terça-feira, 1 de outubro de 2024

Programação especial do PAI celebra Semana da Pessoa Idosa

O número de idosos no Brasil saltou 56% entre 2010 e 2022, atingindo 32,1 milhões de pessoas, segundo o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostram a necessidade de políticas públicas específicas para essa população, área em que o Ceará se destaca, sendo pioneiro na implementação de um programa específico para os servidores públicos estaduais aposentados: o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI)

Executada há mais de 30 anos pela Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai) da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), a iniciativa realizará uma programação especial nesta semana, quando são comemorados o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso (1/10).

Entre esta terça-feira (1º) e a próxima sexta-feira (4), o público atendido pelo PAI participará da Semana da Pessoa Idosa e vivenciará momentos de socialização onde poderá apresentar para os colegas e para toda a sociedade seus talentos e conhecimentos obtidos por meio do Programa. A programação da semana comemorativa inclui exposições de pinturas, lançamento de livros e apresentações musicais e teatrais, dentre outras ações. “Celebrar é sempre importante, além de ser uma oportunidade de valorizar e refletir sobre a evolução das ações voltadas às pessoas idosas e o seu importante papel na sociedade”, destaca a coordenadora da Copai, Guirlanda Ponte. “O PAI se notabiliza por ser um programa que este ano celebra 34 anos de vida e em constante evolução. No PAI se pratica qualidade de vida em seu mais autêntico significado”, reforça.

Para quem frequenta o PAI, além de celebrar o Dia do Idoso, a programação especial também é uma oportunidade para reconhecer a importância do Programa para a valorização e a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida dos servidores estaduais aposentados.

“Eu frequento o PAI desde 2005. Comecei fazendo cursos na área de línguas. Assim que eu me vi aposentada, pensei no que ia fazer, como ia ocupar a minha vida, pois sou muito dinâmica. Aí, veio a descoberta do PAI. Eu não conheço, em lugar nenhum do Brasil por onde eu já passei, um programa voltado para idoso com a importância social que tem o PAI para nós cearenses. Somos privilegiados, pois aquele que já prestou serviço ao Estado, que deu a sua contribuição, quando chega na aposentadoria, é reconhecido e recebe a retribuição do serviço prestado. O PAI para mim é acolhimento e desenvolvimento. Não é só curso na área de conhecimento, de arte, de dança. Tudo isso é muito importante, mas o acolhimento, o afeto que você tem aqui e as novas amizades que você descobre tornam a vida mais alegre e dinâmica. Eu agradeço por ser cearense, por morar em um Estado que tem um programa tão bom voltado para o idoso. Agora, vivemos o tempo de colheita, pois demos a nossa contribuição. Somos reconhecidos no PAI”, conta a servidora aposentada Elenira Lima Verde, de 86 anos.

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado do Governo do Ceará também foi um divisor de águas na vida da aposentada Digeorgia Gadelha, de 89 anos. “O PAI modificou a minha vida. Com o PAI, eu me sinto jovem. Vou completar 90 anos, mas não me acho velha, me acho jovem”, conta a aposentada, que encontrou no PAI mais um importante espaço para vivenciar seus talentos. “Eu pinto e toco violão e teclado”, diz.

Atendimentos

De acordo com a coordenadora da Copai, o programa tem uma média de 30 mil atendimentos por ano. As atividades englobam as diferentes dimensões humanas: física, social, intelectual, emocional, afetiva e espiritual. “Hoje, além das palestras oferecidas todas as terças ao público em geral, o Programa PAI oferece 40 cursos, em um total de 46 turmas”, afirma Guirlanda Ponte.

Ela recorda que, inicialmente, o PAI buscava auxiliar os aposentados na efetivação de suas aposentadorias, missão que foi ampliada ao longo dos anos. “Hoje, oferece oportunidades de aprendizado nos vários segmentos, como o ensino de idiomas, artes em todas as suas formas de expressão, estímulo ao exercício de memória, vitalidade, atividades físicas e as tecnologias dos computadores e smartphones. É o reconhecimento do estado do Ceará a quem lhe dedicou seus melhores dias”, finaliza.

Programação da Semana da Pessoa Idosa

1º de outubro
Esquete, poesia, apresentação musical

2 de outubro
Exposição de pinturas e lançamento de livros

3 de outubro
Aulão de alongamento e oficinas de artesanato

4 de outubro
II Festival de Teatro do PAI

Serviço:

Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai)
Horário de Funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 2366, Dionísio Torres – Fortaleza – CE
Fone: (85) 3101-1387 | (85) 3101- 1386 | (85) 98992-7895
E-mail: pai@seplag.ce.gov.br
Instagram: @pai.ceara

(Gov. CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário