quinta-feira, 3 de novembro de 2011

4 de novembro: 8 anos sem Rachel de Queiroz

O dia 4 de novembro é um marco na vida de uma famosa cearense que muitos cearenses não conhecem.  Em 4 de novembro de 1977, Raquel de Queiroz foi eleita para Academia Brasileira de Letras, sendo a primeira mulher a ingressar naquela instituição. Em 4 de novembro de 2003 Rachel entrou  para a eternidade. A jornalista, escritora, tradutora e dramaturga nasceu em Fortaleza (CE) no dia 17.11.1910 e morreu em 04 de novembro de 2003, aos 92 anos, vítima de enfarte, em seu apartamento no Rio de Janeiro (RJ).
Sua obra mais conhecida e importante é O Quinze, que aborda a seca no Nordeste. O livro, escrito durante uma suspeita de tuberculose e publicado com a ajuda financeira do pai,  foi publicado em agosto 1930. Rachel de Queiroz acha-se sepultada no cemitério São João Baptista, no Rio de Janeiro (RJ), junto ao túmulo do marido, o médico Oyama de Macedo, que morreu em 1982.
Rachel de Queiroz esteve em Sobral e recebeu homenagem na UVA. Acompanhada do ex-reitor Teodoro Soares e outras autoridades assinou o Livro de Autoridades no Becco do Cotovelo - Café Jaibaras (Expedito Vasconcelos), tendo este blogueiro feito a recepção da escritora.  Assista ao documentário de 20min41seg, produzido pela Globo News: Raquel de Queiroz a história da mulher que mais se destacou na literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário