sábado, 19 de novembro de 2011

COLUNA POUCAS & BOAS – (Do Correio da Semana - 19.11.11)

Sangue de barata
Ao aproximar-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25.11) aproveito para repassar novamente esta curiosa e lamentável história que se passou em Sobral. Foi-me contada pelo Dr. José Rodrigues Pessoa dos Santos (Dr. Pessoa), um dos fundadores do Hemocentro Regional de Sobral. Ela mostra claramente que a ignorância e o tabu dificultavam, e ainda dificultam, em menor escala, a adesão maciça ao ato de doar sangue. Mas graças a campanhas e mais campanhas educativas, paulatinamente isso vem sendo superado. Relembre, ou conheça agora, o acontecido e reflita sobre o assunto.

“Doar sangue é pra caboclo”

Se o prezado leitor ficar somente no título sairá muito caro para mim. Tornar-me-ei mais uma vítima das deduções precipitadas de leitores preguiçosos, que se satisfazem apenas com as manchetes (chamadas). No mínimo serei rotulado de ignorante e discriminador. Mas a frase não é minha. Por incrível que pareça foi proferida por um anelado ou, como exigem alguns, por um “doutor”, no Hemocentro Regional de Sobral (Hemoce), quando buscava sangue para seu pai muito enfermo.

Infelizmente, naquela ocasião o Hemoce não dispunha do sangue do mesmo tipo do do paciente. De imediato, Dr. Pessoa (foto) notou que estava diante de um doador em potencial, que era o próprio filho do paciente. E, acreditando no amor que naturalmente deve existir entre pai e filho, não titubeou e apelou: “Temos uma solução muito fácil e simples. O senhor mesmo pode ajudar seu pai. Você mesmo será o doador”.

Pra que foi dizer isso! Tamanha foi sua surpresa e provavelmente será também a de quem toma conhecimento disso somente agora. Decididamente, o “choroso e aflito filho” emergiu do fundo do poço da sua ignorância e do seu desamor e bradou: “Eu?! Jamais! Doar sangue é pra caboclo!”.

O bondoso Dr. Pessoa me afirmou que naquele momento não sentiu passar nem por longe o verdadeiro sentimento de amor, aquele em que alguém é capaz de doar até a vida pelo irmão, ou pelo pai, como no caso. O famoso hematologista acrescentou que naquela ocasião assistiu a uma eloqüente manifestação de fingimento e de falta de humildade por parte daquele doutorzinho, de quem o pai tanto se orgulhava.

Apesar de absurdo, esse verídico fato teve um final feliz graças à dedicação do pessoal do Hemoce. E sempre que mantenho contato com seus servidores peço que repassem essa história a outras pessoas, a fim de que todos trabalhem para que isso jamais se repita.

Aproveito o ensejo para parabenizar todos os doadores voluntários de sangue, bem como os integrantes do Hemocentro Regional de Sobral. E, de modo especial, aquelas pessoas que colaboram com o Hemoce na divulgação de campanhas e na captação de sangue. E não esqueça: Doar sangue é doar vida.

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
Dr. José Gerardo e irmã, Dra. Rossana Mont´Alverne
Nesta sexta-feira, 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída através do Decreto Nº 53.988, de 30.06.1964, assinado pelo Mal. Humberto de Alencar Castello Branco. Também através de um Decreto, de 21.11.2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Já o dia 14 de junho foi escolhido como o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída em 2004 pela Organização Mundial da Saúde e homenageia o dia de nascimento de Karl Landsteiner (Baden, Baixa Áustria - 14.06.1868 – Nova Iorque, EUA - 26.06.1943), patologista austríaco, descobridor do sistema sanguíneo ABO.

O Hemocentro Regional de Sobral realizará de 21 a 25 de novembro a V Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que este ano tem como tema: "Faça sua estrela brilhar". Nesse período serão oferecidas ao público entrevistas nas emissoras locais, exposições em stands e concurso de frases e desenhos. O ponto máximo será na sexta-feira, 25, com pronunciamento do Dr. José Gerardo Frota Parente, diretor do Hemocentro. Também haverá apresentação da Banda de Música Municipal, homenagem aos doadores e parceiros, Café e Show de humor com Tupinambá Marques.

Missas
Na segunda-feira, 21, às 19h30, na igreja da Sé, será celebrada a missa do 7º dia do falecimento de José Maria Félix (foto), radialista e vereador. Já no distrito de Jaibaras será na terça-feira, 22, às 19h30, na igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus.
E para lembrar o primeiro ano de morte de Manuel Cléver Rocha (foto), servidor do INSS e radialista, haverá uma missa na terça-feira, 22, às 19h, no Santuário São Francisco desta cidade.

Pérolas do rádio
Tornou-se vício radialista noticiar que alguém feriu (ou matou) outra pessoa com “GARGALHO”. Não erre também: GARGALHO - É escarro grosso que se expele com dificuldade. GARGALO - É o popularmente conhecido pescoço da garrafa. E quando diz que matou a gargalhadas (perfurações com gargalho)! Se não fosse tão trágico daria até para gargalhar (rir de forma barulenta).

Domingo na Educadora (www.educadora950.com)
Até amanhã (10h), no Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950. Notícias, reportagens, curiosidades, música de qualidade e entrevista com Francisco Osvaldo Aguiar (foto), professor, ambientalista, diretor do Instituto de Ecologia Social Carnaúba de Sobral e militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).  Participe: 3611-1550 //3611-2496.

Nenhum comentário:

Postar um comentário