sexta-feira, 29 de julho de 2022

Fatos históricos de 30 de julho

30 de julho é o 211º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 154 para acabar 2022. 

- Dia Internacional da Amizade - Comemoração internacional, que foi instituída no 65º período de sessões da Assembleia Geral da ONU [Organização das Nações Unidas], através da Resolução A /RES/65/275 [A65/L.72] de 3 de maio de 2011, e que então foi impulsionada por mais de 50 países. Entre eles Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, por América Latina e Caribe.

Dia do Patrimônio Cultural - Comemorado no Ceará, conforme Lei Nº 13.398, de 17.11.2003, para marcar a data da aprovação da Lei Nº 9.109, de 30.07.1968, que então instituiu a proteção ao Patrimônio Material cearense, através da figura do Tombamento. É tida como a 1ª Lei de Proteção ao Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará.

EVANGELHO (Mt 14, 1-12)

17ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.

4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.

8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Pedro Crisólogo

EFEMÉRIDES

Menna Barreto (1874-1933)

101 a.C. - Caio Mário ataca os cimbros na planície raudina perto de Vercelas (atual Vercelli) e assim elimina o perigo germânico do norte.

657 - É eleito o Papa Vitaliano.

752 - Fundação de Bagdá, capital do Iraque.

762 - O califa abássida Almançor funda Bagdá para ser a nova capital.

1419 - Primeira Defenestração de Praga: uma multidão de hussitas radicais mata sete membros do conselho da cidade de Praga.

1502 - Cristóvão Colombo desembarca em Guanaja nas Ilhas da Baía ao largo da costa de Honduras durante a sua quarta viagem.

1505 - Maximiliano I decide sobre a Guerra da Sucessão de Landshut na Dieta de Colônia: o Ducado do Palatinado-Neuburgo é criado.


1756 - Em São Petersburgo, Bartolomeo Rastrelli apresenta o recém-construído Palácio de Catarina para a Imperatriz Isabel e seus cortesãos.

1766 - Carta régia que proíbe, no Brasil, as indústrias de ourives, fiadores de ouro, de sedas e algodões tecidos.

1784 - Morre Denis Diderot, em Paris, França. Foi filósofo, escritor e enciclopedista. Nasceu em Langres, França, em 05.10.1713.

1792 - Uma música escrita sob encomenda por Claude Joseph Rouget de Lisle torna-se popular quando tropas voluntárias a cantam durante a marcha de

Marselha para Paris. A canção, chamada de Marselhesa, passou a ser o símbolo da revolução e é escolhida como o hino nacional da França.

1811 - Morreu Miguel Gregorio Antonio Ignacio Hidalgo y Costilla Gallaga Mondarte Villaseñor, em Chihuahua, México. No México é mais conhecido como Miguel Hidalgo y Costilla, ou Pai da Pátria, é considerado o iniciador da independência do México. Foi um religioso liberal, considerado o pai da nação mexicana. Na cerimônia de desabilitação eclesiástica, a Inquisição cortou-lhe as pontas dos dedos e a superfície das mãos. No dia da sua execução pediu para não ser vendado e para não ser fuzilado pelas costas (como era costume fuzilar os traidores). Pediu que disparassem sobre a sua mão direita que colocou cobre o coração. Foram necessárias duas sequências de disparos e um tiro de misericórdia para acabar com a sua vida, após o que um comandante tarahumara de apelido Salcedo, cortou-lhe a cabeça com um só golpe de facão, machete em espanhol, recebendo por isso uma gratificação de vinte pesos. Nasceu em Pénjamo, México, em 08.05.1753.

1863 - Nasceu Henry, em Springwells, EUA. Foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria norte-americanos. Ford foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos EUA. Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. Morreu em Dearborn, EUA, em 07.04.1947.

1874 - Nasceu Menna Barreto (General João de Deus Menna Barreto), em Porto Alegre (RS). Militar, foi o 17° Presidente do Brasil (Governo Provisório - Junta Governativa - 24/10 a 03/11/1930). Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 25/3/1933.

1889 - Nasceu Vladimir Kozmich Zworykin, em Murom, Rússia. Foi um inventor e engenheiro russo-americano, pioneiro da tecnologia da televisão. Morreu em Princeton, EUA, em 29.07.1982.

1898 - Morreu Bismarck (Otto Leopold Eduard von Bismarck-Schönhausen), Friedrichsruh, Alemanha. Foi um nobre, diplomata e político prussiano e uma personalidade internacional de destaque do século XIX. Bismarck ficou conhecido como o Napoleão da Alemanha. Otto von Bismarck, o chanceler de ferro, foi o estadista mais importante da Alemanha do século XIX. Nasceu em Schönhausen, Reino da Prússia, em 01.04.1815.

1906 - Gabriel Lippmann apresenta na Academia de Ciências de Paris um método para a reprodução fotográfica a cores.

1906 - Nasceu Mário Quintana (Mário de Miranda Quintana), em Alegrete (RS). Foi um poeta, tradutor e jornalista. Mário Quintana não se casou e nem teve filhos. Solitário, viveu grande parte da vida em hotéis. Morreu em Porto Alegre (RS), em 05.05.1994.

1916 - Provavelmente causada por sabotagem, agentes alemães explodiram uma tonelada de munição em Jersey City matando sete pessoas e causando danos à Estátua da Liberdade.

1928 - Morreu Padre Landell de Moura (Roberto Landell de Moura), em Porto Alegre (RS), onde também em 21.01.1861. Foi um padre católico, cientista e inventor, considerado o Patrono dos Radioamadores do Brasil e o Pai Brasileiro do Rádio.

1930 - Em Montevidéu, os donos da casa vencem a Argentina por 4 a 2 e conquistam a Copa do Mundo de Futebol de 1930.

1932 - Eleições na Alemanha: os nazistas duplicam suas cadeiras (230) no parlamento, o Reichstag, mas não conseguem a maioria, dando início a uma campanha terrorista.

1941 - O governo polonês no exílio, representado pelo primeiro-ministro Władysław Sikorski, e o embaixador soviético no Reino Unido, Ivan Maisky, concluem o Tratado Sikorski-Mayski para lutar conjuntamente contra a Alemanha Nazista, mas devido ao massacre de Katyn, que ficou conhecido dois anos depois, ele não adquiriu significado prático.

1941 - Nasceu Paul Anka (Paul Albert Anka), em Ottawa, Canadá. É um cantor, compositor e ator canadense de origens síria. Com catorze anos, gravou "I Confess", encorajado pelos seus pais. Em 1957, Anka foi para Nova Iorque onde fez um teste para a ABC, cantando uma canção de amor que escrevera para uma babá, Diana Ayoub. A canção, "Diana", trouxe um estrelato instantâneo a Paul. "Diana" é uma das mais vendidas da época na história da música (no Brasil também fez sucesso a versão em português cantada por Carlos Gonzaga). Fez versão da música Comme d´habitude (Claude François),transformando-a em "My Way", sucesso mundial nas vozes de Elvis Presley e Frank Sinatra, entre outros.

1941 - Nasceu Rosinha de Valença (Maria Rosa Canelas), em Valença (RJ), onde também morreu em 10/6/2004. Foi instrumentista (violonista), cantora, arranjadora e compositora. Faleceu após 12 anos em estado de coma.

1945 - Segunda Guerra Mundial: o submarino japonês I-58 afunda o USS Indianapolis, matando 883 marinheiros. A maioria morre durante os quatro dias seguintes, até que uma aeronave aviste os sobreviventes.

1945 - Pablo Neruda visita a Academia Brasileira de Letras.

1947 - Nasceu Arnold Schwarzenegger (Arnold Alois Schwarzenegger), em Thal, Styria-Áustria, mas naturalizou-se norte-americano em 1983. É um ex-fisiculturista, ator e foi o 38º governador da Califórnia.

1949 - Nasceu Martinha (Marta Vieira Figueiredo Cunha), em Belo Horizonte (MG). Cantora e compositora, filha de Dª Ruth, a famosa Candinha, que assinava a coluna "Mexericos da Candinha", na fase áurea da Revista do Rádio.

Iniciou a carreira em 1966, na Jovem Guarda, sendo anunciada carinhosamente por Roberto Carlos como "Queijinho de Minas". Sucessos de sua autoria: "Eu te amo mesmo assim", "Quem disse adeus agora fui eu", “Eu daria a minha vida”, dentre outros.

1950 - Morreu num acidente aéreo, no Rio Grande do Sul, Salgado Filho (Joaquim Pedro Salgado Filho), primeiro ministro da Aeronáutica e criador da FAB.  Nasceu em Porto Alegre (RS), em 02.07.1888.

1962 - Inaugurada oficialmente a rodovia Trans-Canadá, a mais longa rodovia nacional do mundo.

1966 - Em Londres, os donos da casa vencem a Alemanha por 4 a 2 e conquistam a Copa do Mundo de Futebol.

1968 - Violenta erupção do Vulcão Arenal, na Costa Rica, deixando 70 mortos e 90 desaparecidos.

1970 - Nasceu o compositor Carvalhinho (José Prudente de Carvalho), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em 29/3/1913, em Sergipe. Sucessos: Madureira chorou (Carvalhinho e Júlio Monteiro) Quem sabe, sabe (Carvalhinho e Joel de Almeida), além de outros.

1971 - Os astronautas David Scott, James Irwin e Alfred Worden, chegam à Lua a bordo da Apolo 15.

1973 - O fabricante da talidomida perdeu uma ação judicial na Inglaterra e foi obrigado a pagar indenização a 433 crianças. O remédio, tomado por mulheres grávidas, provocava a deformação dos fetos.

1976 - O Cruzeiro, de Belo Horizonte, ganhou a Copa Libertadores da América vencendo o River Plate, da Argentina, por 3 a 2.

1977 - Nossa Senhora do Rocio é declarada padroeira do Paraná.

1978 - Estreia do brasileiro Nelson Piquet na Fórmula 1.

1980 - O Knesset aprova a Lei de Jerusalém anexando Jerusalém Oriental ao território israelense.

1980 - Vanuatu torna-se uma nação independente. 

1980 - Knesset aprova uma lei anexando Jerusalém Oriental ao território israelense. A medida, uma reação nacionalista à devolução do Sinai ao Egito, dificulta o processo de paz no Oriente Médio.

1986 - Morreu Luís da Câmara Cascudo, em Natal (RN), onde também nasceu em 30.12.1898. Foi historiador, antropólogo, advogado e jornalista. Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Instituto de Antropologia desta universidade tem seu nome. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras, deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952). 

1988 - Mônica Lewinsky, ex-estágiária da Casa Branca, entregou ao promotor Kenneth Star o vestido manchado com o sêmen do presidente americano Bill Clinton.

1993 - Morreu a cantora Isaurinha Garcia (Isaura Garcia), em São Paulo (SP), onde também nasceu em 26/2/1919.

1997 - Explosão de potentes bombas carregadas por ativistas suicidas do Hamas em um mercado de Jerusalém, deixa 15 mortos e 170 feridos. O governo israelense suspende as negociações de paz com a Autoridade Nacional Palestina (ANP).

1998 - A Telebrás é vendida em leilão por R$ 22 bilhões.

2000 - Rubens Barrichello ganha a sua primeira corrida na Fórmula 1.O piloto brasileiro, da Ferrari, conquista o Grande Prêmio da Alemanha, disputado em Hockenheim, com sua primeira vitória na F-1.

2001 - O Canadá torna-se o primeiro país a admitir o emprego medicinal da maconha no caso de doentes em estado terminal ou portadores de doenças crônicas;

2001 - O senado da Argentina aprova o ajuste de gastos públicos para tentar atingir o "déficit zero". Os salários dos funcionários e as pensões superiores a 500 dólares são diminuídos.

2001 - A Corte Suprema do Chile aprova interrogar o ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, sobre a morte do jornalista norte-americano Charles Herman no Chile, em 1973.

2002 - Papa João Paulo II canoniza o padre Pedro de San José de Betancur (o 1º santo da América Central).

2003 - Produzido no México, o último exemplar do Volkswagen Fusca.

2004 - Entrega simbólica das primeiras indenizações da Campanha Nacional do Desarmamento.

2007 - O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba cassa o mandato do governador do estado, Cássio Cunha Lima, e do vice-governador, José Lacerda Neto, em decisão inédita no âmbito da Justiça Eleitoral das unidades federativas brasileiras.

2007 - Morreu Ernst Ingmar Bergman, em Faro, Suécia. Foi dramaturgo e cineasta. Nasceu em Uppsala, Suécia, em 14.07.1918.

2008 - Gilberto Gil deixa o Ministério da Cultura.

2008 - A secretaria Especial de Aquicultura e Pesca é transformada em Ministério.

2009 - Presidente Michelle Bachelet (Chicle) visita o Brasil.

2009 - Nadador brasileiro César Cielo bate recorde mundial dos 100 m nado livre com 46seg91.

2009 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona lei de presunção de paternidade.

2010 - Fidel Castro informa que está totalmente recuperado de sua enfermidade.

2010 - Alupar, Copel e Triunfo ficam com hidrelétricas em leilão da ANEEL.

2011 - Aconteceu o primeiro sorteio de seleções para a Copa do Mundo de 2014.

2011 - Cesar Cielo conquista medalha de ouro na prova dos 50 m livre no Mundial de Esportes Aquáticos.

2012 - Uma falha na rede elétrica em Deli deixa mais de 300 milhões de pessoas sem energia no norte da Índia.

2012 - Entra em vigor na Rússia polêmica lei sobre a internet.

2012 - Facebook lança opção para incentivar doação de órgãos.

 2013 - Revista Forbes revela que Angeline Jolie é a atriz mais bem paga de Hollywood.

2013 - Médicos de doze estados e do Distrito Federal suspendem os atendimentos.

2013 - Presidenta Dilma Rousseff pede que ministros agilizem liberação de emendas parlamentares.

2014 - Morreu (suicídio) Fausto Fanti (Fausto Fanti Jasmin), em São Paulo (SP). Nascido em Petrópolis (RJ), em 20.10.1978, foi um comediante brasileiro que começou a sua carreira artística na MTV, com o programa Hermes e Renato. Também esteve na Rede Record, com o grupo Banana Mecânica, anteriormente chamado de Hermes e Renato. É considerado o mentor intelectual do Hermes e Renato

2014 - Início da Festa Literária em Paraty.

2014 - ONU acusa Israel de ignorar alertas e atacar escola com refugiados em Gaza.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff nega que depois das eleições haverá um aumento nas tarifas.

2015 - Lançamento do projeto Pelourinho Dia e Noite, em Salvador (MA).

2015 - Sede do Instituo Lula sofre ataque de bomba de fabricação caseira em São Paulo.

2015 - Brasil ganha medalha de prata (equipes de 5km) no Mundial de Kazan.

2015 - Presidenta Dilma Rousseff pede aos governadores “projeto de cooperação federal”.

2016 - Papa Francisco pede na Polônia uma “igreja aberta e sensível” com os mais frágeis.

2016 - PMDB oficializa Marta Suplicy como candidata à prefeitura de São Paulo.

2017 - Presidente Vladimir Putin anuncia que 755 diplomatas americanos terão de deixar a Rússia.

2017 - Brasil “repudia a violenta repressão por parte das forças do Estado’ na Venezuela.

2018 - Chavistas reelegem Nicolás Maduro como líder do Partido Socialista Unido da Venezuela.

2018 - Eutanásia será permitida no Reino Unido em caso de acordo entre médico e família.

2018 - Câmara baixa da Índia aprova pena de morte para estupradores.

2018 - Procuradoria-geral da República recorre de decisão do STF que concedeu liberdade a José Dirceu.

2018 - Presidente Temer garante que haverá acordo sobre matéria do tabelamento do frete.

2019 - Alemanha recusa formalmente proposta dos EUA de se unir à “pressão máxima” contra Irã.

2019 - Índia oficializa fim do divórcio entre muçulmanos.

2019 - China e EUA retomam negociações comerciais.

2019 - Conferência Episcopal do Paraguai adere a rejeição de acordo com Brasil sobre Itaipu.

2019 - Associação Brasileira de Imprensa promove ato de solidariedade ao jornalista Glenn Greenwald.

2019 - Vinícius Guerreiro posta vídeo co ameaças ao presidente Jair Bolsonaro e sua família.

2019 - Governo do Pará inicia transferência dos 46 supostos envolvidos no massacre do dia anterior.

2019 - Presidente Bolsonaro chama de “balela” documentos oficiais sobre mortos na ditadura militar.

2020 - Em Portugal, governo aprova Estratégia Nacional para o Hidrogênio.

2020 - Senado italiano suspende imunidade de Matteo Salvini para julgamento sobre migrantes.

2020 - Nos EUA, o ex-presidente Barack Obama faz discurso mais duro contra Donald Trump; Trump levanta a possibilidade de adiar eleições americanas.

2020 - China acusa EUA de querer “eliminar” Huawei.

2020 - Banco Mundial anuncia a provação de Abraham Weintraub com diretor executivo.

2020 - Produção total de bens da economia alemã recua 10,1% no segundo trimestre de 2020.

2020 - Suécia pede que a população permaneça em trabalho remoto pelo menos até o dia do Ano Novo.

2020 - PIB do México sofre queda histórica de 17,3% no 2º trimestre de 2020.

2020 - Investigado no inquérito das fake News, jornalista Allan dos Santos diz que saiu do Brasil.

2020 - Câmara aprova Medida Provisória que extingue PIS-Pasep e libera saque do FGTS.

2020 - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ironiza a tentativa de recriar a CPMF.

2020 - Senado aprova crédito R$ 2,7 bilhões para governo usar em ações contra coronavírus.

2020 - Geraldo Alckmin (PSDB) se torna réu na Justiça Eleitoral de São Paulo.

2020 - Autorizada a realização de cirurgias eletivas nos hospitais públicos e privados de Campinas (SP).

2020 - Guilherme Afif Domingos informa que governo vai propor imposto sobre transação financeira.

2021 - Presidente Biden anuncia programa de incentivos à vacinação; Presidente Biden dá boas-vindas ao primeiro grupo de refugiados do Afeganistão.

2021 - Na Alemanha, Porsche entra na corrida espacial e investe na empresa Isar Aerospace, em Ottobrunn.

2021 - Japão bate novo recorde de casos de covid e amplia estado de emergência a mais quatro regiões.

2021 - Avistado OVNI na costa atlântica do Canadá.

2021 - Austrália anuncia que abrirá fronteiras quando 80% de seus cidadãos estiverem vacinados;

2021 – No Peru, Guido Bellido é nomeado presidente do Conselho de Ministros; Tremor de magnitude 6,1 na costa norte do Peru.

2021 – Equador retira cidadania a Julian Assange.

2021 – Reator chinês de Taishan é fechado após incidente por combustível; Governo classifica novo surto de covid como o mais grave no país desde que o que o coronavírus surgiu.

2021 - Paraguai confirma transmissão Comunitária da variante Delta.

2021 - Síria inicia operação contra milícia na cidade de Daraa.

2021 - Papa Francisco pede para transformar a economia do tráfico numa economia de cuidado.

2021 – Luxemburgo multa Amazon em 746 milhões de euros por não proteger dados.

2021 - Lançamento de foguete Ariane 5 para colocar em órbita o satélite de telecomunicações da Eutelsat.

2021 - Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) abre cadastro para pedidos de castração gratuita de cães e gatos.

2021 - Monumento a Carlos Marighella (1911-1969) amanhece coberto de tinta vermelha em SP.

2021 - Atriz Fernanda Montenegro diz que a cultura sofre “cala boca”.

2021 - Governo federal pública edital para contratar entidade que vai gerir e preservar a Cinemateca de SP.

2021 - Prefeitura do Rio de Janeiro libera 10% de público no Maracanã para a partida do Flamengo.

2021 - Encerramento da correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB).

2021 - STF manda retomar investigação de suposta interferência de Bolsonaro na Polícia Federal.

2021 - Tribunal de Justiça de SC lança aplicativo para consulta sobre a proteção de dados pessoais.

2021 - Instituto Butantan entrega novo lote de Coronavac com 1,2 milhão de doses.

2021 - Prefeitura de São Paulo vacina pessoas de 28 anos contra a covid-19.

2021 - Baleia jubarte de 7 metros é encontrada morta em Pontal do Paraná 2021 - Santa Catarina amanhece com frio extremo de - 8,9oC.

2021 - Metrô do Rio de Janeiro tem circulação afetada por princípio de incêndio.

TÚNEL DO TEMPO

Martinha canta sua mais famosa composição

SITES CONSULTADOS:                                              

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário