A
ferramenta poderá resumir conteúdos e oferecer tópicos de respostas a partir de
uma busca do usuário no site. Com ele, não é necessário clicar em nenhum link
ou ser redirecionado para nenhum outro portal para obter as informações
desejadas. Na prática, um resumo com as principais informações sobre o que o
usuário deseja saber aparece na mesma tela de busca, acima dos links.
"A
experiência de IA generativa na Busca têm o potencial de revolucionar a maneira
como buscamos informações. Ela permite que as pessoas explorem novos tipos de
perguntas, encontrem as informações necessárias com mais rapidez e acessem o
melhor conteúdo que a internet oferece", afirmou Hema Budaraju, diretora
sênior de produto da Busca, em um comunicado.
O
novo modelo é profundamente diferente do atual, que prescinde da existência de
outros sites e produtores de conteúdo - afinal, o Google foi criado em 1998
para organizar e ranquear páginas na web. A partir da mudança, esse não será
mais o modelo da companhia, que vai reutilizar as informações já disponíveis na
rede. Isso pode ser um divisor de águas na forma como fazemos pesquisas na web
e acessamos sites.
Em
uma nova atualização, lançada juntamente com a chegada da ferramenta em outros
países, o Google afirmou que vai incluir uma página lateral na pesquisa, quando
feita a partir de um desktop, para incluir links relacionados à busca que
possam ser relevantes ou completar a pesquisa. Em celulares, essa sinalização
será feita por ícones de sites.
A
empresa também está testando uma espécie de hiperlink no próprio texto gerado
pela IA, para redirecionar os usuários para o local de origem da informação de
forma mais clara.
No
Brasil, a ferramenta já tinha entrado em fase de testes em junho deste ano, um
mês depois de ser anunciada durante um evento do Google em maio. Não é
necessário ter nenhuma assinatura para usar o Visões Gerais de IA nas pesquisas
da empresa.
Outros
países como Reino Unido, Índia, Japão, Indonésia, México, além do Brasil,
também estão recebendo a novidade nesta quarta-feira em seus idiomas locais.
Como
funciona o AI Overview
Lançado
no último Google I/O, principal evento de desenvolvedores da empresa, o AI
Overview é um recurso de IA generativa nas pesquisas do site que vai permitir
com que os resultados sejam acompanhados por resumos e imagens explicativas.
O AI
Overview também vai poder ser personalizado para cada usuário e vai oferecer
suporte para perguntas mais complexas, ou seja, com maiores detalhes sobre o
que se deseja pesquisar. O usuário poderá incluir informações sobre vários
aspectos em uma mesma pesquisa. A empresa espera que o serviço atinja um bilhão
de pessoas até o final do ano.
"Com
o Overview, as pessoas pesquisam mais, fazem novos tipos de perguntas, fazem
mais perguntas e essas são oportunidades adicionais para as pessoas",
afirmou Liz Reid à reportagem, durante uma entrevista coletiva na sede do
Google.
O
lançamento do recurso foi uma resposta ao mercado crescente de IA. A gigante
ficou pressionada desde que a OpenAI lançou o ChatGPT, em novembro de 2022: o
chatbot passou a ser usado também como um local de busca de informações, o que
acendeu o sinal de alerta na companhia. Com a fluidez da ferramenta de Sam
Altman e o surgimento de novas rivais como a Perplexity AI, o Google precisava
proteger sua mais tradicional ferramenta e a opção foi jogar no mesmo terreno
das novatas: IA generativa.
Antes
do AI Overview, o Google passou todo o ano de 2023 experimentando com outro
recurso de IA generativa na busca, o Search Generative Experience (SGE),
disponível apenas para alguns usuários via Google Labs, que funcionava como uma
espécie de chatbot nas buscas, trazendo respostas que dispensam o clique nos
sites. (JB/Ag.Estado)
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