sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 13.12.25)

 Como é que é!? 

Nesta semana um sobralense bairrista, residente há décadas no Rio de Janeiro, com essa pergunta e demonstrando perplexidade, descrença e indignação queixou-se comigo de gozação feita por amigo carioca. 

A motivação foi o anúncio pelo prefeito Oscar Rodrigues da construção de uma estátua de 94 metros de altura em Sobral, não indicando o homenageado. De imediato, identifiquei-me com os mesmos sentimentos do conterrâneo, algo que causou impacto não apenas em nós dois, mas também em muitas outros sobralenses ou não. 

Da minha parte, dada a vultosidade da obra contrastando com sua diminuta utilidade pública, até presumi tratar-se de tirada de bom humor do administrador, querendo demonstrar desejos grandes para o município. Minha descrença na promessa também se fundamenta por saber que o prefeito tem plena consciência do que sejam prioridades e que é por elas que todo governante tem de se nortear. 

Resta saber se integrantes da Câmara Municipal, da Comunicação e a população também se basearão nisso para discutir o tema ou se apenas dizem amém e batem palmas para tudo que é oriundo do Executivo. Se essa for a prioridade deles, ficará até difícil aliar forças para exigir uma consulta pública quando à necessidade de tal estátua.  

Prioridade

Para quem não sabe, o Dicionário Aurélio, conceitua a palavra PRIORIDADE: “Qualidade de uma coisa que é posta em primeiro lugar, numa série ou ordem; Preferência dada a alguém relativamente ao tempo de realização de seu direito, com preterição do de outros; primazia”, dentre outros significados. 

Lamentavelmente, por força do péssimo costume arraigado no Brasil, o significado dessa palavra tem sido não só mal interpretado, mas até deturpado. O pior é que ocorre por parte de quase todos que estão no governo da maioria dos estados e municípios. E também tem sido absorvido sem nenhuma crítica e reação por quase todos que estão sendo governado. 

Para os governantes, prioridade é realizar aquilo que lhe mais convém, que lhe dá mais visibilidade política, enfim, que lhe garanta rápida ascensão no poder. E aí, haja construção de obras que saltem aos olhos de quem as vê, embora muitas delas transformem-se em verdadeiros elefantes brancos. E, de preferência obras acima do chão. 

Já para os governados, que realmente deveriam detectar a falta da efetivação das prioridades do governante, resta persistir defendendo o conceito de prioridade ensinado pelo Mestre Aurélio. A duras penas, continuar lutando para levar para a prática o verdadeiro sentido do termo. E haja reivindicação por mais educação, mais saúde, mais trabalho, mais segurança, mais vergonha, enfim, haja reivindicação por dias melhores. 

Comprovando

Apenas alguns exemplos demonstram que a falta de prioridade nas ações ocorre abertamente nos três níveis de governo. Por exemplo, quem de sã consciência não sabe que investir em saúde, educação, segurança e criação de mais empregos no País é mais prioritário que construir estádios (arenas), projetos suntuosos, prédios luxuosos para apenas abrigar quem neles deveria estar legislando e agindo para melhor a qualidade de vida do povo? 

Quem não sabe que investir mais em melhoria da convivência dos nordestinos (nosso caso) com a seca é mais prioritário que construir obras faraônicas e fadadas à sina de elefante branco, numa autêntica apologia à megalomania de quem as constrói? 

Quem não sabe que investir em transporte público de qualidade, em mais remédios para distribuição gratuita nos postos de saúde do município e exames gratuitos, em abrigos para moradores de rua e para animais abandonados é mais prioritário que ajudar (ou bancar) manifestações de algumas categorias, grandes eventos corporativistas, shows inaugurativos ou os eventos que mais servem para anestesiar o senso e a lucidez do povo? 

Inocentes

E eu respondo: Quem não sabe disso são, sem dúvida, muitos maus governantes e outros política eleitos, além daqueles por eles beneficiados ou que a eles são submissos. E os motivos vão de ignorância, um favorzinho qualquer ou por uma ração financeira. Mas isso poderá mudar algum dia? Claro que sim. 

Factível

Mas isso só acontecerá quando muita gente se reposicionar e mudar de atitude. Ou seja: quando quem já luta para tornar real o significado de prioridade passar também a priorizar mais três ações: eleger como prioridade escolher melhor seus governantes; eleger como prioridade exigir mais deles e fiscalizá-los mais e, por derradeiro, eleger como prioridade não hesitar em tirá-los do poder, quando necessário. 

Inexoravelmente, essa mudança deve ser ensinada e estimulada logo no lar, estendendo-se para as escolas, igrejas e outras instituições que congregam pessoas. 

Isso, sim, é priorizar as prioridades. Aí, sim, passaremos a viver prioritariamente melhor.

 Que essa seja a nossa prioridade!

******************

“Um sucesso atrás do outro”

É este o slogan da mais nova emissora sobralense: RÁDIO NOROESTE. No ar desde a semana passada, podendo ser sintonizada através do Radiosnet. A direção de Hamilton Furtado, experiente e dedicado jornalista e radialista, já é a garantia de boa qualidade e sucesso. Além disso, a seleta equipe conta com profissionais gabaritados como Ricardo Parente, Tupinambá Frota, Rondinelle Mota e outros. Informação, esporte e música de boa qualidade. Vale a pena sintonizar!

Pérolas do Rádio

O finado foi morto com dois tiros. Aos familiares, meus pesos!” Esse lamento do repórter também foi pesado para o nosso sofrido Português. A primeira parte não tem justificativa (Finado ser morto?!). E a palavra correta é pêsames. DIGA, PORTANTO, ASSIM“A vítima foi morta com dois tiros. Aos familiares, meus pêsames!” 

 

DOMINGO NA EDUCADORA FM 107,5 - SOBRAL-CE

ÁUDIO: https://l.radios.com.br/r/12869

ÁUDIOVÍDEO: https://www.facebook.com/educadoradonordestefm

NO YOUTUBE: Rádio Educadora FM 107.5

Neste domingo (14), das 10h30 às 12h30, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA, com notícias, curiosidades, entrevistas, poesia e música de boa qualidade. Destaque:  Especial Luiz Gonzaga - Dia Nacional do Forró. Participe 3611-1550 // 3611-2496 // WhatsApp (88) 99460-2164 // Facebook: Artemísio da Costa.

Um abençoado e divertido domingo!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário