segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Provação: Debaixo de sol e ch(UVA)

Quase sete mil candidatos compareceram ontem à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)  para participar de mais um vestibular, a edição 2012.1, daquela instituição de Ensino Superior. A prova de Conhecimentos Gerais foi aplicada pela manhã; à tarde, Conhecimentos Específicos e Redação.
Foto do blog Kléber Teixeira
É geral a reclamação sobre a falta de estrutura para abrigar  os candidatos nos períodos que antecedem a abertura dos portões. Por várias oportunidades também já fui vítima do descaso ao levar filhos e conhecidos até o local. É de dar dó dos estudantes. É de revoltar a insensibilidade da UVA.

Os milhares de candidatos ficam expostos à chuva e ao sol escaldante da cidade de Sobral, principalmente à tarde. “A direção da Universidade arrecada muito dinheiro com a realização de Vestibular, mas infelizmente o desrespeito aos estudantes continua”, disse, indignado, um vestibulando.  Já dona Fátima Brandão, mãe de outro, desabafa: “Esses minutos a que esses coitados ficam expostos, principalmente a cabeça, prejudicam sensivelmente o desempenho na prova”. E Ana Maria, também participante do certame, dá uma sugestão: “Não seria dificil pelo menos minimizar esse problema. Bastaria improvisar abrigos  desmontáveis”. Além disso um dos pais, que frequenta curso noturno da Universiadade, acrescentou a falta de mais iluminação, abrigos e segurança em toda a extensão da avenida da Universidade.

Outros vestibulares virão. É lógico que a solução das carências constatadas na avenida são da competência da prefeitura e dos órgãos de segurança locais, mas a UVA bem que poderia e deveria exigir as devidas providências.

E sobre a falta de ações no que está sob sua alçada? Não tenho medo de afirmar que falta de recursos da UVA para solucionar o caso de forma rápida certamente não é. Como é do conhecimento de todos, a direção da Universidade tem-se mostrado muito dinâmica, o que se comprova com as grandes reformas por que tem passado o prédio  do antigo Seminário da Betânia. Então, falta o quê? Com a palavra a Reitora. Esse espaço está aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário