sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - Sábado - 10.01.26)

                                                                     Muito obrigado!

Como se observa, no Brasil há datas comemorativas de toda espécie, fazendo referência a quase tudo: fatos e eventos históricos, grandes vultos, catástrofes, conquistas sociais e até obrigações pessoais negligenciadas, mas imprescindíveis para o bem, além de outras motivações para comemorar o dia. 

Como exemplo daquilo que se tem negligenciado, lembro que em 6 de janeiro foi comemorado o Dia da Gratidão, relembrando os Reis Magos que visitaram o Menino Jesus. Também amanhã (11 de janeiro) transcorrerá o “Dia do Muito Obrigado”, comemoração criada nas redes sociais e difundida pelo mundo.

Claro que os dias 6 e 11 de janeiro são apenas para nos despertar para o ato de agradecer. Não somente nesses dias, mas frequentemente e todo dia, desde o despertar de uma noite de sono ao recolher-se para descansar. Sinceramente, você cultiva esse este de gratidão? 

É uma pena que vivamos constantemente influenciados e induzidos por muitas pessoas e, mais fortemente ainda, pela mídia a considerar que tudo é permitido e normal, embora muitas vezes imoral e ilegal. 

Ignorar completamente a autoridade paterna e materna. Desrespeitar mais velhos, respondendo grosseiramente ou não levando em conta e até zombando de seus posicionamentos e opiniões. Invadir conversa de adultos sem o devido pedido de permissão. Ler jornais à mesa, ao mesmo tempo em que manuseia alimentos, sem a mínima preocupação com a higiene. Nada de lavar mãos antes das refeições. Pisotear camas e sofás com calçado sujo. Abrir portas sem averiguar quem está do lado de lá (e a cena se passa em grandes centros). Fechar portas sem “passar” as chaves. 

Nada de “Desculpe-me!”, “Muito obrigado!”, “Com licença!”, “Por gentileza!”, “Por favor!”, etc. Nada de oração e agradecimento a Deus. Enfim, isso e muito mais a televisão está “empurrando” na população sem que esta esboce nenhuma reação de questionamento se o que está recebendo é certo ou errado. 

Essa prática tem induzido milhares de pessoas, jovens especialmente, ao falso conceito de que educação, ética e moral são virtudes do passado. Pior ainda: Muitas vezes são rotuladas de ultrapassadas e cafonas quem persistir em praticar isso nos dias de hoje. 

Infelizmente, esses e outros péssimos exemplos são repassados diariamente pela televisão, principalmente telenovelas, e outros programas e filmes. Excetuam-se raríssimas produções, pois nada consegue ser integralmente ruim. Sem dúvida, esse lado “deseducador” vem sendo imediatamente incorporado à cultura de telespectadores sem senso crítico ou sem o senso do ridículo. 

Em meio a tudo isso vale destacar o excelente trabalho desenvolvido por algumas redes/canais (TVE, TV Cultura, TV Senado, TV Câmara) e até mesmo alguns programas das redes mais famosas. Dá pra mudar? É difícil, mas dá. 

Compete aos proprietários de redes de televisão, principalmente, e aos produtores e atores redirecionarem essa incrível força massificadora. Dessa forma, não será desperdiçada essa grande oportunidade de educar mais, formar mais e entreter com mais qualidade. 

Como a maioria dos donos de televisão está manietada por interesses diversos, e até escusos, compete a cada um de nós a seleção daquilo que há de melhor na nossa telinha. É imprescindível sempre lembrar que o botãozinho que permite o ingresso da programação em nossos lares é o mesmo que nos faculta arrastá-la ou expulsá-la de nossas casas, caso já tenham invadido. E só acioná-lo. A família agradece!

*********

 

Enxugar gelo

Em 3 de dezembro transcorreu o Dia Mundial de Luta contra os Agrotóxicos; em 11 de janeiro (amanhã), o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. É muito pouco para conclamar a sociedade ao questionamento do abuso desses produtos, principalmente em se tratando de Brasil, o maior consumidor do mundo. Será enxugar gelo se ficar só nisso, se não forem encetadas mais campanhas educativas na população e nela incentivar a conscientização para rejeitar políticos que dominam o agronegócio e legislam apenas em benefícios próprio. 

Defensivo, não! Ve-ne-no!

Conforme dados de 2021 da Embrapa, “anualmente são usados no mundo aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de agrotóxicos. O consumo anual de agrotóxicos no Brasil tem sido superior a 300 mil toneladas de produtos comerciais. Trocando em miúdos: são consumidas anualmente cerca de 130 mil toneladas no país; representando um aumento no consumo de agrotóxicos de 700% nos últimos quarenta anos, enquanto a área agrícola aumentou 78% nesse período. 

Pó branco

Por um lado, milhões de jovens e famílias inteiras tem sido destroçadas, destruídas, pela voracidade do maldito pó branco. Trata-se daquele cujo nome foneticamente lembra quem tem qualidades excepcionais que o levam  a vencer em qualquer área profissional. Por outro lado, outro pó pode ser sinal de alerta: é o pó esbranquiçado no pedúnculo (cabinho) de frutas e vegetais. Ele pode indicar excesso de agrotóxico, conforme sugere estudiosos da agronomia.  

Cuidados

Lave bem frutas e vegetais, prefira alimentos orgânicos, siga as orientações de segurança para trabalhadores rurais e informe-se ao máximo. Ao notar sintomas diferentes, procure atendimento médico imediatamente. 

Faz falta

Há alguns anos, mais uma vez despontou o ecletismo profissional do saudoso amigo, poeta, músico, publicitário e intelectual, Rosalvo Dias (24/07/1962 - 22/01/2021). Com a esposa Dra. Carmem Carvalho, fundou Sobral Produtos Orgânicos, que, por bom tempo distribuiu saúde, impulsionou mudança de mentalidade e a adoção de bons hábitos na região. Apesar do sucesso, a empresa extinguiu-se depois da morte de Rosalvo e da opção da esposa Dra. Carmem pela Psicologia. Que alguém se habilite a preencher essa imensa lacuna! 

Sujeira

Virou costume carro da prefeitura de Sobral sair limpando terreno baldio e abandonado de especulador imobiliário, que aguarda valorização do imóvel. Diminuem, sim, as montanhas de lixo e o matagal. Mas será que ao menos a despesa está sendo cobrada do proprietário sujão, o que seria o correto? 

Enquanto isso...

A população pouco se manifeste quanto ao silêncio da prefeitura e o número de donos desses terrenos só aumenta. E, calado, inerte, o povo continua vendo o dinheiro destinado à obra pública sendo desviado para a privada. Até quando? 

Pérolas do Rádio

Vangloriava-se o colega: “Começando a partir de agora o mais completo Programa da região, trazendo coisas que os outras até evitam levar ao público”. Por exemplo, redundâncias grosseiras, digo eu: “Começando a partir de agora?” 

DOMINGO NA EDUCADORA FM 107,5 - SOBRAL-CE

ÁUDIOhttps://l.radios.com.br/r/12869

ÁUDIOVÍDEOhttps://www.facebook.com/educadoradonordestefm

NO YOUTUBE: Rádio Educadora FM 107.5

 

Neste domingo (11), das 10h30 às 12h30, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA, com notícias, curiosidades, entrevistas, poesia e música de boa qualidade. DESTAQUE: Entrevista, ao vivo, com Dra. Adriana Dantas Palmieri Borja, Secretária Executiva da Secretaria da Pecuária de Sobral, que falará sobre “POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS e outros assuntos”.

Participe 3611-1550 // 3611-2496 // WhatsApp (88) 99460-2164 // Facebook: Artemísio da Costa. 

UM DOMINGO ABENÇOADO E DIVERTIDO!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário