Na primeira
fase, equipes da STDE e do Sebrae realizaram visitas às lojas, inicialmente como
clientes ocultos, para avaliar atendimento, estrutura e potencial de melhoria.
Em seguida, os comerciantes receberam orientações e propostas de consultorias
para modernização de fachadas, melhorias em vitrines, reorganização de
produtos, otimização de vendas e capacitação de equipes, serviços totalmente
gratuitos.
O relatório
parcial aponta que das 260 lojas catalogadas, 108 já foram visitadas, com 69
apresentando alto potencial de adesão. Até agora, 38 empreendedores
oficializaram participação na iniciativa.
As ações
previstas para as próximas fases da campanha foram apresentadas, no dia 30 de
setembro, na Cadeia Criativa, durante reunião de alinhamento e integração, com
a participação de cerca de 30 empreendedores, representantes da STDE e do
Sebrae. Foram definidas várias atividades, incluindo consultorias
personalizadas e uma espécie de triagem individual, voltada para analisar a
saúde financeira e estrutural de cada empresa participante.
Para o
secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Luis Henrique Magalhães, o
movimento é um marco para o fortalecimento do comércio sobralense. “Esse é um
projeto piloto que tem tudo para virar um marco no comércio de Sobral e, quem
sabe, chegar a outras localidades também. O compromisso da nova gestão é estar
do lado do empreendedor, dando ferramentas simples e práticas para ele crescer
e fortalecer o negócio. E o melhor: em breve essa iniciativa vai estar no
Mercado Público de Sobral. É só o começo de uma nova fase para o nosso
comércio,” destacou o secretário.
Com o
engajamento crescente dos lojistas e o apoio técnico do Sebrae, a campanha
“Novas Oportunidades, Mais Vendas” representa um passo decisivo na estratégia
da Prefeitura de Sobral de incentivo ao empreendedorismo, ampliando
oportunidades e fortalecendo a economia local. (PMS)

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