sábado, 10 de agosto de 2024

DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 11.08.24)

Cacófato (O que é isso?)

Cacófato é som feio, desagradável, obsceno ou com sentido equívoco, produzido pela união de sílabas de duas palavras vizinhas. Convém evitá-los! Vejamos: O jogador pediu a bola e Cafu deu; Cuba lançou o novo programa; Isto é para sacar alho; É uma temática gay; Ele tem fé demais; A empresa é dirigida pela dona.

Casal / par / parelha

CASAL - Aplica-se ao ajuntamento do macho e da fêmea (casal de canários, casal de coelhos, casal de baleias).

PAR - Refere-se a dois objetos que costumam andar juntos (par de luvas, par de óculos, par de meias) e também a duas pessoas: um par de namorados, um par de amigos.

Existe ainda a palavra PARELHA para indicar par de animais especificamente cavalos e muares: Uma bonita parelha de burros.

Rio Capibaribe ou rio Capiberibe?

O correto é rio Capibaribe. Este rio é um dos rios do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Seu nome é originário da língua tupi e significa “rio das capivaras” ou “rio dos porcos selvagens”, através da junção dos termos kapibara (capivara), y (água) e pe (em).

Qual a diferença entre rocio, rócio e róssio?

Rocio é sinônimo de orvalho; rócio significa prosápia, orgulho, empáfia; róssio significa praça, largo.

O que significa “sabor” na frase: Esta torta sabor alemão?

Quer dizer: tem sabor de limão.

 O que significa inexorável?

É o que não se deixa comover; que não atende a súplica; implacável, rígido, rigoroso, severo, austero, impiedoso, cruel, inquebrantável;

Edito = Édito?

Não. Édito = decreto ou lei que provém do Executivo ou do Judiciário; Edito = ordem judaica e provém do Judiciário.

Estádio = Estágio?

Não. Estágio = fase, período, preparação para exercer uma profissão. Estádio = campo de futebol. É também um período, uma etapa, em que algo que acontece.

Incipiente X Insipiente

Incipiente = principiante, novato. Insipiente = ignorante, sem instrução.

Bem-vindo ou Benvindo?

A forma correta é bem-vindo (com hífen). Flexiona-se em gênero e número: Ex.: Sejam bem-vindos a esta cidade; As crianças são sempre bem-vindas. Já Benvindo é nome próprio, assim como Benvinda. Vejamos:Benvindo é o marido da Benvinda.

Basta ou Bastam?

O verbo bastar admite normalmente o plural; Ex.: Bastaram dois dias; Bastaram apenas algumas palavras. Na ordem direta: Dois dias bastaram; Algumas palavras bastavam.

Baixo e Barato

O preço é baixo; o produto é barato: O preço do apartamento está baixo; O apartamento está barato.

Conserta X Concerto

Conserto = ato de consertar, reparo: Preciso fazer vários consertos na roupa da boneca. Concerto = tema relacionado à música: Assistiu a um concerto no Teatro Municipal.

Quando usar hífen depois de “bem"?

“Bem” se agrega com hífen à palavra com a qual forma uma unidade semântica (adjetivos ou substantivo composto). Exs.: bem-aventurado, bem-criado, bem-humorado, bem-educado, bem-nascido, bem-sucedido, bem-vindo, bem-visto;

Fluir = Fruir?

Não. Fluir = correr, emanar, escorrer: As palavras fluíam na boca do orador. Fluir = desfrutar, gozar, deleitar-se.

Insolvível X Insolvável 

Insolúvel = que não se pode dissolver ou resolver. Insolvável = que não se pode pagar só

 

 

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário