Com a presença do Dr. Aderson Maia, presidente do Sindicato dos Radialistas do Estado do Ceará, e do Delegado da categoria na Região Norte, Francisco Expedito Araújo (Araújo Pachelle - foto), aconteceu na sexta-feira,2, a conclusão do Curso de Formação Profissional de Radialista em Funções de Nível Médio, na quadra do Colégio Farias Brito Sobralense. O evento contou com a participação da Banda de Música de Sobral, que animou a confraternização dos concludentes.
Promovido pelo Sindicado dos Radialistas e Publicitários do Ceará, a profissionalização de novos comunicadores ocorreu no período de 21 de novembro a 02 de dezembro de 2011, perfazendo 240 horas-aula e contemplando mais de 200 candidatos inscritos, oriundos de mais de 10 municípios da Zona Norte. Desse total de inscritos, quase 30 candidatos não conseguiram a profissionalização - uns, por não comparecer ao número mínimo de aulas; outros, por desistência total.
As aulas foram ministradas por três afamados professores: Dr. Aderson Maia, Prof. Nonato Lima (UFC) e Dr. Henrique Martins, fonoaudiólogo. Agora, com diploma na mão, a maioria dos novos comunicadores partirá para a parte prática, estágio de 90 dias, nas emissoras que autorizaram a participação no curso. Vale ressaltar que alguns já atuavam de forma amadorística há algum tempo.
Na avaliação do Dr. Aderson Maia, este foi o curso realizado pelo Sindicato que abrangeu mais cidades no Ceará e beneficiou o maior número de postulantes à profissão de radialista. Já para o delegado Araújo Pachelle, o curso fez nascer uma nova safra de profissionais bastante qualidificada, na qual encontram-se padres, políticos, mulheres e profissionais liberais das mais diversas áreas, como médicos, advogados, engenheiros, educadores, empresários, dentre outros. “O curso veio também legalizar o trabalho de muitos locutores que já vinham exercendo a profissão na clandestinidade, ou seja, de forma ilegal”, finaliza Pachelle.
Para tornar-se radialista profissional através dos cursos promovidos pelo Sindicado dos Radialistas e Publicitários do Ceará são exigidos Certificado de conclusão do Ensino Médio, Documento de emissora oficial indicando o candidato ao Curso e comprovante de pagamento da taxa de inscrição (no recente foi de R$ 300). O Diploma de Radialista é válido em todo o território nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário