A plataforma consumidor.gov.br agora
está disponível para os consumidores de todo Brasil.
Lançada em 27 de junho
pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), o
serviço pela internet já conta com a adesão de 133 empresas. Outras 60 estão em
fase de credenciamento. Cerca de 22 mil consumidores estão cadastrados e mais
de 13 mil já registraram suas reclamações.
Atualmente, o portal apresenta o perfil das empresas
participantes, com informações atualizadas sobre a quantidade de reclamações
finalizadas por empresa, índice de solução, de satisfação do consumidor com o
atendimento recebido, percentual e prazo médio de respostas.
A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, afirma que
esse é um serviço publico que o Estado oferece ao cidadão para solução
alternativa de conflitos de consumo.
“O consumidor tem pressa e exige cada dia mais efetividade na
solução de seus problemas. Por isso, a iniciativa reúne em um único espaço
a possibilidade dele resolver diretamente com as empresas o seu problema e
ainda contribuir para a construção de políticas publicas. Trata-se de um espaço
público, colaborativo e cidadão”, explica a secretária.
Pesquisando antes de comprar - A próxima etapa do projeto é a apresentação de informações que
permitam aos consumidores comparar indicadores de atendimento e solução entre
empresas. Também serão disponibilizadas informações gerais da plataforma em
formato aberto para uso de toda sociedade.
As informações apresentadas pelos consumidores são essenciais para
o monitoramento do mercado de consumo. Além de ampliar o acesso do consumidor,
outro objetivo é que o portal contribua para o aprimoramento das relações de
consumo no Brasil.
A participação das empresas na plataforma é voluntária e só é
permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de
termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços
disponíveis para a solução dos problemas apresentados. (Ministério da Justiça)
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