Após a revelação do desconto, nas folhas de
pagamento, de cobranças não autorizadas de milhares de pessoas em todo o
país, o INSS suspendeu todos os acordos de cooperação técnica que
permitiam que sindicatos, associações e outras entidades sociais cobrassem
mensalidades de filiação diretamente dos benefícios pagos pelo instituto.
No entanto, como a folha de pagamento dos
benefícios já estava fechada, muitos descontos foram efetivados. Contudo, o
INSS reteve os valores, que agora serão devolvidos junto com os benefícios
que começam a ser pagos hoje.
A data exata da devolução depende do valor do
benefício (igual ou maior que um salário-mínimo) e do último algarismo do
número de Benefício (NB) – sem considerar o dígito verificador, que aparece
depois do traço. De acordo com o calendário regular de pagamentos, a devolução
será feita nas seguintes datas:
Quem ganha até um salário-mínimo
Final 1....26 de maio
Final 2....27 de maio
Final 3....28 de maio
Final 4....29 de maio
Final 5....30 de maio
Final 6....2 de junho
Final 7....3 de junho
Final 8....4 de junho
Final 9....5 de junho
Final 0....6 de junho
Quem ganha acima de um salário-mínimo
Final 1 e 6....2 de junho
Final 2 e 7....3 de junho
Final 3 e 8....4 de junho
Final 4 e 9....5 de junho
Final 5 e 0....6 de junho
Mensalidades antigas
Para reaver o valor de mensalidades associativas
antigas, o aposentado ou pensionista deverá informar ao INSS que não reconhece
autorização para o débito em folha. O pedido deve ser feito pelo Meu INSS
(aplicativo ou site) ou pelo telefone 135. Não é necessário enviar documentos
nem oferecer qualquer informação, além de dizer se autorizou ou não os
descontos.
O INSS vai acionar a entidade para que comprove a
autorização. Caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver os recursos
ao Instituto, que posteriormente fará o repasse ao beneficiário. A devolução
será feita pelo INSS, pelo mesmo meio que faz os pagamentos regulares – seja
conta bancária ou cartão magnético.
Para evitar que os beneficiários seja vítimas de
novos golpes, o INSS alerta que não realiza atendimento, nem pede que
documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários sejam enviados por meio
de redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp.
Todos os serviços e informações sobre benefícios
devem ser acessados apenas pelos canais oficiais, como o site Meu INSS, o
Aplicativo Meu INSS ou o telefone 135. (JB/Ag. Brasil)
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