recife, onde pousaria o avião do marechal Costa e Silva, candidato à sucessão do presidente Castello Branco.

1968 - Publicada a Encíclica 'Humanae Vitae' - Papa Paulo VI.

1969 - Guerra do Vietnã: o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, declara a Doutrina Nixon, afirmando que os Estados Unidos agora esperam que seus aliados asiáticos cuidem de sua própria defesa militar. Este é o começo da "vietnamização" da guerra.

1973 - Lançamento da sonda espacial soviética Marte 5.

1975 - Anunciada a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

1976 - Programa Viking: a Viking 1 tira a famosa foto Rosto de Marte.

1977 - O Presidente Geisel elimina programas partidários em horário gratuito na TV.

1978 - A seleção argentina ganha o Campeonato Mundial de Futebol.

1978 - Nasceu em Oldham, Inglaterra, Louise Brown (Louise Joy Brown), o primeiro bebê de proveta. Aos 28 anos, no dia 20 de dezembro de 2006, Louise Brown deu à luz um bebê por parto normal.

1981 - A Comissão Internacional de Pesca da Baleia aprova proscrição da caça ao cachalote, espécie ameaçada de extinção.

1984 - A cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya torna-se a primeira mulher a "caminhar no espaço".

1984 - Morreu o escritor José Mauro de Vasconcelos, em São Paulo (SP). Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 26.02.1920, mas passou a infância em Natal (RN). Sua família era muito pobre e José Mauro passou por muitas dificuldades. Seu grande sonho de infância era ser nadador profissional e chegou a ganhar alguns prêmios em campeonatos que participava.  Tinha uma personalidade muito inconstante. Aos quinze anos mudou-se sozinho para o Rio de Janeiro, teve diversos empregos para conseguir se sustentar. Percorreu o Brasil de norte a sul; foi treinador de boxe, agricultor, operário, garimpeiro, carregador de bananas, ator de cinema, jornalista, locutor de rádio e escritor. Iniciou diversos cursos superiores, mas nunca concluiu nenhum deles. Seu primeiro romance Banana Brava fixa a aventura vivida por ele em terras do Rio Araguaia. Em 1968 escreveu sua obra mais conhecida O meu pé de laranja lima, baseada em sua infância; nos primeiros meses de lançamento vendeu mais de 217 mil exemplares. Outras Obras: Banana brava, Barro blanco, Coração de vidro, Rosinha - minha canoa, Rua descalça, Palácio japonês, Vamos aquecer o sol. 

1985 - Morreu o cantor Carlos Galhardo (Catello Carlos Guagliardi), no Rio de Janeiro (RJ). Filho de pais italianos, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 24.04.1913, mas pequeno veio para o Brasil. Foi um dos principais cantores da Era do Rádio. Ganhou o apelido de "O Cantor que Dispensa Adjetivos".

1985 - Nasceu o piloto de Formula 1 Nelson Piquet (Nelson Angelo Piquet ou Nelson Piquet Jr. e mais conhecido como Nelsinho Piquet), em Heidelberg, Alemanha, mas se mudou para o Brasil ainda criança sendo criado em Brasília. É filho do tricampeão brasileiro de Fórmula 1, Nelson Piquet.

1990 - Morrem asfixiadas 1.426 pessoas no interior de um túnel próximo da cidade de Meca (Arábia Saudita) quando se dirigiam para celebrar a Festa do Sacrifício.

1991 - A grande muralha da China é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

1994 - O Rei Hussein, da Jordânia, e o primeiro ministro israelense, Yitzhak Rabin, firmam em Washington uma histórica reconciliação, que põe fim a 46 anos de guerra.

1995 - Quatro pessoas morrem e sessenta ficam feridas com a explosão de uma bomba na estação Saint-Michel do metrô de Paris.

1996 - Em um golpe militar no Burundi, Pierre Buyoya depõe Sylvestre Ntibantunganya.

1998 - Organização do grupo Terrorismo Nunca Mais (TERNUMA)

1999 - Morreu Roni Cócegas (Ronilson Moreira), em São Paulo (SP), depois de internado há quase um mês por cirrose hepática. Foi ator e comediante de teatro, TV e cinema, tendo-se destacado no programa "Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anísio, na Rede Globo, no papel de Galeão Cumbica. Nasceu em Salvador (BA), em 1940.

1999 - Grande vitória do Polo Patriótico, coalizão de partidos que apoia o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nas eleições da Assembleia Nacional Constituinte.

2000 - Morrem 113 pessoas nas imediações do aeroporto parisiense Roissy-Charles De Gaulle, após a explosão de um Concorde de Air France contra um pequeno hotel.

2001 - Morreu Nikolai Básov, físico russo, um dos inventores do laser e prêmio Nobel de física em 1964.

2001 - O Congresso dos EUA aprova um projeto para a retirada das restrições às viagens de norte-americanos a Cuba.

2001 - O primeiro coração artificial foi implantado com êxito nos Estados Unidos. O mecanismo era totalmente autônomo, fabricado com titânio e poliuterano, pesava um quilo e funcionava com bateria portátil. 

2002 - O Sistema de Vigilância da Amazônia é inaugurado em Manaus pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

2002 - Paulo Coelho é eleito para a cadeira que pertenceu a Roberto Campos na ABL.

2002 - Bomba explode na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Espírito Santo, durante a solenidade de entrega de carteiras a novos advogados.

2002 - Eleição de Paulo Coelho para a Academia Brasileira de Letras.

2004 - Seleção brasileira de futebol vence por 4 x 2 (nos pênaltis) a Argentina e conquista a Copa América.

2004 - O ciclista americano Lance Armstrong ganha pela sexta vez consecutiva a Volta da França

2006 - CPI das Sanguessugas divulga nomes de mais 33 parlamentares.

2006 - Maria Bethânia ganha três troféus no 4º Prêmio TIM de Música.

2007 - Lucélia de Carvalho conquista o tricampeonato de karatê nos Jogos Pan-Americanos.

2007 - Walt Disney Co. proíbe referências a tabaco em seus filmes.

2008 - Na Suíça, Organização Mundial do Comércio apresenta propostas para o acordo mundial do comércio.

2009 - Em Cuba, Presidente Luiz Inácio da Silva e Fernando Lugo fecham acordo sobre Itaipu.

2010 - Seleção brasileira vence (3 X 1) a Rússia e conquista a Liga Mundial de vôlei masculino.

2010 - Inaugurada oficialmente a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco - Brasília (DF).

2011 - A presidente Dilma Rousseff admite dificuldades na fiscalização das fronteiras.

2011 - Dilma Rousseff lança plano para erradicar a miséria no Nordeste.

2011 - Cesar Cielo ganha medalha de ouro nos 50 m borboleta no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai.

2012 - Lançamento do livro “Manuscrito Encontra em Accra”, de Paulo Coelho.

2012 - Presidente Dilma Rousseff lança a exposição “Brazil at Heart” em Londres.

2012 - Publicado o Decreto nº 7.777 para garantir serviços durante greve.

2012 - Resolução CREMESP nº 239 torna obrigatória a avaliação para o registro profissional.

2013 - Presidenta Dilma Rousseff veta projeto que acabava com multa adicional de 1% do FGTS

2013 - Papa Francisco recebe as chaves da cidade do Rio de Janeiro. E reúne um milhão de fiéis em Copacabana.

2014 - Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) regulamenta distribuição de slots em aeroportos.

2014 - Cruz Vermelha Brasileira apura e denuncia desvios de ex-gestores.

2014 - Instalação do Comitê Nacional de Prevenção à Tortura.

2014 - Banco Central faz ajuste nas regras dos recolhimentos compulsórios.

2015 - O senador Romário (PSB-RJ) nega acusações de sonegação de impostos.

2015 - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo inicia testes em humanos com fostoetanolamina.

2016 - Colômbia declara fim de epidemia de zika no país.

2016 - Mercado financeiro reduz de 7,26% para 7,21% a projeção da inflação em 2016.

2016 - Prisão do ex-senador Eduardo Suplicy durante reintegração de posse em São Paulo.

2016 - Entram em vigor as novas regras de financiamento pela Caixa Econômica Federal.

2016 - Michel Temer veta participação de 100% de capital estrangeiro em aéreas brasileiras.

2017 - Nos EUA, presidente Trump volt a atacar seu procurador-geral, Jeff Sessions.

2017 - O juiz Sérgio Moro determina que R$ 9 milhões em planos de previdência de Lula continuem bloqueados.

2017 - Ministério Público aprova aumento de 16% no salário de procuradores.

2017 - Ministério Público prorroga por mais 6 meses força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro.

2017 - Polícia Federal combate divulgação de pornografia infantil pela internet (30 prisões).

2017 - Pesquisa Ipsos revela que nível de reprovação a Michel Temer atinge novo recorde e vai a 94%.

2017 - Contran aprova carteira de habilitação digital.

2018 - Vandalizada estrelado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Calçada da Fama de Hollywood.

2018 - O político argentino Luís D´Elía diz que o presidente Macri ‘precisa ser fuzilado” em público.

2018 – Santander Brasil anuncia lucro líquido de R$ 2,97 bilhões no 2º trimestre de 2019.

2018 - O governo brasileiro pede cota para exportar derivados de soja `China.

2019 - Itália decreta alerta vermelho em 13 cidades por onda de calor.

2019 - Governo dos EUA anuncia intenção de retomar a pena de morte a nível federal.

2019 - É descoberto o asteroide 2019 OK, esse asteroide é grande o suficiente para destruir uma cidade e só foi detectado por cientistas ao chegar perto da terra.

2019 - Ministério da Justiça revela que celulares do presidente Bolsonaro foram alvo de hackers.

2019 - Presidente Bolsonaro diz que vai buscar a extinção da Ancine (Agência Nacional de Cinema)

2019 - Supremo Tribunal Federal determina que navios iranianos parados na costa do Brasil sejam abastecidos.

2019 - Bradesco anuncia lucro líquido recorrente de R$ 6,462 bilhões no segundo trimestre de 2019.

2019 - Petrobras confirma ter recebido

2019 - Petrobras confirma ter recebido $ 425 milhões da Lava Jato.

2019 - Vaticano anuncia a brasileira Cristiane Murray como nova vice-porta-voz do papa.

2020 - Austrália rejeita reivindicações territoriais e marítimas da China no Mar da China Meridional.

2020 – Equador supera 80.000 casos por coronavírus.

2020 - Em Portugal, vandalizado estátua de Cristóvão Colombo no Parque Santa Catarina, no Funchal.

2020 - Nos EUA, Johns Hopkins informa que EUA superaram a marca de 145 mil mortes por covid-19.

2020 - Reino Unido impõe quarentena a viajantes da Espanha.

2020 - Rússia apresenta modelo do primeiro foguete de transporte reutilizável de cruzeiro (Krylo SV).

2020 – Presidente Bolsonaro diz que novo teste para o coronavirus deu resultado negativo.

2020 - Entregadores de aplicativos fazem manife

stação em frente ao Shopping Morumbi, em São Paulo.

2020 - TV Brasil recorda os seis anos da morte de Ariano Suassuna no programa “Recordar é TV”.

2020 - Liberadas as visitas de familiares por meio virtual aos detentos do sistema penitenciário paulista.

2020 - Piauí suspende serviços de transportes intermunicipais.

2020 - Governo entra com ação para reverter bloqueio de redes sociais de aliados.

2020 - Cacique Raoni tem alta hospitalar após mais de uma semana de internação.

2021 – Em Portugal, presidente Marcelo Rebelo de Sousa apela para os portugueses se vacinarem.

2021 - Itália pede à Europa aviões de combate a incêndio para domar fogo das na Sardenha.

2021 - No Reino Unido, Philip Morris anuncia que vai parar de vender cigarros na Grã-Bretanha nos próximos 10 anos.

2021 - Na Rússia, presidente Vladimir Putin afirma que a frota russa é capaz de detectar e destruir “qualquer alvo”.

2021 - No Chile, presidente Miguel Díaz-Canel agradece apoio do México.

2021 - A companhia aérea Israir inaugura a primeira rota comercial direto entre Israel e Marrocos; Israel adota plano para reduzir suas emissões de carbono para 2050.

2021 - China crítica emissora norte-americana dos Jogos Olímpicos por excluir Taiwan no mapa do país.

2021 - Feira de Santana (BA) homenageia escritoras intelectuais negras.

2021 - Caminhoneiros iniciam atos no país.

2021 - Fabrício Queiroz reclama do abandono dos amigos bolsonaristas nas redes sociais.

2021 - Pela primeira vez desde 01/2021 Brasil registra menos de 500 mortes pela covid nas últimas 24 horas. 

TÚNEL DO TEMPO

Nílton César - Canção do Motorista



SITES CONSULTADOS:                                              

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário