sábado, 6 de agosto de 2022

Fatos históricos de 6 de agosto

6 de agosto é o 218º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 147 para acabar 2022.

- Dia da "Festa da Transfiguração do Senhor" - Comemorado na Igreja Católica Apostólica Romana desde o século V, a partir de uma determinação do Papa Calisto III.  É um convite aos cristãos a olharem para o rosto de Jesus, tal qual fizeram os apóstolos João, Pedro e Tiago. Eles viram a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, quando as vestes do Filho de Deus tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia fazer assim tão brancas, no alto da colina galileia chamada monte Tabor na seção leste do vale Jezreel, 17 quilômetros a oeste do Mar da Galileia. Esse episódio bíblico é distintamente relatado pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.

- Dia do Chefe Escoteiro - Em homenagem à data de 6 de agosto de 1920, em que o militar inglês e idealizador do escotismo, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, foi espontaneamente aclamado como "Chefe Mundial Escoteiro", sob os aplausos de cerca de 8 mil espectadores de 34 países e vários territórios do então Império Britânico, presentes na última noite do 1º Jamboree Mundial, em Londres, Inglaterra.

- Dia Marco da Criação do World Wide Web ou WWW - Comemorado para marcar a data de 6 de agosto de 1991, em que o cientista computacional britânico radicado nos Estados Unidos da América, Tim Berners-Lee. Ele postou um resumo do projeto Wide Web Mundial no Grupo de discussão alt.hypertext, tendo disponíveis todas as ferramentas necessárias para um trabalho na Web, a partir do 1º servidor web, então baseado num computador NeXT. Esse era o 1º navegador web (que também era um editor web, escrito por ele) e as páginas da web que, primeiramente, descreviam o próprio projeto.

- Dia Nacional dos Profissionais da Educação - Conforme Projeto de Lei Nº 6336 de 2009, para marcar a data da Lei Nº 12.014, de 06.08.2009, que então alterou o artigo Nº 61 da Lei Nº 9.394, de 20.12.1996, com o fim de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar como profissionais da educação.

- Dia da Revolução Acreana - Feriado Estadual no Acre. Movimento de independência do Acre. Até o início do século, a região do Acre pertencia à Bolívia, mas era explorada por seringueiros brasileiros. Em 6 de agosto de 1902, os seringueiros se rebelaram sob o comando de José Plácido de Castro, aclamado Governador do Estado Independente do Acre em janeiro de 1903, depois da expulsão das forças bolivianas.

- Dia do Cônsul - Comemorado no Ceará, conforme Lei Nº 13.318, de 02.07.2003, Pernambuco e São Paulo.

EVANGELHO (Mc 9, 28b-36)

Transfiguração do Senhor

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bJesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.

30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.

Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”

36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Transfiguração do Senhor

EFEMÉRIDES

Alexander Fleming  (1881-1955)

1284 - A República de Pisa é derrotada na Batalha de Meloria pela República de Gênova, perdendo assim seu domínio naval no Mediterrâneo.

1552 - Morreu Matteo da Bascio, em Veneza, Itália. Também conhecido como Matteo Di Bassi, foi o fundador da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, mais conhecida como Capuchinhos, a ordem principal entre os Franciscanos. Após reunir-se à Ordem dos Franciscanos por volta de 1511 no convento de Montefalcone (Diocese de Fermo), Matteo foi ordenado padre em 1520. Nasceu em Bascio, Pennabilli, Itália, por volta de 1495. 

1637 - Morreu Benjamin "Ben" Jonson, em Londres, Inglaterra. Foi um dramaturgo, poeta e ator inglês da Renascença, contemporâneo de Shakespeare. Entre suas peças mais conhecidas estão VolponeThe Alchemist (O Alquimista) e Bartholomew Fair: A Comedy (A Feira de São Bartolomeu: uma Comédia). Nasceu em Westminster, Inglaterra, em 11.06.1572.

1661 - Portugal assina, em Haia, um Tratado de Paz com a Holanda. Portugueses e holandeses assinam um tratado, estabelecendo que Portugal fica com os direitos sobre o Brasil e a Holanda, sobre o Ceilão.


1726 - O Sacro Império Romano e a Rússia concluem uma aliança militar contra a Turquia.

1766 - Nasceu William Hyde Wollaston, em East Dereham, Norfolk, Inglaterra. Foi um químico, famoso por descobrir dois elementos químicos e por desenvolver uma maneira de processar o minério de platina. Morreu em Londres, Inglaterra, em 02.12.1828.

1806 - O Imperador alemão Francisco II abdica e dissolve oficialmente o Sacro Império Romano. Formado na Idade Média e governado por reis alemães, o império abrangia a maior parte da Europa Central e da Itália. Muito antes de sua dissolução, o Sacro Império Romano havia perdido a maior parte de seu poder político.

1813 - Simón Bolívar entra em Caracas, após a vitória de Taguanes. Nesta data, recebe o nome de "Libertador".

1823 - Fundação do município paulista de Pirassununga.

1824 - Guerra da Independência do Peru: acontece a Batalha de Junín.

1825 - A Bolívia se torna independente da Espanha.

1841 - Nasceu Xisto Bahia (Xisto de Paula Bahia), em Salvador (BA). Foi compositor, cantor, violonista e teatrólogo. Morreu em Caxambu (MG), em 30/10/1894.

1851 - O primeiro barco a vapor, o Prince, chega a Montevidéu, procedente do porto de Southampton, na Inglaterra, depois de 35 dias de viagem. O barco passa a fazer a comunicação regular entre Europa - Rio da Prata.

1861 - O Reino Unido anexa Lagos, na Nigéria.

1881 - Nasceu Alexander Fleming (Sir Alexander Fleming), em Lochfield, Escócia. Foi médico bacteriologista, descobridor da penicilina (1928) e prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina de 1945. Morreu em Londres, Inglaterra, em 11/03/1955.

1890 - Aos 30 anos William Kemmler é executado por eletrocussão numa cadeira elétrica, na primeira utilização histórica deste método de execução. William Kemmler havia assassinado a machadadas Tillie Ziegler, sua companheira, em 29 de março de 1889, Kemmler foi condenado à morte e executado em 6 de agosto de 1890, às 7h, na prisão Auburn, no estado de Nova Iorque, EUA. No entanto, após 17 segundos com mais de 1000 volts passando pelo seu corpo William Kemmler voltou a respirar. Foi ligada novamente dessa vez por 2 longos minutos, gerando fumaça na sala de execução e causando vômitos em um dos presentes. Kemmler foi executado.

1902 - Plácido de Castro inicia os comandos dos seringueiros brasileiros contra o exército boliviano para a independência do estado do Acre (início da Revolução Acreana).

1910 - Nasceu Adoniran Barbosa (João Rubinato), em Valinhos (SP). Foi cantor, compositor e ator. Aos dez anos de idade sua certidão de nascimento foi adulterada para que o ano de nascimento constasse como 1910 (havia nascido realmente em 1912), possibilitando que ele trabalhasse de forma legalizada. À época a idade mínima para poder trabalhar era de doze anos. Faleceu em São Paulo (SP), em 23.11.1982.

1911 - Nasceu Lucille Ball (Lucille Désirée Ball), em Jamestown, Nova Iorque, EUA. Foi a atriz da série "I Love Lucy". Morreu em Los Angeles, EUA, em 26.04.1989.

1914 - A Sérvia e o Montenegro declararam guerra à Alemanha.

1917 - Primeira Guerra Mundial: começa a Batalha de Mărăşeşti entre os exércitos romeno e alemão.

1924 - O Tratado de Paz de Lausanne entrou em vigor.

1926 - Harry Houdini protagoniza seu último feito, permanecendo 91 minutos sobre a água, em um tanque selado antes de escapar.

1926 - Estreou no Cinema Warner (Nova Iorque, EUA) o primeiro longa-metragem totalmente sonoro, "Don Juan", de Alan Crosland.

1929 - A Alemanha aceitou pagar as indenizações, de acordo com o plano Young

1929 - Nasceu Alberto Calçada (Alberto de Souza Calçada), em São Paulo (SP), onde também morreu em 29/07/1983. Foi compositor e instrumentista (acordeom).

1934 - Nasceu, em Milão, Itália, Gianfrancesco Guarnieri (Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Guarnieri). Foi ator, diretor, dramaturgo e poeta ítalo-brasileiro. Morreu em São Paulo (SP), em 22.07.2006.

1937 - Os Estados Unidos e a União Soviética assinaram um Tratado Comercial.

1937 - Nasceu Baden Powell (Baden Powell de Aquino), em Varre-Sai (RJ). Foi violonista e compositor. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 26/09/2000.

1940 - A Estônia é ilegalmente anexada pela União Soviética.

1940 - Nasceu Paulo Sérgio Valle (Paulo Sérgio Kostenbader Valle), no Rio de Janeiro (RJ). Advogado e compositor, é irmão do instrumentista, compositor e cantor Marcos Valle. Sucessos da parceria com seu irmão: "Preciso aprender a ser só", "Terra de ninguém", "Viola enluarada" e "Mustang cor de sangue", entre outros. Em 1995, publicou o livro "Pedalando pelo caminho de Santiago". Compôs, com Nelson Motta e Marcos Valle, o tema de Natal da TV Globo "Um novo tempo".

1944 - Nasceu a atriz Irene Ravache (Irene Yolanda Ravache), no Rio de Janeiro (RJ).

1945 - Bomba atômica americana "Little Boy" arrasa Hiroxima. Três dias depois, outra bomba de igual potência destrói Nagasaki. O piloto Paul Tibbets, no comando de um avião B-29, batizado de Enola Gay em homenagem à sua mãe, recebeu ordens dos Estados Unidos de detonar a primeira bomba atômica. O número de mortos e feridos chegou a 100 mil.

1949 - Nasceu Edu (Jonas Eduardo Américo), em Jaú (SP). Ex-jogador de futebol do Santos. Atuou, também, no Corinthians, Internacional (RS), Kosmos (EUA), León (Mexico), dentre outros clubes.

1950 - Adhemar de Barros lança Café Filho como candidato à vice na chapa de Getúlio Vargas para a presidência do Brasil.

1951 - Nasceu Milton Neves Filho, em Muzambinho (MG). É jornalista, radialista, repórter esportivo e apresentador de TV.

1960 - Revolução Cubana: Cuba nacionaliza as propriedades americanas e estrangeiras no país.

1962 - Jamaica torna-se independente do Reino Unido.

1963 - Eleição de Guimarães Rosa para a Academia Brasileira de Letras.

1966 - Inauguração da Ponte Salazar, hoje Ponte 25 de Abril.

1972 - A Petrobrás obtém concessão para explorar petróleo no Iraque durante 24 anos, mediante investimento de 72 milhões de cruzeiros.

1973 - O Mercado Comum Europeu proíbe a seus membros as exportações de trigo, a fim de proteger os estoques europeus da escassez mundial do produto.

1973 - Morreu Fulgêncio Batista (Fulgêncio Batista Zaldívar), em Guadalmina, Espanha. Foi ex-presidente e ditador de Cuba. Deposto por Fidel Castro, exilou-se em Portugal e Espanha. Nasceu em Banes, Cuba, em 16/01/1901.

1978 - Morreu Papa Paulo VI (Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini), em Castelgandolfo, Itália. Nascido em Concesio, Itália, em 26.09.1897, foi Papa do dia 21 de junho de 1963 até à data da sua morte. Chefiou a Igreja Católica durante a maior parte do Concílio Vaticano II e foi decisivo na colocaçãoem prática das suas decisões. O Papa Francisco já confirmou que a canonização de Paulo VI acontecerá em 2018.

1990 - O Conselho de Segurança da ONU aprovou o embargo ao Iraque e no Paquistão, a primeira-ministra Benazir Bhutto, acusada de corrupção, foi demitida pelo presidente.

1991 - Marco da Criação do World Wide Web, por Tim Berners-Lee, finalizado no ano de 1991. O CERN (Conseil Europeen pour la Recherche Nucleaire) sediado na Suíça, vinha trabalhando no projeto de tornar a Internet algo mais amigável aos seres humanos comuns, encabeçado por Tim Berners-Lee, este projeto culminou com a criação da World Wide Web (WWW - teia de alcance global - Internet).

1993 - Com a eleição do primeiro ministro do partido opositor, Morihiro Hosokawa, o Parlamento japonês põe fim a 38 anos de poder do Partido Liberal Democrata.

1994 - Morreu cantor Domenico Modugno, em Lampedusa, Itália.   A sua canção "Nel blu dipinto di blu" que participou no Festival Eurovisão da Canção (1958)Modugno venceu o Festival de San Remo quatro vezes e participou duas vezes no Festival Eurovisão da Canção em 1959 e 1966. Nasceu em Polignano a Mare, Itália, em 09.01.1928.

1996 - A NASA anuncia que o meteorito ALH 84001, que acredita-se originar de Marte, contém evidências de formas de vida primitivas.

1996 - O Senado aprova o projeto de lei que institui o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os empregados domésticos.

1997 - O voo Korean Air 801 cai em Nimitz Hill, Guam, matando 228 das 254 pessoas a bordo.

1998 - Bombas explodem na frente das embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia. Osama bin Laden é responsabilizado pelo atentado que matou 258 pessoas.

2001 - Morreu Jorge Amado (Jorge Leal Amado de Faria), em Salvador (BA). É um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa. Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta, Gabriela e Tereza Batista são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos. Nasceu em Itabuna (BA),em 10.08.1912

2002 - Médicos americanos separam siamesas guatemaltecas de um ano de idade, unidas pelo topo da cabeça. A cirurgia durou 22 horas, custou 1,5 milhão de dólares e foi realizada por cinquenta médicos.

2003 - Anunciado por cientistas italianos o primeiro clone de uma égua, chamada Prometea.

2003 - Morreu, aos 98 anos, Roberto Marinho (Roberto Pisani Marinho), no Rio de Janeiro (RJ), onde tambémnasceu em 03.12.1904. Jornalista e empresário, foi um dos homens mais ricos e poderosos do Brasil. Participou do movimento tenentista, porém foi um dos primeiros a sair do Forte de Copacabana.  Pertenceu à Academia Brasileira de Letras e é responsável pela criação das Organizações GLOBO, o maior conglomerado jornalístico do Brasil.

2005 - Uma quadrilha escavou um túnel ligando uma casa ao Banco Central de Fortaleza (Ceará), arrombou o cofre e levou 150 milhões de reais. Os ladrões demoraram 3 meses para fazer a passagem, que tinha 80 metros de extensão e 70 centímetros de largura e era sustentada por tábuas de madeira, sacos de areia e lonas plásticas. Foi o maior assalto a banco da história do país.

2006 - Morreu Moacir Santos, em Los Angeles, EUA. Foi músico (saxofonista), compositor, arranjador e maestro. Conhecido pelo seu virtuosismo, dominava o saxofone, o piano, a clarineta, a trompeta, o banjo, o violão e a bateria. Note-se que ele iniciou-se como tocador de clarinete aos 11 anos. É tido como um dos maiores mestres da renovação harmônica da música popular brasileira (MPB). Nasceu em São José do Belmonte (PE), em 26/07/1926.

2007 - PSOL lança campanha contra corrupção e privatização da saúde. "Só a área da saúde é capaz de mostrar como uma sociedade concentradora de riqueza marca de forma diferente o corpo daqueles que são filhos da pobreza" - Heloísa Helena.

2008 - Uma junta militar liderada por Mohammed Ould Abdelaziz desencadeia um golpe de Estado na Mauritânia, derrubando o presidente Sidi Ould Cheikh Abdallahi.

2008 - Primeiro dia de competições dos Jogos Olímpicos de 2008.

2009 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona lei que torna crime celular em presídios.

2009 - Senador Cristóvão Buarque (PDT-DF) lê o manifesto “anti-Sarney”.

2009 - Papa Bento XVI critica o “escândalo da pobreza” na Argentina.

2010 - Diversos eventos comemoram o centenário de Adoniran Barbosa.

2011 - Apresentação da cantora Dionne Warwick no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ).

2012 - Pousa em Marte com sucesso a rover Mars Science Laboratory.

2012 - Conselho Federal de Medicina condena uso de hormônios para retardar envelhecimento.

2012 - Defesa de José Dirceu nega compra de votos e existência do mensalão.

2012 - Presidenta Dilma Rousseff diz que não participara de propaganda em TV para Fernando Hadad.

2013 - Presidente Evo Morales propõe levar os EUA a tribunais internacionais.

2013 - Comissão da Câmara aprova PEC do Orçamento impositivo.

2013 - Senado aprova punição mais severa a juízes e integrantes do Ministério Público.

2014 - Greve dos servidores do Judiciário Federal em Brasília (DF).

2014 - Ministério da Saúde lança nova campanha de amamentação.

2015 - ONU revela que 224.000 imigrantes e refugiados chegaram à Europa pelo Mediterrâneo em 2015.

2015 - Papa condena perseguições sofridas por cristãos no Oriente.

2015 - CPI do BNDES é instalada na Câmara dos Deputados.

2015 - Câmara aprova texto-base da PEC que vincula salário da AGU e de delegados ao STF.

2016 - Imprensa internacional elogio abertura da Rio-2016.

2016 - Morreu Ivo Pitanguy (Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy), no Rio de Janeiro (RJ). Nascido em Belo Horizonte (MG), 5 de julho de 1926, foi um cirurgião plástico, professor e escritor brasileiro, membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras. É considerado o maior cirurgião plástico do mundo. Em 2008, New York Magazine se referiu a ele como "o rei da cirurgia plástica". A revista alemã Der Spiegel, uma vez o chamou de "Michelangelo do bisturi". Em seu obituário, The New York Times disse que durante o "século 20, talvez apenas dois brasileiros - Pelé, a estrela de futebol, e Carmen Miranda, a lendária atriz e cantora - fossem mais conhecidos internacionalmente" do que Ivo Pitanguy.

2017 - China pede à Coreia do Norte para “não provocar” com mísseis e armas atômicas. Já o Japão pede mais pressão e menor diálogo com a Coreia do Norte.

2017 - Governo brasileiro condena a destituição da procuradora-geral da Venezuela, Luísa Ortega.

2017 - Protesto “Deputado que apoia ladrão, 100 anos sem reeleição”, em São Paulo.

2018 - Ministério Público Federal reabre investigação para apurar morte de Vladimir Herzog.

2018 - Justiça nega pedido do PT para que Lula participe de debate.

2018 - Senadores do MDB criticam projeto sobre privatização de distribuidora da Eletrobras.

2018 - Começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo.

2019 - Tribunal de arbitramento declara nulo contrato da Odebrecht na Colômbia.

2019 - China anuncia suspende da compra de produtos agrícola dos EUA.

2019 - Governo de Nicolás Maduro (Venezuela) classifica bloqueio dos EUA como “terrorismo econômico”.

2019 - O vice-presidente Hamilton Mourão diz que Angela Merkel tem tremores por “encarada’ de Trump.

2019 - ONU cobra dos governos e redes sociais medidas para conter crimes de ódio.

2019 - PGR recorre de decisão que suspendeu apurações da Receita Federal contra 133 contribuintes.

2019 - Presidente Bolsonaro assina MP que acaba com publicação de balanço de empresas em jornais.

2019 - Polícia Federal deflagra operação contra o núcleo financeiro do PCC.

2020 - Espanha descarta segunda onda de coronavírus apesar de casos.

2020 - Sindicatos ameaçam convocar greve geral se o governo não prorrogar a proibição de demissões.

2020 - Embaixada dos EUA no Brasil emite alerta por covid-19 e violência urbana.

2020 - Senado dos EUA proíbe o aplicativo TikTok em celulares do governo.

2020 - Procuradoria de Nova Iorque pede a dissolução da National Rifle Association.

2020 - Nos EUA, ações do Facebook aumentam 6,5% após o lançamento do Reel.

2020 - Pela primeira vez em três meses, Alemanha registra mais de mil casos de coronavírus em um dia.

2020 - Áustria impõe restrições a viajantes da Espanha.

2020 - Na Bolívia, presidente Jeanine Áñez anuncia distribuição de medicamentos para casas leve de covid-19.

2020 - Uruguai anuncia dois decretos para liberar a exportação de 120 toneladas de cannabis estocadas.

2020 - Israel estima prazo de duas semanas para controlar expansão do novo coronavírus.

2020 - Irã acusa armas nucleares americanas de “ameaçar” o Oriente Médio.

2020 - Senado aprova teto para juros de cheque especial e cartão de crédito durante a pandemia.

2020 - Reabertura dos shoppings centers de Belo Horizonte (MG).

2020 - Presidente Bolsonaro assina Medida Provisória e libera R$ 1,9 bilhão para vacina contra coronavírus.

2020 - Comissário da Latam tem protesto em Guarulhos (SP) vontra demissões.

2020 - Corregedor Nacional arquiva procedimento contra juíza Gabriela Hardt.

2020 - TCU suspende reajuste de 44% no pedágio da ligação Curitiba-Florianópolis.

2020 - Flávio Bolsonaro pede troca de promotores de investigação de “rachadinha”.

2020 - ANEEL aprova edital de leilão de transmissão com R$ 7,4 bilhões em investimentos previstos.

2020 - O Ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que governo vai reduzir o IPI de linha branca.

2020 - Banco do Brasil anuncia lucro líquido ajustado de R$ 3,31 bilhões no segundo trimestre de 2020.

2021 - Itália lança “passe verde” para acesso a locais públicos.

2021 - Nos EUA, Amazon adia retorno presencial funcionários nos escritórios para 03/01/2022.

2021 - No Japão, Isaquias Queiroz comprova favoritismo e leva medalha de ouro olímpica na canoagem.

2021 - Imprensa Argentina reage a saída de Messi do Barcelona: “Bomba mundial”.

2021 - Na Rússia, Organizações de Alexander Navalny são designadas como extremistas autoridades russas.

2021 - Na Austrália, JBS entra no mercado de peixes com compra da australiana Huon por US$ 314 milhões.

2021 - Em Cuba, governo aprova Decreto que autoriza funcionamento das pequenas e médias empresas privadas.

2021 - Polônia acusa Bielorrússia de usar migrantes como “armas vicas”.

2021 - O general reformado Michael Herzog é nomeado embaixador de Israel nos Estados Unidos.

2021 - Empresas norte-americanas pedem ao governo negociações comerciais com a China.

2021 - Iraque suspende voos para Belarus após acusações da União Europeia sobre migrantes.

2021 - No Afeganistão, assassinato do chefe do centro de mídia do governo afegão, Dawa Khan Menapal.

2021 - EUA proíbem entrada de 50 nicaraguenses ligados ao governo de Daniel Ortega.

2021 - Panamá e Colômbia buscam acordo para evitar “crise migratória”.

2021 - Etiópia ameaça usar “toda capacidade de defesa” após avanços de rebeldes de Tigré.

2021 - Início da reserva de camarote para o desfile do Carnaval 2022, no Rio de Janeiro.

2021 - Feira de Orquídeas do Jardim Botânico de Brasília (DF).

2021 - José de Lima Ramos Pereira é nomeado para exercer o cargo de procurador-geral do Trabalho.

2021 - Presidente Bolsonaro crítica o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF.

2021 - Lançamento do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

2021 - Tarcísio Meira e Glória Menezes são internados com covid-19.

2021 - Cidade de São Paulo antecipa vacinação contra covid-19 para a população com 25 anos.

2021 - Governo paga última rodada de benefícios da Receita do Pará.

2021 - Prisão de dois ativistas suspeito de incendiar (24/07 2021 Estátua de Borba Gato.

TÚNEL DO TEMPO

A transfiguração de Jesus

 

SITES CONSULTADOS:                                        

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário