quinta-feira, 8 de março de 2012

Fatos históricos de 9 de março


9 de março é o 69º dia no calendário gregoriano. Faltam 297 dias para acabar o ano.

- Dia Mundial do DJ (Disc Jockey)
- Dia da Criação da Boneca Barbie

EVANGELHO (Mateus 21, 33-43. 45-46)
2ª Semana da Quaresma
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: “Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 
Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 
Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos. 
Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta. 
- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


SANTO DO DIA: Domingos Sávio

EFEMÉRIDES
Há  cinco anos morria Gerardo Melo Mourão
1074 - O Papa Gregório VII declara que todos os padres católicos que fossem casados seriam excomungados.
1454 - Nasceu Américo Vespúcio, em Florença, Itália. Foi  um mercador, navegador, cosmógrafo italiano e explorador de oceanos que viajou pelo, então, Novo Mundo, escrevendo sobre estas terras a ocidente da Europa. Morreu em Sevilha, Espanha,22.-2.1512.
1500 - A esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu do Rio Tejo, em Portugal, na segunda expedição às Índias, mas acabou chegando ao Brasil em 22 de abril do mesmo ano.
1521 - Domigo de Invocavit: Martinho Lutero durante oitos dias consecutivos da Quaresma prega oito sermões que ficam conhecidos por "Sermões de Invocavit".
1535 - Chegada de Duarte da Costa, fundador da capitania de Pernambuco, ao Brasil.
1565 - É fundado na cidade de Quito o primeiro hospital da América: Hospital Real de Misericórdia e Caridade, atual Hospital de São João de Deus.
1765 - Depois de uma campanha pública feita pelo escritor Voltaire, os juízes em Paris declararam postumamente Jean Calas inocente do assassinato de seu filho. Calas havia sido torturado e executado em 1762, apesar de seu filho, na verdade, ter cometido suicídio. Jean Calas foi um mercador que viveu em Toulouse, França, famoso por ter sido vítima de um julgamento preconceituoso devido a professar a fé protestante. Na França, ele é um símbolo da intolerância religiosa cristã, ao lado de Jean-François de la Barre e Pierre-Paul Sirven.
1854 -  Nascimento de Francesco Matarazzo (Francesco Antonio Maria Matarazzo- Conde Matarazzo), em Castellabate, Itália. Mais conhecido no Brasil comoFrancisco Matarazzo, foi um agricultor italiano que, em 1881, emigrou para o Império do Brasil, tornando-se, neste país, mascate e, posteriormente, empresário. Matarazzo morreu na condição de homem mais rico do país, com uma fortuna de 10 bilhões de dólares estadunidenses, sendo o criador do maior complexo industrial da América Latina do início do século XX. Morreu em São Paulo (SP), em 10.12.1937.
1865 - Nascimento do escritor João Simões de Lopes Neto, em Pelotas (RS), onde também morreu em 14.06.1916. oi um escritor e empresário brasileiro. Segundo estudiosos e críticos de literatura, ele foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições.
1886 - Júlio Verne sofre um atentado contra a sua vida ao receber dois tiros disparados por seu sobrinho Gaston.
1900 - Nasceu Otto Maria Carpeaux (Otto Karpfen), em Viena, Áustria. Radicado no Brasil, foi ensaísta, jornalista e crítico literário. Morreu no Rio de Janeiro (RJ),em  03.02.1978.
1911 - Nasceu Walter Tenório Cavalcanti, em Palmeira dos Índios (AL). Advogado e político brasileiro.
1914 - O Governo da República decreta estado de sítio, para o Ceará, em virtude da revolta vinda de Juazeiro do Norte, conhecida como Sedição de Juazeiro, que pretendia depor o presidente do Estado Marcos Franco Rabelo.
1916 - Alemanha declara guerra a Portugal (Primeira Guerra Mundial).
1917 - Tem início na Rússia a Revolução de Fevereiro que explodiu em Petrogrado e acabou por derrubar o Czar Nicolau II.
1923 - Lenin se afasta do comando da URSS por motivos de saúde.
1934 - Nasceu Yuri Gagarin (Iuri Alekseievitch Gagarin), em Kluchino, Rússia. Foi major cosmonauta, primeiro homem a ir ao Espaço, a bordo da nave Vostok I (12 de abril de 1961) lançada da Base de Baikonur, Rússia. Morreu em Kirjatch, Rússia,em 27.03.1968..
1939 - Em Washington, o Brasil e os Estados Unidos assinaram acordos econômicos para, entre outras coisas, a criação do Branco Central do Brasil.
1940 - Nasceu Raul Julia (Raúl Rafael Carlos Juliá y Arcelay),em San Juan, Porto  rico. Participou do filme, entre outros, Família Adams como o Gomez. Morreu em Manhasset, EUA, em 24.10.1994.
1942 - Nasceu Pedro Bandeira (Pedro Bandeira de Luna Filho), em Santos (SP). Escritor de livros infanto-juvenis. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros.
1953 - Sepultamento de Joseph Stalin.
1953 Nasceu a atriz e cantora Lucinha Lins (Lúcia Maria Werner Vianna Lins),noRio de Janeiro (RJ).
1957 - Criação do município de Jaguaribara (CE)
1959 - Nasceu a boneca Barbie, que hoje é vendida em mais de 150 países. A Barbie é um popular brinquedo infantil, uma boneca cuja criação é datada de 9 de Março de 1959. O brinquedo é produzido pela Mattel. A barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1959. A ideia foi de Ruth ao ver sua filha Barbara brincando com bonecas de papel que trocavam de roupa. Ruth então teve a ideia de criar uma boneca que permitisse o mesmo, ou seja, trocasse de roupa. Associando-a à moda, a Barbie tinha uma feição adulta, diferente das bonecas da época. Assim, a imagem da Barbie sempre foi a de uma top model, símbolo de beleza refinada e juventude.
1968 - O álbum mais festejado dos Beatles, Sgt. Peppers Lonely Heart Clubs Band, venceu quarto prêmios Grammy nos Estados Unidos.
1970 - O presidente Emílio Garrastazu Médici criou a Caixa Econômica Federal, ligada ao Ministério da Fazenda.
1973 - Decreto 71885 aprova Regulamento da Lei 5859 que dispõe sobre profissão do empregado doméstico.
1979 - Criação da Medalha do Mérito Anita Garibaldi.
1988 - Foram encontrados em Alexandria, no Rio Grande do Norte, fósseis de grandes animais pré-históricos, que datam de 4 mil a 10 mil anos atrás.
2001 - Morreu Antenógenes Silva (Antenógenes Honório da Silva), no Rio de Janeiro(RJ). Foi acordeonista e compositor. Nasceu em Uberaba (MG), em 30.10.1906.
2007 - Morreu Gerardo Mello Mourão (Gerardo Majella Mello Mourão), no Rio de Janeiro (RJ). Foi jornalistapoeta e escritor. Era membro da Academia Brasileira de Filosofia, da Academia Brasileira de Hagiologia e do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Era um dos mais respeitados escritores brasileiros no exterior. Católico praticante, pertenceu ao movimento integralista, tendo estado preso dezoito vezes durante as ditaduras de Getúlio Vargas e de 1964-1985. Numa delas, ficou no cárcere cinco anos e dez meses (19421948). Gerardo Mello Mourão é pai do artista plástico Tungaque tem sua obra reconhecida internacionalmente. Gerardo Majella Mello Mourão nasceu em Ipueiras (CE), em 08.01.1917.
2006 - O cineasta Nelson Pereira dos Santos é eleito para a Academia Brasileira de Letras.
2007 - Instituído o “Dia do Flamengo” no Rio de Janeiro (RJ). É comemorado em 17/11, data da sua fundação em 1895.
2008 - Maurren Maggi conquista segunda medalha para o Brasil no Mundial Indoor se Atletismo, em Valência.
2009 - Delegado Protógenes Queiroz rebate acusação da revista Veja.
2010 - Câmara aprova poder de polícia para Forças Armadas nas regiões de fronteira.
2011 - CNBB abre Campanha da Fraternidade 2011.

TÚNEL DO TEMPO

Lucinha Lins canta Folhetim (Chico Buarque) 
e Atrás da porta (Chico Buarque e Francis Hime)


Nenhum comentário:

Postar um comentário