sexta-feira, 15 de março de 2024

Poucas e Boas - artemisiodacosta@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 17.03.24)

Consumidor consciente

Na sexta-feira (15) foi comemorado o Dia Mundial do Consumidor com muitas atividades informativas e educativas por todo o Brasil. Mais uma vez, a maioria delas estimulava o consumidor a conhecer melhor seus direitos e por eles lutar mais, no que se refere principalmente a bens e serviços adquiridos no comércio. Mas o consumidor também tem deveres a cumprir com seu fornecedor, sendo o principal deles procurar conhecer bem o que vai consumir.

Dessa forma, evitar o mau uso e o desperdício do produto ajudará a extrair dele o melhor e por mais tempo, especialmente quando esse (produto) é fornecido pela Mãe Terra. E para que o cumprimento desses direitos e desses deveres dê bom resultado faz-se imprescindível que cada cidadão se transforme em consumidor consciente.

Talvez com essa preocupação voltada para a Natureza, foi que, acertadamente, a Igreja Católica, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, escolheu para a Campanha da Fraternidade de 2017 o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema “Cultivar e guardar a criação”.

Àquela época a situação já justificava a preocupação, uma vez que já consumimos 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se nada fosse feito em termos de redução de consumo e aumento de produção, em menos de 50 anos precisaremos de dois planetas Terra. Isso, se quisermos ter água, energia e alimentos para viver.

Diante dessa dura realidade, que precisa ser divulgada ao máximo, só resta uma atitude radical: todo mundo se transformar em consumidor consciente e tomar consciência do que está causando ao planeta, consumindo de forma errada e/ou exagerada. Vale salientar que passa do tempo de deixar de se preocupar só com direitos do consumidor de móveis e utensílios do lar, pois quanto mais consumirmos mais o fornecer desses produtos cresce e enriquece.  Por outro lado, ocorre exatamente o contrário quando o fornecedor é a Mãe Natureza cujo potencial diminui e empobrece, caso consumamos de forma errada ou aumentemos o consumo.

Portanto, mudar é preciso urgentemente. E não é difícil, não! É apenas uma questão de hábito, que começa por pequenas mudanças dentro do próprio lar ou no ambiente de trabalho. Outra coisa: cada um fazer sua parte é pouco. O consumidor consciente é aquele que consegue convencer (ou pelo menos tenta) outras pessoas a seguirem seu exemplo.

Como sugestão, indico um dos mais eficazes princípios: o dos 3R´s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Para conseguir isso, passe a dotar as providências recomendadas pelo Ministério do Meio Ambiente.

- Reduzir significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.

- Reutilizar é, por exemplo, usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais.

- Reciclar envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um material usado.

Já o Instituto Akatu sugeria a inclusão de mais um “R”, que deve ser praticado antes dos 3Rs originais: Repensar. Ou seja: refletir sobre os seus atos de consumo e os impactos que eles provocam sobre você mesmo, a economia, as relações sociais e a natureza.

Tente! Torne-se um consumidor consciente! A natureza agradece.

******

Viva São José!

Na terça-feira, 19, transcorrerá o Dia de São José, esposo de Nossa Senhora e pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Seu nome vem do hebraico “Yosepf” significando “aquele que acrescenta”, "o que nasceu depois dos outros, Deus aumentou (com outro filho)".

Devoção

Conta-se que a devoção por São José no Ceará ultrapassa 300 anos, tendo iniciado quando pescadores encontraram uma imagem de São José de Ribamar em Aquiraz, a primeira capital do Ceará. Além de Padroeiro da Igreja Católica e do Ceará, São José também o é de vários municípios no interior, como Aquiraz, Catarina, Granja, Maracanaú, Missão Velha, Potengi e Ubajara. Que cada cidadão, José ou não, procure ser “aquele que acrescenta”, a fim de tornar este mundo melhor.

Padroeiro da Igreja

Pio IX, Giovanni Maria Mastai-Ferretti (Senigallia (Itália), 13.05.1792 – Vaticano, 07.02.1878), foi Papa durante mais de 31 anos, entre 16.06.1846 e a data do seu falecimento. Anos depois de haver proclamado solenemente o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 08.12.1854, Pio IX atendeu à solicitação do episcopado do mundo todo, que estava então reunido no Concílio Vaticano I (08/12/1869 a 20/10/1870), e também declarou o glorioso São José, Padroeiro da Igreja Católica no dia 8 de dezembro de 1870. 

São José e os trabalhadores          

São José é tão glorioso que é o único santo celebrado em duas datas: no dia 19 de março, como esposo de Maria, e em primeiro de maio, como Padroeiro dos Trabalhadores. Esta última foi instituída, diante de uma multidão de 200 mil operários, reunidos no dia 1º de maio de 1955, na Praça de São Pedro, em Roma, quando o Papa Pio XII decidiu cristianizar o Dia do Trabalho dando-lhe como santo protetor São José Operário. Com isto, a Igreja quis dar a este dia de ação e de festa - "A Festa do Trabalho" - uma dimensão de fé. 

Que Zé de fé!

Há algum tempo lancei um desafio para se fazer uma lista dos diversos tipos de Zés sobralenses. Na minha, a que chamei de “QUE ZÉ DE FÉ!”, incluí Pe. José Antônio Maria Ibiapina e D. José Tupinambá da Frota os dois maiores vultos sobralenses. Outros ZÉS que também fizeram/fazem história: José Júlio de Albuquerque Barros, José Saboia de Albuquerque, José Palhano de Saboia, José Aloísio Pinto, José Parente Prado, José Euclides F. Gomes Jr., José Linhares Ponte, José Maria Soares, José Teodoro Soares, José Leônidas de Menezes Cristino, José Clodoveu de Arruda C. Neto (Veveu), José Luiz Gomes de Vasconcelos (bispo), José Wanderley Alves Costa (Maestro), além de muitos outros Josés. 

Zé que fede!

Ao leitor, duas tarefas: a primeira, completar a lista “QUE ZÉ DE FÉ”. A segunda, enquadrar na outra lista - “ZÉ QUE FEDE” - aqueles que não merecem destaque nesta coluna e nem em lugar algum. Vamos lá!

DOMINGO NA EDUCADORA FM 107,5 - SOBRAL-CE

ÁUDIO: https://www.radios.com.br/play/12869

ÁUDIOVÍDEO: https://www.facebook.com/educadoradonordestefm

NO YOUTUBE: Rádio Educadora FM 107.5 

Neste domingo (17), das 10h30 às 12h30, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA com notícias, reportagens, curiosidades, música de boa qualidade. DESTAQUE: 194 ANOS DE ANTÔNIO CONSELHEIRO E 80 ANOS DO ARQUITETO E COMPOSITOR FAUSTO NILO, DOIS ILUSTRES QUIXERAMOBINENSES.

Participe 3611-1550 // 3611-2496 // Facebook: Artemísio da Costa.

UM DOMINGO ABENÇOADO E DIVERTIDO!

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário